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São Paulo 16/03/2007 APRESENTAÇÃO FINAL PROGRAMA DE IMERSÃO RÁPIDA EM CONSULTORIA TV Digital no Brasil Impactos para as Emissoras e Consumidores EQUIPE.

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1 São Paulo 16/03/2007 APRESENTAÇÃO FINAL PROGRAMA DE IMERSÃO RÁPIDA EM CONSULTORIA TV Digital no Brasil Impactos para as Emissoras e Consumidores EQUIPE DE PROJETO Caio Taborda Gregor Matsuda Tavares Nelson Gramacho Thiago Brando Esta obra está licenciada sob uma Licença Criative Commons Licença Criative Commons

2 -1-AmCham Leadership Program Roteiro  Objetivos e Questões-Chave do Projeto  Abordagem e Metodologia Utilizada  Principais Conclusões

3 -2-AmCham Leadership Program O principal objetivo deste trabalho foi analisar quais serão os principais impactos da TV Digital no Brasil para os próximos anos Questões-Chave: 1.Quais serão os benefícios ao consumidor? 2.Quais serão as mudanças para as emissoras? 3.Qual é o Potencial de Penetração da TV Digital no país? 4.Como será a oferta de conteúdo e novos canais? 5.Quais serão os novos serviços associados? 6.Como o Mercado de Propaganda será influenciado?

4 -3-AmCham Leadership Program Para realizar o trabalho, utilizamos o hypotheses-driven approach Definição de Hipóteses Passo 2 Coleta de Dados Passo 4 Definição de Análises Passo 3 Formulação de Questões-Chave Passo 1  Questões-chave relevantes para o tema de TV Digital  Formulação de Hipóteses para responder às questões-chave  Formulação de análises relevantes para validar hipóteses  Entrevistas  Sites Conclusões Passo 5 Entrevistas  Alexandre Annenberg - Diretor Executivo da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura  Daniel Oliveira - Analista de Marketing da Gradiente  Sérgio Bicudo - Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo  Alexandre Annenberg - Diretor Executivo da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura  Daniel Oliveira - Analista de Marketing da Gradiente  Sérgio Bicudo - Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

5 -4-AmCham Leadership Program Para realizar o trabalho, utilizamos o hypotheses-driven approach Definição de Hipóteses Passo 2 Coleta de Dados Passo 4 Definição de Análises Passo 3 Formulação de Questões-Chave Passo 1  Questões-chave relevantes para o tema de TV Digital  Formulação de Hipóteses para responder às questões-chave  Formulação de análises relevantes para validar hipóteses  Entrevistas  Sites Conclusões Passo 5 Entrevistas  Alexandre Annenberg - Diretor Executivo da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura  Daniel Oliveira - Analista de Marketing da Gradiente  Sérgio Bicudo - Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo  Alexandre Annenberg - Diretor Executivo da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura  Daniel Oliveira - Analista de Marketing da Gradiente  Sérgio Bicudo - Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Pesquisas

6 -5-AmCham Leadership Program A TV Digital no Brasil será implantada gradativamente até 2011 São Paulo Sudeste Capitais Demais Municípios (1) Fonte: Portaria 652 de 10/12/06 Cronograma de Implementação da TV Digital no Brasil (1)  O fato destas regiões estarem contempladas pelo sinal digital não garante o acesso imediato à TV Digital

7 -6-AmCham Leadership Program Mais de 1/4 da população brasileira será impactada com a TV Digital dentro de um prazo de 5 anos Cenário Conservador  Até 2012: 26% de Penetração da TV Digital no país = 13 Milhões de Domicílios  Classe A: 100%  Classe B: 84%  Classe C: 21%  Classes D e E: 0%  Até 2012: 26% de Penetração da TV Digital no país = 13 Milhões de Domicílios  Classe A: 100%  Classe B: 84%  Classe C: 21%  Classes D e E: 0% Cenário Otimista  Até 2012: 40% de Penetração da TV Digital no País = 20 Milhões de Domicílios  Classe A: 100%  Classe B: 84%  Classe C: 60%  Classes D e E: 0%  Até 2012: 40% de Penetração da TV Digital no País = 20 Milhões de Domicílios  Classe A: 100%  Classe B: 84%  Classe C: 60%  Classes D e E: 0% Potencial Penetração da TV Digital no Brasil (2012 – Milhões de Domicílios) (1) (1) Fonte: Target, 2001  Penetração da TV digital nos próximos 5 anos: variáveis checadas –Tvs adaptadas (LCD e plasma) –Penetração TV por assinatura –Renda domiciliar/ eletrodomésticos –Taxa de crescimento domiciliar –Cronograma de Implementação Fontes: Americanas.com, IBGE, CPqD, Teleco, IDG

8 -7-AmCham Leadership Program A TV Digital trará uma série de benefícios potenciais para os seus usuários  Possibilidade de Mobilidade  Ausência nos ruídos e recepção dos sinais  Imagem em alta definição  Múltiplos Programas  Gravação de Programas  Hipermídia  Programas Defasados  Interatividade  Ajuda para Deficientes Físicos  Vídeo e Áudio Adicionais  Legenda Adicional  Áudio Digital  Informativos

9 -8-AmCham Leadership Program Os principais Benefícios serão as melhorias em áudio e vídeo, porém, somente para aqueles que possuírem televisores compatíveis com a nova Tecnologia  Maioria da população (99,4%) não possui um televisor compatível com a nova tecnologia (LCD, Plasma)  Só poderá usufruir de todo ganho em áudio o quem possuir um sistema Dolby 5.1  Qualquer televisor poderá ser conectado a um set-top-box para receber sinais digitais  O Mercado deverá se movimentar em prol da fabricação nacional do set-top-box (Barateamento)  Principal benefício do set-top-box para as TVs de Tubo será a melhor recepção dos sinais (Classe C)

10 -9-AmCham Leadership Program As emissoras não terão muita diversidade de canais já que estas optaram pela alta definição  As emissoras comerciais não estão interessadas na transmissão de multiprogramação –Fragmentação das verbas publicitárias –Transmissão em alta definição  Apenas as TVs Públicas irão transmitir multiprogramação –Radiobrás –Cultura –TV Educativa  A curto prazo, poderão surgir novos Players no mercado, porém, estes também serão emissoras Públicas –TV Educativa –TV Assembléia Legislativa –Canal Executivo

11 -10-AmCham Leadership Program Sem o canal de retorno não existirá interatividade na TV Digital brasileira; Sua concepção irá acontecer a longo prazo -  Tecnologia ainda não desenvolvida mesmo em países maduros na implantação da TV Digital  Existirá outras opções sob demanda como a gravação de programas  O Canal de retorno requer altos investimento tanto por parte das emissoras/ programadoras quanto por arte de seus usuários Configuração básica de um Canal de Retorno (1) (1) Fonte: Premier, 2002

12 -11-AmCham Leadership Program No curto/médio prazo, mercado publicitário será pouco impactado pela TV Digital.  Impactos relevantes acontecerão no longo prazo. No curto/médio prazo  Escolha do padrão japonês (Alta Definição) X Padrão Europeu (Diversidade de Conteúdo)  Emissoras comerciais não tem interesse em investir em novos canais (Massificação)  TV Digital e TV Analógica receberão o mesmo conteúdo até 2016  O Modelo de Negócio irá permanecer  Escolha do padrão japonês (Alta Definição) X Padrão Europeu (Diversidade de Conteúdo)  Emissoras comerciais não tem interesse em investir em novos canais (Massificação)  TV Digital e TV Analógica receberão o mesmo conteúdo até 2016  O Modelo de Negócio irá permanecer No longo prazo  Os usuários poderão excluir filmes publicitários de sua programação  Agências terão de inovar em novos formatos de divulgação (merchandising eletrônico, patrocínio de programas)  Cada canal terá direito de transmitir em mais 4 canais devida compressão do sistema Digital  Na análise otimista de penetração de mercado, 40% dos brasileiros estarão utilizando o padrão digital em 5 anos  Os usuários poderão excluir filmes publicitários de sua programação  Agências terão de inovar em novos formatos de divulgação (merchandising eletrônico, patrocínio de programas)  Cada canal terá direito de transmitir em mais 4 canais devida compressão do sistema Digital  Na análise otimista de penetração de mercado, 40% dos brasileiros estarão utilizando o padrão digital em 5 anos

13 -12-AmCham Leadership Program As emissoras poderão ter outras fontes de receita ao longo prazo, não dependendo somente das receitas publicitárias  Justifica-se apenas com Canal de Retorno  Com a interatividade as emissoras poderão comercializar produtos intermediando o varejo - Ex.: Vender objetos utilizados por atores, atrizes, jogadores  Poderá promover pesquisas de satisfação  Criar jogos interativos, alugar filmes que ainda estão no cinema  Estes serviços poderão substituir receitas publicitárias

14 -13-AmCham Leadership Program Principais Conclusões  Mais de 1/4 da população brasileira será impactada com a TV Digital dentro de um prazo de 5 anos  A TV Digital apresenta uma série de benefícios potenciais para os seus usuários  Os principais Benefícios serão as melhorias em áudio e vídeo, porém, somente para aqueles que possuírem televisores compatíveis com a nova Tecnologia  Não haverá grande diversidade de canais devido à opção de transmissão em alta definição pelas emissoras comerciais  Não existirá interatividade na TV Digital brasileira sem o Canal de Retorno; Sua concepção irá acontecer a longo prazo  No curto/médio prazo, mercado publicitário será pouco impactado pela TV Digital  As emissoras poderão ter outras fontes de receita ao longo prazo, não dependendo somente das receitas publicitárias

15 -14-AmCham Leadership Program Abordagem e Metodologia (Back-Up)  Penetração da TV digital nos próximos 5 anos: variáveis checadas –Tvs adaptadas (LCD e plasma): crescimento de 500% desde 2004 –Penetração TV por assinatura (8%): 68% da A / 23% da B) –Renda domiciliar/ eletrodomésticos –Taxa de crescimento domiciliar (2% ao ano) Gastos com Aquisição de Eletrodomésticos e Equipamentos por Classe (R$/domicílio/ano) (1) (1) Fonte: Target, 2006

16 -15-AmCham Leadership Program Abordagem e Metodologia (Back-Up)  Penetração da TV digital nos próximos 5 anos: variáveis checadas Classe A  4,5% dos domicílios  Gastos com Eletrodomésticos: R$ 1668,00/anuais  Maioria dos televisores de LCD e Plasma (0,6% do total de televisores)  Early Adopters  4,5% dos domicílios  Gastos com Eletrodomésticos: R$ 1668,00/anuais  Maioria dos televisores de LCD e Plasma (0,6% do total de televisores)  Early Adopters Classe B  18% dos domicílios  Gastos com Eletrodomésticos: R$ 750,00/anuais  23% dos consumidores de TV por Assinatura  Potencial de Crescimento na compra de TVs de LCD e Plasma: Crescimento de 500% nas vendas desde 2004  18% dos domicílios  Gastos com Eletrodomésticos: R$ 750,00/anuais  23% dos consumidores de TV por Assinatura  Potencial de Crescimento na compra de TVs de LCD e Plasma: Crescimento de 500% nas vendas desde 2004 Classe C  31% dos domicílio (Mais propensa a experimentar) (1)  Gastos com Eletrodomésticos: R$372,00/anuais  31% dos domicílio (Mais propensa a experimentar) (1)  Gastos com Eletrodomésticos: R$372,00/anuais (1) Fonte: Ipsos-Marplan, 2003 (2) Fonte: Target, 2001


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