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Capítulo 2 Estratégia de operações. É a maneira como as operações implementam a estratégia corporativa e ajudam a construir uma empresa orientada para.

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1 Capítulo 2 Estratégia de operações

2 É a maneira como as operações implementam a estratégia corporativa e ajudam a construir uma empresa orientada para o cliente. Liga decisões de operações de longo e curto prazos à estratégia corporativa. É a essência do gerenciamento de processos e cadeias de valor. Krajewski | Ritzman | Malhotra© 2009 by Pearson Education Slide 2 Capítulo 2 | Estratégia de operações

3 A estratégia corporativa vê a organização como um sistema de partes interconectadas, cada uma funcionando em harmonia com as outras para atingir os objetivos desejados. A estratégia de operações apóia a estratégia corporativa e requer interação contínua entre as áreas funcionais. A estratégia de operações deve ser orientada para o cliente. Krajewski | Ritzman | Malhotra© 2009 by Pearson Education Slide 3 Capítulo 2 | Estratégia de operações Estratégia de operações orientada para o cliente

4 Papel da Estratégia de Operações Estratégia Corporativa/ negócios Mercado Consumidor Estratégia de MarketingEstratégia de OperaçõesEstratégia de Finanças 1-3

5 Hierarquia do Planejamento em Operações Planejamento Tático Planejamento Estratégico Planejamento Operacional e Controle (Restrições) 1-4

6 Hierarquia do Planejamento em Operações Tático Estratégico Planejamento Operacional e Controle (POC) Tipo de PlanejamentoDuraçãoQuestões Típicas Longo Prazo Tamanho da planta, localização, tipo de processo Médio Prazo Tamanho da força de trabalho, exigências de materiais Curto Prazo Seqüenciamento diário de trabalhadores, funções e equipamentos 2-4 E s tr u t u r a is /i n fr a e s tr

7 Estratégia corporativa  de negócios – baixo custo; segmentação de mercado; diferenciação de produto Competitividade – posição de uma empresa no mercado consumidor em relacao a sua concorrencia Estratégia de Operações – desenvolvimento de um planejamento de longo prazo para determinar como utilizar os principais recursos da empresa de modo compatível com a estrategia corporativa da organizacao Prioridades competitivas – selecionadas para apoiar uma determinada estratégia Competencias centrais – forcas especificas que permitem que uma empresa alcance sua prioridades competitivas COMPETITIVIDADE E ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES

8 Estratégia corporativa e decisões de administração de operação- chave

9 Prioridades competitivas Krajewski | Ritzman | Malhotra© 2009 by Pearson Education Slide 9 Capítulo 2 | Estratégia de operações Custo1. Operações de baixo custo Qualidade 2. Qualidade superior 3. Qualidade consistente Tempo 4. Rapidez da entrega 5. Entrega no prazo 6. Velocidade de desenvolvimento Flexibilidade 7. Personalização 8. Variedade 9. Flexibilidade de volume ATENDIMENTO (vendas e pós-vendas) RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL….

10 Perspectiva Tradicional em Estratégia: Trade offs entre Custos e Velocidade de Entrega Custo Velocidade de Entrega RápidaLenta Baixo Alto A B 2-8

11 Entrega Flexibilidade BaixaAlta Lenta Rápida Perspectiva Tradicional em Estratégia: Trade offs entre Entrega e Flexibilidade A B 2-9

12 Abordagem Atual para Estratégia: Curvas de Desempenho Superiores Custo Velocidade de Entrega RápidaLenta Baixo Alto A1A1 A2A2 B1B1 B2B2 2-10

13 Combinando competências com prioridades A tabela a seguir mostra como um grupo de cartões de crédito combinou suas competências com suas prioridades e descobriu lacunas em sua estratégia de operações. Prioridade competitivaMedidaCompetência?LacunaAção Operações de baixo custoCusto por fatura Postagem semanal $0,0813 $17.000 A meta é $0,06 A meta é $14.000 Eliminar microfilmagem e arquivamento de faturas Desenvolver processo baseado na Web para enviar faturas Qualidade consistentePorcentagem de erro nas informações da fatura Porcentagem de erros na postagem de pagamentos 0,90% 0,74% Aceitável Nenhuma ação Rapidez de entregaPrazo de execução para processar pagamentos de comerciantes 48 horasAceitávelNenhuma ação Flexibilidade de volumeUtilização98%Alta demais para suportar aumento rápido de volume Contratar funcionários temporários Melhorar os métodos de trabalho Krajewski | Ritzman | Malhotra© 2009 by Pearson Education Slide 13

14 Ganhadores de pedidos e qualificadores de pedidos Esses são critérios usados pelos clientes na seleção de serviços ou produtos. Ganhadores de pedidos são critérios para diferenciar serviços ou produtos de uma empresa dos de outra. Preço, qualidade, tempo, flexibilidade, atendimento pós- venda, reputação etc. Qualificadores de pedidos são níveis de desempenho comprovados requeridos para se negociar em um segmento de mercado específico. Krajewski | Ritzman | Malhotra© 2009 by Pearson Education Slide 14 Capítulo 2 | Estratégia de operações


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