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COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

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Apresentação em tema: "COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Campo de estudo que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e estrutura organizacional tem sobre o comportamento dentro da empresa. Estuda ainda o efeito da organização sobre o comportamento dos indivíduos e grupos que nela trabalham

2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Ambiente externo Comportamento humano em ambientes organizacionais A interface indivíduo - organização A organização Ambiente externo

3 DISCIPLINAS QUE CONTRIBUEM PARA O ESTUDO DO CO
Psicologia – estudo das diferenças individuais, personalidade, emoção, percepção, motivação, tomada de decisão e aprendizagem nos fenômenos organizacionais. Sociologia – estudos dos grupos e sua dinâmica, liderança e relações sociais. Antropologia e Ciências Políticas – reflexões sobre o sistema organizacional e a sua relação com as pessoas que nela trabalham.

4 OBJETIVOS DO ESTUDO DO CO
Robbins (2004) nos coloca que os objetivos do estudo do CO seriam: explicar - no sentido de entender as causas que levam ou levaram a pessoa a se comportar daquela maneira. prever - antecipar aos tipos de comportamento que possam ser apresentados. controlar o comportamento humano - esse controle não deve ser manipulativo ou ferir a liberdade individual. Ex. entender como levar as pessoas a se esforçarem mais.

5 OBJETIVOS DO ESTUDO DE CO
O Administrador deve conhecer as pessoas com quem trabalha, de modo que possa liderar indivíduos e equipes em função dos objetivos.

6 O homem e o trabalho O homem não só muda o seu mundo externo como simultaneamente se transforma de maneira autoconsciente pelo seu trabalho. No nível individual, ao optar pela sobrevivência, opta pelo trabalho. No nível de espécie, o homem se fez homem ao transformar o mundo pelo seu trabalho.

7 O homem e o trabalho O valor do trabalho não reside no fato de que se façam coisas, mas em que coisas sejam feitas pelo homem, portanto, as fontes de dignidade do trabalho devem buscar-se, principalmente, não em sua dimensão objetiva, mas em sua dimensão subjetiva Zavattaro (1999)

8 EVOLUÇÃO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO
Periodo Pré 1960 Natureza da AGRÁRIA Industrial Pós-Industrial sociedade Local do Fazenda/lar Fábrica Escritório trabalho Natureza do Agric/Artesanato Física - Manufatura Serviços Abstrata: mediada sociais por computadores Recurso Terra Maquinário Conhecimento principal Teorias da Pré-cientifica Clássica Neoclássica Moderna administração Teoria da Relações Ciência da Administração Humanas Comportamental Teoria dos Sistemas Teoria Contingencial Científica Estruturalistas Comport. Organizacional Suposições Pessoa econômica Pessoa social Pessoa auto- Pessoa natureza humana realizante complexa Foco do controle Padrões de movimentos físicos e maneiras Padrões de interação Padrões de atenção gerencial precisas de executar o trabalho. social Papel da gerência Controle do comportamento dos empregados Manutenção dos sistemas Facilitar o desenv. sociais dos empregados dos empregados

9 Níveis de análise no estudo do comportamento organizacional
Individual Diferenças individuais Personalidade Percepção Emoção Motivação Grupo Comunicação Equipe Conflitos Liderança Sistema Estrutura Planejamento de trabalho Efeitos das políticas de RH Cultura Mudanças

10 Ninguém é tão grande que não tenha nada para aprender...
As vezes é preciso parar e olhar para longe para conseguir enxergar o que está diante de nós! Ninguém é tão grande que não tenha nada para aprender... Nem tão pequeno que não tenha nada para ensinar!!! Devemos aprender a aceitar e a respeitar as diferenças! Agindo assim estaremos contribuindo para o nosso próprio crescimento!!! “AFINAL... SER HUMANO É SER DIFERENTE!!!”

11 O SER HUMANO Um produto histórico, um ser social e o conjunto de suas relações. A natureza biológica não basta para garantir a vida em sociedade. O homem precisa adquirir várias aptidões e aprender formas de satisfazer as necessidades.

12 O SER HUMANO Um ser ao mesmo tempo genérico e singular
Um ser ativo e reflexivo Um ser de palavra Um ser de desejo Um ser simbólico Um ser espaço temporal Objeto e sujeito de sua ciência

13 AS PESSOAS SÃO DIFERENTES

14 Há três maneiras de lidar com diferenças individuais:
Você pode considerar outra pessoa errada e se indignar; Você pode considerar você mesmo errado e se deprimir, ou você pode considerar que as duas formas são justificáveis e interessantemente divertidas e simplesmente se DIVERTIR!!!

15 Principais Categorias da Diversidade da Mão-de-obra
Sexo Raça Origem Idade Deficiência Parceiros Religião

16 O SER ENQUANTO PESSOA A herança biológica, a história pessoal determina QUEM SOU? O TER, O FAZER e O SER. O conflito. QUEM SOU? QUEM QUERO SER?

17 PERSONALIDADE Personalidade vem do latim persona, que significa a “máscara do ator”. Na maioria das definições, encontramos em comum que personalidade são traços e características individuais, relativamente estáveis, que distinguem uma pessoa das demais.

18 PERSONALIDADE Foram identificados diversos traços de personalidade que permitem diferenciar as pessoas. Pervin define cinco grandes traços de personalidade fundamentais e relevantes para as organizações. São eles: Sociabilidade Consciência/meticulosidade Estabilidade emocional Extroversão Abertura

19 PERSONALIDADE O conhecimento desses traços permite aos líderes uma melhor compreensão do comportamento de seus colaboradores. Devemos ter cuidado para não rotularmos as pessoas, uma vez que, outros fatores também podem interferir no comportamento das pessoas.

20 Personalidade e comportamento
A personalidade depende do nível de integração da sua estrutura psíquica e da sua dinâmica psíquica. Estrutura psíquica = predisposição biológica do individuo a se comportar. temperamento Dinâmica psíquica = como de fato ele se comporta, ligado a aprendizagem Estrutura é interna e o individuo pode frear sua tendência de comportamento, e ter uma conduta alternativa Só é possível analisar a dinâmica da personalidade do individuo.

21 Maneiras de Modelagem de comportamento
Reforço positivo - resposta acompanhada de algo agradável Punição – causar uma condição desagradável na tentativa de eliminar um comportamento indesejável. Extinção – eliminar qualquer tipo de reforço

22

23 PERCEPÇÃO Cada pessoa compreende a realidade de forma diferente
O fato de um perceber de uma determinada forma não exclui a percepção do outro (certo-errado) A não percepção do ponto de vista do outro pode acarretar problemas nos níveis prático e relacional. Percepções diferentes podem aprofundar relacionamentos

24 Conceito de percepção Processo em que as pessoas selecionam, organizam e interpretam informações existentes, por meio de suas impressões sensoriais (tato, olfato, paladar, audição e visão)com a finalidade de dar sentido ao ambiente (Robbins ou Modo como vemos objetos e situação

25 Vemos o mundo da forma como fomos condicionados a vê-lo;
Na verdade, quando descrevemos o que vemos, estamos descrevendo a nós mesmos, nossas percepções e paradigmas.

26 Fatores que interferem na percepção
Fatores do observador (internos) • Atitude • Motivação • Interesse • Experiência • Valores • Emoção • Expectativa Fatores da situação Momento Ambiente de trabalho Ambiente social Fatores do alvo (externos) • Novidade • Sons • Movimento • Tempo • Proximidade • Tamanho • Semelhança

27 Autopercepção - como cada um se percebe, ou o conceito de si.
Varia de acordo com as relações que mantemos, o trabalho que desenvolvemos e como lidamos com os nossos sucessos e fracassos. Heteropercepção - como percebemos os outros. (gestos, voz, ação, reação etc) O comportamento (atitude, conduta) das pessoas é que nos leva a percebê-las e julgá-las.

28 Teoria da atribuição A teoria da atribuição procura explicar como julgamos de maneiras diferentes as pessoas, diante do sentido que atribuímos a um dado comportamento. A teoria sugere que quando observamos o comportamento de alguém, tentamos identificar se o que o motiva é interno ou externo. Causas internas - sob o controle do indivíduo. Causas externas - relacionadas a uma situação externa que ocasionou tal comportamento.

29 Elementos determinantes da atribuição
Diferenciação: refere-se a comportamentos diferentes em situações diferentes. Consenso: quando todas as pessoas que enfrentam determinada situação respondem de maneira semelhante (causa externa) se apenas uma (causa interna). Coerência: o observador sempre busca uma coerência nas ações das pessoas. Se o comportamento é consistente ao longo do tempo (causa interna)

30 Distorções da percepção
Distorção é o fenômeno pelo qual transformamos à realidade para que ela se adapte a nossa cultura, crença, valores e até mesmo às impressões e intenções momentâneas.

31 Distorções da percepção
Percepção seletiva Efeito de halo – impressão da pessoa a partir de uma só característica Projeção – atribuição das características próprias a outra pessoa Estereótipo – juízo formado a respeito da pessoa, segundo a percepção do grupo a qual pertence Efeito de contraste – avaliação da pessoa a partir de comparação.

32 Importância do estudo da percepção.
A percepção influi na forma como se descrevem as situações da organização. Administradores, subordinados, colegas veem e descrevem a mesma situação de maneira diferente. Conflitos podem surgir em razão de percepções diferentes. A percepção afeta a tomada de decisão nas organizações.

33 Pontos-chaves na administração da percepção
aumentar a frequência de observações e em situações diferenciadas; procurar um leque amplo de informações; tentar enxergar a situação como outros o fariam (empatia); estar consciente das distorções perceptivas; quanto melhor a compreensão de mim mesmo, maior a possibilidade de compreensão do outro.


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