A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Zonas de Vertente Perigos naturais e antrópicos Trabalho realizado por: Bruno Neves nº4 Inês Gonçalves nº 7 Joana Marques nº9 Sónia nº 20.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Zonas de Vertente Perigos naturais e antrópicos Trabalho realizado por: Bruno Neves nº4 Inês Gonçalves nº 7 Joana Marques nº9 Sónia nº 20."— Transcrição da apresentação:

1 Zonas de Vertente Perigos naturais e antrópicos Trabalho realizado por: Bruno Neves nº4 Inês Gonçalves nº 7 Joana Marques nº9 Sónia nº 20

2 Movimentos em massa Os desníveis da topografia terrestre contribuem para que ao longo dos relevos possam ser originados movimentos descendentes de materiais quer de solo quer de rochas, causando uma diversidade de fenómenos geomorfológicos (em massa).

3 Derrocadas

4 Factores importantes para desencadear os movimentos em massa: –Gravidade; –Inclinação do terreno; –Quantidade de água existente no solo; –Tipo de material rochoso que constitui a região; –Variações de temperatura.

5 Face ao grande desenvolvimento da ciência e da tecnologia, o Homem passou a ter uma enorme capacidade de modificar o ambiente, como por exemplo: –Construções humanas nas zonas de vertente; –Auto-estradas; –Prédios para habitação; –Campos de golfe.

6 Ordenamento do território A ocupação humana dos ecossistemas e a sua alteração devem estar dependentes do conhecimento profundo dos processos geológicos que actuam numa determinada região. A construção de obras humanas exige um cuidado muito especial na consolidação das vertentes. Se não tivermos em conta estes aspectos podem surgir acidentes com consequências muito graves.

7 Para evitar estes acidentes, devemos ter em conta os seguintes aspectos: Construção de muros de suporte; Eventual reforço de arbustos; Instalação de sistemas de drenagem interna; Redes metálicas;

8 Muro de suporte com drenagem

9 Bibliografia PT&q=derrocadas&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wi


Carregar ppt "Zonas de Vertente Perigos naturais e antrópicos Trabalho realizado por: Bruno Neves nº4 Inês Gonçalves nº 7 Joana Marques nº9 Sónia nº 20."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google