A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alimentação e Sistema Digestivo. Responde às perguntas seguintes e descobre o que sabes sobre o a alimentação e o sistema digestivo! Clica sobre a resposta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alimentação e Sistema Digestivo. Responde às perguntas seguintes e descobre o que sabes sobre o a alimentação e o sistema digestivo! Clica sobre a resposta."— Transcrição da apresentação:

1 Alimentação e Sistema Digestivo

2 Responde às perguntas seguintes e descobre o que sabes sobre o a alimentação e o sistema digestivo! Clica sobre a resposta que achares correta.

3 Os ácidos gordos essencialmente, importantes para a constituição das células devem ser ingeridos através dos seguintes alimentos: Pão de trigo e pickles Maçãs, uvas e laranja Nozes, óleo de milho e girassol 1

4 As nozes, o óleo de milho e o de girassol são ricos em ácidos gordos

5 Acertou!

6 Errou! 

7 Quantas porções de lacticínios devemos comer ? 3 a 4 4 a 5 2 a 3 2

8 Primeira infância > 500 a 800 mg > 2 porções Crianças > 800 a mg > 2 a 3 porções Adolescentes > mg > 3 a 4 porções Adultos > 800 mg > 2 a 3 porções

9 Acertou!

10 Errou! 

11 Qual o nutriente que fornece mais calorias por grama ? as gorduras as proteínas os hidratos de carbono 3

12 As gorduras têm várias funções, como fonte e reserva de energia (um grama de qualquer gordura produz 9 kcal de energia), além de ser um importante isolante térmico (forma o tecido adiposo dos mamíferos) para os animais se protegerem contra o frio. São importantes para a síntese de outras substâncias, ou para o melhor funcionamento destas, como as vitaminas lipossolúveis, lipoproteínas, e alguns hormonas sexuais que dependem da existência de gordura para ter um funcionamento ideal. As gorduras são essenciais para a maioria dos seres heterótroficos.

13 Errou! 

14 Acertou!

15 Na digestão participam quantos sistemas ?

16 Na digestão participam os sistemas: Digestivo Circulatório Respiratório Excretor

17 Errou! 

18 Acertou!

19 As funções dos nutrientes são : função plástica, energética e construtora. Verdadeiro Falso 5

20 Função Energética As proteínas, os hidratos de carbono e as gorduras fornecem a energia necessária a todos os processos (por exemplo, andar) e reações do organismo (por exemplo, respirar). Função Construtora ou Plástica Alguns nutrientes servem para “construir” as estruturas do nosso corpo, como, por exemplo, as proteínas (por exemplo, para os músculos) e alguns minerais (por exemplo, o cálcio para ossos e dentes). Funções Reguladora As fibras, a água, as vitaminas e os minerais e oligoelementos (por exemplo, o ferro presente na carne) regulam e activam as reacções que ocorrem no organismo (por exemplo, a actividade intestinal) e permitem que outros nutrientes sejam aproveitados e o protejam de diversas agressões e doenças.

21 Errou! 

22 Acertou!

23 Enzimas são substâncias que ajudam a juntar os nutrientes. Verdadeiro Falso 6

24 As enzimas são moléculas orgânicas de natureza proteica que aceleram as reações químicas. As enzimas são especificas, uma vez que atuam sobre uma só substância (ou pequeno grupo de substâncias). A ação das enzimas é influenciada por fatores ambientais como a temperatura ou o valor do pH.

25 Errou! 

26 Acertou!

27 O tubo digestivo é constituído por: boca, esófago, intestino delgado, intestino grosso, ânus e … 7 Laringe Faringe Traqueia

28 O tubo digestivo tem aproximadamente nove metros de comprimento. Tem inicio na boca e prolonga-se pela faringe, esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e reto, terminando no ânus.

29 Errou! 

30 Acertou!

31 No esófago, o bolo alimentar é dirigido para o estômago devido aos movimentos … 8 Gástricos Peristálticos Esofacais

32 No esófago, o bolo alimentar é dirigido para o estômago devido aos movimentos peristálticos. Os movimentos peristálticos são contrações musculares rítmicas que se verificam em determinados órgãos.

33 Errou! 

34 Acertou!

35 No final da digestão estomacal, o bolo alimentar transforma-se numa massa semilíquida designada de: 9 Quilo Quimo

36 O quimo é o nome que se dá ao alimento quando chega ao intestino, depois de passar pelo estômago, está transformado numa massa semilíquida altamente ácida.

37 Errou! 

38 Acertou!

39 Completa os espaços em branco. O funcionamento do sistema digestivo engloba : Ingestão, mastigação, … propulsão, secreção, … absorção e defecação. 10 Ensalivação e lipase gástrica Ensalivação e ingestão Ingestão e diástole

40 Funcionamento do Sistema Digestivo Ingestão Mastigação Ensalivação Propulsão Secreção Digestão Absorção Defecação

41 Errou! 

42 Acertou!

43 Agora já sabes um pouco mais à cerca dos alimentos e do Sistema Digestivo! Esperamos que tenhas gostado!


Carregar ppt "Alimentação e Sistema Digestivo. Responde às perguntas seguintes e descobre o que sabes sobre o a alimentação e o sistema digestivo! Clica sobre a resposta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google