A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO LEVANTA- TE E ANDA ASA Ação Social Arquidiocesana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO LEVANTA- TE E ANDA ASA Ação Social Arquidiocesana."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO LEVANTA- TE E ANDA ASA Ação Social Arquidiocesana

2 ORIGEM E JUSTIFICATIVA A Cidade de Salvador não contempla de uma forma plena um atendimento cidadão, digno e ressocializador para a População em Situação de Rua. As políticas sociais existentes são pontuais e fraguimentadas. O Projeto Levanta-te e Anda apresenta uma proposta de trabalho diferenciado, de incentivo a organização e autonomia da população de Rua de Salvador, na luta e na defesa de seus direitos, fortalecendo a autoestima e o conceito de cidadania.

3 CARACTERIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA DE SALVADOR Gênero: 85% masculino Etnia: 60% negro e pardo Faixa etária: 19 a 50 anos Naturalidade: grande parte é de Salvador e região metropolitana, outra parte do interior da Bahia e de outros estados Estado civil: solteiros Filhos: moram com os familiares Escolaridade: Ensino fundamental incompleto Trabalho: apresentam experiência profissional: (construção civil). Nas ruas e reciclagem, feira, baleiro, etc. Saúde: Tuberculose, HIV AIDS, transtorno mental, doenças sexualmente transmissíveis, drogas, álcool, agressões físicas.

4 Objetivo Geral Viabilizar atendimento e apoio a moradores de rua (população adulta) do município de Salvador, especificamente da Cidade Baixa, através de um Centro de Convivência com ações relacionadas à assistência social, atendimento médico, psicológico, higiene, alimentação, estimulando o desenvolvimento de capacidades e habilidades, para resgatar a sua dignidade humana e a sua cidadania. Publico Alvo População de Rua da Cidade de Salvador, acima dos dezoito anos e abaixo de sessenta anos homens e mulheres em especial os que vivem na região da cidade baixa que se sentem atraídos e estimulados pela proposta de trabalho com interesse em experimentar tais ações.

5 Missão do Projeto Levanta-te e anda Promover o resgate da condição do ser nas dimensões subjetivas, sociais, políticas, econômicas e espirituais das pessoas em situação de rua servindo e amando. Valores * Crença no potencial do (a) outro (a) * Respeito ao ser humano * Ética *Acolhimento à diversidade e construindo formas de enfrentamento contra o preconceito e discriminação *Fazer o bem e querer bem *Busca do auto-desenvolvimento através do aprimoramento intelectual e na competência profissional para favorecer ao outro(a) a qualidade dos serviços prestados * Cooperação mútua * Garantia e efetivação dos direitos humanos e sociais

6 METODOLOGIA 1ª ETAPA ESPAÇO DE ACOLHIMENTO 2ª ETAPA ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA

7 METODOLOGIA ESPAÇO DE ACOLHIMENTO Atividades no período da tarde Banho; corte de cabelo, barba; bazar; lavação de roupa; curativo e atendimento médico; lanche; correspondência (envio e recebimento de carta); yoga, exercício físicos, jogos educativos; artesanato;música; alfabetização; bate-papo / palestras socioeducativas; espiritualidade; Serviço social: escuta, anamnese social, regularização de documentos,encaminhamentos: benefícios (bolsa família, BPC, CRAS, INSS, CREAS Pop, CAP’s e CAP’s ad, etc), albergue, Centro 24h, centro de recuperação, serviços de saúde, redução de danos; acompanhamento psicológico e jurídico; resgate do vínculo familiar; orientações e informações. Atendemos diariamente e de forma rotativa entre 40 a 70 pessoas em situação de rua, mensalmente entre 1000 a 1200 atendimentos.

8 ESPAÇO DE ACOLHIMENTO

9 ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA Período da manhã: Atividade de Arte e Culinária (preparar alimentos, limpeza e higiene, organização de cozinha, utensílios, etc...). Atividades de Espaço Verde (adubo orgânico, mudas, plantio e conservação de jardins,etc...) Nas atividades damos prioridade no atendimento de 05 participantes, visando uma acompanhamento personalizando e humano.

10 ATIVIDADES

11 PARCERIAS *CAP’s e CAP’s ad *Comitê e Fórum Baiano de Combate à tuberculose *SESC Programa Mesa Brasil: doação de alimento *SAC Comércio: Emissão de carteira de identidade *Defensoria Pública: Emissão de Certidão de Nascimento e outros documentos *Voluntárias Sociais: Programa NOSSA SOPA *Universidade Federal da Bahia *Fórum da População em Situação de Rua *CAMA PET *NA, AA, CATA *Faculdade de São Bento *Rede dos Posto de Saúde do Centro Histórico *Programa Sou Solidário * Instituições estrageiras

12 Característica própria do Projeto O Projeto é formado por uma equipe tendo presente ex- moradores de rua. Esta característica é uma referência do projeto, pois o atendimento se torna muito mais digno e humano. Favorece também a possibilidade do resgate dos acolhidos (as) pelo fato de que as pessoas em situação de rua podem perceber que outras como elas conseguiram levantar e, transformar suas vidas.

13 OUTRAS ATIVIDADES

14

15

16

17

18 “Viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar, e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz. Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será. Mas isso não impede que eu repita: É bonita, é bonita e é bonita.” Gonzaguinha Obrigada !


Carregar ppt "PROJETO LEVANTA- TE E ANDA ASA Ação Social Arquidiocesana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google