A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa de Desenvolvimento de Interlocutores de Capacitação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa de Desenvolvimento de Interlocutores de Capacitação"— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Desenvolvimento de Interlocutores de Capacitação
Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus Programa de Desenvolvimento de Interlocutores de Capacitação Tatiana Claro (Centro de Capacitação/Cicma)

2 Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus

3 Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus
Justificativa Necessidade da ampliação do conhecimento dos interlocutores para a crescente oferta de processos de capacitação para a RBMLQ-I. A formação destes profissionais é condição sine qua non para que o respectivo Órgão Delegado esteja apto para receber todas as ofertas de cursos e treinamentos oferecidas pelo Inmetro.

4 Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus
Objetivo Geral Manter um quadro de pessoal qualificado para atuar como interlocutores de capacitação, com competências para gerir os processos de capacitação realizados nos Órgãos Delegados – cadastro, cursos, treinamentos, palestras, avaliações – contribuindo para o sucesso destas iniciativas de desenvolvimento da organização. 

5 Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus Objetivos Específicos
Recrutar e selecionar pessoal dos Órgãos Delegados para atuar na função de interlocutor de capacitação (titular e suplente); Capacitar os interlocutores selecionados por meio do curso Formação de Interlocutores de Capacitação, ofertado na modalidade presencial, propiciando-lhe conhecimentos fundamentais para a eficácia de sua atuação; Oferecer formação continuada por meio de um canal de comunicação disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem Moodle; Criar uma rede de interlocutores de capacitação, composta pelo Inmetro e seus Órgãos Delegados, a fim de aproximar seus integrantes e dinamizar os processos de capacitação ofertados à RBMLQ-I.

6 Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus
Público Alvo Integrantes do corpo funcional dos Órgãos Delegados atuantes, preferencialmente, na Área Administrativa, que já atuam ou atuarão como interlocutores (titular e suplente) frente aos processos de capacitação realizados no OD. * É recomendável que o interlocutor não acumule funções. Perfil Formação superior completa (preferencialmente) e conhecimentos básicos em informática e navegação web. 

7 Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus Componentes do Programa
Curso de Formação de Interlocutores: evento de capacitação com carga horária de 16 horas, ofertado na modalidade presencial, no Inmetro Campus Xerém (Rio de Janeiro). Essa capacitação é a formação inicial e obrigatória para todos os interlocutores. A primeira turma desse curso será ofertada em fevereiro/2011; Guia do Interlocutor: documento contendo a metodologia sobre a atuação do Interlocutor de Capacitação nos Órgãos Delegados. Será distribuído na ocasião do Curso de Formação de Interlocutores e também disponibilizado online no “Canal do Interlocutor

8 Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus Componentes do Programa
Canal do Interlocutor: espaço de interação e formação continuada dos interlocutores no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Nesse espaço ficarão disponibilizadas as informações e os materiais ofertados em todos eventos de capacitação para interlocutores em um único ambiente. Disponível no endereço : Cursos de Formação Continuada: definidos após o curso de formação inicial.

9 Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus Desenvolvimento do Programa
Processo de seleção: Indicação do interlocutor pelo dirigente do OD e interlocutores substitutos (até 20/12/2011); Análise de currículos dos interlocutores (antigos ou novos); Entrevistas por meio de videoconferência;  Divulgação dos resultados; Inscrição dos aprovados no Curso de Formação de Interlocutores (fev/2012). Oferta do curso de Formação de Interlocutores de Capacitação Fevereiro/2012 

10 Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus Desenvolvimento do Programa
Certificação dos interlocutores pela participação no curso Formação de Interlocutores de Capacitação; Formação Continuada para Interlocutores através do Canal do Interlocutor, inclusive para os interlocutores substitutos; Oferta de eventos de formação continuada: Cursos voltados para o desenvolvimento de competências essenciais para a melhor atuação deste profissional (como cursos de Desenvolvimento de líderes, Comunicação, Relações interpessoais, Ética profissional dentre outros).

11 Competências do Interlocutor de Capacitação
Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus Competências do Interlocutor de Capacitação Atuação como ponto focal na comunicação entre o Inmetro e seu OD de origem;  Participação em reuniões, cursos e treinamentos relacionados aos processos de capacitação; Elaboração, com a área fim , do levantamento de necessidades de capacitação do Órgão Delegado; Divulgação dos cursos ofertados pelo Inmetro na modalidade presencial, semipresencial e a distância;

12 Competências do Interlocutor de Capacitação
Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus Competências do Interlocutor de Capacitação Recebimento e efetivação de inscrições em cursos, após análise das prioridades pré-estabelecidas pelo Órgão Delegado para participação de pessoal;  Acompanhamento dos cursistas durante a realização dos cursos presenciais; Acompanhamento dos cursistas durante a realização dos cursos semipresenciais ou a distância, que inclui o monitoramento das atividades dos cursistas no Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle; Prover estrutura básica para realização do curso, como organização do espaço físico, equipamentos e materiais necessários à realização das aulas  ; Acompanhar presencialmente os participantes no momento em que estes estejam fazendo as provas dos cursos à distância nos telecentros. A prova é feita em ambiente virtual.    Isso não é coerente com os objetivos do programa. (talvez deva se restringir à parte de capacitação e gestão de RH, não?)  Quem é área fim? De novo há pouca clareza sobre a gestão de capacitação da Rede  As inscrições não são efetivadas pelos OD. O interlocutor deve indicar os cursistas aos núcleos responsáveis pelas avaliações e efetiva inscrições dos mesmos, caso julguem procedente a indicação, nos eventos de capacitação ofertados pelo Inmetro.  Além de logística de transporte. Luciana  NIT-DIVEC-010

13 Competências do Interlocutor de Capacitação
Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus Competências do Interlocutor de Capacitação Prover estrutura básica para realização do curso, como organização do espaço físico, equipamentos e materiais necessários à realização das aulas  ; Acompanhar presencialmente os participantes no momento em que estes estejam fazendo as provas dos cursos à distância nos telecentros. A prova é feita em ambiente virtual. Aplicar sob sua supervisão e responsabilidade a prova de recuperação, para os cursistas que não obtiveram aproveitamento nos cursos presenciais.

14 Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus
Titulares e Suplentes Além de um interlocutor titular, o Órgão Delegado também deverá indicar um suplente para o caso de necessidade de substituição temporária (como férias e licença de saúde). O titular deverá realizar o Curso de Formação de Interlocutores na modalidade presencial, a ser ofertado no Inmetro, campus Xerém (Rio de Janeiro). O suplente passará pela formação na modalidade EAD, disponibilizada por meio do “Canal do Interlocutor”. O titular também é responsável pela formação do suplente que o substituirá, no que tange às especificidades de seu OD.

15 Plenária RBMLQ-I – 2º ciclo 2011 – Manaus
Obrigada! (21)


Carregar ppt "Programa de Desenvolvimento de Interlocutores de Capacitação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google