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Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina.

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Apresentação em tema: "Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina."— Transcrição da apresentação:

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4 Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina

5 O processo de auditoria interna ocorreu no período de a , possibilitando a avaliação de todos os processos envolvidos com a certificação da NBR ISO 9001:2008. Observou-se o entendimento da Política da Qualidade e sua aplicabilidade nas atividades, a conscientização em manter os indicadores sempre atualizados, pois estes informam a necessidade de ações que os processos devem acompanhar e monitorar para manter o desempenho do setor, comprometimento da equipe nas suas atividades, ressaltando o atendimento com agilidade e presteza, as aberturas dos RACPs, demonstrando que as reclamações e insatisfações estão sendo resolvidas e o associado atendido. Ficou identificado que os POs e as utilizações dos RQs, em quase todos os processos foram pontos fortes nesta auditoria, somente nos processos: Suporte de Sistemas e TI – Gestão de Infraestrutura onde se evidenciou incertezas e dúvidas na equipe quanto à identificação, utilização e a importância do preenchimento dos RQs. No geral houve evolução e maturidade no SGQ-FCDL/SC conforme mencionado e pelo número expressivo de pontos fortes (47).

6 As Melhorias Aplicadas nos processos foram o diferencial nesta Auditoria Interna. Este ponto relevante evidencia o trabalho dos funcionários em aprimorar e oferecer o melhor de si no desenvolvimento profissional e da Entidade. Destacamos os processos que tiveram Melhorias Aplicadas em seu setor: - Comercial: Implantação Market Share; Treinamento EAD Vendas; Criação da Aba Comercial no Portal FCDL/SC; Contratação Consultor Comercial Externo para atuação regional no auxílio do fortalecimento da marca SPC, onde vai estar contemplado ao PEX – Programa de excelência das CDLs; Implantação das Estatísticas às CDLs e disponibilizada as informações no Site; Contratação de Representante Comercial na região Meio Oeste Catarinense; Contato com mais 03 palestrantes de renome para fazer parte do portfolio dos Workshops, totalizando 50 temas de palestras (07);

7 -Eventos: Alteração no PO do item 4 Descrição citando o objetivo do processo com alguns focos específicos; Criação do RQ – Relatório Pós Evento; Inclusão no RQ – Critério de Verificação para Seleção de Fornecedores Pré Eventos os itens de segurança (03); -Expansão: Criação do RQ Planejamento de Visitas e Contatos, que tem a finalidade de auxiliar o responsável no trabalho com foco e direcionamento das localidades potenciais identificadas; Criação do RQ – Check List Criação CDLs, onde estão contempladas as atividades que devem ser realizadas (02); -Financeiro: Realizada a inclusão de uma “Nota” no PO - Item 4.2 que exceções a NIF 31 serão tratadas pela Diretoria; Alteração do RQ conforme recomendação do trabalho dos Auditores Internos (02); -Jurídico: Criação do “banco dos Informativos Jurídicos” na Aba Jurídico do Portal FCDL/SC (01);

8 -Qualidade: Criação do Programa Excelência no Atendimento, um trabalho conjunto com os Auditores Internos a partir de 2013; Implantação do Relatório de Justificativas dos PAs no Sistema RealEMS; Cadastro automático dos novos usuários no Sistema RealEMS (03); -Relacionamento: Inclusão da opção “Excelente” na Enquete de Chamados; Aumento do prazo de encerramento automático dos chamados com status “aguardando” de 72h para 96h no Sistema de Apoio (02); -RH – Implantação do Sistema de Cargos e Salários (SCR – Sistema de Carreira e Remuneração) (01); - TI Gestão Infraestrutura: Implantação da atualização automática dos Windows das estações, ação gerenciada pelo servidor; Implantação do Backup automático das estações; Melhoria na estrutura dos servidores dos usuários de domínio e dos arquivos de compartilhamento (mapeamento) (03); Estes processos desenvolveram e aplicaram ações de melhorias no seu setor refletindo positivamente no cliente externo e interno da FCDL/SC, totalizando 24 ações de melhorias aplicadas.

9 Embora tenham sido levantadas algumas Não Conformidades, sendo 03 no processo Administrativo, 01 no processo Comunicação, 01 no processo RH e 03 no processo TI - Gestão de Infraestrutura, totalizando 08 NC, nenhuma pode ser considerada crítica, porém mesmo não tendo gravidade devem ser analisadas e tratadas para evitar recorrências. Ainda, durante a auditoria interna, foram constatados 28 (vinte e oito) apontamentos, sendo 19 OM e 09 OBS, estes devem ser analisados pelos responsáveis das áreas para a realização de ações no seu processo (aberturas dos RACPs), priorizando as ações de consolidação e/ou melhorias que se fizerem necessárias, investigando as causas dos fatos relatados.

10 Quantidades (47) Pontos fortes (24) Melhorias Aplicadas (19) Oportunidades de Melhorias (09) Observações (08) Não-conformidades

11 Christiane Montano Vega; Jucélia Maria da Rosa; Klaus Victor N Q de Lima; Karine Mendonça Böing; Leandro Rubert Jacomini; Márcio Roberto Silveira; Nicole Stefani Campos Ramos; Rosmeri Manfroi Stempniewski; Suzana Fátima Deotti Zucco; Silvia Regina Pelicioli. RD – Ademir Ruschel

12 Quantidades(2011) (27) Pontos Fortes (07) Melhorias Aplicadas (22) Oportunidades de Melhorias (21) Observações (10) Não-conformidades Quantidades(2012) (47) Pontos Fortes (24) Melhorias Aplicadas (19) Oportunidades de Melhorias (09) Observações (08) Não-conformidades

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