Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Faculdade Assis Gurgacz Professor: Everton Paulo Roman Curso de Educação Física 1° Bimestre Aula 5 2011/2
2
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA
→Transmissão/aquisição de Cultura. Ler não é uma tarefa simples, pois exige postura crítica e disciplina intelectual, as quais são adquiridos somente com a prática. Entender o texto e o CONTEXTO. Aplicação da leitura (objetivos a que se propôs).
3
FINALIDADES DA LEITURA
→ Meio de informação. Leitura de jornais e Revistas (+ rápido). Livros e artigos científicos (maior atenção). “Leitura” da realidade (olhos críticos. No geral lemos pouco e quando lemos, tudo é muito superficial, não havendo espaços para conclusões, críticas ou mesmo dúvidas).
4
LEITURA NA UNIVERSIDADE
Diferenciar o que é conhecimento científico e não científico. Científico - Descrição, interpretação e explicação. Não Científico - Mera informação. O acadêmico(a) deverá encontrar o melhor meio/forma de realizar seus estudos/leituras!
5
UNIVERSIDADE Através do conhecimento o homem penetra as diversas áreas da realidade para dela tomar posse. Destaca-se que a própria realidade apresenta-se em diferentes níveis. Dentro do processo de leitura e interpretação do nosso cotidiano é possível delimitar os níveis de conhecimento em quatro (4) diferentes formas para interpretar a realidade.
6
TIPOS DE CONHECIMENTO EMPÍRICO
→ É o conhecimento que todas as pessoas adquirem na vida cotidiana, ao acaso, baseado apenas em experiências vividas ou transmitidas. Experiências casuais de erro ou acerto, sem método. → É também chamado vulgar ou popular,é o conhecimento do povo. → Investigações pessoais. .
7
TIPOS DE CONHECIMENTO EMPÍRICO
→ Surge da relação do ser com o mundo... → Não está embasado em investigações, ocorre espontaneamente. 7
8
TIPOS DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO
→ Origem da palavra ciência (Latim scientia que significa conhecimento). → Vai além do empírico, procurando saber/conhecer o fenômeno suas causas e leis.
9
TIPOS DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO
→ Sua base é a experimentação, contestação e a comprovação. Analisa fenômenos e fatos, para descobrir suas causas e possíveis consequências. → É metódico e sistemático. 9
10
TIPOS DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO → Precisa ser provado.
→ É passível de verificação e investigação. Então acaba encontrando respostas aos fenômenos que norteiam o ser humano. → Seu alicerce está na metodologia. 10
11
TIPOS DE CONHECIMENTO FILOSÓFICO
→ Busca respostas para perguntas fundamentais da existência. → Deriva do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando sempre conceitos subjetivos.
12
TIPOS DE CONHECIMENTO FILOSÓFICO
→ O conhecimento filosófico caracteriza-se por ter origem na capacidade de reflexão do homem, tendo como instrumento exclusivo o raciocínio. → Busca as verdades do mundo por meio da indagação e do debate; do filosofar. 12
13
TIPOS DE CONHECIMENTO TEOLÓGICO
→ É o produto da fé humana na existência de uma ou mais entidades divinas. → Apresenta respostas para questões que o homem não pode responder com os conhecimentos empírico, científico ou filosófico.
14
TIPOS DE CONHECIMENTO TEOLÓGICO
→ A fé pode basear-se em experiências espirituais, históricas, arqueológicas e coletivas que lhe dão sustentação. 14
16
TÉCNICAS DE SUBLINHAR PARA ESQUEMATIZAR E RESUMIR
→ Sublinhar é a técnica indispensável não somente no processo de leitura, mas também para elaborar resumos e ressaltar ideias importantes do texto. → O requisito fundamental é compreender o assunto (identificação das ideias). Não sublinhar parágrafos ou frases inteiras (somente as palavras chave do texto).
17
TÉCNICAS DE SUBLINHAR PARA ESQUEMATIZAR E RESUMIR
1º Leitura integral do texto (contato); 2º Esclarecer dúvidas de vocabulário e termos técnicos; 3º Releitura do texto (identificar ideias principais); 4º Ler e sublinhar em cada parágrafo os detalhes mais importantes.
18
TÉCNICAS DE SUBLINHAR PARA ESQUEMATIZAR E RESUMIR
Evitar fazer grandes anotações nos livros, pois além de deixar o livro com aspecto feio, estas anotações podem gerar confusões no entendimento do que você estava lendo.
19
FINALIZANDO A leitura disciplinada é a melhor forma de buscar e de se obter o conhecimento. No meio Universitário é a melhor maneira do acadêmico fazer a interpretação de maneira crítica do que está lendo e também ter autonomia em relação a temática abordada.
20
SUGESTÃO DE FILME MENINA DE OURO evertonroman@hotmail.com
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.