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Faculdade Assis Gurgacz Professor: Everton Paulo Roman Curso de Educação Física 1° Bimestre Aula 5 2011/2 METODOLOGIA CIENTÍFICA.

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1 Faculdade Assis Gurgacz Professor: Everton Paulo Roman Curso de Educação Física 1° Bimestre Aula /2 METODOLOGIA CIENTÍFICA

2 → Transmissão/aquisição de Cultura.  Ler não é uma tarefa simples, pois exige postura crítica e disciplina intelectual, as quais são adquiridos somente com a prática.  Entender o texto e o CONTEXTO.  Aplicação da leitura (objetivos a que se propôs). A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

3 → Meio de informação.  Leitura de jornais e Revistas (+ rápido).  Livros e artigos científicos (maior atenção).  “Leitura” da realidade (olhos críticos. No geral lemos pouco e quando lemos, tudo é muito superficial, não havendo espaços para conclusões, críticas ou mesmo dúvidas). FINALIDADES DA LEITURA

4  Diferenciar o que é conhecimento científico e não científico.  Científico - Descrição, interpretação e explicação.  Não Científico - Mera informação.  O acadêmico(a) deverá encontrar o melhor meio/forma de realizar seus estudos/leituras! LEITURA NA UNIVERSIDADE

5  Através do conhecimento o homem penetra as diversas áreas da realidade para dela tomar posse. Destaca-se que a própria realidade apresenta-se em diferentes níveis. Destaca-se que a própria realidade apresenta-se em diferentes níveis.  Dentro do processo de leitura e interpretação do nosso cotidiano é possível delimitar os níveis de conhecimento em quatro (4) diferentes formas para interpretar a realidade. UNIVERSIDADE

6 EMPÍRICO → É o conhecimento que todas as pessoas adquirem na vida cotidiana, ao acaso, baseado apenas em experiências vividas ou transmitidas. Experiências casuais de erro ou acerto, sem método. → É também chamado vulgar ou popular,é o conhecimento do povo. → Investigações pessoais.. TIPOS DE CONHECIMENTO

7 EMPÍRICO → Surge da relação do ser com o mundo... → Não está embasado em investigações, ocorre espontaneamente. TIPOS DE CONHECIMENTO

8 CIENTÍFICO → Origem da palavra ciência (Latim scientia que significa conhecimento). → Vai além do empírico, procurando saber/conhecer o fenômeno suas causas e leis. TIPOS DE CONHECIMENTO

9 CIENTÍFICO → Sua base é a experimentação, contestação e a comprovação. Analisa fenômenos e fatos, para descobrir suas causas e possíveis consequências. → É metódico e sistemático. TIPOS DE CONHECIMENTO

10 CIENTÍFICO → Precisa ser provado. → É passível de verificação e investigação. Então acaba encontrando respostas aos fenômenos que norteiam o ser humano. → Seu alicerce está na metodologia. TIPOS DE CONHECIMENTO

11 FILOSÓFICO → Busca respostas para perguntas fundamentais da existência. → Deriva do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando sempre conceitos subjetivos. TIPOS DE CONHECIMENTO

12 FILOSÓFICO → O conhecimento filosófico caracteriza-se por ter origem na capacidade de reflexão do homem, tendo como instrumento exclusivo o raciocínio. → Busca as verdades do mundo por meio da indagação e do debate; do filosofar. TIPOS DE CONHECIMENTO

13 TEOLÓGICO → É o produto da fé humana na existência de uma ou mais entidades divinas. → Apresenta respostas para questões que o homem não pode responder com os conhecimentos empírico, científico ou filosófico. TIPOS DE CONHECIMENTO

14 TEOLÓGICO → A fé pode basear-se em experiências espirituais, históricas, arqueológicas e coletivas que lhe dão sustentação. TIPOS DE CONHECIMENTO

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16 → Sublinhar é a técnica indispensável não somente no processo de leitura, mas também para elaborar resumos e ressaltar ideias importantes do texto. → O requisito fundamental é compreender o assunto (identificação das ideias).  Não sublinhar parágrafos ou frases inteiras (somente as palavras chave do texto). TÉCNICAS DE SUBLINHAR PARA ESQUEMATIZAR E RESUMIR

17 1º Leitura integral do texto (contato); 2º Esclarecer dúvidas de vocabulário e termos técnicos; 3º Releitura do texto (identificar ideias principais); 4º Ler e sublinhar em cada parágrafo os detalhes mais importantes. TÉCNICAS DE SUBLINHAR PARA ESQUEMATIZAR E RESUMIR

18  Evitar fazer grandes anotações nos livros, pois além de deixar o livro com aspecto feio, estas anotações podem gerar confusões no entendimento do que você estava lendo. TÉCNICAS DE SUBLINHAR PARA ESQUEMATIZAR E RESUMIR

19  A leitura disciplinada é a melhor forma de buscar e de se obter o conhecimento.  No meio Universitário é a melhor maneira do acadêmico fazer a interpretação de maneira crítica do que está lendo e também ter autonomia em relação a temática abordada. FINALIZANDO

20 SUGESTÃO DE FILME MENINA DE OURO MENINA DE OURO


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