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PublicouLavínia Isabella Alterado mais de 9 anos atrás
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I - Capacitação para o Conhecimento e Aprendizado Organizacional. 16/9/2014Silvia Maria de Oliveira 1
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16/9/2014Silvia Maria de Oliveira 2 DADOS INFORMAÇÃO CONHECIMENTO
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A confusão entre dado, informação e conhecimento – em que diferem e o que significam, gera enormes dispêndios com iniciativas de tecnologia que raramente produzem resultados satisfatórios 16/9/2014Silvia Maria de Oliveira 3
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O sucesso ou o fracasso organizacional pode depender de se saber de qual deles precisamos, com qual deles contamos e o que podemos ou não fazer com cada um deles. 16/9/2014Silvia Maria de Oliveira 4
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DADOS Conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos. Registros estruturados de transações. Não tem a missão de informar, não tem significado inerente e podem ser ilimitados. Eles descrevem parte daquilo que aconteceu, não fornecem julgamento, nem base para a tomada de decisão. (Davemport, 1998) 16/9/2014Silvia Maria de Oliveira 5
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INFORMAÇÃO Informar significa dar forma, isto ~e dar forma aos dados. São os dados organizados, ordenados e contextualizados. Dados tornam-se informação quando seu usuário lhes acrescenta significado. Ao contrario dos dados, a informação deve ter limites (contexto). 16/9/2014Silvia Maria de Oliveira 6
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Método: Informação Conhecimento Comparação: Informações situações Conhecidas. Conseqüências: implicações para a TD. Conexões: Novos Antigos. Conversação: o que os outro pensam desta informação. 16/9/2014Silvia Maria de Oliveira 7
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O que é conhecimento? é orientado para a ação. é sustentado por regras (nos permite agir rapidamente, mas também nos restringe). está em constante mutação (é dinâmico). não pode ser descrito por meio de palavras 16/9/2014Silvia Maria de Oliveira 8
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Mais características do conhecimento Recurso ilimitado, intangível e difícil de imitar, recurso altamente reutilizável (não se deprecia com o uso) 16/9/2014Silvia Maria de Oliveira 9
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O conhecimento depende de um contexto capacitante (espaço compartilhado que fomente novos relacionamentos). recurso ilimitado, intangível e difícil de imitar, recurso altamente reutilizável (não se deprecia com o uso) 16/9/2014Silvia Maria de Oliveira 10
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HÁ DOIS TIPOS DE CONHECIMENTO: UM É O CONHECIMENTO QUE VOCÊ SABE QUE SABE. O OUTRO É O CONHECIMENTO QUE VOCÊ NÃO SABE QUE SABE. 16/9/2014Silvia Maria de Oliveira 11
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CONHECIMENTO EXPLÍCITO: É O CONHECIMENTO QUE VOCÊ SABE QUE SABE. CONHECIMENTO TÁCITO: É O CONHECIMENTO QUE VOCÊ NÃO SABE QUE SABE. 16/9/2014Silvia Maria de Oliveira 12
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De que maneira podemos melhorar o desempenho empresarial, a partir da criatividade e do aprendizado a partir do conhecimento explícito e tácito organizacional? 16/9/2014Silvia Maria de Oliveira 13
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16/9/2014Silvia Maria de Oliveira 14 CAPACIDADE COMPETÊNCIA PERÍCIA NÍVEIS DE CONHECIMENTO
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Práticas gerenciais 1 - liderança e cultura voltada para a experimentação, para a inovação e para a busca de grandes desafios; 2 - trabalho em equipes multidisciplinares; 3 - criação de diferentes oportunidades para o estabelecimento de contatos pessoais como forma de desenvolver, difundir e assimilar o conhecimento tácito dos funcionários; 16/9/2014Silvia Maria de Oliveira 15
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Práticas gerenciais 4 - acesso generalizado à informação e ao conhecimento organizacional; 5 - estímulo à diversidade e ao desenvolvimento pessoal e profissional; e, finalmente, 6 - ampla inserção individual e organizacional no ambiente externo à organização. 16/9/2014Silvia Maria de Oliveira 16
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