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PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO

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Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO

2 POM - INTRODUÇÃO Conceito antigo: Planejamento e administração dos recursos (pessoal, sobressalentes e equipamentos) para adequação à carga de trabalho esperada na manutenção.

3 POM - INTRODUÇÃO Conceituação atual:
A organização da Manutenção deve estar voltada para a gerência e a solução dos problemas na produção, de modo que a empresa seja competitiva no mercado; A Manutenção é uma atividade estruturada da empresa, integrada às demais atividades, que fornece soluções buscando maximizar os resultados.

4 POM - INTRODUÇÃO Com a POM atual - Tendências na empresa:
Mudança no perfil estrutural; Maior automação...menor número de operadores, porém com perfis funcionais causadas pela TPM e Polivalência; Aumento relativo de mantenedores; Equipes de manutenção mais enxutas, porém com maior grau de qualificação Maior participação de pessoal externo contratado em função das novas modalidades de contratação.

5 POM - CUSTOS Pensamento antigo:
Não havia meios para controlar custos de manutenção; A manutenção tinha um custo muito alto; Os custos de manutenção oneravam o produto final A Manutenção era considerada somente um Centro de Custos e não uma função estratégica.

6 POM - CUSTOS INDICADORES (análise macroeconômica):
Custo de Manutenção em relação ao faturamento bruto; Custo de Manutenção em relação ao patrimônio.

7 POM - CUSTOS

8 POM - CUSTOS

9 POM - CUSTOS

10 Custos de Manutenção Composição básica: Origens: DIRETOS. INDIRETOS.
Custo da Mão de Obra Própria; Custo de Serviços de Terceiros; Custo de Material; Origens: DIRETOS. INDIRETOS.

11 Custos de Manutenção DIRETOS: INDIRETOS:
Execução dos reparos: corretiva, preventiva, preditiva, detectiva; INDIRETOS: Perdas na produção; Indenizações por danos pessoais; Indenizações por danos ambientais; outros.

12 Otimização do Custos

13 POM – Estrutura Organizacional da Manutenção
A Estrutura Organizacional da Manutenção depende basicamente: Tamanho e natureza da Empresa; Política organizacional; Impacto das atividades de manutenção nos resultados da empresa

14 Estrutura Organizacional da Manutenção

15 Estrutura Organizacional da Manutenção

16 Estrutura Organizacional da Manutenção

17 Estrutura Organizacional da Manutenção - Tendências
Estruturas organizacionais mais leves: Eliminar níveis de chefias e supervisão; Adotar polivalência (tanto na manutenção quanto na produção); Fusão de especialidades (p. ex. eletrônica e instrumentação, etc...) Contratação de serviços por parceria;

18 POM – Sistemas de Controle da Manutenção
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO – PCM OBJETIVOS Identificar quais serviços deverão ser feitos; Quando deverão ser executados; Quanto tempo necessitarão para serem realizados; Quais recursos serão necessários (eqptos,ferramentas, peças, materiais, pessoas, etc.) Identificar quais serão os custos (global /setorial/etc) Realizar registros para criar históricos que permitam o contínuo ajustamento do planejamento.

19 PCM DOCUMENTOS FUNDAMENTAIS: SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS (S.S)
ORDEM DE SERVIÇO (O.S.) PODEM APARECER UNIDAS EM UM ÚNICO DOCUMENTO.

20 PCM SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS (SS): Deve identificar no mínimo:
O solicitante; O problema observado; A data Horário Numeração para controle.

21 PCM Análise da SS: É procedente?
O serviço solicitado é atividade da manutenção? E de que divisão (mecânica, eletrica, predial, engenharia, etc) Qual a sua prioridade? (emergencial, normal, etc.) Que tipo de manutenção deverá ser adotada (corretiva emergencial, planejada, preventiva, preditiva, etc.)

22 PCM ANÁLISE DA SS OS

23 PCM Uma OS deve conter no mínimo: Uma numeração ;
Detalhamento da falha; Planejamento do serviço a ser executado; Registros da execução dos serviços: Materiais de consumidos; Peças sobressalentes utililizadas; Tempos gastos – parciais e totais; Custos (materiais, mão de obra, terceiros, etc)

24 PCM

25 PCM A partir dos dados registrados numa OS:
Geração de relatórios gerenciais: Horas paradas por máquina, linha ou total; Tipos de falhas que geraram OS; Tempos gastos para cada tipo de falha/máquina; Custos de manutenção; Indicadores de desempenho; Etc.

26 PCM Manual: Informatizado:
Pequenas possibilidades de planejamento e de obtenção de relatórios gerenciais. Informatizado: Grandes possibilidades de planejamento e de geração de relatórios e indicadores a partir dos registros oriundos das OS.

27 PCM Exemplo de codificação de falha: 01.03.001.08.02.053 Planta - 01;
Linha de produção - 03; Máquina - 001; Sub conjunto (redutor); Rolamento lado direito - 02; Necessidade de troca por excesso de vibração

28 PCM Exemplos OS


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