A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ética nas Relações Empresariais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ética nas Relações Empresariais"— Transcrição da apresentação:

1 Ética nas Relações Empresariais

2 ÉTICA Do grego ethos (costume).
Reflexões filosóficas sobre a moral, regras e códigos OBJETIVOS - Esclarecer e sistematizar as bases do fato moral e determinar as diretrizes e princípios da moralidade segundo conceituação qualitativa de valores. (Pensamentos de Confúcio -( A.C.) e Láo Tsu A.C.) no Oriente.

3 No Ocidente (Pré–Socráticos)
SÓCRATES - Para ele o homem só prática um ato amoral por ignorância. ARISTÓTELES - ( A.C) - Foi quem primeiro sistematizou as reflexões éticas. Obras: Ética a Nicômacos Ética a Êudemos Magna Moralia

4 Código de Ética Profissional
Conjunto de normas e preceitos sob forma de regulamentos legais, para o aprimoramento moral do exercício da profissão.

5 Código se Fundamenta em :
Deveres para com os colegas. Deveres para com os clientes. Deveres para com a profissão. Deveres para com a sociedade. Deveres para consigo próprio.

6 Forças Interativas na Conduta Ética
Destruição do emprego vitalício. Força de trabalho internacional. Padrão de comportamento empresarial. Despersonalização crescente do trabalho Tecnologia

7 Ambiente de sobrevivência estimula a ética do "primeiro eu"
Funcionário Ressentido (deixa de fazer um esforço a mais para atender ao cliente) Menor Nível de Confiança Ambiente de sobrevivência estimula a ética do "primeiro eu" Crise de Identidade Necessária uma nova base conceitual

8 Ética Convencionada REFLITA
Enfatiza os serviços aos outros, combinando o lucro e valores altruístas REFLITA Quais são os padrões mais altos de conduta esperados no desempenho??

9 Quais são os valores da Instituição Itaú?
O que significa integridade? O que é indispensável para sua vida ou para que você ainda seja capaz de se olhar no espelho?

10 Conjunto de valores morais que
movem o idealismo Honestidade Integridade Credibilidade Respeito pelos outros Respeito próprio Realização Confiabilidade Justiça Lealdade

11 Teste Quádruplo do Rotary
Isso é Verdade ? Isso é Justo para os envolvidos? Isso vai construir à Boa Vontade e Melhores Amizades? Isso será Benéfico para todos os envolvidos?

12 Na empresa, como agimos em relação a:
Clientes Fornecedores Comunidade Concorrentes Subordinados e o chefe Acionistas Colegas competindo pela promoção Alta Administração e diretoria

13 PLATÃO (427 - 347 A.C). Idéia suprema A idéia do bem
“O bem é um imperativo moral para todos" Tipos fundamentais de virtudes: Parte racional da alma A sabedoria ou prudência Virtude da vontade Coragem Temperança Própria da sensibilidade Justiça Exercida do equilíbrio de disposições éticas e sociais

14 Agir corretamente hoje, não é só uma questão de consciência, mas um dos quesitos fundamentais para quem quer ter uma carreira longa, respeitada e sólida. Dalen Jacomino

15 Além de ser individual, qualquer decisão ética tem por trás um conjunto de valores fundamentais. Muitas dessas virtudes nasceram no mundo antigo e continuam válidas até hoje. Eis algumas das principais virtudes:

16 Ser honesto em qualquer situação “ A honestidade é a primeira virtude da vida nos negócios”, afirma Robert Solomon, professor da Universidade do Texas, autor do livro A melhor Maneira de Fazer Negócios, da Negócio Editora. Afinal, a credibilidade é resultado de uma relação franca. Ter coragem para assumir as decisões. Mesmo que seja preciso ir contra a opinião da maioria.

17 Ser tolerante e flexível
Ser tolerante e flexível. Muitas idéias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Mas para descobrir isso é preciso ouvir as pessoas ou avaliar a situação, sem julga-las antes. Ser íntegro. Significa agir de acordo com os seus princípios, mesmo nos momentos mais críticos. Ser humilde. Só assim conseguimos ouvir o que os outros têm a dizer e reconhecer que o sucesso individual é resultado do trabalho da equipe.

18 computador para ser correto”.
“Se o comportamento ético fosse simplesmente seguir as regras, poderíamos programar um computador para ser correto”. (Samuel P.Ginder)

19 O que fazer para andar com um pouco mais de segurança nesse terreno nebuloso? Eis algumas estratégias que podem ajudá-lo. Saiba exatamente quais são seus limites éticos. Reflita sobre as questões apontadas no início do texto, por exemplo: Será que você vai se sentir confortável com as respostas? Não ficaria embaraçado ao contá-las à sua família, amigos e colegas de trabalho? Não faça o que você não possa assumir em público.

20 Avalie detalhadamente os valores da sua empresa
Avalie detalhadamente os valores da sua empresa. Verifique se eles combinam com seus. Se sim, ótimo. Você está no lugar certo. Se não, as saídas são poucas: ou você muda as regras ou cai fora. Trabalhe sempre com base em fatos. Caso contrário, sua avaliação pode ser facilmente derrubada, Não faça julgamentos baseados em suposições.

21 4 – Avalie os riscos de cada decisão que tomar
4 – Avalie os riscos de cada decisão que tomar. Meça cuidadosamente as conseqüências do seu ato em relação a todos os envolvidos. 5 – Saiba que, mesmo ao optar pela solução mais ética, poderá se envolver em situações delicadas. Um ex-diretor de RH de uma grande multinacional argentina no Brasil lembra que chegou a ser ameaçado de morte quando iniciou uma investigação sobre desvio de verbas dentro da empresa.

22 Ser ético significa, muitas vezes, perder dinheiro, status, benefícios
Ser ético significa, muitas vezes, perder dinheiro, status, benefícios. O que fazer com os presentes de Natal? Em muitas empresas, há um limite de valor para os brindes. Uma caneta, tudo bem. Mas e se ela for uma Montblanc? Essa situação não é nada fácil de administrar, principalmente para nós, brasileiros, que fomos criados sob a ética da “Lei de Gérson”, do jeitinho, da vantagem acima de tudo.

23 Agir eticamente dentro (ou fora) da empresa sempre foi e será uma decisão pessoal. Uma vez que você tenha despertado para o assunto, mais e mais ele tende a ser considerado nas decisões, num processo permanente, sem fim. É claro que sempre estamos sujeitos a deslizes e equívocos. Nunca se esqueça porém, de que esse costuma ser um caminho sem volta. Para o bem ou para o mal.


Carregar ppt "Ética nas Relações Empresariais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google