A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação As Dificuldades De Mercado e As Oportunidades Disfarçadas Baseado no Cap. 13 Livro do Autor Carlos Domingos By Paulo César Machado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação As Dificuldades De Mercado e As Oportunidades Disfarçadas Baseado no Cap. 13 Livro do Autor Carlos Domingos By Paulo César Machado."— Transcrição da apresentação:

1

2 As Dificuldades De Mercado e As Oportunidades Disfarçadas Baseado no Cap. 13 Livro do Autor Carlos Domingos By Paulo César Machado

3 A Previsão e a Percepção  Muitas são as empresas que enfrentam dificuldades diante do mercado.  Eis o momento importante e vital: abrir as portas à criatividade, a todos: gestores e funcionários em geral.  Economia em recessão.  Perdendo clientes  Queda de receitas, a seguir,  Prejuízos Surgem... E aí?

4 O tempo é o Senhor... À Luta, Então  Dificuldades de mercado.  Períodos de crise, reduções de vendas, restrições de crédito.  Reação rápida e adequada ou as empresas entram numa espiral negativa. que comprometem o futuro  Se não enfrentada, levará à inviabilidade econômica da empresa.  Como se pode inverter esta tendência?

5 Buscando e Avaliando As Ideias...  A resposta está clara. Só resta enxergar:  Encarar e aceitar a realidade.  Aplicar criatividade e trabalho.  Crises são oportunidades para criatividade, para diferenciar da concorrência, buscar novos produtos, serviços, agitar o mercado. Crise, do latim “Crisis” = Momento de decisão, de Mudança súbita.

6 ...O Caminho “As Adversidades São Grandes Oportunidades”  Realidade aceita. Descobrindo causas. Algumas causas das dificuldades econômicas são:  Aparecimento de um novo produto substituto com grande aceitação no mercado.  O desaparecimento inesperado de uma parte importante dos clientes; (fechamento de uma fábrica junto a um restaurante).  Novo concorrente com alteração radical da oferta no mercado; (entrada de multinacional no mercado), etc.  Vencedores que descobriram as Oportunidades Disfarçadas nas Dificuldades do Mercado >>>>>>>>>>>>

7 ... A Realidade e os Novos Horizontes  Início anos 2000, as gravadoras não aceitam a realidade das cópias de CDs não autorizadas.  Seus lucros despencam de 20 % para 5%, rapidamente.  Fazem “lobby”; barreiras legais, sem sucesso.  Partiram pra luta no território do inimigo, ou seja a Internet, sem sucesso de novo.  Nunca chegam a um consenso sobre o preço das músicas oferecidas. Eis que surge um visionário...

8 ...Enxergando a Oportunidade e Novos Mercados  Steve Jobs, enxergou a sua oportunidade disfarçada, e concluiu que somente alguém de fora daquele meio poderia negociar entre rivais e obter adesão de todos.  Adquiriu uma pequena empresa que desenvolvera um “software”, Estabeleceu um modelo de negócio, e seguindo o lema da Apple “pense grande, mas simplifique”, decidiu: Toda e qualquer música custaria a mesma coisa, 99 centavos.  O grande salto ao sucesso no mercado da música digital:  No final de 2001 Jobs lança o iPod; Uma inteligente campanha de marketing o torna um novo ícone cultural.  Criou em 2003 a loja virtual de música “iTunes”. Gerou 2 milhões de downloads nos primeiros 16 dias e o resto da história todos sabem:  Só Sucesso, domínio do novo mercado.

9  A vocação para inovar do fundador da Amil o ajudou a construir a maior empresa do setor na América Latina.  Tudo conspirava para um futuro difícil. Aos 5 anos, perdeu o pai. Repetiu quatro vezes a mesma série no primário. Para ganhar uns trocados, fazia bicos como engraxate.  Hoje o médico cirurgião Edson de Godoy Bueno, é um dos empresários mais bem sucedidos do Brasil.  O milagre? Ele diz: “Um belo dia, decidi que não faria o normal, que seria levar uma vida sofrida na pequena Guaratã, onde nasci”. Resolveu que seu futuro estava na medicina. Diante das Dificuldades A Oportunidade Se Mostra...

10  No inicio dos anos 1970, trabalhando nas adjacências do Rio de Janeiro, numa pequena Maternidade com sérias dificuldades financeiras; salários atrasados por diversos meses, ao invés de pedir contas e brigar por direitos,  Pensou e viu ali sua oportunidade disfarçada.  Visionário, enxergou a hora certa pra dar início ao seu sonho de ser grande  Avaliou que faltava criatividade ao patrão, propôs a troca do seu saldo de salários por uma participação na empresa e daí... Assim Nasceu a Maior Empresa de Planos de Saúde do Brasil...

11  Começou sua trajetória empresarial ao se tornar sócio desta modesta casa de saúde afogada em dívidas.  Mais tarde, o ex-mau aluno foi estudar administração em Harvard, nos Estados Unidos.  Hoje, comanda o Grupo empresarial Amil com 5,2 milhões de beneficiários e 19 mil funcionários, 23 hospitais próprios e 98 centros médicos, com um milhão de clientes a mais do que o segundo colocado, neste setor.  Palavra final de um visionário empreendedor: “Anote aí: o impossível não existe.” Edson Bueno Uma história marcada por inovações

12 A Oportunidade A Volta Por Cima e a Saída Vitoriosa A Oportunidade A Volta Por Cima e a Saída Vitoriosa  Apesar do sucesso conquistado, a Estrela passou grande crise.  A fábrica quase quebrou duas vezes:  Quando o Governo Collor abriu, sem critérios, a economia em  Quando o Governo Lula reconheceu a China como economia de mercado, em  Viu seu mercado interno minguar devido ao comércio de falsificados e contrabandeados, estimado em 40% do mercado.  Passou 5 anos sem conseguir exportar, devido a concorrência desleal chinesa, atingindo toda a indústria de brinquedos do país, segundo dados da Abrinq.  Redução de vendas pelo rompimento com a Mattel que, após uma batalha judicial, retirou o direito da Estrela de produzir a Barbie, ícone das “fashion dolls”.

13  Com enormes dificuldades a Estrela sobreviveu e manteve-se no mercado e descobriu as oportunidades disfarçadas, dentro da crise e aplicou uma velha máxima da vida e do mercado: “S e não pode combater com o inimigo, alie-se a ele” Entrou no território do inimigo; criou uma unidade na China para pode exportar, beneficiando-se da mão de obra farta e barata por lá e agora a empresa volta a exportar, para o Brasil e outros mercados.

14  Em 1997, a Sul Coreana LG atravessava o auge da crise da Ásia. Os impactos da crise na indústria eram altos, mas a saúde financeira e o posicionamento estratégico da empresa eram bons, mas seu mercado precisava ampliar, para manter-se lucrativa.  A LG optou por investir no Brasil para fortalecer o seu núcleo de negócios: investiu em dois complexos industriais, contratou três mil pessoas e investiu em inovação.  Em menos de cinco anos, a LG já se encontrava entre as líderes em produção de telefones celulares e televisores de plasma e LCD, segmento em que foi pioneira no mercado nacional.  Ela construiu uma posição forte no Brasil, reforçando sua saúde financeira e hoje, o Brasil é o segundo principal mercado para a LG, atrás somente dos EUA. A Vida É Boa Pra Quem Enxerga Além da Crise

15  A Tesco, líder do segmento varejista do Reino Unido, tinha boa posição financeira e estratégica na crise de 2001, que afetou o setor.  Estava perdendo mercado, rapidamente mudou o foco da publicidade, e de suas linhas de produtos nobres para os populares, investiu na diversificação de mercado.  Graças a uma aquisição estratégica, conseguiu disseminar rapidamente um novo formato de loja expressa.  Entre 2000 e 2002, expandiu a área de vendas em três vezes mais que os concorrentes, aumentando a quantidade de talentos na empresa.  Esses movimentos permitiram que a Tesco evitasse esforços dispendiosos e desgastantes em redução de custo para ganhar mercado e dobrar sua vantagem nas cotas participativas de mercado sobre o seu maior rival, Carrefour.

16 Algumas Empresas que Descobriram as Oportunidades Disfarçadas nas Dificuldades

17

18 Estas Empresas quebraram porque não aceitaram a realidade...do mercado.

19 Uma História de Superação. Vídeo Ilustrativo do Prefácio da Obra  https://www.youtube.com/watch?v=7SQvnzutfVY https://www.youtube.com/watch?v=7SQvnzutfVY

20 “As oportunidades dos homens são limitadas apenas pela sua imaginação. Mas poucos têm imaginação; por isso há dez mil músicos para apenas um maestro” Charles Franklin Kettering

21 Obrigado A Todos Pela Atenção e Paciência Paulo César Machado - Administração - UFJF Campus GV Governador Valadares, 20 Out 14 “O Impossível Fazemos na Hora, Milagre Demora um Pouco Mais”


Carregar ppt "Apresentação As Dificuldades De Mercado e As Oportunidades Disfarçadas Baseado no Cap. 13 Livro do Autor Carlos Domingos By Paulo César Machado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google