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As Dificuldades De Mercado e As Oportunidades Disfarçadas Baseado no Cap. 13 Livro do Autor Carlos Domingos By Paulo César Machado.

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1 As Dificuldades De Mercado e As Oportunidades Disfarçadas Baseado no Cap. 13 Livro do Autor Carlos Domingos By Paulo César Machado

2 A Previsão e a Percepção
Muitas são as empresas que enfrentam dificuldades diante do mercado. Eis o momento importante e vital: abrir as portas à criatividade, a todos: gestores e funcionários em geral. Economia em recessão. Perdendo clientes Queda de receitas, a seguir, Prejuízos Surgem... E aí?

3 O tempo é o Senhor... À Luta, Então
Dificuldades de mercado. Períodos de crise, reduções de vendas, restrições de crédito. Reação rápida e adequada ou as empresas entram numa espiral negativa. que comprometem o futuro Se não enfrentada, levará à inviabilidade econômica da empresa. Como se pode inverter esta tendência?

4 Buscando e Avaliando As Ideias ...
A resposta está clara. Só resta enxergar: Encarar e aceitar a realidade. Aplicar criatividade e trabalho. Crises são oportunidades para criatividade, para diferenciar da concorrência, buscar novos produtos, serviços, agitar o mercado. Crise, do latim “Crisis” = Momento de decisão, de Mudança súbita.

5 ...O Caminho “As Adversidades São Grandes Oportunidades”
Realidade aceita. Descobrindo causas. Algumas causas das dificuldades econômicas são: Aparecimento de um novo produto substituto com grande aceitação no mercado. O desaparecimento inesperado de uma parte importante dos clientes;(fechamento de uma fábrica junto a um restaurante). Novo concorrente com alteração radical da oferta no mercado; (entrada de multinacional no mercado), etc. Vencedores que descobriram as Oportunidades Disfarçadas nas Dificuldades do Mercado >>>>>>>>>>>>

6 ... A Realidade e os Novos Horizontes
Início anos 2000, as gravadoras não aceitam a realidade das cópias de CDs não autorizadas. Seus lucros despencam de 20 % para 5%, rapidamente. Fazem “lobby”; barreiras legais, sem sucesso. Partiram pra luta no território do inimigo, ou seja a Internet, sem sucesso de novo. Nunca chegam a um consenso sobre o preço das músicas oferecidas. Eis que surge um visionário...

7 ...Enxergando a Oportunidade e Novos Mercados
Steve Jobs, enxergou a sua oportunidade disfarçada, e concluiu que somente alguém de fora daquele meio poderia negociar entre rivais e obter adesão de todos. Adquiriu uma pequena empresa que desenvolvera um “software”, Estabeleceu um modelo de negócio, e seguindo o lema da Apple “pense grande, mas simplifique”, decidiu: Toda e qualquer música custaria a mesma coisa, 99 centavos. O grande salto ao sucesso no mercado da música digital: No final de 2001 Jobs lança o iPod; Uma inteligente campanha de marketing o torna um novo ícone cultural. Criou em 2003 a loja virtual de música “iTunes”. Gerou 2 milhões de downloads nos primeiros 16 dias e o resto da história todos sabem: Só Sucesso, domínio do novo mercado.

8 Diante das Dificuldades A Oportunidade Se Mostra...
A vocação para inovar do fundador da Amil o ajudou a construir a maior empresa do setor na América Latina. Tudo conspirava para um futuro difícil. Aos 5 anos, perdeu o pai. Repetiu quatro vezes a mesma série no primário. Para ganhar uns trocados, fazia bicos como engraxate. Hoje o médico cirurgião Edson de Godoy Bueno, é um dos empresários mais bem sucedidos do Brasil. O milagre? Ele diz: “Um belo dia, decidi que não faria o normal, que seria levar uma vida sofrida na pequena Guaratã, onde nasci”. Resolveu que seu futuro estava na medicina.

9 Assim Nasceu a Maior Empresa de Planos de Saúde do Brasil...
No inicio dos anos 1970, trabalhando nas adjacências do Rio de Janeiro, numa pequena Maternidade com sérias dificuldades financeiras; salários atrasados por diversos meses, ao invés de pedir contas e brigar por direitos, Pensou e viu ali sua oportunidade disfarçada. Visionário, enxergou a hora certa pra dar início ao seu sonho de ser grande Avaliou que faltava criatividade ao patrão, propôs a troca do seu saldo de salários por uma participação na empresa e daí...

10 Palavra final de um visionário empreendedor:
Uma história marcada por inovações Começou sua trajetória empresarial ao se tornar sócio desta modesta casa de saúde afogada em dívidas. Mais tarde, o ex-mau aluno foi estudar administração em Harvard, nos Estados Unidos. Hoje, comanda o Grupo empresarial Amil com 5,2 milhões de beneficiários e 19 mil funcionários, 23 hospitais próprios e 98 centros médicos, com um milhão de clientes a mais do que o segundo colocado, neste setor. Palavra final de um visionário empreendedor: “Anote aí: o impossível não existe.” Edson Bueno

11 A Oportunidade A Volta Por Cima e a Saída Vitoriosa
Apesar do sucesso conquistado, a Estrela passou grande crise. A fábrica quase quebrou duas vezes: Quando o Governo Collor abriu, sem critérios, a economia em 1990. Quando o Governo Lula reconheceu a China como economia de mercado, em 2003. Viu seu mercado interno minguar devido ao comércio de falsificados e contrabandeados, estimado em 40% do mercado. Passou 5 anos sem conseguir exportar, devido a concorrência desleal chinesa, atingindo toda a indústria de brinquedos do país, segundo dados da Abrinq. Redução de vendas pelo rompimento com a Mattel que, após uma batalha judicial, retirou o direito da Estrela de produzir a Barbie, ícone das “fashion dolls”.

12 Com enormes dificuldades a Estrela sobreviveu e manteve-se no mercado e descobriu as oportunidades disfarçadas, dentro da crise e aplicou uma velha máxima da vida e do mercado: “Se não pode combater com o inimigo, alie-se a ele” Entrou no território do inimigo; criou uma unidade na China para pode exportar, beneficiando-se da mão de obra farta e barata por lá e agora a empresa volta a exportar, para o Brasil e outros mercados.

13 A Vida É Boa Pra Quem Enxerga Além da Crise
Em 1997, a Sul Coreana LG atravessava o auge da crise da Ásia. Os impactos da crise na indústria eram altos, mas a saúde financeira e o posicionamento estratégico da empresa eram bons, mas seu mercado precisava ampliar, para manter-se lucrativa. A LG optou por investir no Brasil para fortalecer o seu núcleo de negócios: investiu em dois complexos industriais, contratou três mil pessoas e investiu em inovação. Em menos de cinco anos, a LG já se encontrava entre as líderes em produção de telefones celulares e televisores de plasma e LCD, segmento em que foi pioneira no mercado nacional. Ela construiu uma posição forte no Brasil, reforçando sua saúde financeira e hoje, o Brasil é o segundo principal mercado para a LG, atrás somente dos EUA.

14 A Tesco, líder do segmento varejista do Reino Unido, tinha boa posição financeira e estratégica na crise de 2001, que afetou o setor. Estava perdendo mercado, rapidamente mudou o foco da publicidade, e de suas linhas de produtos nobres para os populares, investiu na diversificação de mercado. Graças a uma aquisição estratégica, conseguiu disseminar rapidamente um novo formato de loja expressa. Entre 2000 e 2002, expandiu a área de vendas em três vezes mais que os concorrentes, aumentando a quantidade de talentos na empresa. Esses movimentos permitiram que a Tesco evitasse esforços dispendiosos e desgastantes em redução de custo para ganhar mercado e dobrar sua vantagem nas cotas participativas de mercado sobre o seu maior rival, Carrefour.

15 Algumas Empresas que Descobriram as Oportunidades Disfarçadas nas Dificuldades

16

17 Estas Empresas quebraram porque não aceitaram a realidade...do mercado.

18 Uma História de Superação. Vídeo Ilustrativo do Prefácio da Obra

19 “As oportunidades dos homens são limitadas apenas pela sua imaginação
“As oportunidades dos homens são limitadas apenas pela sua imaginação. Mas poucos têm imaginação; por isso há dez mil músicos para apenas um maestro” Charles Franklin Kettering

20 Obrigado A Todos Pela Atenção e Paciência
“O Impossível Fazemos na Hora, Milagre Demora um Pouco Mais” Obrigado A Todos Pela Atenção e Paciência Paulo César Machado - Administração - UFJF Campus GV Governador Valadares, 20 Out 14


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