A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Secundária de São João da Talha

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Secundária de São João da Talha"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Secundária de São João da Talha
Homens- Crocodilo Escola Secundária de São João da Talha 2012/2013 Professora: Manuela Arriaga Joana Brás, nº 9 12ºC CULTURA

2 Primeiro, o que é ‘cultura’?
« Herança social constituída por condutas, idéias, costumes, sentimentos, atitudes e tradições comuns a uma coletividade e transmitidos à geração seguinte. » , in livro de Psicologia B.

3 Homens- Crocodilo – Tribo Kaningara
Localiza-se na Oceânia, na Papua-Nova Guiné ao norte da Austrália. País sobretudo rural. Agricultura como meio de subsistência. Tribo acredita que os seus ancestrais derivam dos crocodilos. Organizam cerimónias de culto a estes animais, em que se sacrificam a eles próprios para se igualarem aos seus “deuses” – escarificação. Pretendem assim ter tanto poder quanto os crocodilos que são animais fortes. É uma honra poder ser considerado como tal.

4 Escarificação na Tribo

5 Estão de acordo, que é por se fazerem estas marcas nos corpos dos aldeões que se vai adquirir a tal “superioridade” desejada?

6 Escarificação na nossa Sociedade

7

8 História Pessoal e Auto-Organização do Indivíduo
História Pessoal : “Narrativa organizada pelo individuo, que expressa o modo como vê e como sente, dando significado às vicissitudes por que passou”. (de acordo com o manual.) Quanto à auto-organização é a construção de uma narrativa pessoal em que se elabora uma síntese de tudo o que o ser humano capta, entende e sente e que posteriormente o vai marcar. “As influências social e cultural não invalidam, pois, que o individuo seja original na sua auto-organização. A singularidade mantém-se.” “Ninguém é igual a ninguém, nenhuma pessoa é idêntica a outra; cada homem é um e é único, em virtude da sua história pessoal.”

9 FIM


Carregar ppt "Escola Secundária de São João da Talha"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google