A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO LIMA DE FREITAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO LIMA DE FREITAS."— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO LIMA DE FREITAS

2 Paralelamente ao renascimento clássico desenvolve-se em Roma, do ano de 1520 até por volta de 1610, um movimento artístico afastado conscientemente do modelo da antiguidade clássica: o maneirismo (maniera, em italiano, significa maneira). Todo este período foi marcado por uma série de mudanças na Europa, que envolveram os movimentos religiosos reformistas e a consolidação do absolutismo em diversos países.

3 Foi um estilo artístico que trocou a harmonia alcançada pela arte renascentista, de artistas como Leonardo da Vinci, Rafael e Michelangelo, pela dissonância, e, colocou no lugar da razão e do realismo do Renascimento, a emoção e a imaginação. Constitui-se por artistas excêntricos e obras bizarras, altamente ornamentadas, e cheias de efeitos, perspetivas irracionais, corpos distorcidos e cores sombrias.

4 A pintura maneirista tem como características: Composição em que uma multidão de figuras se comprime em espaços arquitetónicos reduzidos. O resultado é a formação de planos paralelos, completamente irreais, e uma atmosfera de tensão permanente. Nos corpos, as formas esguias e alongadas substituem os membros bem-torneados do renascimento. Os músculos fazem agora contorções absolutamente impróprias para os seres humanos.

5 Rostos melancólicos e misteriosos surgem entre as vestes, de um drapeado minucioso e cores brilhantes. A luz detém-se sobre objetos e figuras, produzindo sombras inadmissíveis. Os verdadeiros protagonistas do quadro já não se posicionam no centro da perspetiva, mas num outro ponto, onde o olho atento deve, não sem certa dificuldade, encontrá-lo.

6 Principais artistas: EL GRECO: ( ) Fundiu as formas iconográficas bizantinas com o desenho e o colorido da pintura veneziana e a religiosidade espanhola. As pinturas de El Greco caracterizam-se por cores fortes e figuras alongadas. TINTORETTO: Era conhecido pela sua grande imaginação, pela sua composição assimétrica e por produzir grandes efeitos dramáticos nas suas obras. Para obter os resultados, às vezes, sacrificava até as bases da pintura desenvolvida pelos seus antecessores.

7 Na escultura, o maneirismo segue o caminho traçado por Michelangelo. A escultura maneirista caracteriza-se, então, pela perda de rigor clássico, substituindo o realismo racional pelo virtuosismo técnico e formal. É subjetiva, sentimentalista, sensível, privilegiando a sensualidade plástica, e contínua a variar em dimensões e modalidades.

8 Os escultores mais importantes do maneirismo são: BARTOLOMEO AMMANATI:( ) Realizou trabalhos em várias cidades italianas. Decorou também o palácio dos Mantova, o túmulo do conde da cidade, construiu a villa Porta del Popolo e fonte da Piazza della Signoria. GIAMBOLOGNA: ( ) De origem flamenga, Giambologna é o autor de O Rapto das Sabinas, Mercúrio, Baco e Os Pescadores que estão entre as obras mais importantes desse período. A sua mais célebres esculturas é a Fonte de Neptuno.

9 A arquitetura maneirista dá prioridade à construção de igrejas de plano longitudinal, com espaços mais longos do que largos, com a cúpula principal sobre o transepto, deixando de lado as de plano centralizado, típicas do renascimento clássico. Naves escuras, iluminadas apenas de ângulos diferentes, coros com escadas em espiral, guirlandas de frutas e flores, balaustradas povoadas de figuras caprichosas, caracóis, conchas e volutas cobrem muros e altares.

10 Na arquitetura profana ocorre exatamente o mesmo fenómeno. Nos ricos palácios e casas de campo, as formas convexas que permitem o contraste entre luz e sombra prevalecem sobre o quadrado disciplinado do renascimento. A decoração de interiores ricamente adornada e os frescos das abóbadas coroam esse caprichoso e refinado estilo, que, mais do que marcar a transição entre duas épocas, expressa a necessidade de renovação.

11 Os seus principais artistas são: BARTOLOMEO AMMANATI: ( ) Construiu o túmulo do conde de Montefeltro, o palácio dos Mantova, a villa na Porta del Popolo e a fonte da Piazza della Signoria. GIORGIO VASARI: ( ) Vasari é conhecido pela sua obra literária Le Vite. A sua obra significativa são os frescos do palácio Cornaro. PALLADIO: ( ) Dedicou-se à arquitetura sacra em Veneza, com a construção das igrejas San Giorgio Maggiore e Il Redentore..

12 Na estatuária maneirista de grande dimensão é a mais comum, servindo como monumentos, representativos e decorativos. Colecionadores fizeram florescer um mercado de estatuária mais pequena. A figura individual muitas vezes roda sobre si mesma, em ascensão. Grupos escultóricos tendem a exibir escorços difíceis, expressões faciais e corporais intensas, em grandes jogos de volumes e contrastes de luz e sombra; estes grupos são normalmente mitológicos, alegóricos ou comemorativos.

13 Os principais artistas da estatuária maneirista são : BARTOLOMEO AMMANATI:( ) Realizou trabalhos em várias cidades italianas. Decorou também o palácio dos Mantova, o túmulo do conde da cidade, construiu a villa Porta del Popolo e fonte da Piazza della Signoria. GIAMBOLOGNA: ( ) De origem flamenga, Giambologna é o autor de O Rapto das Sabinas, Mercúrio, Baco e Os Pescadores que estão entre as obras mais importantes desse período. A sua mais célebres esculturas é a Fonte de Neptuno.

14 Trabalho realizado por: João Almeida 11º D Nº 7 Ano Letivo 2012/2013


Carregar ppt "ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO LIMA DE FREITAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google