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FUNDAMENTOS DO COACHING NA EMPRESA Marçal Siqueira

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Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS DO COACHING NA EMPRESA Marçal Siqueira"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS DO COACHING NA EMPRESA Marçal Siqueira

2 Como surgiu o processo de Coaching? Conceito de Coaching. Pilares do Coaching. O que o Coaching faz? O que o Coaching não faz? Principais Tipos de Coaching. Metodologia do Coaching. Vantagens do Coaching. Principais Melhorias. AGENDA

3 Bibliografia Livro: Coaching para performance: aprimorando pessoas, desempenhos e resultados: competências pessoais para profissionais - John Whitmore – Artigo: Coaching na prática - Ajudando você a chegar lá mais rapidamente, seja “lá” onde for! - Gloria Tellez.

4 Como surgiu o processo de coaching?

5 BREVE HISTÓRICO Coach – Termo utilizado inicialmente na Inglaterra para denominar o condutor das carruagens. Mais tarde, na mesma Inglaterra, nas universidades, o tutor de uma pessoa, também era chamado de Coach. O tutor era a pessoa que ajudava a outra a se preparar para os exames.

6 BREVE HISTÓRICO 1950: a palavra Coaching foi, pela primeira vez, relacionada a negócios como um processo para gerar resultados. 1960: os Estados Unidos e Canadá introduzem programa educacional sendo trabalhado como Coaching de Vida, para ajudar pessoas a resolver problemas.

7 BREVE HISTÓRICO Década de 80: os programas de liderança mundiais, começam o conceito de Coaching Executivo e o mundo dos negócios começou a incorporar esse processo.

8 Com a palavra o grupo

9 Coaching é Terapia? TERAPIA: foca em ajudar pessoas a superarem problemas que ocorreram no passado. COACHING: faz com que você coloque foco em alguma meta que queira atingir no futuro.

10 COACHING É AGENCIADOR PROFISSIONAL? AGENCIADORES PROFISSIONAIS: ajudam pessoas a conseguirem um emprego. COACHES: fazem com que pessoas descubram suas habilidades e façam suas conquistas.

11 Coaching é consultoria? CONSULTORES: são contratados para resolverem PELO cliente. COACHES: conduz o cliente a gerar soluções a partir da sua experiência.

12 Coaching é o mesmo que mentoring? MENTORES: são sábios e estão aptos a oferecer importantes conselhos de aperfeiçoamento. COACHES: conduzem situações sem o oferecimento de conselhos.

13 Coaching é autoajuda? AUTOAJUDA: Os processos sugerem que você seja seu próprio professor e aprenda a se automotivar e conseguir resolver problemas. COACHES são como parceiros que ajudam a melhorar e crescer como pessoa. Geral

14 Definições de coaching

15 “Coaching é liberar o potencial de uma pessoa para que ela maximize a própria performance. É mais estimulá-la a aprender do que ensiná-la.” Gallwey, O Jogo Interior do Tênis, 1996

16 “Coaching é o processo de facilitar a aprendizagem e o desempenho de outra pessoa através da utilização ótima de seu potencial, com a finalidade de alcançar os resultados por ela almejados.” Krausz, Coaching Executivo: A Conquista da Liderança, 2007 pg. 27.

17 Coaching Metodologia de apoio ao autodesenvolvimento, que esclarece para o cliente cinco pontos fundamentais: quem ele é, o que está fazendo, por que o está fazendo, aonde ele quer chegar e como chegar lá.

18 Coaching é orientado para METAS e OBJETIVOS, do PRESENTE (estado atual) para o FUTURO (estado desejado).

19 Relação ENTRE coaching E GESTÃO DE EQUIPES O coaching é um processo de lideranca (Coach) que tem como objetivo desenvolver seus liderados (Coachee), ajudando-os a trilharem seu próprio caminho de autodesenvolvimento.

20 PILARES DO COACHING

21 CONSCIÊNCIA De onde você está, de aonde você quer chegar e do potencial que precisa ser desenvolvido

22 CRENÇAS Identificar habilidades e crenças que favorecem e/ou impedem o seu desenvolvimento

23 COMPROMETIMENTO O comprometimento é o que transforma a promessa em realidade. Comprometa-se em dar o melhor de si em qualquer situação.

24 O que um coach faz? Esclarece os objetivos do cliente. Se compromete com os resultados. Identifica as lacunas entre onde o cliente está e aonde o cliente quer chegar. Identifica obstáculos potenciais. Ajuda o cliente a desenvolver estratégias e a traçar um plano de ação. Incentiva o cliente para a ação. Acompanha a evolução do plano de ação do cliente.

25 O que um coach faz? Não julga. Não divulga as informações obtidas durante as sessões de coaching. Não dá as respostas, mas auxilia o cliente na busca de suas próprias respostas. Não divulga as informações obtidas durante as sessões de coaching. Valores

26 Tipos de coaching

27 Geralmente ligados a objetivos organizacionais específicos e são executados nas diferentes divisões dentro da organização. COACHING EMPRESARIAL

28 Tem o objetivo de desenvolver as competências de liderança, potencializar suas habilidades e melhorar, tanto seu desempenho quanto o uso das suas forças pessoais. COACHING EXECUTIVO

29 O processo pode atingir temas como: ser mais decisivo, melhorar a administração do tempo, desenvolver potenciais, resolver conflitos, aumentar autoconfiança, comunicar-se com mais eficiência, entre outros. COACHING DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL

30 Dá o suporte necessário para aplicar na empresa as habilidades e as ferramentas adquiridas nos programas de treinamento ou consultorias. COACHING DE SUPORTE A TREINAMENTOS E CONSULTORIAS

31 Ocorre quando o cliente está em ação, no seu dia a dia ou em reuniões de trabalho, com a presença do coach. COACHING ATIVO

32 O coach atua, quando necessário, como facilitador da comunicação entre as partes, favorecendo melhores acordos e minimizando distorções e perda de foco dos objetivos pretendidos. COACHING DE INTERMEDIAÇÃO Y

33 Metodologia do Coaching

34 AGENTES ENVOLVIDOS

35 COACH É aquele (líder) que facilita e atua para agregar capacidades em cada pessoa, através de orientações viáveis para a vida profissional e pessoal.

36 COACHEE É aquele (liderado) que recebe as orientações do coach. Seu papel é buscar o autodesenvolvimento, aprendizagem e progresso, tendo sempre conhecimento de sua potencialidade e também dos pontos negativos que precisam ser ajustados. z

37 METODOLOGIA

38 DIAGNÓSTICO Que tipo de coaching será feito? Qual o objetivo do coaching? Quem irá participar? Onde? Quando?

39 AVALIAÇÃO É realizada uma análise de perfil dos candidatos, identificando seus pontos fracos e fortes, suas habilidades e competências, para assim traçar a metodologia a ser adotada.

40 SESSÕES O processo de coaching costuma durar de quatro a seis meses, fixando reuniões semanais ou a cada quinze dias, que podem ser de 1 hora ou 1 hora e meia, aproximadamente.

41 PLANOS DE AÇÃO Desenvolvimento de um plano para potencializar aquelas áreas susceptíveis de melhoria.

42 FEEDBACK Conhecer as melhorias produzidas no executivo, comprovar o desenvolvimento, a potencialização ou o aperfeiçoamento das habilidades diretivas.

43 Para estabelecer foco: Qual seu objetivo? Com base no seu objetivo, o que é urgente pra você agora? Qual a prioridade? O que realmente você quer? MODELO DE COACHING

44 Descobrir possibilidades: Quais as opções? O que é importante que aconteça? Que outras alternativas existem? MODELO DE COACHING

45 Planejar ação. O que você vai fazer? O que você precisa fazer primeiro? Como você vai fazer? MODELO DE COACHING

46 Remover Barreiras. Que dificuldade você pode encontrar? Quem pode te ajudar? Que recursos extras podem ser necessários? Como posso te apoiar? MODELO DE COACHING

47 Recapitulando: Diga-me o que você vai fazer e quando? O quanto você está comprometido com o seu objetivo? Boa sorte! MODELO DE COACHING

48 Para obter os resultados extraordinários, prometidos pelo processo de coaching, é preciso: DEDICAÇÃO, FOCO E COMPROMETIMENTO.

49 VANTAGENS DO COACHING Estabelece um equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada. Faz o cliente ir além dos limites inconscientemente autoimpostos. Desenvolve as habilidades de liderança e de trabalho em equipe. Permite conhecer e praticar as chaves do poder da comunicação. Gera criatividade na resolução de conflitos.

50 VANTAGENS DO COACHING Potencializa as habilidades de gestão de mudança. Permite conhecer como percebemos o tempo e como administrá-lo Apoio à tomada de decisão e à gestão de carreira. Adaptação rápida a mudanças e a novos desafios; desenvolvimento da criatividade para identificação de novas soluções, produtos ou mercados.

51 PRINCIPAIS MELHORIAS

52 PESQUISAS Melhoria do relacionamento com subordinados 77%. Melhoria do relacionamento com o chefe 71%. Melhoria do trabalho em equipe 68%. Aumento do nível de satisfação com o trabalho 61%. Aumento da produtividade 53%. Aumento do comprometimento com a empresa 44%.

53 SUCESSO EM 10 PASSOS Reconhecer seus sonhos. Transformar seus sonhos em metas. Inventariar suas habilidades. Superar suas limitações. Fazer parcerias. Botar tudo no papel. Juntar vontade e determinação. Partir para a ação. Ser persistente. Comemorar seu sucesso.

54 A confiança em si mesmo é o primeiro segredo do sucesso. O Coaching é uma parceria para seu sucesso!!

55 O futuro está nas suas mãos. Cabe a você modelá-lo e transformá-lo no futuro que sempre sonhou para você. É muito mais simples do que você imagina!!!

56 FUNDAMENTOS DO COACHING NA EMPRESA Marçal Siqueira


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