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Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura.

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1 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. I SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA A PÓS-GRADUAÇÃO E O CRESCIMENTO DAS UNIVERSIDADES 22/09/2008

2 UNIVERSIDADE NA AMÉRICA Universidades na América Espanhola = Santo Domingo – 1538 (Alcalá) = Lima – 1551 (Alcalá) = México – 1551 (Salamanca) = Bogotá – 1580 (Alcalá) = Quito – 1586 (Alcalá) América Portuguesa (Brasil) NENHUMA UNIVERSIDADE ATÉ O FINAL DO SÉCULO 19.

3 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. Ensino superior brasileiro: jovem, porém de qualidade 1808-1891 = favor imperial = apenas escolas isoladas = mais de 20 projetos de universidade vetados pelo Imperador 1870 – Estados Unidos = dezenas de universidades 1900 – 24 IES – nenhuma universidade - disputa entre Igreja, grupos laicos e positivistas 1912 – UFPR = primeira universidade. Desqualificada em 1915

4 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. 1949= Fundação da SBPC 1951= Criação do CNPq e da CAPES 1962= FAPESP inicia suas atividades 1967= FINEP 1969= FNDCT 1934= UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO 1ª IES com características de universidade. Início da história da Universidade Brasileira

5 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. QUAL A RAZÃO DO SUCESSO DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA? 1. Marquês de Pombal – 1759 - secularização do ensino em Portugal e colônias - fim do domínio eclesiástico na universidade 2. Sistema de Pós-Graduação - 1968

6 EXPULSÃO DOS JESUÍTAS – POMBAL iluminismo em Portugal/leis naturais = razão filosofia como método crítico (non ancilla teologiae) leigos na magistratura Coimbra secularizada = elite secularizada = Brasil e Portugal secularizados. “FORMAÇÃO E TRANSPOSIÇÃO DE UMA ELITE DIRIGENTE DA METRÓPOLE PARA O BRASIL CHEGA A SER MAIS IMPORTANTE DO QUE A MUDANÇA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA” – J.M.Carvalho UNIVERSIDADE PORTUGUESA: UNIVERSIDADE ESPANHOLA: ECLESIÁSTICA

7 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. QUAL A RAZÃO DO SUCESSO DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA? 1. Marquês de Pombal – 1759 - secularização do ensino em Portugal e colônias - fim do domínio eclesiástico na universidade 2. Sistema de Pós-Graduação - 1968

8 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. CRESCIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO Decisão de Governo Comunidade Científica Mão Dupla Recursos Planos e Metas Crédito e Envolvimento Bolsas Fndct

9 “Em nosso entender um programa eficiente de estudos pós-graduados é condição básica para se conferir à nossa universidade caráter verdadeiramente universitário, para que deixe de ser instituição apenas formadora de profissionais e se transforme em centro criador de ciência e de cultura.” Parecer Sucupira, 1965

10 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. ENSINO SUPERIOR ANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO SEM EXPRESSÃO DEDICADO APENAS AO ENSINO PESQUISA = SEM PLANEJAMENTO = USP = UFRJ = INSTITUTOS Década de 60: PRESSÃO DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA PELA REFORMA DO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR

11 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. REFORMA DE 1968 implantação da carreira docente fim da cátedra setorização da universidade ensino, pesquisa e extensão sistematização da pós-graduação abertura para o setor privado

12 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. PLANOS NACIONAIS DE PG I PNPG = 1975-79 = INTEGRAR A PG E A PESQUISA NA UNIVERSIDADE = CAPACITAÇÃO DOCENTE Mecanismos = BOLSAS, PICD, ADMISSÃO DE DOCENTES

13 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. PLANOS NACIONAIS DE PG II PNPG = 1982-85 = QUALIDADE DA PÓS-GRADUAÇÃO = QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR = AVALIAÇÃO SISTEMATIZADA Mecanismos = institucionalização da avaliação = adequação da PG às necessidades do país em termos de C & T = relação com o setor produtivo

14 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. PLANOS NACIONAIS DE PG III PNPG = 1986-89 = Institucionalização da pesquisa na universidade e sua relação com a PG = Desigualdades regionais = Integração da PG no sistema de C & T = Reconhecimento do duplo papel da PG: : produção de conhecimentos : formação de recursos humanos Mecanismos = Universidade fundamental no desenvolvimento do país

15 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. PLANOS NACIONAIS DE PG IV PNPG inconcluso = 1996 - integração da PG com a graduação - diversificação da PG (acad/profis) - integração da CAPES com outros órgãos - atender demanda de tecnologia - PNPGs regionais - internacionalização da pós-graduação - novos processos de avaliação

16 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. PLANOS NACIONAIS DE PG IV PNPG – 2005-10 - articulação entre agências - financiamento e sustentabilidade - fortalecimento das bases científica, tecnológica e de inovação - formação de docentes para todos os níveis de ensino - formação de quadros para mercados não acadêmicos

17 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. PLANOS NACIONAIS DE PG IV PNPG – 2005-10 Metas para mestrado e doutorado: M = 2003: 24.000 2010: 56.000 D = 2003: 8.000 2010: 16.900

18 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. EVOLUÇÃO DO ES NO BRASIL 1950 = 46 mil 1960 = 90 mil 1968 = 150 mil 1988 = 1 milhão 1997 = 1.9 milhões 2008 = 5.5 milhões

19 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. ENSINO E PESQUISA - 2008 2570 IES 203 UNIVERSIDADES 5,5 MILHÕES DE ALUNOS NA GRADUAÇÃO 150 MIL ALUNOS NA PÓS-GRADUAÇÃO 10 MIL DRS/ANO E 35 MIL MS/ANO 17 mil artigos/ano 25 mil grupos de pesquisa registrados GRANDES PROJETOS: Genoma : Embrapa : Portos : Petróleo : Aeroespacial 15o. lugar na produção científica mundial

20 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. O QUÊ SE ENTENDE POR CRESCIMENTO DE UMA UNIVERSIDADE? número de cursos de graduação? ser uma grande instituição em número de alunos? aparecer como uma empresa que capta clientes? marketing agressivo investimento em aparência externa coordenadores, corpo docente e colaboradores devem ser vendedores remuneração pelos resultados monetários do curso (evasão, fidelização, rentabilidade) contratação de docentes adequados – arte de seduzir

21 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. Beautiful buildings and laboratories* do NOT create new science and technology. PEOPLE do! The quality of research comes from the people inside the buildings. * (Although they help to attract excellent people.) 4

22 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. SCIENCE IS PEOPLE 2

23 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. Why Are Some Small* Countries (With Little Mineral, Energy Resources) Highly Technologically Developed While Other Countries Are Not ? air water sand (for silicon chips, etc.) PEOPLE They all have the same “raw material”! Japan, South Korea, etc. (It’s also very helpful to have plenty of cheap energy and water) e.g. * 3

24 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. DuPont Co. chairman Charles Holliday declared * that DuPont’s goal was to obtain a third of its sales revenue in the future from products that were no more than five years old. “Research of today is the technology of tomorrow” * “Philadelphia Enquirer”, December 5, 2003 It means that, if it meets the target, Dupont will be collecting a third of its revenue in 2010 or 2015 from stuff it hasn’t even invented yet. 5

25 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. COMO CRESCER HOJE? 1.Romper a dicotomia entre graduação e pós-graduação: - contratação de docentes - linhas de pesquisa - titulação de docentes por decisão própria - presença dos pesquisadores na graduação - orientação de graduandos – IC, monitoria, TCC - avaliar os efeitos da pós-graduação na graduação - riscos de uma graduação sem pesquisa ou sem pesquisador;

26 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. COMO CRESCER HOJE? organismo nos centros ou institutos para planejar, EM CONJUNTO, as ações na graduação e pós-graduação; incluir no planejamento da pós-graduação ações na graduação e vice-versa – planejamento conjunto colegiado reunindo coordenadores de graduação e pós-graduação – mesmo que por centro ou setor ESPECIALIZAÇÃO – decorrente de política de PG stricto sensu

27 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. COMO CRESCER HOJE? 2. Planejamento institucional da Pós-Graduação ÚNICA META: QUALIDADE - acompanhamento institucional - ciência sobre os critérios da CAPES - todos assumem uma meta frente aos critérios - descredenciamento institucional dos docentes - período de “recuperação” dos improdutivos - internacionalização - postura institucional sobre pós-doc e visitante - relação entre dedicação na G/PG (32/8) - premiação por mérito (apoios paralelos)

28 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. COMO CRESCER HOJE? 3. Avaliação institucional dos programas - avaliar conforme metas anteriormente estabelecidas - utilizar os critérios da respectiva área da CAPES, além dos critérios institucionais - avaliação interna e externa (consultor ad hoc indicado pela área) - relatório aprovado pelos membros do colegiado

29 Abril/1998 Abril/2002 M = 28 M = 40 D = 09 D = 21 --------------- ---------------- T = 37 T = 61  3 = diminuíram 5 = permaneceram 18 = aumentaram Grupos de pesquisa: 96  167 UFPR – Evolução da Pós-graduação no período de 1998 a 2002

30 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. COMO CRESCER HOJE? 4. Relação da pós com setores externos De que tipo de pesquisador o Brasil necessita

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32 Pedidos de Patente Depositados por Universidades no Brasil Aumento significativo no número de pedidos após a nova Lei. No período de 97-99: 44% de depósitos na área de química e metalurgia Em 2003, o percentual de depósitos de universidades foi de 7% em relação ao total de depósitos de residentes. Em 2000 o percentual era de 2,5%. 0 50 100 150 200 250 199019911992199319941995199619971998199920002001200220032004

33 Pedidos e concessões de patentes de invenção junto ao escritório norte-americano de patentes (USPTO), segundo países de origem selecionados, 1980-2004 A no Brasil Argentina México Coréia pedidosconcessõepedidos concessões pedidosconcessõespedidosconcessões 19891113632207741607159 1990884156177634775225 1991124625916106421.321405 1992112405920105451.471538 199310557562482501.624779 1994156607532105521.354943 199511563653199451.8201.161 199614563783097464.2481.493 1997134627735110451.9201.891 19981657411943141575.4523.259 1999186919644147765.0333.562 2000240122138651801075.8823.699 200124712714658220956.7923.783 200228811310954167937.7573.755 200333315012368213929.6144.198 200420319286571521139.7304.590 Fonte: U.S. Patent and Trademark Office (USPTO).

34 … Mas há um novo lado do Brasil... O Brasil é conhecido por: FutebolCarnavalCaféAmazonia Com Inovação, Tecnologia e Produtividade

35 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. NO SÉCULO 21, A CIÊNCIA E OS CIENTISTAS SERÃO JULGADOS NÃO SOMENTE PELA GERAÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS, MAS TAMBÉM PELA CAPACIDADE DE CONTRIBUIR PARA RESOLVER PROBLEMAS LOCAIS E MUNDIAIS. (BRUCE ALBERTS, presidente da Academia de Ciências dos Estados Unidos, 2000)

36 Expansão qualificada do sistema de pós-graduação que leve a um expressivo aumento do número de pós- graduandos necessários para a qualificação do sistema de ensino superior do sistema de ciência e tecnologia e do setor empresarial do país, afinada com a Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE) do governo federal (áreas de microeletrônica, software, fármacos e bens de capital). Meta: formação de 16 mil doutores por ano, a partir de 2010. Missão da CAPES hoje (PNPG 2007 / 2010) Atualização marco 2007

37 Modernização do setor industrial; Ampliação do comércio exterior; Geração e absorção de tecnologias. Tecnologias portadoras de futuro: Nanotecnologia e Microeletrônica [Nanometrologia]; Biotecnologia; Biomassa. Setores prioritários: Semicondutores; Softwares Fármacos e Medicamentos; Bens de capital e equipamentos. PITCE – Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior: Atualização marco 2007

38 Desenvolvimento das Engenharias no Brasil. Uma Mensagem às nossas IES

39 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. COMO CRESCER HOJE? 4. Relação da pós com setores externos - setor empresarial e órgãos governamentais - estruturar as linhas de pesquisa conforme os setores portadores de futuro da região - estruturar mecanismos institucionais = agência de inovação e propriedade intelectual = possibilitar parcerias entre pesquisador e o setor externo (empresarial/governamental) – mostras ou feiras. = central de projetos, convênios, projetos, licitação, compras e prestação de contas.

40 Painel 1 - Região Metropolitana de Curitiba (Curitiba – 19jul05) Painel 2 - Região Norte Central (Londrina / Maringá – 21jul05) Painel 3 - Região Centro Oriental (Ponta Grossa – 20set05) Painel 4 - Região Centro Ocidental (Campo Mourão – 21set05) Painel 5 - Região Oeste (Cascavel – 22set05) Painel 6 - Região Sudoeste (Francisco Beltrão – 23set05) PAINÉIS DE ESPECIALISTAS ESPANHA SETORES PORTADORES DE FUTURO PARA O ESTADO DO PARANÁ

41 Metropolitana Curitiba Microtecnologias Biotecnologias Energia Saúde Produtos de Consumo Metal-mecânico e plástico Agroalimentar Centro Oriental Ponta Grossa Papel Agroalimentar Biotecnologia Produtos de Consumo Metal-mecânico e plástico Turismo Norte Central Londrina/Maringá Biotecnologia Energia Produtos de Consumo Agroalimentar Saúde Centro Ocidental Campo Mourão Biotecnologias Agroalimentar Turismo Microtecnologias Energia Oeste Cascavel Agroalimentar Biotecnologia Turismo Energia Sudoeste Fco Beltrão/Pato Branco Biotecnologias Produtos de Consumo Agroalimentar Metal-mecânico e plástico Energia Microtecnologias SETORES PORTADORES DE FUTURO PARA O ESTADO DO PARANÁ

42  MICROTECNOLOGIAS  SAÚDE  PRODUTOS DE CONSUMO  SAÚDE  PAPEL  METAL-MECÂNICO E PLÁSTICOS  TURISMO  MICROTECNOLOGIAS  TURISMO  PRODUTOS DE CONSUMO  MICROTECNOLOGIAS SETORES ESTRATÉGICOS SEGUNDO AS REGIÕES DO PARANÁ (Específicos de cada região)

43 Etapas da reflexão Onde estamos? Situação atual Para onde queremos ir? Futuro desejado O que impede este futuro? Barreiras Fatores críticos O que necessitamos para eliminar estas barreiras? Ações 1 a Reunião2 a Reunião

44 ROTAS ESTRATÉGICAS PARA O FUTURO DA INDÚSTRIA PARANAENSE “Que futuro vamos construir?” “Como poderemos chegar lá?” “Quem faz o que nesta caminhada ?” Redes de Sustentabilidade Rotas Estratégicas para a indústria Setores Portadores de Futuro 2005 2006 a 2008 2007 a 2015

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46 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. COMO CRESCER HOJE? 4. Relação da pós com setores externos - setor empresarial e órgãos governamentais - estruturar as linhas de pesquisa conforme os setores portadores de futuro da região - estruturar mecanismos institucionais = agência de inovação e propriedade intelectual = possibilitar parcerias entre pesquisador e o setor externo (empresarial/governamental) – mostras ou feiras. = central de projetos, convênios, projetos, licitação, compras e prestação de contas.

47 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura.

48 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. Objetivo da Mostra-PUC LEVANTAR E EXPOR AS COMPETÊNCIAS DA PUC PARA POSSIBILITAR, DE UMA MANEIRA CONSISTENTE, A INTEGRAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E O SETOR PRODUTIVO, ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE.

49 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. Layout

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53 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. CENTROCURSOSDOCENTESPROJETOS DOCENTES PARTICIPANTES CCET Eng. Produção e Sistemas1813 Gestão Urbana11108 Eng. Mecânica1456 Informática19714 TOTAL4623541 Resultados parciais do levantamento por Centro

54 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. CENTROPROGRAMASDOCENTESPROJETOS DOCENTES PARTICIPANTES CCBSOdontologia332731 Ciências da Saúde2357 Tecnologia em Saúde16511 Cirurgia1500 TOTAL4873749 Resultados parciais do levantamento por Centro

55 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. COMO CRESCER HOJE? 4. Relação da pós com setores externos - setor empresarial e órgãos governamentais - estruturar as linhas de pesquisa conforme os setores portadores de futuro da região - estruturar mecanismos institucionais = agência de inovação e propriedade intelectual = possibilitar parcerias entre pesquisador e o setor externo (empresarial/governamental) – mostras ou feiras. = central de projetos, convênios, projetos, licitação, compras e prestação de contas.

56 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. COMO CRESCER HOJE? 4. Relação da pós com setores externos - Lei de Inovação - Lei do Bem - Fundos Setoriais - Outros editais

57 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura.  Elo de ligação entre o pesquisador e a fonte de recursos  Quantificar e qualificar informações em agências nacionais e internacionais  Governamentais e não governamentais  Informações - separadas por categoria  Portfolio com os projetos para relacioná-los com os editais disponíveis CENTRAL DE PROJETOS

58 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. COMO CRESCER HOJE? 5. Outras ações - simpósio anual obrigatório = inclusão dos alunos no processo = clareza do processo da pós-graduação = clareza do papel de cada ator no processo = interação entre os docentes, instituição = presença da instituição e visitante externo - evento anual de pesquisa obrigatório - participação dos alunos no seminário de IC - publicação em veículos ISI - políticas de sustentabilidade com a pró-reitoria comunitária

59 COMO ESTÁ A MINHA PÓS-GRADUAÇÃO DOCENTE ALUNO PROGRAMA CO-RESPONSABILIDADE COMPREENSÃO DO PROCESSO VISÃO HOLÍSTICA DO PROGRAMA RELAÇÃO ORIENTADOR/ORIENTANDO

60 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. COMO CRESCER HOJE? 5. Outras ações - simpósio anual obrigatório = inclusão dos alunos no processo = clareza do processo da pós-graduação = clareza do papel de cada ator no processo = interação entre os docentes, instituição = presença da instituição e visitante externo - evento anual de pesquisa obrigatório - participação dos alunos no seminário de IC - publicação em veículos ISI - políticas de sustentabilidade com a pró-reitoria comunitária

61 IES AUTONOMIA AVALIAÇÃO PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL EM TODOS OS NÍVEIS CARREIRA DOCENTE POR MÉRITO COMPROMISSO COM A INCLUSÃO REDISCUSSÃO DA UNICIDADE INSTITUCIONAL INSERÇÃO LOCAL E REGIONAL (VOCAÇÃO) ADEQUAÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL FIM DA TUTORIA DO MEC PESQUISA GRADUAÇÃO PÓS GRADUAÇÃO RELAÇÃO COM O SETOR PRODUTIVO CURRÍCULOS COM PREOCUPAÇÃO SOCIAL PATENTES E PROPRIEDADE INTELECTUAL INTERAÇÃO COM O SISTEMA (mec/mct/ms) CAPACIDADE DE MUDANÇA E ADEQUAÇÃO ÀS DEMANDAS POLÍTICA DE APOIO ESTUDANTIL COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO E A SOBERANIA UNIVERSIDADE PARA O SÉCULO XXI

62 Reservado todos os direitos de propriedade intelectual, incluídos os de patente, de uso, cópia e reprodução em favor da Associação Paranaense de Cultura. TEMOS CONSCIÊNCIA SOBRE COMO A SOCIEDADE NOS VÊ? ISTO NOS INTERESSA?

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