A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pré-História Supervisora: Maria Helena Bolsistas: Arthur, Dayane, Geilza e Thiago UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB ESCOLA: SENADOR ARGEMIRO DE FIGUEREIDO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pré-História Supervisora: Maria Helena Bolsistas: Arthur, Dayane, Geilza e Thiago UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB ESCOLA: SENADOR ARGEMIRO DE FIGUEREIDO."— Transcrição da apresentação:

1 Pré-História Supervisora: Maria Helena Bolsistas: Arthur, Dayane, Geilza e Thiago UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB ESCOLA: SENADOR ARGEMIRO DE FIGUEREIDO (POLIVALENTE) PIBID: PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA PIBID HISTÓRIA UEPB – CAMPUS I

2 Pré-História: período que vai do aparecimento do homem até o início das civilizações:

3 Produção artística do homem do Paleolítico: Bisão ferido por flecha

4 A importância do fogo para o progresso humano Descoberta do fogo Uso do fogo para: se aquecer, cozinhar, espantar os animais ferozes, iluminar a caverna etc.

5 Neolítico, ou Idade da Pedra Polida. Instrumentos de Pedra Polida Sedentarismo: aldeias do neolítico

6 O homem torna-se produtor, era o início da agricultura e do pastoreio.

7 O trabalho braçal e o desenvolvimento da agricultura nas aldeias do Neolítico

8 As inovações do Período Neolítico O Arado veio auxiliar a agricultura As ferramentas fazem parte do cotidiano da agricultura

9 O artesanato e a construção da cerâmica faz parte do início do Neolítico.

10 A Teoria do Estreito de Bering, o homem na América

11 A Pré- História na América Desde que chegou a América, o homem espalhou-se por todo território. Por milhares de anos o homem era nômade e viviam exclusivamente da caça, da pesca e da coleta de frutos, raízes e sementes, Somente após o derretimento das geleiras e a extinção dos grandes mamíferos(mamutes, bisões etc)os grupos humanos passaram a buscar na vegetação sua principal fonte de alimento.

12 A agricultura na América A prática da agricultura começou nas Américas entre 7 mil e 5 mil anos atrás e garantiu aos povos, maior quantidade de alimentos, maior expectativa de vida, aumento populacional, sedentarizarão e maior disponibilidade tempo. Por volta do 3º milênio a.C, surgiram as primeiras aldeias agrícolas da América, Os principais alimentos cultivados eram, o milho, a batata, o feijão e a abóbora, Pouco mais de mil anos atrás, a técnica agrícola se expandiu por várias regiões do continente.

13 O Paleolítico no Brasil Os primeiros habitantes do Brasil, não deixaram nada escrito, mas deixaram muitos vestígios arqueológicos como: pintura rupestre, fósseis de animais, flechas, machados, sepulturas. Ao conjunto desses vestígios encontrados, dá-se o nome de sítios arqueológicos. O Piauí, abriga diversos sítios importantes.

14 As artes rupestres da Serrada Capivara no Estado do Piauí

15 O povo dos sambaquis: litoral do Brasil Em tupi, sambaqui significa, resto de conchas. No Brasil, os sambaquis podem ser encontrados ao longo do litoral nordestino, no rio de Janeiro, em são Paulo e parte do litoral gaúcho. No estado de Santa Catarina, temos um sambaqui com 30 metros de altura e 400 metros de extensão. Os sambaquis representam as comunidades semi-nômades que habitaram o litoral. Os grupos que por ali passavam,deixavam conchas, ossos de peixe,ossadas humanas,

16 Sambaqui recortado ao meio, exposto no museu histórico da USP são Paulo O homem que habitou o litoral do Brasil nos deixou exemplos de organização e cuidados com o meio ambiente, pois tudo que usavam e descartavam, ia para um determinado local. Os sambaquis foram fontes de estudo para caracterizar o homem que habitou o litoral do Brasil.

17 Religiosidade e cuidado com os mortos na pré-história no Brasil

18 Sociedade formada no Brasil a partir da formação das comunidades neolíticas Povos de aldeias Neolíticas “família de um chefe Camacã, se preparando para festa”

19 A sociedade primitiva do Brasil Uma família indígena Cultura indígena Não há diferença de classe social. Todos têm os mesmos direitos e recebemos mesmos tratamentos, a terra pertence à todos, o índio que caça, divide com os outros habitantes da tribo. Apenas os instrumentos de trabalho (machado, arcos, flechas) são individual, Suas cabanas eram divididas entre vários casais e seus filhos.Há duas figuras importantes na tribo; o Pajé e o Cacique. O pajé é o sacerdote da tribo, pois conhece todos os rituais e recebe as ordens de deus. O cacique faz o papel de chefe, organiza e orienta os índios.

20 Artes Rupestres na Paraíba: As Itacoatiaras de ingá

21 Artes Rupestres na Paraíba Pedra de Picuí na Paraíba Cachoeira do Pedro, perto de Picuí

22 Souza na Paraíba

23 Pré-História Supervisora: Maria Helena Bolsistas: Arthur, Dayane, Geilza e Thiago


Carregar ppt "Pré-História Supervisora: Maria Helena Bolsistas: Arthur, Dayane, Geilza e Thiago UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB ESCOLA: SENADOR ARGEMIRO DE FIGUEREIDO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google