A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Influencia de Ciências

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Influencia de Ciências"— Transcrição da apresentação:

1 Influencia de Ciências
ECBI = Ensino de Ciências Baseado em Investigação (IBSE in English) : o experimento é estímulo para o raciocínio: “O pensamento parece uma coisa à toa, Mas como que a gente voa Quando começa a pensar...” (Lupiscínio Rodrigues- Felicidade)

2 O Professor Ensino de Ciências é cada vez mais exigente. O professor deve ser capaz de ensinar múltiplas ciências e metodologias, a crianças de habilidades e culturas variadas, adaptando o ensino às concepções iniciais dos alunos e às condições da escola. Conhecer e aplicar ciências cognitivas, pedagogia, e ciências; pesquisar literatura e montar demonstrações. (Como as Pessoas Aprendem, NRC/EUA, SENAC/SP2007)

3 O novo professor I Atualmente na USP isso requer mestrado.
As novas Licenciaturas precisam alcançar este nível de competência. As formações em serviço do nosso programa também! A experiência internacional, e a nossa, indicam que isso exige 3 ou mais anos. Educação é projeto de Longo Prazo. Futuramente, quando a formação inicial for melhor, será mais fácil.

4 O novo professor II O novo professor precisa, e vai, alcançar o prestígio e o nível socioeconômico de profissões valorizadas como médicos, engenheiros, economistas, professores universitários. A sociedade do conhecimento necessita.

5 Formação Inicial: Licenciatura
Licenciatura não é ECBI: alunos não sabem realizar investigação com alunos!!! Precisam adquirir autonomia para desen-volver suas aulas de acordo com as exigências curriculares e os interesses dos alunos. Não é fácil. Beatriz Castro e Rita Borges vão mostrar à tarde e amanhã como fazemos na Estação Ciência/USP em serviço p/ formadores. (ENDIPE: DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO)

6 Parceria SME/SP – EC/USP
ECBI – Ensino de Ciências Baseado em Investigação (IBSE em inglês) Avaliação Diagnóstica 2007 (Gelo) e 2008 (Planta) FORMATIVA Uma classe em cada escola. ~70 escolas, 1800 alunos Resultados Positivos: ~80% alunos realizam investigação, registram e respondem questões

7 Avaliação Diagnóstica 2007 e 2008
Avaliação formativa do método, não do aluno Exigência SME Resistência de Professores, CPs e fDEs Parceria SME-EC Desafio aos alunos fez sucesso. Educadores se converteram. Avaliação pode enriquecer um curso! E o resultado foi positivo, nos dois anos.

8 Instrumentos de Avaliação 2007
Situação de investigação Derretendo um pedaço de gelo Registros: Individual (hipót.); grupo; coletivo da sala Instrumento individual (questões F/V) 1 – situação de investigação – elabor por SME/EC 2 – situação problema nova SME/EC 3 – conceitos trabalhados – escola Protocolos de Observação CP/Estagiário/Professor → alunos, professor Questionários respondidos por: Formador DE; Coordenador Pedagógico; Professor

9 Atividade Investigativa
2007 Problema Como fazer para derreter uma pedra de gelo? Você terá que derreter o pedaço de gelo o máximo possível, durante 15 minutos. 2008 Problema Muitas plantas crescem pra cima. O que sustenta esse tipo de planta para que ela fique em pé?

10 Atividade Investigativa - 2007
“O que a gente vai fazer: vamos colocar o gelo dentro da tigela e vamos colocar a vela de baixo da tigela de alumínio e acender a vela com fósforo. O que vai acontecer: o gelo que esta dentro da tigela, a gente vai segurar a tigela e colar a vela embaixo da tigela , ai vai derreter....” Grupo 2 - 3º Ano Registro da Hipótese do Grupo Atividade Investigativa Resultados e Conclusão do Grupo “Nós embrulhamos o papel filme ao redor do gelo e com o jornal embrulhamos o papel filme, com a lã enrolamos o jornal. Após 15 minutos o gelo tinha derretido muito pouco. O gelo do nosso grupo foi o que derreteu menos, achamos que tínhamos enrolado muito e ele tinha ficado sufocado...” Grupo 2 – 3º Ano Registro Coletivo da Sala ”Chegamos a conclusão que alguns materiais como a vela, lâmpada, ventilador e o calor das mãos ajudaram o gelo a derreter mais rápido e outros materiais como o jornal, plástico, lã, o papel alumínio, o papel filme e o pano, conservaram o gelo.”

11 Atividade de Investigação 2008
Momento Inicial – concepções prévias do aluno (individual) “Descreva e desenhe uma das plantas que conhece.” “Girassol tem miolo laranja folhas amarelas e tambem tem calho verde.” “A rosa ela é grande os galhos são groçose tem espinho e folhas bonita”

12 Atividade de Investigação
Questão-problema “ Muitas plantas crescem para cima. O que sustenta esse tipo de planta para que ela fique em pé?” Hipótese Individual “É a raiz, eu não acho que é a raiz eu tenho certeza que é a raiz” “O que sustenta é as raízes e os troncos das árvores que são bem grossos.”

13 Atividade de Investigação
Verificação das hipóteses do grupo sobre flor Buquê de Noiva Observação da planta

14 Resultados Alunos: a grande maioria
confronta suas hipóteses com os resultados obtidos e fornece explicação para o fenômeno estudado. expressa suas idéias e observações por escrito. participa da elaboração do registro coletivo. relaciona fenômenos observados com seu cotidiano . se apropria de um conceito mais real de ciência.

15 Resultados - Professores dizem que ECBI:
é ensino mais atraente para os alunos. favorece aprendizagem dos conteúdos e ajuda observar, argumentar e organizar. aumenta prazer de ensinar ciências, embora aula mais trabalhosa, exige mais preparação. Professor conduz o trabalho na sala, intervém para que alunos aprendam. Auxilia discussão coletiva e conhecimento.

16 Pesquisa sobre a Metodologia
Implantação é Trabalho Pioneiro. Precisa ser concebido como pesquisa. Planejar cada ação e como avaliá-la. Registrar os dados. Apresentar ao publico análise do trabalho. Inclui avaliação. Importante para futuro e colegas!


Carregar ppt "Influencia de Ciências"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google