A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 1 4 de outubro de 2014. “Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo…” (Tiago 1:1 pp) No Novo Testamento, aparecem quatro personagens com o nome.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 1 4 de outubro de 2014. “Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo…” (Tiago 1:1 pp) No Novo Testamento, aparecem quatro personagens com o nome."— Transcrição da apresentação:

1 Lição 1 4 de outubro de 2014

2 “Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo…” (Tiago 1:1 pp) No Novo Testamento, aparecem quatro personagens com o nome de Tiago: 1.Tiago, filho de Zebedeu. Marcos 3:17.  Um dos doze apóstolos. Morreu decapitado no ano 44 d.C. (Atos 12:2). Cedo demais para ter escrito a epístola. 2.Tiago, filho de Alfeu. Marcos 3:18.  Um dos doze apóstolos, chamado “o menor” (Mc. 15:40; Mt. 27:56). Nada se sabe de sua atividade após o Pentecostes. 3.Tiago, pai de Judas Tadeu. Lucas 6:16.  Não há evidência alguma de que tenha sido um  dos crentes. 4.Tiago, irmão mais velho de Jesus. Marcos 6:3.  Ainda que no inicio não cresse em Jesus (Jo. 7:5), chegou a ser uma coluna da igreja de Jerusalém (Gál. 2:9). Foi ele que escreveu esta epístola.

3 “Porque nem mesmo seus irmãos criam nele” (João 7:5) Quando Jesus começou seu ministério, seus irmãos o consideraram louco (Mc. 3:21). No entanto, após sua morte e ressurreição, o aceitaram como seu Salvador (At. 1:14). Pouco depois da ressurreição, Jesus se encontrou a sós com seu irmão Tiago (1Co. 15:7). Quando Paulo foi pela primeira vez a Jerusalém depois de sua conversão, se apresentou só diante de Pedro e Tiago, que já era considerado apóstolo (Gal. 1:19). Tiago presidiu também o concilio de Jerusalém (At. 15), sendo o principal das três “colunas” do cristianismo: “Tiago, Pedro e João” (Gal. 2:9). Segundo Flavio Josefo, Tiago foi apedrejado no ano 62 d.C. por ordem do sumo sacerdote Ananias (Antiguidades, xx.9.1)

4 “Que apoio teria Cristo encontrado em Seus parentes terrestres, houvessem eles crido nEle como enviado do Céu, e com Ele cooperado na obra de Deus! Sua incredulidade lançou uma sombra sobre a vida terrena de Jesus. Foi uma parte da amargura daquele cálice de aflição que esgotou por nós… Viam-nO frequentemente cheio de pesar; mas, em vez de O confortar, seu espírito e palavras apenas Lhe magoavam o coração. Sua natureza sensível era torturada, mal-entendidos os motivos que O impeliam, mal compreendida a Sua obra… Os que são chamados a sofrer por amor de Cristo, que têm de suportar injustos conceitos e desconfianças, mesmo no próprio seio da família, podem encontrar conforto no pensamento de haver Jesus sofrido o mesmo.” E.G.W. (O Desejado de todas as nações, cp. 33, pg. 225)

5 “Tiago indica claramente que tanto ele como seus leitores são judeus. Por exemplo, se refere a Abraão como a “nosso pai" (cap. 2:21) e à "congregação [literalmente, sinagoga]" (cap. 2:2), o lugar onde somente se reuniam os judeus. Porém o autor e os leitores a quem originalmente foi dirigida a epístola também eram cristãos, como demonstram as repetidas referências a Jesus como "Senhor" (cap. 1:1, 7; 2: 1; 5:7, 11). Por isso, ao escrever para "as doze tribos" “da dispersão", Tiago está se dirigindo a cristãos de origem judaica em diferentes lugares de todo o mundo romano (cf. 1 Ped. 1: 1)” (Comentário Bíblico Adventista, sobre Tiago 1:1)

6 “Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.” (Tiago 2:24) Ao considerar, erroneamente, que Tiago ensinava a salvação pelas obras, Martinho Lutero a denominou “uma epístola de palha”, porque “não havia nada nela da natureza do evangelho” (prefácio ao livro de Tiago da tradução do Novo Testamento ao alemão, 1522). Tiago escreve sobre a forma de viver como um cristão e não sobre como chegar a sê-lo. Mostra preocupação pelo que significa ser um crente genuíno e enfatiza que o que fazemos deve concordar com o que dizemos. Posteriormente, outros reformadores (como os irmãos Wesley) introduziram no protestantismo a idea da importância da santidade na vida cristã, devolvendo à epístola seu verdadeiro sentido.

7 “Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação” (Tiago 1:9) “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração” (Mt. 11:29), foi seguramente o ensinamento que melhor aprendeu Tiago. Ele mesmo se apresenta como “servo de Deus e do Senhor Jesu Cristo” e enfatiza a humildade em toda a sua epístola. Ainda que inicialmente não cresse em Jesus, o que Tiago aprendeu durante a infância e juventude de Jesus e o que escutou em seus sermões calou fundo em seu coração.

8 Também encontramos na epístola de Tiago ensinos muito similares aos de Jesus. A EPÍSTOLA DE TIAGO “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” (Tiago 1:22) “Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce” (Tiago 3:12) “Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?” (Tiago 4:12) O EVANGELHO DE JESUS “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelha-se ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha” (Mateus 7:24) “Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?” (Mat. 7:16) “Não julgueis, para que não sejais julgados.” (Mateus 7:1)


Carregar ppt "Lição 1 4 de outubro de 2014. “Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo…” (Tiago 1:1 pp) No Novo Testamento, aparecem quatro personagens com o nome."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google