A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TIAGO, O IRMÃO DO SENHOR Lição 1 4 de outubro de 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TIAGO, O IRMÃO DO SENHOR Lição 1 4 de outubro de 2014."— Transcrição da apresentação:

1 TIAGO, O IRMÃO DO SENHOR Lição 1 4 de outubro de 2014

2 O AUTOR DA EPÍSTOLA DE TIAGO
“Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo…” (Tiago 1:1 pp) No Novo Testamento, aparecem quatro personagens com o nome de Tiago: Tiago, filho de Zebedeu. Marcos 3:17. Um dos doze apóstolos. Morreu decapitado no ano 44 d.C. (Atos 12:2). Cedo demais para ter escrito a epístola. Tiago, filho de Alfeu. Marcos 3:18. Um dos doze apóstolos, chamado “o menor” (Mc. 15:40; Mt. 27:56). Nada se sabe de sua atividade após o Pentecostes. Tiago, pai de Judas Tadeu. Lucas 6:16. Não há evidência alguma de que tenha sido um dos crentes. Tiago, irmão mais velho de Jesus. Marcos 6:3. Ainda que no inicio não cresse em Jesus (Jo. 7:5), chegou a ser uma coluna da igreja de Jerusalém (Gál. 2:9). Foi ele que escreveu esta epístola.

3 TIAGO, O IRMÃO DE JESUS “Porque nem mesmo seus irmãos criam nele” (João 7:5) Quando Jesus começou seu ministério, seus irmãos o consideraram louco (Mc. 3:21). No entanto, após sua morte e ressurreição, o aceitaram como seu Salvador (At. 1:14). Pouco depois da ressurreição, Jesus se encontrou a sós com seu irmão Tiago (1Co. 15:7). Quando Paulo foi pela primeira vez a Jerusalém depois de sua conversão, se apresentou só diante de Pedro e Tiago, que já era considerado apóstolo (Gal. 1:19). Tiago presidiu também o concilio de Jerusalém (At. 15), sendo o principal das três “colunas” do cristianismo: “Tiago, Pedro e João” (Gal. 2:9). Segundo Flavio Josefo, Tiago foi apedrejado no ano 62 d.C. por ordem do sumo sacerdote Ananias (Antiguidades, xx.9.1)

4 “Que apoio teria Cristo encontrado em Seus parentes terrestres, houvessem eles crido nEle como enviado do Céu, e com Ele cooperado na obra de Deus! Sua incredulidade lançou uma sombra sobre a vida terrena de Jesus. Foi uma parte da amargura daquele cálice de aflição que esgotou por nós… Viam-nO frequentemente cheio de pesar; mas, em vez de O confortar, seu espírito e palavras apenas Lhe magoavam o coração. Sua natureza sensível era torturada, mal-entendidos os motivos que O impeliam, mal compreendida a Sua obra… Os que são chamados a sofrer por amor de Cristo, que têm de suportar injustos conceitos e desconfianças, mesmo no próprio seio da família, podem encontrar conforto no pensamento de haver Jesus sofrido o mesmo.” E.G.W. (O Desejado de todas as nações, cp. 33, pg. 225)

5 OS DESTINATÁRIOS DA EPÍSTOLA
“Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde.” (Tiago 1:1) “Tiago indica claramente que tanto ele como seus leitores são judeus. Por exemplo, se refere a Abraão como a “nosso pai" (cap. 2:21) e à "congregação [literalmente, sinagoga]" (cap. 2:2), o lugar onde somente se reuniam os judeus. Porém o autor e os leitores a quem originalmente foi dirigida a epístola também eram cristãos, como demonstram as repetidas referências a Jesus como "Senhor" (cap. 1:1, 7; 2: 1; 5:7, 11). Por isso, ao escrever para "as doze tribos" “da dispersão", Tiago está se dirigindo a cristãos de origem judaica em diferentes lugares de todo o mundo romano (cf. 1 Ped. 1: 1)” (Comentário Bíblico Adventista, sobre Tiago 1:1)

6 A MENSAGEM DA EPÍSTOLA: FÉ E OBRAS
“Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.” (Tiago 2:24) Ao considerar, erroneamente, que Tiago ensinava a salvação pelas obras, Martinho Lutero a denominou “uma epístola de palha”, porque “não havia nada nela da natureza do evangelho” (prefácio ao livro de Tiago da tradução do Novo Testamento ao alemão, 1522). Posteriormente, outros reformadores (como os irmãos Wesley) introduziram no protestantismo a idea da importância da santidade na vida cristã, devolvendo à epístola seu verdadeiro sentido. Tiago escreve sobre a forma de viver como um cristão e não sobre como chegar a sê-lo. Mostra preocupação pelo que significa ser um crente genuíno e enfatiza que o que fazemos deve concordar com o que dizemos.

7 A MENSAGEM DA EPÍSTOLA: O EVANGELHO DE JESUS
“Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação” (Tiago 1:9) Ainda que inicialmente não cresse em Jesus, o que Tiago aprendeu durante a infância e juventude de Jesus e o que escutou em seus sermões calou fundo em seu coração. “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração” (Mt. 11:29), foi seguramente o ensinamento que melhor aprendeu Tiago. Ele mesmo se apresenta como “servo de Deus e do Senhor Jesu Cristo” e enfatiza a humildade em toda a sua epístola.

8 A MENSAGEM DA EPÍSTOLA: O EVANGELHO DE JESUS
A EPÍSTOLA DE TIAGO “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” (Tiago 1:22) “Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce” (Tiago 3:12) “Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?” (Tiago 4:12) O EVANGELHO DE JESUS “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelha-se ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha” (Mateus 7:24) “Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?” (Mat. 7:16) “Não julgueis, para que não sejais julgados.” (Mateus 7:1) Também encontramos na epístola de Tiago ensinos muito similares aos de Jesus.


Carregar ppt "TIAGO, O IRMÃO DO SENHOR Lição 1 4 de outubro de 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google