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Geraldo Soares Vice Presidente do IBRI Membro do Conselho de Administração do INI – Instituto Nacional de Investidores Superintendente de RI – Banco Itaú.

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1 Geraldo Soares Vice Presidente do IBRI Membro do Conselho de Administração do INI – Instituto Nacional de Investidores Superintendente de RI – Banco Itaú Holding Financeira S.A. 12 de Julho de 2003 MBA Finanças, Comunicação e Relações com Investidores Ética na Profissão de RI

2 2 Viver de modo ético consiste em aderir a um sistema de referências que nos permite emitir juízos de valor. A escolha de uma ética é a escolha de uma maneira de viver. Wittgenstein

3 3 Diferentes Formações Sociais e Culturais Relações Intersubjetivas e interpessoais Comportamentos sociais Regras de conduta Garantia da Integridade Física e psíquica de seus membros Conservação da Formação Social Padrões de Conduta

4 4 Conflito de Interesses

5 5 Ética Conflito de Interesses

6 6 Código de Ética IBRI vs. NIRI  Atuar no sentido de promover e manter a integridade e competência da atividade de Relações com Investidores.  Manter minha integridade e credibilidade na prática de relações com investidores de acordo com os mais altos padrões éticos e legais.  Atuar no sentido de evitar a prática imprópria ou fora de ética da atividade de Relações com Investidores.  Evitar inclusive o aparecimento de impropriedade profissional na conduta das minhas responsabilidades na prática de relações com investidores

7 7 Código de Ética IBRI vs. NIRI  Preservar a correta informação confidencial de seu empregador ou cliente.  Manter a confidencialidade das informações adquiridas no curso da minha atividade para minha companhia ou cliente  Exercer um julgamento profissional independente do benefício de seu empregador ou cliente.  Exercer julgamento profissional independente na condução das minhas obrigações e responsabilidades em favor da companhia ou cliente.

8 8 Código de Ética IBRI vs. NIRI  Manter-se plenamente informado sobre os negócios e assuntos de sua empresa ou cliente, bem como sobre as leis e regulamentos que afetam a ele e à sua atividade de Relações com Investidores, de forma a que possa desempenhar suas responsabilidades com elevado grau de competência.  Cumprir as minhas responsabilidades completa e competentemente, ao manter-me a par dos negócios da minha companhia ou clientes assim como das leis e regulamentos que afetem a prática das relações com investidores.

9 9 Código de Ética IBRI vs. NIRI  Reconhecer suas obrigações e responsabilidades de forma a permanentemente promover, manter e aprimorar o livre acesso dos investidores a um mercado de capitais mais transparente e saudável.  Reconhecer que a integridade do mercado de capitais é baseada na transparência de informações factíveis de corporações financeiras e não-financeiras, e farei o melhor da minha habilidade e conhecimento profissional para assegurar que a minha companhia ou cliente divulgue totalmente e igualmente informações importantes.

10 10 Código de Ética IBRI vs. NIRI  Evitar toda e qualquer possibilidade de surgimento ou ocorrência de qualquer forma de impropriedade profissional ou conflito de interesses, especialmente envolvendo transações com ações ou outros títulos da empresa ou cliente em que exerça suas atividades.  Evitar qualquer relação profissional que possa afetar, ou potencialmente afetar, minha conduta ética nas relações com investidores.

11 11 Acessibilidade Democracia Transparência Responsabilidade de divulgar Conhecimento Confidencialidade Vantagens Pessoais Respeitabilidade/Dignidade Palavras e Conceitos Recorrentes Código de Ética IBRI e NIRI

12 12 Evolução do Código de Ética do IBRI Padrões de Conduta do Profissional de RI Escopo mais amplo Maior abrangência – incluirá outros profissionais indiretamente ligados à atividade de RI Maior especifidade Em preparação... Conflito de interesses Auto Negociação...

13 13 O Case Itaú Holding Banco Itaú Holding Financeira S.A.

14 14 Código de Ética – Itaú Holding Empresa Ética Pessoas Éticas = Respeito ao ser humano Vocação para o desenvolvimento Transparência Legalidade Integridade Responsabilidade A importância da prática dos nossos valores

15 15 Empresa Ética Pessoas Éticas = Respeito ao ser humano Vocação para o desenvolvimento Transparência Legalidade Integridade Responsabilidade A importância da prática dos nossos valores Compromisso unilateral do Banco com a sociedade Código de Ética – Itaú Holding

16 16 Abrangência Princípios Gerais Integridade profissional e pessoal Relações com Clientes Relações com Acionistas Relações no Ambiente de Trabalho Relações com o setor público Relações com Fornecedores Relações com Concorrentes Conduta Gestão Comitê Itaú Holding Código de Ética

17 17 Abrangência Todos os colaboradores e funcionários Princípios Gerais Zelar pelos valores e imagem Interesse dos clientes e empresa Integridade profissional e pessoal Inadimplência Cargo/Função/Informações Favores e presentes Relações Comercias com Terceirizados Discriminação – cor/sexo/religião/origem/classe social/idade/incapacidade física Parentes Utilização particular – Recursos e Equipamentos Tempo de trabalho dedicado a empresa Falar em nome da empresa Insider Information Itaú Holding Código de Ética

18 18 Integridade profissional e pessoal Reconhecer honestamente os erros cometidos e comunicar Questionar as orientações contrárias aos valores e princípios da empresa Apresentar críticas construtivas e sugestões – aprimoramento da qualidade do trabalho Itaú Holding Código de Ética

19 19 Relações com Clientes Responder a todos as solicitações, inclusive as negativas Informações claras/objetivas/transparentes Relações com Acionistas Comunicação Precisa/transparente/Oportuna Proteger as informações não divulgadas “É vedado aconselhar a compra e venda de ações com base em informações que não sejam de conhecimento público” Itaú Holding Código de Ética

20 20 Relações no Ambiente de Trabalho O gestor é modelo de conduta Mérito e igualdade de oportunidades Relações com o setor público Padrões de Honestidade e Integridade Abster-se de discutir política e posicionamento de funcionários públicos Relações com Fornecedores Concorrência e Cotação de Preços Evitar fornecedores com reputação duvidosa Itaú Holding Código de Ética

21 21 Relações com Concorrentes Não realizar comentários que possam afetar a imagem do concorrente Não contribuir na disseminação de boatos “Trate as demais instituições financeiras com o mesmo respeito com que a Empresa espera ser tratada” Conduta “Os problemas éticos, em sua maioria, não são criados pelas próprias pessoas, mas surgem diante delas, obrigando-as a enfrentá-los.” Em caso de dúvidas – comunicação com o oficial de compliance ou Diretor Executivo Itaú Holding Código de Ética

22 22 Gestão Diretoria de Auditoria e Controles Internos Comitê Atualizar o código Julgar casos de violação Deliberar sobre dúvidas 3 Diretoria Executivos 4 Diretores Gerentes Itaú Holding Código de Ética

23 23 Janeiro de 2002 – ICVM 358 Itaú Holding Comitês Julho de 2002 – Itaú Holding publica suas Políticas de Divulgação e Negociação Comitê de DivulgaçãoComitê de Negociação Análise prévia do conteúdo de press releases, roadshows e apresentações públicas que contenham informações relevantes sobre a companhia. Prevenir casos de insider trading no Itaú Holding e suas controladas; Administração da Política e verificação de controles internos de segurança das informações; Mais de funcionários do Itaú Holding possuem algum tipo de restrição de negociação devido ao acesso que têm a informações privilegiadas.

24 24 Roberto Setubal O Código de Ética do Banco Itaú “é a materialização de um conjunto de normas que deve ser assumido pessoalmente por cada um de nós não só para orientar a nossa conduta profissional e pessoal, mas, sobretudo, para que possamos continuar a trabalhar com a transparência, a legalidade e o respeito que tanto nos distinguem”.

25 Geraldo Soares Vice Presidente do IBRI Membro do Conselho de Administração do INI – Instituto Nacional de Investidores Superintendente de RI – Banco Itaú Holding Financeira S.A. 12 de Julho de 2003 MBA Finanças, Comunicação e Relações com Investidores Ética na Profissão de RI


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