A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cartografia Cartografia é a ciência da produção e estudo de mapas, tradicionalmente feitos de papel e que, com o aparecimento dos computadores, passaram.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cartografia Cartografia é a ciência da produção e estudo de mapas, tradicionalmente feitos de papel e que, com o aparecimento dos computadores, passaram."— Transcrição da apresentação:

1 Cartografia Cartografia é a ciência da produção e estudo de mapas, tradicionalmente feitos de papel e que, com o aparecimento dos computadores, passaram por uma verdadeira revolução e estão sendo feitos com softwares próprios: - Sistemas de Informação Geográfica (SGIs); - CAD ou software especializado em ilustração para mapas. A cartografia utiliza-se de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, que têm como base os resultados de observação.

2  Desenvolvimento da Cartografia: A Cartografia data da pré-história quando era usada para delimitar território de caça e pesca

3 O mapa mais antigo já encontrado foi confeccionado na Suméria, em uma pequena tábua de argila. Desenhado por volta de a. C., medindo 7 cm, ele mostra o Rio Eufrates cercado por montanhas.

4 As representações mais antigas do espaço não apresentavam os elementos essenciais exigidos pela Cartografia, sendo eles: Elementos essenciais na Cartografia -Título: identifica o assunto do mapa. -Legenda: identifica o significado das cores e símbolos usados no mapa. -Orientação: permite direcionar corretamente o mapa em relação aos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais (Rosa-dos-Ventos). -Escala: estabelece a proporção entre o espaço real (Km, m) e sua representação no mapa em centímetros. -Fonte: indica quem é o responsável pela elaboração do mapa

5

6

7 (23h 56min 4,09s). Sucessão dos dias e noites.

8 Em virtude do avanço dos meios de transporte e comunicação, um sistema comum para determinar a hora local foi tornando-se cada vez mais necessário. Em 1884, 25 países reunidos em Washington estabeleceram uma divisão do mundo em 24 fusos de uma hora, baseando-se no fato de que a Terra demora praticamente 24 horas para dar uma volta completa em torno de seu próprio eixo. O fuso referencial para a determinação das horas é o de Greenwich.

9

10

11

12 Como calcular os diferentes fusos horários

13 Exemplos a)Enquanto na cidade 1 são 18 horas, na cidade 2 são 8 horas do mesmo dia. A indicação correta da longitude da cidade 2 em relação à cidade 1 é: b) Sabendo que o ponto "A", localizado a 90º de longitude oriental são 19:15 horas, pergunta-se que horas teremos no ponto "B", que dista 135º leste de longitude do ponto "C", que por sua vez está a dois fusos horários adiantados em relação ao ponto "D", que se localiza a 135º de longitude a oeste do ponto "A".

14 Projeções cartográficas Os sistemas de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem da superfície curva da esfera terrestre para um plano da carta, o que sempre vai acarretar deformações. Os tipos de propriedades geométricas que caracterizam as projeções cartográficas, em suas relações entre a esfera (Terra) e um plano (mapa), são: a) Conformes – os ângulos são mantidos idênticos (na esfera e no plano) e as áreas são deformadas. b) Equivalentes – as áreas apresentam-se idênticas e os ângulos deformados. c) Afiláticas – as áreas e os ângulos apresentam-se deformados

15 Projeção cônica Os meridianos convergem para os pólos e os paralelos são arcos concêntricos situados à igual distância uns dos outros. São utilizados para mapas de países de latitudes médias. -Deformam as superfícies de altas latitudes; -Mantém as de baixa em forma e dimensão mais próxima do real; - Apresentam os meridianos e paralelos retos e perpendiculares. - Mais conhecida Mercator e Peter

16 As áreas próximas ao ponto de tangência apresentam < deformações As distantes são mais distorcidas ou desaparecem porque abrangem apenas um hemisfério.

17 Projeção Cilíndrica Equivalente de Peters - Data de Sua base é cilíndrica equivalente e determina uma distribuição dos paralelos com intervalos decrescentes desde o Equador até os pólos.. Projeções de Mercator –conforme - eurocêntrica - Os meridianos e os paralelos são linhas retas que se cortam em ângulos retos. - Correspondem a um tipo cilíndrico pouco modificado, onde as regiões polares aparecem muito exageradas.

18 Escala é a relação entre a medida de um objeto ou lugar representado no papel e sua medida real, onde a razão ou relação de semelhança é a seguinte: Comparando os mapas A e B, observamos que há maior riqueza de detalhes no mapa B e sua escala é duas vezes maior do que no mapa A. Observe, então, que quanto menor for o denominador da escala, maior ela será e mais detalhes ela nos dará.

19 Sabendo-se que: E= escala; D= distância real(km, metros etc.) d= distância gráfica (cm) Aplicamos as seguintes fórmulas: para obtermos a distância real D= d.E; Para obtermos a distância gráfica d= D-E; Para obtermos a escala: E= D-d. Km hm dam m dm cm mm

20 1-Num país, o mapa em escala 1: apresenta a distância de 25 cm entre as duas principais cidades. A distância entre elas, no terreno é: 2- Imagine a seguinte situação: Você está no início de uma avenida e deseja ir até o “shopping center” que se situa no final dessa avenida. De posse da planta da cidade, você quer saber exatamente quantos metros terá de andar até chegar ao “shopping center”, sabendo que a planta da cidade está representada na escala 1:5000 e que a distância do ponto que você está até o “shopping center” representado mede 40 cm. 3-"Em um mapa geográfico de escala não referida, a menor distância entre duas cidades é representada por 0,5 decímetro. Sabendo-se que a distância real entre ambas é de 500 km, em linha reta, determine a escala em que o mapa foi desenhado" Num mapa desenhado na escala de 1: , a distância entre duas cidades é de 20 cm. Qual é a escala de outro mapa, no qual as mesmas cidades distem 4 cm entre si ? 5- 5-Em um mapa de escala 1:75.000, 5 cm corresponde no terreno a :


Carregar ppt "Cartografia Cartografia é a ciência da produção e estudo de mapas, tradicionalmente feitos de papel e que, com o aparecimento dos computadores, passaram."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google