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MINOR DE EMPREENDEDORISMO Prof. Luís Volpato Supervisor Projetos Acadêmicos ADM 13 Set 13.

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1 MINOR DE EMPREENDEDORISMO Prof. Luís Volpato Supervisor Projetos Acadêmicos ADM 13 Set 13

2 OBJETIVO Uma formação complementar que proporcione o desenvolvimento de competências através de disciplinas e de vivências que permitam o desenvolvimento de aspectos comportamentais típicos dos empreendedores Ampliar o leque opções de carreira: –posicionar-se como um intraempreendedor nas organizações –como autônomos –desenvolvendo seus próprios negócios –desenvolvendo projetos sociais –cooperando ou assumindo negócios familiares

3 Conceituação de Empreendedorismo Definição estrita : Abertura de Empresas (start-up process) Definições amplas : Inovação ou Exploração de Oportunidades Indicadores de empreendedorismo – um indivíduo; – Comportamento; – inovação e oportunidade; – Risco; – abertura de um negócio ou “puxar” um projeto, produto,... numa empresa existente.

4 Disciplinas que compõem a Minor de Empreendedorismo Nome da disciplinaProfessores EMPREENDEDORISMO E AÇÃO EMPREENDEDORA Rose Mary Almeida Lopes EMPREENDEDORES E EMPREENDEDORISMO SOCIAL Silvio Bertoncello PLANO DE NEGÓCIOLeticia Fantinato Menegon GESTÃO DA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA Marcelo Nakagawa

5 Prof. Silvio Bertoncello Doutorado em Administração de Empresas FEA-USP, São Paulo, SP (2005/ 2010) Mestrado em Administração com concentração em Marketing e Planejamento - PUC SP (2001/ 2003) Mestrado em Comércio Exterior e Economia Internacional - Universidade de Barcelona (1996/2000) Pós - Graduação em Administração de Marketing – FAAP (1993/1995) Pós - Graduação em Administração Industrial – ISES (1983/1985) Engenheiro de Materiais

6 EMPREENDEDORES E EMPREENDEDORISMO SOCIAL –Visão abrangente do campo do empreendedorismo social: compreensão de sua especificidade abrange o propósito social mas não descarta a possibilidade de geração de valor econômico. –Focalizará os conceitos, oportunidades e desafios do empreendedorismo social. –Quadro referencial para situar os tipos possíveis de empreendimentos sociais. –Distinção com o conceito de responsabilidade social.

7 Temas –Planejamento e mobilização de recursos econômicos e humanos; estruturação e possibilidade de crescimento. –Modelos de negócios e de sustentabilidade financeira: sem recuperação dos custos, alguma recuperação dos custos, total recuperação dos custos ou geração de receita financeira. –Estratégia mercadológica. –Formas e oportunidades de financiamento e de geração de sustentabilidade financeira: relações com negócios, com instituições financeiras, governos e sociedade civil. –Geração de alianças. Possibilidade de replicação e crescimento do modelo. –Como medir o desempenho e o impacto nos planos: –social, econômico e político. –Casos de sucesso de empreendedorismo social: –Empreendimentos sem fins lucrativos, lucrativos e híbridos.

8 Profa. Rose Mary Almeida Lopes Doutorado em Psicologia Social pela USP (2004) Mestrado em Psicologia Social pela USP (1999) Especialização em Marketing pela ESPM (1997) Mestrado em Counseling Psychology - Lesley College Graduate School, Cambridge, MA, USA (1984) Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) Professor da ESPM e lidera atividades do Núcleo de Empreendedorismo Também é professora da Fundação Armando Alvares Penteado em cursos de Especialização. Organizadora do livro Educação Empreendedora: conceitos, modelos e práticas, Editora Campus Elsevier, Co-autora do livro Práticas de Empreendedorismo – Casos e Planos de Negócios, Editora Campus Elsevier, 2012 e Empreendedorismo Inovador, Editora Évora, 2012.

9 EMPREENDEDORISMO E AÇÃO EMPREENDEDORA OBJETIVO GERAL: Incentivar os alunos a experimentar os comportamentos e competências dos empreendedores, como: –a criatividade e inovação, –a busca de informação, –a identificação de idéias de negócios ou de empreendimentos sociais. Atividades como: –auto-avaliação das competências empreendedoras –contato com empreendedores –desafio às equipes para recriação de produto –apresentação de projeto de exploração de oportunidades –Incentivo para desempenhar o papel de investidores, desenvolvendo sua capacidade crítica ao avaliar o projeto das outras equipes.

10 Temas Importância do Empreendedorismo na Geração do desenvolvimento econômico. Fatores favoráveis e desfavoráveis à atividade empreendedora e índices internos de atividade empreendedora. O que é empreendedorismo e ser empreendedor (mitos, vantagens e desvantagens). Tipos de empreendedores e de empreendimentos. Ecossistema Empreendedor. Potencial Empreendedor, Características/ competências diferenciais. Criatividade e Inovação. Modelo de desenvolvimento de clientes. Mínimo Produto Viável. Desenvolvimento do Conceito do Negócio (modelo Canvas) e diferença com Plano de Negócios. Ideias, identificação e avaliação de oportunidades de negócios.

11 Profa. Leticia Fantinato Menegon  Doutora e mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)  Bacharel em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo- Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP).  Professora do curso de graduação da FGV- EAESP, e atua como docente nas seguintes Instituições de Ensino: Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Fundação Instituto Administração (FIA).

12 PLANO DE NEGÓCIO Plano de Negócios ou Empreendimentos Sociais. Modelo de Negócios Canvas. Estrutura de Plano de Negócios. Plano de Marketing. Plano Operacional. Plano Gerencial. Aspectos Econômicos e Financeiros.

13 Temas Dois principais eixos de conhecimento: 1. Identificação e justificativa da oportunidade de um plano de negócio ou empreendimento social. 2. Estruturação de um plano de negócio ou empreendimento social.

14 Marcelo Nakagawa UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA POLITÉCNICA (POLI-USP) –PhD in Industrial Engineering PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA (PUC/SP) –Master of Science in Business Administration UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – FACULDADE DE ADMINISTRAÇAO, ECONOMIA E CONTABILIADADE (FEA-USP) –Bachelor in Business Administration INSPER - INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA (Business and Economics School) Entrepreneurship & Innovation Center Director 2011 – Present - INSTITUTO EMPREENDER ENDEAVOR (Entrepreneurship NGO) Endeavor Innovation Program Coordinator 2008 – Present - INSPIRIENCE CONSULTORIA (Management consulting for entrepreneurs) Partner 2007 – MIH/NASPERS (Media industry / M&A / Private Equity) Head of Research for Americas 2006 – present - FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO – FIA (Executive education) Consultant – Technology and Innovation Management Program (PGT) 2004 – INSTITUTO DE PESQ. TECNOLÓGICAS DO EST. DE SP – IPT (Research Institute) Executive Director– IPT Agency of Innovation

15 GESTÃO DA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA Resgatar os principais conceitos desenvolvidos no curso de administração para aplicá-los de maneira interdisciplinar na gestão de pequenas e médias empresas (PME’s) voltada a sua sobrevivência e crescimento. Demonstrar que a realidade das pequenas empresas é razoavelmente diferente da grande empresa.  Objetivos: –Desenvolver uma visão crítica sobre as características e problemas específicos das PME’s. –Adequar o conteúdo curricular adquirido no curso de administração para a gestão de uma PME. –Dispor de uma nova alternativa de carreira, como gestor ou sucessor, na direção de uma PME. Dinâmica: Além de outras atividades, os alunos procuram casos de empreendedores para examinar os diversos aspectos enfocados durante o curso.

16 Temas Verificar/analisar junto ao case de negócio: –Elaboração do plano de negócio; –Análise de riscos; –Análise de localização e gestão das operações; –Atividades de marketing; –Indicadores de desempenho; –Gestão financeira; –Gestão de pessoas e ética; –Estratégias de crescimento; –Opções de negócios como franquias e processo de sucessão; –Captação de recursos e aspectos legais.

17 Características diferenciadas na gestão de pequenas e médias empresas 17 Fonte: CHURCHILL, Neil.; LEWIS, Virginia. The Five Stages of Small Business Growth. Harvard Business Review. Vol. 61, May-June p30-50.

18 Características diferenciadas na gestão de pequenas empresas EmpreendedoraPlanejamento formalFormulação da Estratégia Produto vendável Liderança e Profissionaliz. da empresa Principal resultadoDifusão da visão Conforto financeiro Novas oportunidades de inovação VisionárioAcionista / ExecutivoFunção do empreendedorGestor / VendedorTreinadorFacilitador Acesso a recursos Atitude em relação a empresa Tipos de crises Organização dos recursos Esgotamento do modelo Choque de interesses Salários, recursos das empresas Caixa da empresa, capital de risco, IPO Origem do capital Economias pessoais, salários, “pré-vendas” Capital alavancado Capital dos novos empreendedores Estrutura Organizacional Pesquisa e DesenvolvimentoVendas Produção Estrutura Administrativa Fonte: NAKAGAWA, Marcelo. Desenvolvimento de Empresas Inovadoras de Base Tecnológica: Um modelo descritivo para o contexto brasileiro. Tese. Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, 2008

19 O que é Quem pode / deve participar Modalidades de TCC Etapas do programa (6º ao 8º semestres) Formação de Grupos Definição de modalidade escolhida pelo grupo Indicação de temas Prazos Esclarecimento de dúvidas Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Palestra para alunos do 5º semestre Palestra dia 18.set – 18h15 às 19h15 – Aud. Castelo Branco Prof. Renato Cecconello Neste semestre, além de Major e Minors, é necessária a definição do Grupo de trabalho e modalidade do TCC que se inicia no 6º. Semestre.


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