A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos de Informatica Identificação Organizacional e funcional dos componentes de hardware.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos de Informatica Identificação Organizacional e funcional dos componentes de hardware."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Informatica Identificação Organizacional e funcional dos componentes de hardware

2 Sistema computacional

3 Hardware e Software  Os sistemas computacionais, em geral, são constituídos por dois tipos de componentes fundamentais: hardware e software.  Hardware: São os dispositivos físicos (eletrônico, mecânicos e eletromecânicos) que constituem um sistema informático (computadores e outros dispositivos relacionados).  Ex: teclado, rato, placa-mãe, placa de vídeo, monitor, etc.  Software: Um computador precisa de software, isto é, de um conjunto de programas responsáveis pelo seu próprio funcionamento e de vários outros programas de aplicação, que nos permitem escrever textos, desenhar, ouvir, música, etc...

4 Cabos de força ● Características – Cabo de força para conexão de PCs na rede elétrica. ● Características: – Tipo: Tripolar

5 Cabos de força ● Características – Cabo de força para conexão de PCs na rede elétrica. – Produto de acordo com novo padrão Brasileiro de tomadas. ● Características: – Tipo: Tripolar

6 Estabilizador  São equipamentos eletrônicos responsáveis por corrigir a tensão da rede elétrica para fornecer aos equipamentos uma alimentação estável e segura.

7 Nobreak Este oferece proteção em quatro frente diferentes:  Proteção contra surtos de tensão;  Proteção contra queda de tensão;  Proteção contra queda na energia (falta de luz);  Proteção contra oscilação da frequência.

8 Fonte de alimentação  Responsável pela administração da energia elétrica dentro do seu computador, as fontes de alimentação são peças muito importantes na composição da máquina.

9 Fonte de alimentação  Além de distribuir a eletricidade, a fonte transforma a corrente alternada da rede elétrica da sua casa (110 v ou 220 v) em correntes contínuas de voltagens menores, adequadas para as peças do computador. A corrente consumida por esses componentes é de +3,3 V, +5 V, +12 V e -12 V, normalmente.

10 Conectores das fontes de alimentação Conectores existentes em uma fonte ATX, começando pelo conector que é ligado à placa-mãe

11 Conectores das fontes de alimentação Conector de placa-mãe com 24 pinos, sendo que uma parte, com 4 pinos, é separada. Isso existe para garantir compatibilidade com placas-mãe que utilizam conectores de 20 pinos.

12 Conectores das fontes de alimentação Conector utilizado em dispositivos como HDs e unidades de CD/DVD que utilizam a inferface PATA, também conhecida como IDE. Na figura abaixo é possível ver o encaixe desse conector na parte traseira de um HD:

13 Conectores das fontes de alimentação conector utilizado em unidades de disquetes. Esse dispositivo também caiu em desuso, portanto, trata-se de um conector que tende a desaparecer: Na figura abaixo é possível ver o encaixe desse conector na parte traseira da unidade de disquete

14 Conectores das fontes de alimentação Conector de energia do atual padrão SATA: O encaixe SATA na parte traseira de um disco rígido:

15 Ventoinha das fontes Ao pegar uma fonte de alimentação, você vai perceber que ela possui uma ventoinha, isto é, um "ventilador" que tem a função de retirar o ar quente proveniente do calor que é gerado dentro do computador ➢ Fontes principalmente as de baixo de custo, utilizam uma ventoinha geralmente de 80 mm. ➢ A vantagem de utilizar um fonte ventoinha de 120 mm, requer um número menor de rotações para direcionar o fluxo de ar. Dessa forma, essa fonte também consegue ser mais silenciosa. Modelos mais sofisticados também contam com um sensor de temperatura que é capaz de acelerar a rotação das ventoinhas em caso de aumento de calor. Esse recurso é interessante não só por oferecer proteção contra aumento excessivo de temperatura, como também por servir de alerta de que alguma coisa está atrapalhando a circulação de ar necessária para o bom funcionamento da máquina.

16 Potência das fontes de alimentação

17 como saber a potência adequada para o meu computador?


Carregar ppt "Fundamentos de Informatica Identificação Organizacional e funcional dos componentes de hardware."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google