Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Módulo de Gestão Integrada de Mídias na Educação Prof.ª Laurete Maria Ruaro Acadêmica Gisele Dworak Filipowski Projeto Informática Educativa
2
Acadêmica: Gisele D. Filipowski
Pólo Prudentópolis Turma F Identificação das atividades realizadas Leitura e interpretação textual. Produção de texto narrativo e . Revisão e reestruturação de texto. Utilização das ferramentas do editor de texto BrOffice.
3
Descrição dos objetivos e encaminhamento das atividades
No intuito de favorecer a aprendizagem dos recursos de Informática, bem como contribuir no projeto de aquisição de leitura e escrita desenvolvido pela turma, a execução do Projeto Informática Educativa foi iniciada no dia 04 de outubro no 2º Ano do Ensino Fundamental na Escola Catarina Miró.
4
Na primeira semana os alunos foram divididos em duplas, de acordo com o nível de escrita, e produziram um texto narrativo a partir da música “O pato” de Vinícius de Moraes (exibido anteriormente na televisão da sala de aula). Os alunos aprenderam a utilizar as ferramentas do editor de texto e se revezaram na tarefa de ditar e digitar o trabalho
6
Ao término dessa primeira versão, os alunos imprimiram os textos digitados. Em sala de aula, os alunos puderam ler os textos dos colegas e dois deles foram selecionados para revisão e reestruturação coletiva.
7
Na segunda semana, os alunos aprenderam sobre o gênero textual “ ”. Primeiramente, os alunos produziram coletivamente, em sala de aula, o texto do e- mail que seria destinado a uma colega transferida da escola. Posteriormente, no Laboratório de Informática, um aluno escolhido pela turma digitou o texto e todos escreveram seus nomes e acompanharam o envio do e- mail.
9
Pontos positivos Foi muito positivo o desenvolvimento do projeto nessas duas primeiras semanas. A receptividade dos alunos foi excelente, pois observei o entusiasmo deles em realizar as atividades propostas. Os objetivos de desenvolver com criatividade a leitura, interpretação e produção textual, utilizando os recursos da Informática, têm sido atingidos a contento no decorrer das atividades, tanto no Laboratório de Informática, quanto em sala de aula.
10
Pontos a serem reorganizados
Os pontos a serem reorganizados se referem à interação do projeto com a comunidade. Não foi possível conversar com os pais sobre a implementação do projeto. Será necessário organizar com antecedência a reunião, de acordo também com a disponibilidade dos pais e da equipe de gestão.
11
Análise final Em suma, o desenvolvimento do Projeto de Informática Educativa tem sido muito produtivo. Isso porque os alunos se sentem desafiados em realizar as atividades e dessa forma, a construção do conhecimento se torna mais prazerosa e significativa. Nas próximas etapas, os alunos utilizarão os recursos tecnológicos da Informática para pesquisas em sites, produção de histórias em quadrinhos no software Luz do Saber, jogos e criação de slides no Power Point. Ao final do projeto, os trabalhos produzidos serão socializados através do blog da escola.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.