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Gerenciamento de Risco Prof. Paulo Fernando da Silva Faculdades SENAC P ó s-Gradua ç ão em Gerenciamento de Projetos.

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1 Gerenciamento de Risco Prof. Paulo Fernando da Silva Faculdades SENAC P ó s-Gradua ç ão em Gerenciamento de Projetos

2 Roteiro Conceitos Gerais de Risco Planejamento dos Riscos Identificação dos Riscos Análise Qualitativa Análise Quantitativa Respostas aos Riscos Monitoramento e Controle dos Riscos

3 Metodologia \ Avaliação Apresentação de Conceitos Atividades de Estudo de Caso em Grupos Discussão dos Estudos de Caso Avaliação: – Apresentação final dos estudos de caso

4 Conceitos Gerais de Riscos Riscos são eventos incertos!!! Preciso gerenciar as incertezas? Quanto as incertezas podem afetar o projeto? Quais incertezas precisam ser tratadas?

5 Conceitos Gerais de Riscos

6 Componentes do Risco: Causa e Efeito Causa possui uma Probabilidade: – Chance do evento ocorrer Efeito possui um Impacto: – Prejuízo caso o evento ocorra Risco = Probabilidade X Impacto

7 Gerenciamento de Riscos 11.1 Planejar o gerenciamento de riscos 11.2 Identificar os riscos 11.3 Realizar a análise qualitativa dos riscos 11.4 Realizar a análise quantitativa dos riscos 11.5 Planejar as respostas aos riscos 11.6 Monitorar e controlar os riscos

8 Fase Inicial Fases Intermediárias Fase Final Recurso/ Custo Tempo Resposta Análise Gerência de Riscos Identificação Controle Planejamento Gerenciamento de Riscos

9 11.1 Planejar o Gerenciamento dos Riscos

10 1. Planejar o gerenciamento dos riscos Define como conduzir o gerenciamento dos riscos Tem como objetivo definir: – Metodologia – Responsabilidades – Orçamento – Prazos – Categorias de risco – Métricas para probabilidade e impacto

11 1. Planejar o gerenciamento dos riscos Entradas Documentos diversos de planejamento do projeto, como: -Escopo -Custos -Cronograma -Comunicação -Etc...

12 1. Planejar o gerenciamento dos riscos Ferramentas e técnicas.1 Análise e reuniões de planejamento Com base nas entradas, monta-se o plano de gerenciamento de risco: – Metodologia – Responsabilidades – Orçamento – Prazos – Categorias de risco – Métricas para probabilidade e impacto

13 13 FONTES DE RISCO

14 14 CATEGORIAS DE RISCO

15 De onde podem surgir riscos para o projeto Categorias Estrutura Analítica de Risco – EAR

16 Exemplo de Tecnologia da Informação

17 17/26 Escala para Definição de Impacto

18 Deve-se determinar uma escala: Escala para Definição de Probabilidade

19 Matriz de Risco ( Prob X Impacto )

20 1. Planejar o gerenciamento dos riscos Saída.1 Plano de gerenciamento de riscos Metodologia. Funções e responsabilidades. Orçamentação. Tempos. Categorias de risco. Definições de probabilidade e impacto de riscos. Matriz de probabilidade e impacto.

21 11.2 Identificar os Riscos

22 2. Identificar os riscos Processo onde são levantados os riscos que podem afetar o projeto e registro de suas características. “Risco pode ser um evento positivo ou negativo para o Projeto.”

23 2. Identificar os riscos Entradas (Todas as informações sobre o projeto!!!).1 Plano de gerenciamento de riscos.2 Estimativas de custos das atividades.3 Estimativas de duração das atividades.4 Linha de base do escopo do projeto.5 Registro de partes interessadas.6 Plano de gerenciamento dos custos.7 Plano de gerenciamento do cronograma.8 Plano de gerenciamento da qualidade.9 Documentos do projeto.10 Fatores ambientais da empresa.11 Ativos de processos organizacionais

24 2. Identificar os riscos Ferramentas e técnicas.1 Revisões da documentação.2 Técnicas de coleta de informações.3 Análise de listas de verificação.4 Análise das premissas.5 Técnicas de diagramas.6 Análise SWOT / FOFA.7 Opinião Especializada

25 Registro de Risco Exemplo - Identificação

26 Descrição – Os sistemas de informação podem ser paralisados pela manutenção inadequada de Tecnologia da Informação; Causa – Manutenção Inadequada; Efeito – Parada dos sistemas de informação;

27 2. Identificar os riscos Saída. 1 Registro dos riscos Lista de riscos identificados. Lista de respostas possíveis (opcional).

28 Atividade 1 – Identificar os riscos Enumere os riscos potenciais de seu projeto com base na EAR abaixo, EAP e escopo de seu projeto.

29 11.3 Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos

30 3. Realizar a análise qualitativa dos riscos Processo de priorização de riscos através da avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.

31 3. Realizar a análise qualitativa dos riscos Entradas.1 Registro dos riscos.2 Plano de gerenciamento de riscos.3 Declaração do escopo do projeto.4 Ativos de processos organizacionais

32 Ferramentas e técnicas. 1 Avaliação probabilidade e impacto dos riscos.2 Matriz de probabilidade e impacto.3 Avaliação da qualidade dos dados sobre riscos.4 Categorização de riscos.5 Avaliação da urgência dos riscos.6 Opinião Especializada 3. Realizar a análise qualitativa dos riscos

33 Matriz de Risco e Escala para Análise Qualitativa

34 Registro do grau de probabilidade e impacto dos riscos Exemplo - Qualitativo

35 Descrição – Os sistemas de informação podem ser paralisados pela manutenção inadequada de Tecnologia da Informação; Causa – Manutenção Inadequada; Efeito – Parada dos sistemas de informação; Probabilidade – “3-Moderado” – 2 pontos Impacto – “2-Alto” – 3 pontos Grau de Risco – 5 pontos – “2-Alto” – Avaliado pela classificação da cor na matriz de risco!!!

36 Saída.1 Registro de riscos (atualizações) Classificação dos riscos. Causas dos riscos. Lista de riscos que exigem resposta a curto prazo. 3. Realizar a análise qualitativa dos riscos

37 Atividade 2 – Qualificar os riscos Qualifique os riscos de seu projeto com base na matriz e escala sugeridas.

38 11.4 Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos

39 4. Realizar a análise quantitativa dos riscos Processo de analisar numericamente o efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.Processo de analisar numericamente o efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.

40 4. Realizar a análise quantitativa dos riscos Entradas.1 Registro dos riscos.2 Plano de gerenciamento dos riscos.3 Plano de gerenciamento dos custos.4 Plano de gerenciamento do cronograma.5 Ativos de processos organizacionais

41 4. Realizar a análise quantitativa dos riscos Ferramentas e técnicas.1 Técnicas de coleta e apresentação de dados.2 Técnicas de modelagem e análise quantitativa de riscos.3 Opinião especializada

42 Registro do grau de probabilidade e impacto dos riscos Exemplo - Quantitativo

43 Descrição – Os sistemas de informação podem ser paralisados pela manutenção inadequada de Tecnologia da Informação; Causa – Manutenção Inadequada; Efeito – Parada dos sistemas de informação; Probabilidade – 10% Impacto – 2 Dias de parada = R$ 8 mil Valor Esperado VME – R$ 800,00 – VME = (10% * 8 mil) = R$ 800,00

44 Valor base do projeto = $ ,00 Valor Esperado do Projeto = $ ,00 Lista dos Eventos de Risco Quantificados DescriçãoProbab.ImpactoValor Esperado Fornecedores entram em50%$ $ (+) greve durante o projeto Protótipo funciona (direto) 20%$ $ (-) Inundações 90%$ 5.000$ (+) Valor Esperado dos Riscos do Projeto$ (+) Exemplo – Total do Projeto

45 Custos Fixos Custos Variáveis Despesas Custo Total do Projeto Custos Fixos Custos Variáveis Despesas Preço Final do Projeto Margem Ameaças = ( + ) Oportunidades = ( - ) Valor Base = $ Exemplo – Total do Projeto

46

47 4. Realizar a análise quantitativa dos riscos Saída.1 Atualizações do registro dos riscos Análise probabilística do projeto. Lista priorizada de riscos quantificados.

48 Atividade 3 – Análise Quantitativa Realize uma análise de risco quantitativa para os principais riscos qualificados em seu projeto Defina: – % probabilidade – $ impacto estimado – Valor Monetário Esperado – VME

49 11.5 Planejar as Respostas aos Riscos

50 5. Planejar respostas aos riscos Processo de desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.

51 5. Planejar respostas aos riscos Entradas.2 Registro dos riscos.2 Plano de gerenciamento dos riscos

52 5. Planejar respostas aos riscos Ferramentas e técnicas.1 Estratégias para riscos negativos ou ameaças.2 Estratégias para riscos positivos ou oportunidades.3 Estratégia de respostas de contingências.4 Opinião Especializada

53 Respostas para Riscos Controlar (mitigar) : modificar através da implantação de controles. Aceitar o risco. Evitar (eliminar) o risco: ex. mudar a empresa de local geográfico Transferir: ex. contratar seguros.

54 5. Planejar respostas aos riscos Saídas.1 Atualizações dos registro dos riscos.2 Decisões contratuais relacionadas a riscos.3 Atualizações do plano de gerenciamento do projeto.4 Atualizações dos documentos do projeto

55 Atividade 4 – Respostas aos riscos Defina respostas para os riscos, classificando-as em: – evitar, – aceitar(assumir), – controlar (mitigar) – ou transferir

56 11.6 Monitorar e Controlar os Riscos

57 Fase Inicial Fases Intermediárias Fase Final Recurso/ Custo Tempo Resposta Análise Gerência de Riscos Identificação Controle Planejamento Gerenciamento de Riscos

58 6. Monitorar e controlar riscos Processo de implementação dos planos de resposta aos riscos, com acompanhamento dos riscos identificados.

59 6. Monitorar e controlar riscos Entradas.1 Registro dos riscos.2 Plano de gerenciamento do projeto.3 Informações sobre o desempenho do trabalho.4 Relatórios de desempenho

60 6. Monitorar e controlar riscos Ferramentas e técnicas.1 Reavaliação de riscos.2 Auditorias de riscos.3 Análise das variações e tendências.4 Medição do desempenho técnico.5 Análise das reservas.6 Reuniões de andamento

61 6. Monitorar e controlar riscos Quando fazer: – Periodicamente; – Quando houver mudanças; – Quando um risco realmente ocorrer; – Em pontos de decisão do projeto; O que fazer: – Disparar as ações previamente definidas!!!

62 6. Monitorar e controlar riscos Saídas Atualizações para.1 Registro de riscos.2 Ativos de processos organizacionais.3 Plano de gerenciamento do projeto Solicitações de mudanças.3 Ações corretivas.4 Ações preventivas.5 Atualizações dos documentos do projeto

63 Atividade Final Documentos de Análise de Risco: – Identificação dos Riscos (atividade 1) – Análise Qualitativa (atividade 2) – Análise Quantitativa (atividade 3) – Respostas aos Riscos (atividade 4) ou Apresentar ou entregar, conforme disponibilidade!!!

64 Roteiro Conceitos Gerais de Risco Planejamento dos Riscos Identificação dos Riscos Análise Qualitativa Análise Quantitativa Respostas aos Riscos Monitoramento e Controle dos Riscos

65 Metodologia \ Avaliação Apresentação de Conceitos Atividades de Estudo de Caso em Grupos Discussão dos Estudos de Caso Avaliação: – Elaboração e entrega dos estudos de caso

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