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Treinamento do SINERCOM

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Apresentação em tema: "Treinamento do SINERCOM"— Transcrição da apresentação:

1 Treinamento do SINERCOM
Lançamento do Plano Decenal de Expansão da Malha de Transporte Dutoviário (PEMAT) 26 de Março de 2014 Brasília Mauricio T. Tolmasquim Presidente Empresa de Pesquisa Energética Contabilização e Pré-Faturamento

2 Processo de definição das alternativas de gasoduto

3 Critérios para a tarifa de transporte estimada
100% de competitividade com o combustível substituto - = Viável Inviável Preço máximo no citygate Preço de oferta “Custo econômico” Tarifa de Transporte Limite Tarifa de Transporte “A” Tarifa de Transporte “B” Se (tarifa de transporte do duto < tarifa limite)  gás natural competitivo

4 Alternativas avaliadas

5 Alternativas avaliadas

6 Atendimento Região Sul - alternativas avaliadas
Alternativa 1: Duplicação do trecho sul do GASBOL (Campinas-Canoas) Origem: Campinas/SP Destino: Canoas/RS Alternativa 2: Chimarrão Modificado Origem: Penápolis/SP Alternativa 3: Chimarrão Modificado até Rio Grande Destino: Rio Grande/RS Fonte: Elaboração EPE Alternativa 5: Expansão do trecho sul do GASBOL (loop e compressão) até Canoas. Origem: Campinas/SP Destino: Canoas/RS Fonte: Elaboração EPE Alternativa 4: Chimarrão Origem: Penápolis/SP Destino: Canoas/RS Fonte: Elaboração EPE

7 Atendimento Minas Gerais - alternativas avaliadas
Gasoduto Manhuaçu – Ipatinga Alternativa 1: Macaé/RJ (origem) – Cantagalo/RJ – Itaperuna/RJ – Manhuaçu/MG – Ipatinga/MG (destino) Alternativa 2: Piúma/ES (origem) – Manhuaçu/MG – Ipatinga/MG (destino) Ampliação do GASBEL Trecho 1: Origem: Duque de Caxias/RJ Destino: Rio das Flores/RJ Trecho 2: Origem: São Brás do Suaçuí/MG Destino: Betim/MG

8 Atendimento Minas Gerais – alternativas avaliadas

9 Atendimento Pará - alternativas avaliadas

10 Atendimento Malha Integrada - alternativas avaliadas

11 Alternativas avaliadas

12 Alternativas avaliadas
Provocação por terceiros Critério de Avaliação Balanço Demanda e Oferta Tarifa Limite Elegível à proposição Gasoduto Itaboraí/RJ – Guapimirim/RJ Sim Proposição por iniciativa própria Critério de Avaliação Balanço Demanda e Oferta Tarifa Limite Elegível à proposição Bacia do São Francisco ou Malha Integrada Sudeste – MG Bacia do São Francisco (João Pinheiro/MG) – Betim/MG Sim Não* Ampliação do GASBEL Não** N.A.*** Não GASBOL ou Malha Integrada Sudeste – Região Sul Ampliação Trecho Sul do GASBOL (Campinas/SP – Canoas/RS) Penápolis/SP - Canoas/RS (“Chimarrão modificado”) Malha Integrada Sudeste, ES ou RJ – Vale do Aço/MG Piúma/ES – Manhuaçu/MG – Ipatinga/MG Macaé/RJ – Manhuaçu/MG – Ipatinga/MG Sistemas Isolados Bacia do Parnaíba (Santo Antônio dos Lopes/MA) – Barcarena/PA * Oferta baseada em Recursos Contingentes (RC) e/ou Recursos Não Descobertos (RND). ** O atendimento da demanda potencial associada à alternativa requer o corte do atendimento de outras demandas da malha integrada. *** Não Aplicável por não satisfazer ao primeiro critério, o do balanço de demanda e oferta.

13 Gasodutos não elegíveis à proposição no ciclo do PEMAT 2022
Oferta baseada em Recursos Contingentes (RC) e/ou Não Descobertos (RND)

14 João Pinheiro/MG - Betim/MG

15 Gasoduto João Pinheiro/MG – Betim/MG
Blocos contratados na região da Bacia do São Francisco

16 Gasoduto João Pinheiro/MG – Betim/MG
Bacia do São Francisco Premissa básica: “pool” de oferta (escala competitiva) Oferta: UPGN hipotética em João Pinheiro 7 MMm³/d João Pinheiro Reservatório da UHE Três Marias Demanda: Minas Gerais Estação de entrega para a malha de distribuição MG Betim GASBEL I e II (malha integrada)

17 Gasoduto João Pinheiro/MG – Betim/MG
Bacia do São Francisco João Pinheiro Corredor 1 Corredor 1 tem menor impacto socioambiental e melhor acesso (BR-040) Corredor 2 Betim GASBEL I e II (malha integrada)

18 Gasoduto João Pinheiro/MG – Betim/MG
Bacia do São Francisco João Pinheiro João Pinheiro/MG-Betim/MG 337 km 20 polegadas 100 kgf/cm2 CAPEX = R$ 2.569,90 milhões Betim OPEX = R$ 102,80 milhões GASBEL I e II (malha integrada)

19 Gasoduto João Pinheiro/MG – Betim/MG
Distribuição Tributação Tarifa de Transporte Escoamento Preço de oferta do gás natural especificado citygate Custo de E&P Preço máximo no citygate Preço máximo no consumidor Processamento (UPGN) NetForward NetBack Gás associado → USD 0,56/MMBtu US$ 11,89/MMBtu Gás não associado → USD 1,13/MMBtu Tarifa-limite = 11,89 – 0,56 = USD 11,33/MMBtu → Gás associado 11,89 – 1,13 = USD 10,76/MMBtu → Gás não associado

20 Gasoduto João Pinheiro/MG – Betim/MG
Conclusão: Competição em relação ao óleo combustível USD 11,89/MMBtu USD 0,56/MMBtu (GA) USD 11,33/MMBtu (GA) - = Preço máximo no citygate Preço de oferta “Custo econômico” Tarifa de transporte limite Tarifa de Transporte (EVTE detalhado) USD 1,13/MMBtu (GNA) USD 10,76/MMBtu (GNA) USD 2,14/MMBtu Preço do gás natural (associado ou não associado) é competitivo

21 Santo Antonio dos Lopes/MA - Barcarena/PA

22 Gasoduto Sto. Antônio dos Lopes/MA – Barcarena/PA
Demanda: Polo Industrial de Barcarena Barcarena Barcarena Assentamento do INCRA Bacia do Parnaíba PA Oferta: Santo Antônio dos Lopes 4,6 MMm3/d MA Santo Antônio dos Lopes

23 Gasoduto Sto. Antônio dos Lopes/MA – Barcarena/PA
Corredor 1 é mais curto. Impactos socioambientais equivalentes. Barcarena Barcarena Corredor 2 Corredor 1 Bacia do Parnaíba PA MA Santo Antônio dos Lopes

24 Gasoduto Sto. Antônio dos Lopes/MA – Barcarena/PA
CAPEX = R$ 2.796,30 milhões OPEX = R$ 111,80 milhões Barcarena Barcarena Santo Antônio dos Lopes/MA – Barcarena/PA Bacia do Parnaíba 693 km 20 polegadas 100 kgf/cm2 PA MA Santo Antônio dos Lopes

25 Gasoduto Sto. Antônio dos Lopes/MA – Barcarena/PA
Distribuição Tributação Tarifa de Transporte Escoamento Preço de oferta do gás natural especificado citygate Custo de E&P Preço máximo no citygate Preço máximo no consumidor Processamento (UPGN) NetForward NetBack Gás não associado → USD 1,13/MMBtu US$ 10,24/MMBtu Tarifa-limite = 10,24 – 1,13 = USD 9,11/MMBtu

26 Gasoduto Sto. Antônio dos Lopes/MA – Barcarena/PA
Conclusão: Competição em relação ao óleo combustível USD 10,24/MMBtu USD 1,13/MMBtu (GNA) USD 9,11/MMBtu - = Preço máximo no citygate Preço de oferta “Custo econômico” Tarifa de transporte limite Tarifa de Transporte (EVTE detalhado) USD 3,22/MMBtu Preço do gás natural (não associado) é competitivo

27 Gasoduto elegível à proposição
no ciclo do PEMAT 2022

28 Itaboraí/RJ - Guapimirim/RJ

29 Gasoduto Itaboraí/RJ – Guapimirim/RJ
Magé Demanda: Malha integrada Cachoeiras do Macacu Guapimirim GASDUC III Oferta: UPGN COMPERJ 17 MMm³/d Itaboraí Chegada do gás natural do pré-sal no COMPERJ através da Rota 3

30 Abrir faixa traz mais impactos socioambientais
Gasoduto Itaboraí/RJ – Guapimirim/RJ Magé Cachoeiras do Macacu Guapimirim Abrir faixa traz mais impactos socioambientais GASDUC III 5 km Faixa Existente, 11 km (faixa de dutos do COMPERJ) Traçado Itaboraí/RJ-Guapimirim/RJ (11 km) permite compartilhamento de faixa e menor impacto socioambiental (Licença INEA) Itaboraí

31 Gasoduto Itaboraí/RJ – Guapimirim/RJ
Magé Cachoeiras do Macacu Guapimirim GASDUC III Itaboraí/RJ – Guapimirim/RJ 11km 24 polegadas 100 kgf/cm2 Itaboraí CAPEX = R$ 112,33 milhões OPEX = R$ 4,49 milhões

32 Gasoduto Itaboraí/RJ – Guapimirim/RJ
Conclusão: Gás natural compete ou complementa GNL USD 13,19/MMBtu USD 0,73/MMBtu + > Custo FOB do GNL importado no mercado spot Custo de regaseificação no TRBG Preço de oferta do GN proc. no COMPERJ Tarifa de Transporte (EVTE detalhado) USD 11,36/MMBtu USD 0,04/MMBtu Frete + taxas alfandegárias USD 1,78/MMBtu Preço do gás natural regaseificado = USD 15,71 MMBtu Preço do gás natural processado no COMPERJ = USD 11,40 MMBtu

33 Gasoduto Itaboraí/RJ – Guapimirim/RJ
Conclusão: Tarifa de transporte do duto < tarifa limite USD 13,19/MMBtu USD 0,73/MMBtu + > Custo FOB do GNL importado no mercado spot Custo de regaseificação no TRBG Preço de oferta do GN proc. no COMPERJ Tarifa de Transporte (EVTE detalhado) USD 11,36/MMBtu USD 0,04/MMBtu Frete + taxas alfandegárias USD 1,78/MMBtu Preço do gás natural é competitivo com GNL Preço do gás natural regaseificado = USD 15,71 MMBtu Preço do gás natural processado no COMPERJ = USD 11,40 MMBtu

34 Considerações Finais PEMAT é processo sistemático e periódico de planejamento da expansão e construção de gasodutos de transporte de gás natural; Objetivo do PEMAT é identificar alternativas de gasodutos de transporte elegíveis à proposição pelo MME e demais oportunidades de expansão ou construção; Novos condicionantes de demanda e oferta nos próximos ciclos implicarão em reavaliações e/ou novas avaliações de alternativas de gasodutos de transporte; Nos próximos ciclos, ampliação de oferta para o atendimento da demanda potencial podem tornar elegíveis alternativas de gasodutos já avaliadas no PEMAT 2022.

35 Empresa de Pesquisa Energética
Uma Empresa do Ministério de Minas e Energia Avenida Rio Branco, nº o andar Rio de Janeiro / RJ Tel.: + 55 (21) Fax: + 55 (21)


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