A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMAS DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL Profª. Dra. Teodolina B. S. C. Vitório Faculdade de Direito do vale do Rio Doce - FADIVALE 2012 Fonte: www.renatosaraiva.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMAS DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL Profª. Dra. Teodolina B. S. C. Vitório Faculdade de Direito do vale do Rio Doce - FADIVALE 2012 Fonte: www.renatosaraiva.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 TEMAS DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL Profª. Dra. Teodolina B. S. C. Vitório Faculdade de Direito do vale do Rio Doce - FADIVALE 2012 Fonte:

2 ESTRUTURA BÁSICA DA PETIÇÃO INICIAL NO RITO ORDINÁRIO RequisitosArt. 282, 283 e 39, I do CPC. CompetênciaArts , CPC. PartesTratamento: autor e réu. Hipóteses de cabimentoTodas as hipóteses, salvo aquelas contempladas pelo rito sumário (art. 275, CPC) e pelos procedimentos especiais (arts , CPC). Fundamento legalArt. 282, CPC. FatosNarrativa do ocorrido. Observar o enunciado da questão! Fundamentação jurídicaDescrição da relação jurídica que envolve autor e réu com base na legislação, doutrina e jurisprudência. Como nessa prova você só poderá utilizar a legislação capriche!! Pedidoa) tutela antecipada (se houver); b) citação; c) procedência; d) sucumbência. ProvasProtestar por provas que poderão demonstrar a veracidade dos fatos alegados.Não utilize o bordão genérico! Valor da causaArts , CPC.

3 IMPORTANTE!!! Não utilizar abreviaturas; Utilizar apenas os dados fornecidos pelo problema; Se possível, dividir em tópicos; Verificar a aplicação do art. 273 do CPC (tutela antecipada); Requerer a citação por oficial de justiça, com os benefícios do art. 172, § 2º, CPC.

4 ESTRUTURA BÁSICA DA PETIÇÃO NO RITO SUMÁRIO RequisitosArt art. 276, CPC (art. 272, parágrafo único, CPC). CompetênciaArts , CPC. PartesTratamento: autor e réu. Hipóteses de cabimentoArt. 275, incisos I ou II e alíneas, CPC. Fundamento legalO mesmo. FatosNarrativa do ocorrido. Fundamentação jurídicaDescrição da relação jurídica que envolve autor e réu com base na legislação, doutrina e jurisprudência. Pedidoa) tutela antecipada (se houver); b) citação para comparecimento em audiência a ser designada pelo juiz (art. 277, CPC); c) procedência; d) sucumbência; e) rol de testemunhas; f) requerida a perícia, formular quesitos. ProvasProtestar por provas que poderão demonstrar a veracidade dos fatos alegados, nesse procedimento é obrigatório, desde logo, a indicação do rol de testemunhas, a quesitação da perícia e a nomeação de assistente técnico. Valor da causaArts , CPC.

5 ESTRUTURA BÁSICA DA CONTESTAÇÃO CompetênciaJuiz da causa (art. 297, CPC). PartesTratamento: autor e réu. Hipóteses de cabimentoMeio processual pelo qual o réu apresenta defesa, tanto processual quanto de mérito, impugnando os termos da petição inicial. Fundamento legalArt. 300 e ss., CPC. FatosBreve resumo da petição inicial. Fundamentação jurídicaAntes de contestar o mérito, porém, cabe ao réu arguir matéria preliminar, se existente (art. 301, I a XI, CPC), e, no mérito, basear-se em doutrina, jurisprudência e legislação a fim de impugnar as alegações dos autos. Pedidoa) acolhimento da preliminar para (se houver); b) improcedência total da ação; c) sucumbência. ProvasProtestar por provas que poderão demonstrar a veracidade dos fatos alegados. Valor da causaNão há. Prazo:15 dias - art. 297, CPC.

6 IMPORTANTE!!! Não é necessário qualificar as partes. O rol das preliminares não é taxativo. Pode o réu arguir, também, qualquer das hipóteses elencadas no art. 267 do CPC que não estejam expressas no art. 301, bem como a existência de algum vício processual ou alguma matéria que possa ensejar o indeferimento, de plano, da inicial pelo juiz. Nem toda preliminar gera extinção do feito. Porém, se ocorrer, será sempre sem resolução de mérito. Vide art. 267, CPC. Lembre-se: decadência e prescrição são matérias de mérito, e não de preliminar. Extinguem o processo com resolução do mérito ( art. 269).

7 QUESTÕES DA OAB

8 1. (OAB/Exame Unificado – ) Considere que, ajuizada ação de cobrança, entre partes capazes, para recebimento de dívida já prescrita, o juiz, ao analisar a exordial, a indefira, de pronto, devido à consumação da prescrição. Em face dessa situação hipotética, assinale a opção correta a respeito da decisão do magistrado. a)Sendo a prescrição preliminar de mérito, o momento processual de sua apreciação deveria ocorrer na sentença final. b)A prescrição não poderia ser declarada de ofício visto que a ação trata de direitos patrimoniais. c)A petição inicial deve ser indeferida quando o juiz verificar, desde logo, a decadência ou a prescrição. d)O juiz não pode reconhecer de ofício a prescrição.

9 1. (OAB/Exame Unificado – ) Considere que, ajuizada ação de cobrança, entre partes capazes, para recebimento de dívida já prescrita, o juiz, ao analisar a exordial, a indefira, de pronto, devido à consumação da prescrição. Em face dessa situação hipotética, assinale a opção correta a respeito da decisão do magistrado. a)Sendo a prescrição preliminar de mérito, o momento processual de sua apreciação deveria ocorrer na sentença final. b)A prescrição não poderia ser declarada de ofício visto que a ação trata de direitos patrimoniais. c)A petição inicial deve ser indeferida quando o juiz verificar, desde logo, a decadência ou a prescrição. (art. 295 do CPC) d)O juiz não pode reconhecer de ofício a prescrição.

10 2. (OAB/Exame Unificado – ) Acerca da revelia, é correto afirmar que: a)a revelia se dá com a não apresentação de exceção ou de reconvenção no prazo da resposta. b)ainda que o litígio verse sobre direitos indisponíveis, a revelia produz seus efeitos normalmente. c)contra o revel, ainda que tenha patrono constituído nos autos, correrão os prazos independentemente de intimação. d)o revel pode intervir no processo em qualquer fase, recebendo-o no estado em que se encontrar.

11 2. (OAB/Exame Unificado – ) Acerca da revelia, é correto afirmar que: a)a revelia se dá com a não apresentação de exceção ou de reconvenção no prazo da resposta. b)ainda que o litígio verse sobre direitos indisponíveis, a revelia produz seus efeitos normalmente. c)contra o revel, ainda que tenha patrono constituído nos autos, correrão os prazos independentemente de intimação. d)o revel pode intervir no processo em qualquer fase, recebendo-o no estado em que se encontrar. (art. 322, parágrafo único do CPC)


Carregar ppt "TEMAS DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL Profª. Dra. Teodolina B. S. C. Vitório Faculdade de Direito do vale do Rio Doce - FADIVALE 2012 Fonte: www.renatosaraiva.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google