A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dica para desenvolver um texto dissertativo- argumentativo de maneira mais clara e objetiva Professor Raphael Alves.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dica para desenvolver um texto dissertativo- argumentativo de maneira mais clara e objetiva Professor Raphael Alves."— Transcrição da apresentação:

1 Dica para desenvolver um texto dissertativo- argumentativo de maneira mais clara e objetiva Professor Raphael Alves

2  Faça perguntas relacionadas ao assunto.  Pense no problema relacionado a esse tema: toda proposta de Redação do Enem terá um problema que precisa ser solucionado. Pense nesse problema, em suas causas e em sua solução.  É interessante responder a perguntas como: Qual é o problema? Por que é um problema? Quais as causas desse problema? Qual a solução para esse problema? Por que essa solução deveria ser colocada em prática? Como essa solução resolveria o problema?

3 Vamos usar como exemplo uma redação sobre o seguinte tema: MOBILIDADE URBANA Comece fazendo perguntas: O que é mobilidade urbana? Quando se pensa em mobilidade urbana no Brasil, quais problemas podem ser apontados? Quais as causas desses problemas? Como fazer para resolver esses problemas? Como essa solução resolveria os problemas?

4 O que é mobilidade urbana? Vou colocar alguns tópicos que me ajudarão a formar a ideia completa:  Infraestrutura das cidades;  Meios de transporte;  Transporte coletivo;  Deslocamento de pessoas.

5 Quando se pensa em mobilidade urbana no Brasil, quais problemas podem ser apontados? A questão da mobilidade urbana no Brasil é um problema. Por quê? Em tópicos:  Excesso de veículos;  Congestionamentos;  Transporte coletivo precário;  Atrasos;  Estresse;  Poluição;  Acidentes.

6 Quais as causas desse problema? Mais alguns tópicos:  Falta de planejamento urbano;  Pouco espaço/incentivo para transporte alternativo, como bicicletas;  Pouco investimento em transporte coletivo eficaz.

7 Como fazer para resolver esse problema? Algumas possibilidades:  Investimento em infraestrutura: reestruturação das vias públicas, construção/ampliação de ciclovias;  Incentivo ao transporte alternativo, como bicicletas;  Investimento em transporte coletivo mais eficaz.

8 Como essa solução resolveria o problema?  Transporte coletivo eficaz faz com que o indivíduo possa deixar o carro em casa para se deslocar pela cidade;  Se houver condições estruturais e segurança para o uso de bicicletas, por exemplo, o incentivo a esse meio de transporte alternativo poderá surtir algum efeito.  OBSERVAÇÃO: Quanto mais criativa a solução, maiores as chances de a Redação ser bem avaliada. Dessa forma, é importante pensar em uma proposta inovadora, que não seja óbvia demais. Esse é o desafio!

9 INTRODUÇÃO (primeiro parágrafo da Redação) A introdução deve ter o seguinte:  Apresentação do tema;  O problema;  A tese (é o que se pretende defender no texto). Atenção:  Não vou abordar a proposta de intervenção no primeiro parágrafo do texto, mas posso apontá-la como tese, como objetivo da redação. No final do texto, vou desenvolver essa proposta e estabelecer uma ligação clara da conclusão com a introdução. A ideia é a seguinte:  O tema da redação é um problema e meu objetivo é resolvê-lo (objetivo da redação = tese = solução para o problema). Eu proponho uma solução, desenvolvo o texto explicando por que esse problema precisa ser solucionado e, no final, desenvolvo essa proposta e mostro como ela resolveria o problema.

10 DESENVOLVIMENTO (no mínimo dois parágrafos) É importante planejar o desenvolvimento do texto. Pense na relação entre os argumentos:  A ideia será somar os argumentos?  A ideia será contrapor argumentos: aspectos negativos e positivos, por exemplo?  Os argumentos serão as causas e as consequências do problema? A relação entre os argumentos dependerá do tema. Há aqueles que permitem contraposição de ideias, outros não. Para selecionar os argumentos, é possível fazer o seguinte raciocínio:  Eu pretendo defender a tese tal por causa disso (1) e por causa disso (2).  Disso (1) = argumento 1 Disso (2) = argumento 2 Faço, então, o seguinte:  Pretendo defender a ideia de que é preciso criar condições de o brasileiro deixar o carro em casa para se locomover pela cidade por causa DISSO (1) e por causa DISSO (2).  DISSO (1) = falta de infraestrutura + excesso de veículos = congestionamentos – atrasos – poluição – problemas de saúde.(argumento 1);  DISSO (2) = falta de transporte coletivo eficaz. (argumento 2).

11 CONCLUSÃO (último parágrafo)  Volte ao tema/problema;  Apresente uma solução para o problema (proposta de intervenção);  Reafirme a tese apresentada na introdução.

12 Bibliografia:  SALVADOR, Arlete. Como escrever para o Enem: Roteiro para uma redação nota São Paulo: Contexto, 2013.


Carregar ppt "Dica para desenvolver um texto dissertativo- argumentativo de maneira mais clara e objetiva Professor Raphael Alves."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google