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EMEJA “NISIA FLORESTA BRASILEIRA AUGUSTA”

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Apresentação em tema: "EMEJA “NISIA FLORESTA BRASILEIRA AUGUSTA”"— Transcrição da apresentação:

1 EMEJA “NISIA FLORESTA BRASILEIRA AUGUSTA”

2 Um pouco da história da EMEJA
Supletivo- reivindicação antiga Núcleo Hab. Vida Nova; 2007 representantes do bairro procuram a NAED ( R.R.Mônica) que pediu providenciasse a demanda; Abril de comunidade começou a pressionar através Sr. Mario; Em conjunto NAED e CEB enfrentaram o desafio; Redução de salas da escola Dulcinéia- surgiram 04 salas ociosas; Reformulação do sistema de oferta da EJA – Projeto piloto sistema semi modular( Cood.Heliton ) que indicou a Diretora que indic. OP; Local desprovido ,necessitando de reformas e de material didático ; 16 de junho de 2008 realizaram as primeiras matriculas; Colaboração da EMEF Corrêa de Melo(dir.Isabel) grande aliada ; Luta NAED ,Direção para trazer professores e vigilantes-28 de junho de 2008 primeiro dia de aula; 2009 remoção e 2010 OP e 2011 –DIR.

3 Avaliação institucional- Trabalho Pedagógico – Pontos Fortes Potenciais
Aulas por áreas do conhecimento puderam se envolver independentemente da figura do professor, sendo este apenas um mediador do processo.(aulas públicas) O conteúdo atrai o interesse do aluno(trabalho,consumo,direitos); Autonomia ao corpo docente nas ações, organização do trabalho pedagógico. Sala Ambiente e Projetos que tratam dos conteúdos que começaram a fazer sentido para os alunos; Palestras, passeios e murais. Semana de reforço. Participação AMATRA. Reconhecimento dos alunos com relação ao acolhimento da equipe escolar.

4 Pontos Fracos Potenciais
As reuniões pedagógicas quando se tornaram improdutivas. Algumas saídas da escola foram sem objetivos claros para o aluno; A sala de informática ficou sem internet; EJA profissões integração dupla docência; Faltas dos alunos o que compromete o acompanhamento do conteúdo; Interesse pelos estudos dos alunos (período da tarde); atenção aos alunos LA – alunos com grandes defasagem de aprendizagem; Falta do professor de informática e Educação Física.

5 Ações Ambiente educativo Prática pedagógica avaliação Gestão escolar
- +Aulas abertas -Parceria com CIC;instituições; -sala de informática funcionando com os programas educacionais; aulas de educação física em ambiente adequado; - Professor de informática (noite) -Projetos para acompanhar melhor a vida dos alunos; -acompanhamento individualizado aos alunos com dificuldades de aprendizagem; - pesquisas e leituras ; -integração maior no Projeto EJA profissões; -ampliação das aulas em forma de projeto ( tarde); -abordar temas :trabalho. consumo,direitos humanos ,saúde.... TDI com relatórios e aulas planejadas com antecedência; -Auto avaliação da projeto pedagógico; Recuperação contínua com aulas e atendimento individualizado nas aulas; - semana de recuperação -projetos de intervenção e aproximação da escola com a comunidade -acompanhamento das faltas e evasão com convocação aos pais; -aproximação com Conselho tutelar e outros órgãos para auxiliar nas questões de violência escolar(p.tarde); -reuniões TDC com cronograma definido; -recursos para projetos. **

6 ALUNO QUE PRETENDEMOS :
Queremos que o nosso aluno seja capaz de:  Sentir indignação diante de injustiças e de perda da dignidade humana,   Apresentar companheirismo e solidariedade nas relações entre as pessoas; bem como respeito às diferenças culturais, raciais e estilos pessoais;  Planejar atividades e dividir tarefas, tendo disciplina no trabalho e no estudo;  Demonstrar sensibilidade ecológica e respeito ao meio ambiente;  Praticar o exercício permanente da crítica e da autocrítica, bem como criatividade e o espírito de iniciativa diante dos problemas;  emancipar , planejar e reivindicar suas ações do trabalho, família e de comunidade ;  Demonstrar atitude de autonomia e de auto-confiança. 

7 Propósitos Educativos da escola
A execução do projeto pedagógico da escola deve: a) nascer da própria realidade, tendo como suporte a explicitação das causas dos problemas e das situações nas quais tais problemas aparecem; b) ser realista e prever as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação; c) ser uma ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola, d) ser construído continuamente, pois é um processo que ocorre no dia a dia; e)Valorizar as experiências dos alunos.

8 Propósitos Além do que trabalhado hoje na escola, consideram que é importante oferecer aos alunos: Projetos de resgate da auto-estima; Ensino profissionalizante com certificação, em convênios com profissionais capacitados; Convênios com empresas para possibilitar o encaminhamento a estágios; Projetos culturais e atividades extraclasse; Mais adequação do conteúdo à realidade do aluno, contextualizando os assuntos da comunidade; Aulas mais práticas que ajudarão um aprendizado efetivo para sua vivência como cidadão e profissional.

9 EIXO articulador: TRABALHO
Tais propósitos expressam o eixo articulador que os componentes curriculares pretendem trabalhar enquanto processo educativo , sempre buscando se organizar como resposta às necessidades dos jovens e adultos, Para contemplar as metas da EMEJA "Nísia Floresta" integrou PROJETOS e os PLANOS DE ENSINO focando sempre a socialização e competência dos alunos, agregando valores sociais e comunitários. Coordenação de Termo; Grupo de Trabalho; EJA profissões Planos de Ensino; Projetos; CPA

10 Comparativo Período 2008/2012 Ano Semest Termo Mat.final Promovido %
Retidos freqüência Evadido 2008 2º Sem 1º/4º 77 40 51.9 34 44.2 3 3.9 2009 1º Sem 158 81 51.3 63 39.9 12 7.6 135 71 52.6 13 9.6 51 37.8 2010 137 51.8 54 39.4 8.8 126 74 58.7 35 27.8 17 13.5 2011 197 80 40.6 69 48 24.4 160 67 41.9 27 16.9 66 41.3 2012 201 78 38.8 104 51.7 19 9.5

11 Avaliação Institucional - 2012
Programas da EJA da SME sem continuidade, Falta de profissionais qualificados para EJA profissões, Referências curriculares da EJA :desdobramento do conteúdo com preparo para o trabalho, Regime de colaboração entre os sistemas

12 Unidade Escolar Reuniões pedagógicas e de formação envolvendo toda equipe escolar, Organizar/avaliar e retomar: espaços,tempos,planejamento, projetos, Semi-alfabetização de alunos nas séries iniciais, Baixa frequência/falta de regularidade na frequência em razão de trabalhos (bicos) Integração curricular

13 Reunião sobre Jornada de trabalho dos profissionais da Educação
20/06/2013

14 Legislação - indicativos para a discussão sobre a jornada :
Lei / Lei do piso que prevê que 1/3 da carga horária deve ser para atividades que não envolvam a interação com alunos ( 2/3 Ampliação da jornada? – ampliação do trabalho coletivo?) Parecer nº 18/2012 CNE/CEB sobre TRABALHO COLETIVO

15 Legislação : Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Artigos 13 e 14 a saber: trabalho do docente que não se limita a articulação com alunos; Artigos 62 e 67 discorre sobre a formação do magistério A importância da valorização do trabalho docente também se faz presente no projeto de Lei do PNE ( ), no qual a formação continuada de professores e a valorização do trabalho docente constam como estratégia de várias metas a serem atingidas objetivando a melhoria da qualidade de ensino ou da educação como um todo no Brasil, bem como aparecem como metas a serem atingidas. Meta 16: Formar 50% dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato e stricto sensu, garantir a todos formação continuada em sua área de atuação.[...] Meta 17: Valorizar o magistério público da educação básica a fim de aproximar o rendimento médio do profissional do magistério com mais de onze anos de escolaridade do rendimento médio dos demais profissionais com escolaridade equivalente. (BRASIL, 2010d).

16 Parecer CNE/CEB nº 09/2012 Evidentemente, não basta que a lei determine a composição da jornada do professor.Para que essa mudança cumpra plenamente o papel pedagógico que dela se espera, deverá vir acompanhada de mudanças na escola, começando pela reorganização dos tempos e espaços escolares, interação entre disciplinas e outras medidas determinadas pelo PP

17 Regimento Comum das Escolas Municipais
Art. 38. Ao integrante da equipe educacional são garantidos os seguintes direitos, além dos assegurados pela legislação vigente: I - ser respeitado e valorizado na condição de profissional atuante na área da educação e no desempenho de suas funções; II - ser respeitado em sua identidade cultural, religiosa, sexual e étnico-racial;

18 Regimento Comum das escolas:
III - ter asseguradas as condições adequadas de trabalho, em conformidade às normas técnicas vigentes; IV - ter assegurado o processo de formação continuada; V - participar dos diferentes colegiados e das decisões que envolvam a organização e o funcionamento da unidade educacional;

19 Regimento Escolar das escolas:
VI - participar do processo de elaboração e implementação de diretrizes curriculares da Educação Básica e de temas relativos ao meio ambiente, ao gênero e à diversidade, ao trânsito e à condição e direitos do idoso; VII - ter acesso às orientações e normas emanadas da SME e do CME.

20 Regimento Comum das escolas:
Art. 39. Constituem deveres de cada integrante da equipe educacional, além dos estabelecidos pela legislação vigente: I - participar da elaboração, da implementação e da avaliação do Projeto Pedagógico da unidade educacional, respeitadas as especificidades do cargo;

21 Regimento Comum das Escolas:
Art. 39. Constituem deveres de cada integrante da equipe educacional, além dos estabelecidos pela legislação vigente: I - participar da elaboração, da implementação e da avaliação do Projeto Pedagógico da unidade educacional, respeitadas as especificidades do cargo; II - propor ações que objetivem o aprimoramento da qualidade da educação, dos procedimentos de ensino, da avaliação

22 Regimento Comum das Escolas:
III - manter e promover trabalho coletivo e cooperativo; IV - comparecer às reuniões do Conselho de Escola e dos demais colegiados da unidade educacional, quando membro representante do seu segmento; V - colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade;

23 Ensino Fundamental jornada atualmente
Tempo Pedagógico Jornada 15/20 jornada 20/27 24/32 30/40 Descrição da atividade TDA 15 20 24 30 direta com aluno TDPA 03 04 05 06 Planejamento livre TDC 02 Reunião Trab.coleti TOTAL 27 32 40


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