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OBJETIVO SUPLEMENTAÇÃO DE AMINOÁCIDOS COMPOSIÇÃO CORPORAL ↓% gordura X definição Estabelecer parâmetros seguros Somatória de 7 dobras (abdômen, bíceps,

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2 OBJETIVO SUPLEMENTAÇÃO DE AMINOÁCIDOS

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4 COMPOSIÇÃO CORPORAL ↓% gordura X definição Estabelecer parâmetros seguros Somatória de 7 dobras (abdômen, bíceps, subescapular, supra-ilíaca, tríceps, coxa, panturrilha ) Mínimo – 5% para homens 12% para mulheres Mínimo – 5% para homens 12% para mulheres Protocolos específicos

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8 Variações: 30 a 50kcal/ kg de peso/ dia Acréscimo de 500kcal a 1000kcal/dia 1,2 DRIS 3 + METS (equivalente metabólico) + acréscimo Variações: 30 a 50kcal/ kg de peso/ dia Acréscimo de 500kcal a 1000kcal/dia 1,2 DRIS 3 + METS (equivalente metabólico) + acréscimo 1.Bacurau, R.F. Nutrição e suplementação esportiva 5ªed. São Paulo. Phorte Manore M, Exercise and the Institute of Medicine Recommendations for Nutrition. Curr Sport Med Rep ADA 2009

9 Recomendações 60 à 70% do total de calorias diárias 6 a 10g/Kg/dia; 10g/Kg de peso por dia (treinos intensos) - Ingestão de 600 a 1000g ao longo do dia SMBE, 2009; ADA 2009, ISSN 2008, ISSN 2010

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11 Acima de 1 hora: 0,7g / Kg de peso 30-60g durante cada hora de exercício  Bebidas - 6 a 8% de carboidratos  10% de carboidratos: estão freqüentemente associadas a cãimbras abdominais, náusea e diarréias

12 SMBE, 2009; ADA 2009, ISSN 2008, ISSN Ivy, j.L. Regulation of muscle glycogen repletion, muscle protein synthesis and repair following exercise. Journal of sports and medicine. N 3. P Jentjens, r.; Jeukendrup, a. Determinants of post-exercise glycogen synthesis during short-term recovery. Sports medicine. V. 33. Nº 2. P Silva,a.L; miranda, g.D.F; liberali,r. A influência dos carboidratos antes, durante e após-treinos de alta intensidade. Revista brasileira de nutrição esportiva, são paulo v. 2, n. 10, p , julho/agosto, ,7 à 1,5g de CH/kg à cada 2h até 6horas (grau de depleção mais rápida nas primeiras 2 horas) Primeiros 30 minutos – 1 a 1,5g de carboidrato/kg

13 SMBE, 2009; ADA 2009, ISSN 2008, ISSN fatia de pão de forma1 fatia de pão de forma 3 bolachas sem recheio3 bolachas sem recheio 1 fatia de bolo simples (30g)1 fatia de bolo simples (30g) ½ pão francês, sírio, de hambúrguer½ pão francês, sírio, de hambúrguer 1 colher de sopa de muslee ou granola1 colher de sopa de muslee ou granola ½ xícara de chá de corn flakes½ xícara de chá de corn flakes 2 colheres de sopa de aveia2 colheres de sopa de aveia 1 barra de cereais1 barra de cereais 1 fatia de bolo simples1 fatia de bolo simples ½ pão francês½ pão francês 1 colher de servir de arroz1 colher de servir de arroz 1 batata pequena1 batata pequena

14 SMBE, 2009; ADA 2009, ISSN 2008, ISSN 2010 Tempo de esvaziamento / digestãoTempo de esvaziamento / digestão Quantidade de carboidrato total no alimentoQuantidade de carboidrato total no alimento Bolacha / bolo / cereaisBolacha / bolo / cereais INDICE GLICÊMICO x CARGA GLICÊMICAINDICE GLICÊMICO x CARGA GLICÊMICA

15 1.Foster-Powell K, Holt SH, Brand-Miller JC. International table of glycemic index and glycemic load values: Am J Clin Nutr. 2002;76(1): Liu S, Willett WC. Dietary carbohydrates.Disponível em UpToDate®: https://store.utdol.com/app/index.asp. Acessado em 15 de junho de CG= índice glicêmico (IG) X quantidade de carboidrato disponível na porção do alimento/100

16 Tabela brasileira de composição de alimentos / NEPA-UNICAMP.- T113 Versão II. -- Campinas: NEPA-UNICAMP, NEPA – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação

17 MODULAÇÃO PARA SÍNTESE PROTÉICAMODULAÇÃO PARA SÍNTESE PROTÉICA Efeito sobre o balanço protéico (pool de aa)Efeito sobre o balanço protéico (pool de aa) Tipo de aminoácidoTipo de aminoácido Momento – antes/durante/apósMomento – antes/durante/após DoseDose

18 RECOMENDAÇÃO

19 Protocolo: –2 semanas dieta base (0,8g PTN/kg e ajuste calórico) –2 semanas 1,5g PTN e 30kcal por g de proteína –2 semanas 2,5g PTN e 30kcal por g de proteína RESULTADOS –Incremento de MM nos grupos D2 e D3 em comparação ao D1 (1,63 ± 0,9kg) –Sem diferença significativa entre os grupos D2 e D3 Rev Bras Med Esporte – Vol. 14, No 3 – Mai/Jun, 2008

20 Oxidação X disponibilidade de nutrientes Durante o exercício   síntese protéica  oxidação de aminoácidos

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22 Não existe estoque: excesso dietético é oxidado e o nitrogênio é excretado; Risco de dietas hiperprotéicas ou sem carboidrato: –Desidratação –Irritabilidade –Dores de cabeça –Problemas hepáticos –Depósito de gordura?

23 Whey**AlcatraFrangoSalmãoLeite Queijo Cottage com 1% de gordura Queijo ricota parcialmente desnatado Ovo cozido Porção31,3g100g 750 ml200g130g4 uni// G Proteína (g)24,8325,9527,1324,5824,78 26,4925,16 Triptofano (g)0,510,280,320,270,300,280,170,32 Treonina (g)1,581,201,151,280,61,10,681,2 Isoleucina* (g)1,521,341,431,151,111,460,781,36 Leucina* (g)3,072,292,041,872,42,541,612,16 Lisina (g)2,462,442,312,11,862,001,761,8 Metionina (g)0,560,740,750,690,450,740,360,8 Cisteína (g)0,830,280,350,190,90,240,130,6 Fenilalanina (g)0,931,131,081,011,081,340,731,32 Tirosina (g)0,910,950,920,891,111,320,781,04 Valina* (g)1,391,401,351,32 1,540,911,52 Arginina (g)0,71,751,641,540,541,140,831,52 Histidina (g)0,480,84 0,650,540,820,60 Alanina (g)1,361,571,481,570,751,280,661,40 Ácido aspártico (g)3,152,592,423,091,81,681,312,52 Glutamina (g)4,404,164,063,484,955,363,213,28 Glicina (g)0,491,231,331,510,360,540,390,84 Prolina (g)1,351,101,121,042,522,881,401 Serina (g)1,201,040,931,091,231,40,751,88 *Aminoácidos de cadeia ramificada,**calculado à parir da média de produtos. Whey Protein.Adaptado de USDA

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25 Tipo de proteína, conteúdo protéico (%) e velocidade de absorção de suplementos à base do soro do leite (whey). Tipo % de conteúdo protéico Absorção Concentrada 80 Lenta* Isolado90 ou maisRápida** Hidrolisada99Rápida** Caseína90Muito lenta*** *30 minutos à uma hora e meia ** 10 a 30 minutos *** Duas horas ou mais (caseína micelar = não desnaturada extraída por processo de ultra-filtração) Talbott SM, Hughes K. Suplementos dietéticos: guia para profissionais de saúde. 1 ed. Rio de janeiro, Guanabara Koogan, 2008 Antunes AJ. Funcionalidade de proteínas do soro de leite bovino. Manole, Barueri, SP, Manninen AH. Protein hydrolysates in sports nutrition. Nutrition & Metabolism 6(38), 2009

26 proporção de di-e tripeptídeos determina cinética de absorção de hidrolisados ​​ protéicos (1) aminoácidos de hidrolisados ​​ de proteínas aparecem na circulação mais rápido do que até mesmo aminoácidos livres (1) hidrolisada35 g de caseína hidrolisada é 30% mais eficaz em estimular a síntese de proteína do músculo esquelético do que caseína intacta (2) 1- Protein hydrolysates in sports nutrition, Anssi H Manninen. Nutrition & Metabolism 2009, 6: Kim W, Egan JM: The role of incretins in glucose homeostasis and diabetes treatment. Pharmacol Rev 2008, 60: Paddon-Jones D, Sheffield-Moore M, Aarsland A, Wolfe RR, Ferrando AA: Exogenous amino acids stimulate human muscle anabolism without interfering with the response to mixed meal ngestion. Am J Physiol Endocrinol Metab 2005, 288:E761- Rápida absorção de aminoácidos  maior concentração de aa livres  maior efeito anabolizante (3)

27 QUANDO E QUAL? Proteínas de rápida absorção: Manhã e pós-treino Proteínas média e lenta absorção Refeições intermediárias Antes de dormir – combinação (lenta) Com leite? Com frutas?

28 Diferença entre H e M –Mulheres mostram menor habilidade em aumentar a [ ] de glicogênio mesmo com aumento de carboidrato, principalmente com dietas restritas (calorias). Proteínas e aminoácidos suplementados NÃO são mais eficientes que dos alimentos. Diferença entre H e M –Mulheres mostram menor habilidade em aumentar a [ ] de glicogênio mesmo com aumento de carboidrato, principalmente com dietas restritas (calorias). Proteínas e aminoácidos suplementados NÃO são mais eficientes que dos alimentos. ADA 2009

29 velocidademetabólica manhãnoite DISTRIBUIÇÃO DIETÉTICA DIA 50% GORDURA 50% CARBOIDRATO SONO 70% GORDURA 30% CARBOIDRATO 25%35%15%25%

30 Antes do exercício (3 a 4 horas) –1 a 2g de carboidrato/kg –0,15 a 0,25g de proteína/kg (possível estímulo para síntese protéica) –Equilíbrio do consumo de proteína pela recomendação nas refeições do dia. Evitar grandes volumes próximos ao treino. –Prioridade para carboidratos ISSN, 2009 SBME (2009), AIS (2010), American Dietetic Association –ADA, ACSM, Dietitians of Canadá (2009);

31 Durante –30 a 60g carboidrato/hora (6 a 8% diluição) –Proteína 3 ou 4:1 –Exercícios de resistência – CH com ou sem PTN aumenta glicogênio MM. –CHO + aminoácidos essenciais reduz o catabolismo muscular ISSN, 2009

32 Após –Até 30 minutos –1,5g de carboidrato/kg –Proteína 3:1 –Aminoácidos essenciais 6 a 20g imediatamente antes ou após (com o carboidrato) – estímulo à síntese muscular ISSN, 2009 ISSN (2009), SBME (2009), AIS (2010), American Dietetic Association –ADA, ACSM, Dietitians of Canadá (2009);

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34 OBRIGADA


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