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CURSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Convenio TREMG-UFMG

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Apresentação em tema: "CURSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Convenio TREMG-UFMG"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Convenio TREMG-UFMG
ADMINISTRAÇAO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Antônio Luiz Marques 2007

2 Módulo I Introdução à Administração Estratégica

3 Organização como Sistema
Objetivo: Gerar um produto ou serviço para a sociedade Produtos Recursos: Materiais Capital Tecnologia Modelo de Gestão Pessoas Sociedade clientes trabalhadores Sobrevivência Atendimento de necessidades

4 Agentes de Sobrevivência Organizacional
Colaboradores Clientes Fornecedores Acionista Sociedade

5 Funções da empresa X Funções do Gerente segundo Fayol
Função Administrativa Função Comercial Função Financeira Função de Segurança Função de Contabilidade Função Técnica Planejamento: examinar o futuro e traçar um plano de ação a médio e longo prazos. Organização: montar uma estrutura humana e material para realizar o empreendimento. Comando: manter o pessoal em atividade na empresa. Coordenação: reunir, unificar e harmonizar toda a atividade e esforço. Controle: cuidar para que tudo ocorra de acordo com os planos e as ordens.

6 Níveis Administrativos - Tipos de Planejamento
Alta administração Diretores Vice-diretores Assessores Planejamento estratégico Gerência intermediária Gerentes de Divisão Gerentes de Departamento Gerentes de Seção Planejamento tático Supervisores Mestres Líderes de Turmas Planejamento Operacional Supervisão de primeira linha

7 Tipos e Níveis de Planejamento
Nível Planejamento Estratégico Estratégico Marketing Financeiro Produção R. humanos Organizacional Tático Plano preços Pl.despesas Capac. prod Recrut Sel. Plano Dir Sistemas Promoção Investimento Qualidade Treinamento Pl. Est Organizac Opera- Vendas Compras Estoques Cargos e Sal Pl. Rot Administr cional Distribuição Fluxo caixa Pessoal Promoções Pl. Informa. Ger. Pesquisa Orçamento Expedição Capacitação Pl. Comunicações Fonte: Adaptado de Vasconcellos e Machado, 1979:5

8 Funções Gerenciais Planejamento Organização (Processos Internos)
definir objetivos; estabelecer estratégia global para atingí-los; desenvolver hierarquia de planos para integrar e coordenar atividades. Organização (Processos Internos) determinar tarefas que devem ser feitas; delegar as tarefas a quem deve executá-las; determinar quem se reporta a quem; determinar que decisões devem ser tomadas.

9 Funções Gerenciais Liderança (Gestão de Pessoas) Controle
. Liderança (Gestão de Pessoas) motivar subordinados; selecionar canais de comunicação mais eficazes; resolver conflitos entre indivíduos e grupos Controle monitorar atividades para assegurar se estão sendo realizadas como planejado, corrigindo os desvios significativos.

10 Estratégia: conceito A palavra estratégia significa “a arte do general”. Ela deriva da palavra grega strategos, que significa general. Antes de Napoleão, estratégia significava a arte e a ciência de conduzir forças militares. Steiner, 1969:237

11 Estratégia: conceito O conceito de estratégia nasceu da necessidade de realizar objetivos em situações de concorrência. A palavra estratégia envolve a tentativa de superar o concorrente com a aplicação de algum procedimento inesperado, que provoca ilusão ou que o faz agir não como deveria, mas segundo os interesses do estrategista.

12 Estratégia: conceito OBJETIVOS No conceito de Estratégia,
sempre está presente a necessidade de definir objetivos levando em conta as ameaças e oportunidades do ambiente. AMEAÇA OPORTUNIDADE ESTRATÉGIA

13 A Administração Estratégica trata de:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA

14 Abrangência da Estratégia
1. ESTRATÉGIA CORPORATIVA 2. ESTRATÉGIA DE RAMO OU UNIDADES DE NEGÓCIO diversificadas, com muitas Grandes Corporações unidades de negócios. Empresas com negócios ou operações singulares. 3. ESTRATÉGIA FUNCIONAL 4. ESTRATÉGIA OPERATIVA (Planejamento Operacional)

15 Estratégia Corporativa
Estratégia Corporativa é a que abrange os objetivos e os interesses de todos os negócios das empresas. Em termos da corporação, as decisões que os executivos precisam tomar são: Em que tipos de negócios a empresa deve atuar? Quais são os objetivos de cada ramo de negócios? Como devem os recursos ser alocados para a realização desses objetivos?

16 Estratégia de Ramo ou de Unidade de Negócios
Unidade de negócio é a designação que se dá a uma empresa de um grupo de empresas ou a uma divisão de uma grande empresa. As decisões mais importantes, desse modo, são: Qual estratégia para competir nesse mercado específico? Que produtos e serviços deverão ser oferecidos? Que clientes são prioritários? Como deverão os recursos ser distribuídos dentro do negócio?

17 Estratégia Funcional Aplica-se as funções da organização, ou às funções de cada unidade que atua em determinado ramo de negócios. As funções comuns a todas as organizações são: marketing, produção, finanças, recursos humanos e engenharia etc.

18 Estratégias Operativas ou Operacionais
Estratégias (ou planos) operacionais estabelecem diretrizes específicas sobre como conduzir as atividades no dia-a-dia. As estratégias operacionais permitem à empresa ser flexível e adaptar-se a mudanças rápidas no ambiente.

19 Módulo II O Processo de Planejamento Estratégico

20 Princípios do Planejamento (Ackoff, 1974:28)
1 - Participação: O mais importante não é o plano, mas o processo desenvolvido; O papel do responsável pelo planejamento não é elaborá-lo, mas facilitar o processo de sua elaboração pela própria empresa. O planejamento deve ser realizado pelas áreas pertinentes ao processo.

21 Princípios do Planejamento
2 - Coordenação: Todos os aspectos envolvidos devem ser projetados de forma interdependente e nunca de maneira isolada segundo os interesses de cada departamento. 3 - Integração: todos os níveis – estratégico, tático e operacional devem estar integrados. 4 - Permanência: o planejamento precisa ser revisado periodicamente para manter seu valor e utilidade com o tempo

22 TIPOS DE CONTRATO PSICOLÓGICO
Individual Bilateral Multilateral Quando o contrato é realizado por uma só pessoa (do indivíduo para consigo mesmo) Tem como objetivo a mudança de comportamentos Esse tipo de contratação pessoal muitas vezes não alcança êxito Contrato Interpessoal Combina recursos de duas pessoas, forne- cendo perspectivas e possibilidades impossíveis de serem alcançadas individualmente Maiores chances de êxito do que o contrato psicologico individual Envolve vários indivíduos e/ou grupos Estabelece referências para o comportamento grupal Meta bem definida: favorece o empenho do grupo no atingi- mento de objetivos Dificuldades poderão ocorrer na negociação do conflito

23 Processo de Planejamento Estratégico
O processo de elaboração de um plano estratégico baseia-se na análise do ambiente externo e no diagnóstico interno da organização. PLANO ESTRATÉGICO Análise do Ambiente Externo: Oportunidades e Ameaças Análise Interna: Desempenho Pontos fortes e fracos Diagnóstico Organizacional Diagnóstico Estratégico

24 Fases e Metodologias de Elaboração e Implementação do Planejamento Estratégico nas Empresas

25 Fases da Metodologia FASE I – Diagnóstico Estratégico
FASE II - Missão da empresa FASE III – Instrumentos e técnicas FASE IV – Controle e avaliação

26 ANÁLISE DO AMBIENTE Uma das bases para a formulação da estratégia é a análise das ameaças e oportunidades do ambiente. Quanto mais instável e complexo o ambiente, maior a necessidade do enfoque sistêmico e do Planejamento Estratégico.

27 ANÁLISE DO AMBIENTE Variáveis Críticas
Análise da Concorrência Análise do Mercado Outros Segmentos do Ambiente Mudanças Tecnológicas Ações de Controle do Governo Mudanças na Economia Mudanças nas Normas Sociais

28 1 - Análise da Concorrência
CONCORRENTES POTENCIAIS Ameaça de entrada de Novos concorrentes RIVALIDADE ENTRE CONCORRENTES COMPRADORES FORNECEDORES Poder de barganha Poder de barganha Ameaça de substituição SUBSTITUTOS

29 2 - Análise do Mercado A análise do mercado faz a ligação entre o planejamento estratégico e a função de marketing. O mercado pode ser estudado segundo quatro enfoques principais: Geográfico Demográfico Psicossocial Comportamental. Essas dimensões de análise são também utilizadas como indicadores para a segmentação do mercado.

30 2.1 - Análise do Mercado GEOGRÁFICO – Estudo e classificação dos clientes de acordo com as regiões em que vivem, tamanho das cidades, densidade demográfica, clima. DEMOGRÁFICO – Estudo e classificação dos clientes de acordo com a distribuição etária, sexo, tamanho da família, tempo de casamento, renda, profissão, escolaridade, religião, etnia.

31 2.2 - Análise do Mercado PSICOSSOCIAL – Estudo e classificação dos clientes de acordo com a classe social, estilo de vida, personalidade. COMPORTAMENTAL – Estudo e classificação dos clientes de acordo com tendências de comportamento e hábitos, como ocasião da compra, benefícios preferidos do produto ou serviço, lealdade em relação à marca ou produto, etc.

32 3 - Outros Segmentos do Ambiente
O ambiente externo de uma organização pode ser muito complexo, dependendo do tipo de organização. Muitas das variáveis do ambiente admitem algum grau de controle. Outras variáveis são incontroláveis. Seja qual for o caso, a organização deve sempre acompanhar as tendências nos segmentos para a formulação de suas estratégias.

33 4 - Mudanças Tecnológicas
Acompanhar a evolução tecnológica é uma estratégia para assegurar a sobrevivência e a eficácia da organização. Como acompanhar essa evolução? Através de meios como revistas especializadas, Feiras, Associações de Pesquisa, Congressos Científicos, etc.

34 5 - Ações de Controle do Governo
Qualquer estratégia deve levar em conta a ação e o controle do governo; Todas as organizações são obrigadas a seguir a legislação em vigor; As políticas governamentais criam oportunidades e ameaças que as organizações devem acompanhar.

35 6 - Mudanças na Economia Os indicadores do funcionamento da economia mostram sinais de ameaça e oportunidades: Emprego e desemprego; Demissões e Admissões; Taxas de Juros; Valor das ações; Movimento dos negócios Crescimento do PIB etc.

36 7 - Mudanças nas Normas Sociais
O acompanhamento das normas sociais, além do estudo das variáveis psicossociais e comportamentais do mercado, aborda: as atitudes e preferências, estilos de vida, expectativas e medos coletivos, tendências e hábitos, Essas variáveis podem indicar oportunidade e ameaças.

37 Oportunidades e ameaças
Exercício: Oportunidades e ameaças

38 Diagnóstico Organizacional
Módulo III Diagnóstico Organizacional

39 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
Análise Interna da Organização A - ANÁLISE DO DESEMPENHO B - ANÁLISE DOS PONTOS FORTES E FRACOS Participação dos clientes no faturamento Participação dos produtos e serviços no faturamento Vantagens Competitivas Participação no mercado Vulnerabilidades Identificadas na análise do Desempenho Sensibilidade e experiência dos executivos Consultas aos clientes Benchmarking

40 A - ANÁLISE DO DESEMPENHO
1 – Clientes e Mercados: A organização estuda seus clientes e mercados específicos e a evolução de seus negócios. 2 – Produtos e Serviços: A organização deve produzir a manter informações sobre os produtos que vende e serviços que presta. Isso significa saber qual a participação dos produtos e serviços nas vendas.

41 A - ANÁLISE DO DESEMPENHO
3 – Vantagens competitivas: São os fatores que contribuem para que um produto, serviço ou empresa tenha sucesso em relação aos concorrentes. 4 – Participação no mercado – A organização compara-se com seus concorrentes, a fim de informar-se sobre sua parcela de negócios em relação aos demais.

42 B - Análise de Pontos Fortes e Fracos
Maneiras de identificar pontos fortes e fracos: Informações do diagnóstico organizacional; Julgamento, feito pelos funcionários, sobre os aspectos em que a organização deve aprimorar-se. Pesquisas eventuais ou periódicas, Consultas informais ou questionários preenchidos por clientes; Comparações com a concorrência (benchmarking).

43 B - Análise de Pontos Forte e Fracos
BENCHMARKING: consiste em usar uma empresa considerada modelo como base de comparação e, eventualmente, cópia.

44 PREPARAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO
ANÁLISE DO AMBIENTE ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DEFINIÇÃO DE MISSÃO E NEGÓCIO Clientes e mercados Produtos e serviços DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS ESTRATÉGICOS Vantagens Competitivas Participação no mercado SELEÇÃO DE ESTRATÉGIAS Desempenho econômico- financeiro Genéricas De adaptação Administração de carteiras

45 Visão A visão de uma organização é sua imagem, especialmente no futuro. A maneira como os funcionários e dirigentes enxergam a organização define sua visão.

46 Missão e Negócio A missão estabelece o propósito ou as razões para a existência da organização, do ponto de vista de sua utilidade para os clientes ou para a sociedade.

47 Missão e Negócio Para especificar a missão, é preciso que os administradores façam um exercício de auto-análise e procurem dar respostas as seguintes perguntas: O que a organização está fazendo agora? Qual sua utilidade para os clientes (cidadãos)? Em que negócio estamos? Quem são nossos clientes? A que necessidades estamos atendendo? Que papéis estamos cumprindo?

48 Objetivos Estratégicos
Ao definir seus objetivos estratégicos , a organização declara quais resultados deseja alcançar e quando deseja que eles sejam alcançados. Portanto, envolve: Objetivos Resultados Prazos

49 CLASSIFICAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS
As estratégias organizacionais são classificadas em três categorias: Genéricas De adaptação Administração de carteiras de produtos e negócios

50 Estratégias Genéricas
1 – DIFERENCIAÇÃO – A estratégia da diferenciação consiste em projetar forte identidade própria no serviço ou produto a fim de torná-lo nitidamente distinto dos produtos e serviços concorrentes. 2 – LIDERANÇA DO CUSTO – A estratégia que busca a liderança por meio do custo. O objetivo não é diferenciar-se dos concorrentes, mas oferecer um produto ou serviço mais barato.

51 Estratégias Genéricas
3 – FOCO - A estratégia do foco consiste em selecionar um nicho no mercado e dominar os recursos para explorá-lo da melhor forma possível, em vez de procurar enfrentar todos os concorrentes no grande mercado.

52 Estratégias de Adaptação
1 – COMPORTAMENTO DEFENSIVO O comportamento de defesa é característico das empresas que têm foco muito estreito, são altamente especializadas e relutam em procurar oportunidades novas ou atuar em situações diferentes daquelas com que estão acostumadas.

53 Estratégias de Adaptação
2 – COMPORTAMENTO PROSPECTIVO A prospecção é a marca das empresas que continuamente procuram novas oportunidades no mercado e fazem tentativas para lidar com ameaças emergentes. Essas organizações são criadoras de exemplos, incertezas e desafios para as demais, especialmente para seus competidores.

54 Estratégias de Adaptação
3 – COMPORTAMENTO ANALÍTICO É característico das organizações que atuam em dois mercados: um relativamente estável e outro em mudança: No mercado estável, atuam de maneira rotineira; Nos mercados em mudança, procuram adotar as inovações mais promissoras.

55 Estratégias de Adaptação
4 – COMPORTAMENTO DE REAÇÃO Caracteriza as empresas que atuam em ambientes turbulentos e em constante mudança. Estas empresas freqüentemente ficam como estão, sem fazer qualquer ajuste em sua estratégia ou estrutura.

56 Administração de Carteiras de Produtos e Negócios
As estratégias organizacionais podem ser estudadas, classificadas e selecionadas de acordo com a posição de um negócio ou produto no mercado.

57 Administração de Carteiras de Produtos e Negócios
Participação no mercado Grande Pequena PONTOS DE INTERROGAÇÃO Grande ESTRELAS ???? Crescimento do mercado VACAS LEITEIRAS VIRA-LATAS Pequena

58 Administração de Carteiras de Produtos e Negócios
1 – ESTRELAS São os produtos ou unidades de negócios que têm participação elevada em mercados com altas taxas de crescimento e alto potencial de lucratividade. As estrelas são unidades de negocio ou produtos ganhadores de dinheiro.

59 Administração de Carteiras de Produtos e Negócios
2 – PONTOS DE INTERROGAÇÃO São os produtos ou unidades de negócio que têm pequena participação em mercados com altas taxas de crescimento. Precisam de dinheiro para um investimento cujo retorno é incerto.

60 Administração de Carteiras de Produtos e Negócios
3 – VACAS LEITEIRAS As vacas leiteiras são produtos e negócios que têm alta participação em mercados estabilizados, com pequenas taxas de crescimento. As vacas leiteiras ganham dinheiro, mas não precisam de grandes investimentos.

61 Administração de Carteiras de Produtos e Negócios
4 – VIRA-LATAS Os vira-latas são os produtos e negócios que têm pequena participação em mercados com pequenas taxas de crescimento. Precisam de dinheiro para sobreviver e não ganham o suficiente para tanto. Não representam boas oportunidades de investimento.

62 SELEÇÃO DAS ESTRATÉGIAS

63 SELEÇÃO DAS ESTRATÉGIAS
A administração de uma organização deve considerar inúmeros fatores ao escolher suas estratégias. Ao tomar decisões estratégicas os administradores devem responder: Quem são ou devem ser nossos clientes? Quais são nossas vantagens competitivas? Quais são as vantagens dos nossos concorrentes? Temos competências singulares? Qual é a hora certa para agir? Devemos procurar a verticalização? Devemos diversificar ou especializar-nos? Há nichos que outras organizações não exploram?

64 3 MANEIRAS DE IMPLEMENTAR A ESTRATÉGIA
PLANOS FUNCIONAIS POLÍTICAS E PLANOS OPERACIONAIS ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Operações Marketing Finanças Recursos Humanos

65 Planejamento nas Áreas Funcionais
O planejamento nas áreas funcionais define as linhas de ação que colocam em prática os objetivos estratégicos da organização. As principais áreas funcionais das organizações produtivas e de serviços são: Marketing; Produção/serviços; Desenvolvimento de produtos; Finanças; Recursos Humanos.

66 Políticas e Planos Operacionais
As políticas são decisões programadas que orientam outras decisões no dia-a-dia da administração. As políticas fazem o papel de elo entre as estratégias e as pessoas, atividades e decisões. As políticas refletem os objetivos estratégicos e orientam em situações que exigem decisão e julgamento.

67 Estrutura Organizacional
A estrutura segue a estratégia. A macroestrutura, desenhada no organograma, com suas unidades de negócios e áreas funcionais, é o retrato da estratégia explícita ou implícita. A microestrutura, que consta das descrições de cargos reflete as atividades que as pessoas devem realizar dia-a-dia, orientadas pelas políticas.

68 ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA
A formulação e a implementação das estratégias são complementadas pela atividade de monitoramento. O monitoramento, que consiste em acompanhar e avaliar a execução da estratégia, deve ser feito com base nos mesmos indicadores utilizados para elaborar o plano estratégico.

69 BALANCED SCORECARD - BSC Quatro dimensões do desempenho de uma organização
PERSPECTIVA DO CLIENTE PERSPECTIVA DA INOVAÇÃO E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL PERSPECTIVA DO DESEMPENHO FINANCEIRO BALANCED SCORECARD PERSPECTIVA DOS PROCESSOS INTERNOS

70 Aprendizagem e Crescimento
Visão e Estratégia Finanças Para ter sucesso financeiro, como Devemos ser vistos Pelos nossos acionistas?” Objetivos Medidas Metas Ações Aprendizagem e Crescimento “Para atingir nossa visão, como Sustentaremos nossas Competências e Habilidades para Mudar e melhorar?” Processos Internos Para satisfazer nossos Acionistas e clientes, em que processos precisamos melhorar?” Objetivos Medidas Clientes “Para atingir nossa visão, como deveríamos ser percebidos pelos nossos clientes?

71 Perspectiva Financeira
Além da administração financeira convencional é necessário: Estabelecimento de base de dados corporativos Processos centralizados e automatizados Avaliação de risco Avaliação de custo-benefício

72 Perspectiva dos Clientes
Assume que a satisfação dos clientes é fundamental para a sobrevivência da organização; Clientes insatisfeitos procuram novos fornecedores; Insatisfação de clientes é a principal causa de fracasso das empresas.

73 Perspectiva dos Processos
Além da administração de processos estratégicos, dois outros são fundamentais: Processos orientados para a missão da empresa Processos de suporte a gestão organizacional

74 Perspectiva da Aprendizagem e Crescimento
Enfoque na filosofia de trabalhador do conhecimento Enfatiza: Treinamento e desenvolvimento de empregados; Cultura de aprendizagem; Mentoria e tutoria dentro da empresa; Gestão do conhecimento etc.

75 REINÍCIO DO CICLO O ciclo da administração estratégica recomeça com a
implementação e o controle da execução dos planos, Reinício do Clico de Planejamento PREPARAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA EXECUÇÃO


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