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Gestão da Qualidade e Produtividade Gestão da Qualidade e Produtividade (Aula 9 –Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade) Professor.

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1 Gestão da Qualidade e Produtividade Gestão da Qualidade e Produtividade (Aula 9 –Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho de 2014

2 GERENCIAMENTO DA ROTINA Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade

3 Gerenciamento da Rotina  Metodologia de Gestão da Qualidade baseada na Sistematização e Verificação dos Processos Organizacionais  O uso das técnicas de Gerenciamento de Rotina facilita a identificação do papel de cada pessoa, ou seja, suas responsabilidades e obrigações individuais dentro da Organização. Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade

4 Implantação da Metodologia de Gerenciamento da Rotina  Os processos sob a minha gestão estão padronizados? Perguntas que o Gestor deve se fazer?  A minha atuação garante a obediência e melhoria contínua dos processos sob a minha gestão? Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade

5 Implantação da Metodologia de Gerenciamento da Rotina  Quando as falhas/erros ocorrem nos processos sob minha gestão a minha atuação visa garantir que não haja reincidência buscando e eliminado as causas fundamentais? Perguntas que o Gestor deve se fazer? Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade

6 Visão do Processo de Gerenciamento da Rotina ROTINAS MELHORIAS BUSCA CONSTANTE DE MELHORIAS INCREMENTAIS, AINDA QUE PEQUENAS. GARANTIA DA OBEDIÊNCIA AOS PADRÕES; ATUAÇÃO SOBRE AS CAUSAS FUNDAMENTAIS DOS PROBLEMAS. PREVISIBILIDADECOMPETITIVIDADE Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade

7 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade

8 “As Sete Novas Ferramentas” Sete Ferramentas Gerenciais da Qualidade São Ferramentas de Planejamento e Gestão aplicadas para o “problem finding” (Identificação e Resolução de Problemas ou Circunstâncias) Possibilitam o mapeamento de Problemas ou Circunstâncias Relevantes ao processo de gestão e o consequente planejamento de ações para melhoria de processos/produtos/serviços Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade

9 “As Sete Novas Ferramentas” Sete Ferramentas Gerenciais da Qualidade São Ferramentas que permitem a Análise de Dados Quantitativos (“números”) e Qualitativos (“palavras”) Possibilitam o mapeamento de Problemas ou Circunstâncias Relevantes ao processo de gestão e o consequente planejamento de ações para melhoria de processos/produtos/serviços Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade

10 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE FERRAMENTA GERENCIAL FINALIDADE Diagrama de Afinidade  Sintetizar, classificar e estruturar ideias pouco definidas Diagrama de Relações  Descobrir e analisar inter- relações de causa e efeito Diagrama em Árvore  Detalhar situações desde os aspectos gerais até aspectos específicos Diagrama em matriz  Correlacionar dados de forma lógica Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade

11 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE FERRAMENTA GERENCIAL FINALIDADE Técnicas de Priorização/Redução  Direcionar e focalizar análises para tomada de decisão PDPC – Processo Decision Program Chart – Árvore de Decisão  Identificar, avaliar e planejar alternativas de atuação para resolução de problemas Diagrama de Rede de Atividades/Diagrama de Flechas  Gerenciar prazos, prioridades e recursos disponíveis Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade

12 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE FERRAMENTA GERENCIAL FINALIDADE Diagrama de Afinidade  Sintetizar, classificar e estruturar ideias pouco definidas  O Diagrama de Afinidade auxiliar na organização de um grande número de dados dispersos em grupos definidos a partir de padrões de afinidade.  Utilização da Criatividade e da Lógica Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade

13 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE FERRAMENTA GERENCIAL FINALIDADE Diagrama de Afinidade  Sintetizar, classificar e estruturar ideias pouco definidas  A formação de grupos “afins” possibilita o estudo e análise posteriores de relações de causa e efeito. Exemplo: Os clientes podem ser reagrupados em função dos tipos de produtos/serviços que adquirem, ou de localização geográfica, ou por potencial de venda, ou por lucratividade, etc. Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade

14 Fonte: Bauer (2009)

15 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE FERRAMENTA GERENCIAL FINALIDADE Diagrama de Relações  Descobrir e analisar inter- relações de causa e efeito  O Diagrama de Relações é utilizado para avaliar as relações lógicas de causa e efeito das variáveis existentes em torno de um problema.  Utiliza um “pensamento multidirecional”, permitindo que sejam explorados possíveis “círculos de causalidade” entre as variáveis atuantes em torno de um problema Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade

16 Fonte: Leão (2012)

17 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE FERRAMENTA GERENCIAL FINALIDADE Diagrama em Árvore  Detalhar situações desde os aspectos gerais até aspectos específicos  O Diagrama de Árvores possibilita que se enxergue em detalhes todos os caminhos e ações que precisam ser percorridos até que se resolva um problema ou se atinja um determinado objetivo.  O Diagrama de Árvores constrói uma sequência lógica de detalhamento das ações. Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade

18 Fonte: Almeida (2006)

19 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE FERRAMENTA GERENCIAL FINALIDADE Diagrama em matriz  Correlacionar dados de forma lógica  A Construção de uma matriz que relacione as diversas variáveis envolvidas em um problema.  A representação gráfica da matriz permite uma compreensão rápida e clara dos relacionamentos existentes entre as variáveis de um problema e o quanto essas relações interferem na situação em análise. Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade

20 Fonte: Leão (2012)

21 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE FERRAMENTA GERENCIAL FINALIDADE Técnicas de Priorização/Redução  Direcionar e focalizar análises para tomada de decisão  As Técnicas de Priorização/Redução são TÉCNICAS QUANTITATIVAS utilizadas quando há a necessidade de selecionar dentre várias alternativas, aquela (s) que podem contribuir de modo efetivo para a resolução do problema.  Permitem que as ações para resolução do problema sejam menos dispersas e descoordenadas. Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade

22 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE FERRAMENTA GERENCIAL FINALIDADE Técnicas de Priorização/Redução  Direcionar e focalizar análises para tomada de decisão  A definição das melhores alternativas pode ocorrer através de uma sessão de Brainstorming ou da aplicação da Técnica Nominal de Grupo. Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade

23 Fonte: Bauer (2009)

24 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE FERRAMENTA GERENCIAL FINALIDADE Técnicas de Priorização/Redução  Direcionar e focalizar análises para tomada de decisão  A Ferramenta GUT (Gravidade-Urgência- Tendência) é uma técnica de priorização Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade

25 Fonte: Bauer (2009)

26 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE FERRAMENTA GERENCIAL FINALIDADE PDPC – Processo Decision Program Chart – Árvore de Decisão  Identificar, avaliar e planejar alternativas de atuação para resolução de problemas  A Árvore de Decisão é uma ferramenta que permite a exibição dos possíveis eventos e contingências que podem ocorrer durante a implementação de um plano de ação ou projeto. Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade

27 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE FERRAMENTA GERENCIAL FINALIDADE PDPC – Processo Decision Program Chart – Árvore de Decisão  Identificar, avaliar e planejar alternativas de atuação para resolução de problemas  Com a Árvore de Decisão é possível identificar e avaliar “caminhos alternativos” para resolução de problemas que ocorrem ao longo de um processo. Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade

28 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE FERRAMENTA GERENCIAL FINALIDADE PDPC – Processo Decision Program Chart – Árvore de Decisão  Identificar, avaliar e planejar alternativas de atuação para resolução de problemas  A Árvore de Decisão permite que se encontrem ações alternativas que possibilitem a prevenção da ocorrência de desvios mais graves (críticos) e a atuação em caso de ocorrência de problemas. Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade

29 Fonte: Bauer (2009)

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33 FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE FERRAMENTA GERENCIAL FINALIDADE Diagrama de Rede de Atividades/Diagrama de Flechas  Gerenciar prazos, prioridades e recursos disponíveis  O Diagrama de Rede de Atividades permite exibir e avaliar a distribuição das atividades organizacionais ao longo do tempo em função de uma dada atividade e seus desdobramentos ou em função de um conjunto de atividades. Aula 9 – Gerenciamento da Rotina e Ferramentas Gerenciais da Qualidade

34 Fonte: Leão (2012)

35 MASP Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma

36 MASP “Problema é o resultado indesejável de um trabalho.” Toda Organização tem problemas que as impedem de obter melhor qualidade e produtividade em seus produtos e serviços Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma MASP  Metodologia de Análise e Solução de Problemas

37 MASP  “Sintomas” da existência de problemas: - Baixa produtividade - Baixa qualidade dos produtos e serviços - Menor posição competitiva no mercado Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma MASP  Metodologia de Análise e Solução de Problemas

38 MASP  “Sintomas” da existência de problemas: - Baixa produtividade - Baixa qualidade dos produtos e serviços - Menor posição competitiva no mercado Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma MASP  Metodologia de Análise e Solução de Problemas

39 Não Qualidade: Os verdadeiros Custos O iceberg encoberto é 10X maior que a parte visível... Sucata Retrabalho Inspeção Garantia Rejeições Perda de vendas Entrega parcial Alterações de engenharia Tempo de ciclo longo Custos de remessas extras Excesso de inventário Custos Tradicionais da Qualidade Custos da Qualidade escondidos (tangível) (Facilmente Identificados) (Difíceis de mensurar) Perda da lealdade do cliente Mais setups Insatisfação do cliente Desgaste com o cliente Adiamento de instalações Moral do empregado, produtividade, retorno Viagens desnecessárias Hora extra Penalidades & Danos Acordos de vendas Perda de oportunidades

40 MASP A Metodologia MASP baseia-se na obtenção de dados que justifiquem/comprovem fatos/dados previamente levantados e que comprovadamente causam problemas de qualidade e/ou produtividade em uma Organização, com a devida proposição de soluções que contemplem ações corretivas, preventivas e preditivas em relação às causas fundamentais dos problemas. Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma MASP  Metodologia de Análise e Solução de Problemas

41 O Ciclo do MASP Controle demonstrado no novo nível Definição e organização do projeto Mudança na atitude Mudança na organização Declaração da missão e seleção do time Jornada de diagnóstico Mudança no conhecimento Identificação das causas primárias Controle demonstrado no novo nível Jornada de remediação Implementação da solução Retenção dos benefícios Mudança nos resultados

42 FMEA Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma

43 FMEA Método estruturado para identificação, estimativa, priorização e avaliação de riscos existentes a um produto/processo. Prevenção de falhas previsíveis e potenciais Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma Failure Mode and Effect Analysis  Análise de Modo e Efeito de Falha

44 FMEA -A Metodologia FMEA busca a identificação das variáveis críticas nas entradas (“input”) que podem afetar a qualidade das saídas (“output”) de um processo. -A partir dessa identificação são estabelecidas prioridades que guiarão o esforço de coleta de dados e a avaliação dos riscos associados aos defeitos. Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma Failure Mode and Effect Analysis  Análise de Modo e Efeito de Falha

45 FMEA Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma DIAGRAMA DO FMEA Fonte: Quality (2010)

46 1ª Etapa: Identificação e Listagem das Falhas Possíveis Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma Etapas de Aplicação do FMEA 2ª Etapa: Definição das Causas e Efeitos relacionados a cada Falha Possível identificada na 1ª etapa 3ª Etapa: Com o uso de escalas numéricos estimar a probabilidade de ocorrência da falha, a severidade do efeito provocado pela ocorrência da falha e a probabilidade de detecção da falha antes que o Cliente a detecte. RPN = Número de Prioridade de Risco 4ª Etapa: Definição de Ações para Redução ou Eliminação das Causas relacionadas às Falhas (principalmente aquelas com Altos valores de RPN)

47 FMEA Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma Exemplos de Critérios de Avaliação de Risco Fonte: Toledo (2008)

48 FMEA Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma Exemplos de Critérios de Avaliação de Risco Fonte: Toledo (2008)

49 FMEA Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma Exemplos de Critérios de Avaliação de Risco Fonte: Toledo (2008)

50 Six-Sigma ® Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma

51 Six-Sigma Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma A metodologia Six-Sigma (“6 sigma”) foi criada pela Motorola para redução dos problemas de Qualidade (década de 1980). “Seis Sigmas é uma filosofia de negócios que visa a obtenção de produtos virtualmente livres de defeitos.” (Jack Welsh)

52 Six-Sigma Fonte: USP (2008) Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma

53 O Quanto é Bom o Desempenho de Six Sigma? Six-Sigma Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma SigmaDefeitos máximos por Milhão ,4

54 Six-Sigma - IMPLANTAÇÃO Aula 9 – MASP, FMEA e Six-Sigma

55 FIM !!!


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