A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet."— Transcrição da apresentação:

1 Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet

2 Introdução ao Moodle! Moodle é uma alternativa às soluções comerciais de ensino à distância como o Blackboard e WebCT, é gratuito sob uma licença Open Source. A aprendizagem através do Moodle está baseado nos princípios pedagógicos construtivistas, com um desenho modular onde é fácil agregar conteúdos que motivam o aluno. Moodle tem una interface intuitiva para a navegação o que torna fácil criar cursos Aprendizagem modular e dinâmicos orientado por objectos

3 Aspectos gerais do Moodle Promove uma pedagogia de construtivismo social (colaboração, actividades, reflexão crítica, etc.) Adequado para cursos 100% online bem como para complementar um curso presencial Simples, leve, eficiente, compatível, com interface com navegadores de baixa tecnologia Fácil de instalar em qualquer plataforma que suporte PHP. Necessita apenas de uma base de dados e pode partilhá-la com outras aplicações Os cursos podem ser partilhados numa mesma instalação Os cursos podem ser visitados por interessados em conhecer o ambiente (sem acesso a provas, listas de exercícios e outras informações que requeiram segurança) Os cursos podem ser agrupados por categoria - uma instalação Moodle suporta milhares de cursos Grande atenção ao aspecto segurança das informações A maior parte das secções (Recursos, Fóruns de Discussão, Diário, etc.) tem um editor HTML gráfico WYSIWYG (o que você vê é o que você vai obter)

4 Características - Recursos Escrever uma Página de Texto Escreve uma página de texto simples, embora seja possível dar alguma formatação. Escrever página web Este tipo de recurso facilita o processamento de uma completa e simples página web do Moodle, especialmente quando utiliza o editor WYSIWYG do Moodle. A página é guardada numa base de dados, não como um ficheiro, e tem toda a liberdade de fazer quase tudo o que quiser utilizando HTML, incluindo Javascript.

5 Características - Recursos Apontador para ficheiros ou página Este tipo de recurso permite ligação a qualquer página web ou a qualquer outro ficheiro web. Permite também ligação a qualquer outra página web ou a outro ficheiro que enviou para a área de ficheiros da sua disciplina a partir do seu computador. As páginas web são visualizadas tal como são, enquanto que os ficheiros multimédia são processados mais habilmente e podem ser integrados numa página web. Por exemplo, os ficheiros MP3 aparecem utilizando um programa corrente, bem como filmes, animações em flash, etc. Particularmente, se o seu recurso é uma aplicação web ou qualquer outro tipo de conteúdo que permita aceitar parâmetros, pode escolher enviar informação para o seu recurso tal como o nome do utilizador, o seu , a disciplina em que estão integrados, etc..

6 Características - Recursos Mostrar um directório O recurso ao directório mostra um directório completo (e seus subdirectórios) a partir da área de ficheiros da disciplina. Os alunos podem assim navegar e vizualizar todos esses ficheiros. Etiquetas As etiquetas são ligeiramente diferentes dos outros recursos, porque são textos e imagens que estão inseridos entre os outros links de actividades/recursos na página da disciplina.

7 Chat O Chat permite aos participantes ter discussão em tempo real (síncrona). Diário Este módulo é uma actividade de reflexão muito importante. O professor pede ao aluno para reflectir sobre um tópico particular e o estudante pode editar um registo histórico das suas respostas. Respostas estas que são privadas e podem ser lidas apenas pelo professor, podendo juntar em cada alínea do diário os seus comentários e classificação. Usualmente é aconselhável usar uma actividade de diário por semana. Características - Actividades

8 Fóruns Esta pode ser a actividade mais importante - é aqui que ocorrem a maior parte das discussões. Os fóruns podem ser estruturados de diferentes formas e cada resposta no fórum pode ser avaliada pelos colegas. As respostas podem ser apresentadas em vários formatos e podem incluir anexos. Os participantes no fórum receberão por correio cópias de cada nova resposta. Um professor pode inscrever todos os alunos num fórum se assim o quiser. Glossário Esta actividade permite aos participantes criar e manter uma lista de definições, como um dicionário.

9 Características - Actividades Mini-testes Este módulo permite ao professor preparar e designar mini-testes, que consistem em perguntas de escolha múltipla, verdadeiro ou falso, e perguntas de respostas curtas. Estas perguntas são guardadas numa base de dados com categorias, podendo ser reutilizadas dentro do próprio curso ou até em outros cursos. Os mini- testes podem permitir várias tentativas de resolução. Cada tentativa é corrigida automaticamente e o professor pode optar por dar dicas ou mostrar as respostas correctas. Este módulo inclui opções para classificar os alunos.

10 Quem o ajudará a utilizar Moodle? Centenas de utilizadores conhecedores do Open Source que se uniram como “programadores” do Moodle numa comunidade de aprendizagem.

11 Vamos experimentar? Plataforma da escola: Site internacional de apoio: Site nacional de apoio: Quem usa o Moodle? Mais de organizações em 165 países têm sites Moodle (em Outubro de 2006 (http://moodle.org/sites). Este número continua a crescer!


Carregar ppt "Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google