A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jornal como Recurso Didático.  Atualmente, temos verificado uma grande ação por parte da imprensa escrita em promover a utilização de jornais e revistas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jornal como Recurso Didático.  Atualmente, temos verificado uma grande ação por parte da imprensa escrita em promover a utilização de jornais e revistas."— Transcrição da apresentação:

1 Jornal como Recurso Didático

2  Atualmente, temos verificado uma grande ação por parte da imprensa escrita em promover a utilização de jornais e revistas como recursos didáticos nas escolas. Essas ações abrangem crianças no período de pré alfabetização até a séries mais avançadas.

3  Jornais e revistas são um grande veículo de comunicação e de informação. O professor deve estar atento ao sensacionalismo contidos neste tipo de mídia, que geralmente se utiliza de expressões e argumentações que muitas vezes distorcem a realidade, visando atrair a atenção do leitor.

4  Existem várias formas de utilização do jornal na escola. A seguir, duas classificações:

5  Para fins institucionais: divulgação das atividades da escola.  Para fins educativos: possuem matérias e reportagens desenvolvidas pelos alunos e professores da escola.  Híbridos: possuem tanto características institucionais quanto educativas no mesmo jornal.

6  Independente: quando os jornais de mercado são utilizados apenas para estimular a leitura e análise crítica dos textos.  Interdependente: ocorre quando utiliza-se algum jornal do mercado para o desenvolvimento do jornal educativo da escola.

7  Algumas escolas também utilizam o jornal como fonte bibliográfica para estudos disciplinares. Neste caso, o professor deve estar atento à veracidade e às tendências das informações. Essa estratégia de repasse de conteúdo escolar por meio da utilização do jornal, integra o objetivo significativo da disciplina com o mundo real vivenciado pelo aluno.

8  Estimular a leitura e a escrita;  Proporcionar a formação crítica dos alunos quanto às informações recebidas;  Estimular aprendizado de novos conhecimentos;  Facilitar o acesso aos fatos e acontecimentos na comunidade do aluno, ou mesmo, no sentindo global.

9

10 a) Digitação de todas as matérias que serão publicadas; b) Elaboração da diagramação – organização da estrutura física das matérias e imagens; c) Criação e colocação dos desenhos; d) Mudança de fontes; e) Pesquisa de imagens; f) Fonte de consulta; g) Elaboração de fotolito; h) Manutenção de banco de dados com nomes das pessoas que receberão o jornal.

11 Programa gráfico muito utilizado para elaborar desenhos e imagens para imprimir. Não é apropriado para textos.

12 Programa profissional de editoração eletrônica, utilizado para criar livros, revistas, materiais publicitários.

13 Editor de texto, não indicado para criação de jornais, mas com bons resultados em outras produções.

14 Programa infantil para criação de jornais, banners, cartões. Tem muitas fotos, letras, bom para estimular crianças entre 8 e 12 anos.

15

16

17 Jornal eletrônico é no computador, necessita uso de internet. Para ter acesso a esse jornal a escola precisa ter internet e se quiser ter seu próprio jornal eletrônico precisa de uma home page e organizar sua publicação. Pode usar os programas citados antes e precisa de um editor de home pages, os mais conhecidos são HTML, FrontPage e Dreamweaver.

18 Usado para publicar informações, contar coisas da vida, do dia-a- dia, informações. Empresas e pessoas utilizam. No começo tinha apenas texto, mas com a evolução e aceitação da ferramenta, começou a ter fotos por isso fotolog. É bom para a escola para ajudar na publicação de jornais eletrônicos e troca de informação entre os alunos.


Carregar ppt "Jornal como Recurso Didático.  Atualmente, temos verificado uma grande ação por parte da imprensa escrita em promover a utilização de jornais e revistas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google