A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

0 Educação – Compromisso de São Paulo. 1 Posicionar a carreira de professor entre as 10 mais desejadas do Estado O programa foi fundamentado em uma visão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "0 Educação – Compromisso de São Paulo. 1 Posicionar a carreira de professor entre as 10 mais desejadas do Estado O programa foi fundamentado em uma visão."— Transcrição da apresentação:

1 0 Educação – Compromisso de São Paulo

2 1 Posicionar a carreira de professor entre as 10 mais desejadas do Estado O programa foi fundamentado em uma visão ambiciosa para a Rede Estadual de São Paulo em 2030 Ser um dos 25 melhores sistemas do mundo Equivalente à média dos países da OCDE

3 2 A visão do Programa Educação – Compromisso de São Paulo será concretizada com a execução de uma estratégia baseada em 5 pilares Valorizar e investir no desenvolvimento do Capital Humano da Secretaria Aprimorar as ações e a gestão pedagógica da Rede com foco no resultado dos alunos Mobilizar, Engajar e Responsabilizar a Rede, os Alunos e a Sociedade em torno do processo de ensino- aprendizagem Lançar as bases de um novo modelo de escola de Ensino Médio de Período Integral e um regime na carreira do Magistério mais atrativo Viabilizar mecanismos organizacionais e financeiros para operacionalizar o Programa

4 3 Lançar as bases de um novo modelo de escola de Ensino Médio em Tempo Integral e um regime na carreira do Magistério mais atrativo

5 Por que conceber um novo Modelo de Escola?

6 5 "Desrespeitamos o professor porque nos sentimos desrespeitados. O professor tem que dialogar, nos ajudar quando temos dificuldades, parece que eles desistiram da juventude" – Larissa, 18 anos, 1° ano, Jardim Parque Brasil Grupo Focal com alunos do Ensino Médio (Capão Redondo - 15/06) mostra que, em geral, a escola é pouco cativante e atrativa… "Se a escola me ajudasse a aprender para a vida ou para uma profissão, ficaria o dia todo na escola" – Larissa, 18 anos, 1° ano, Jardim Parque Brasil "A escola é muito chata. Parece trabalho. Muita rotina. Tem que ser mais dinâmico" – Reinaldo, 17 anos, 3° ano, Capão Redondo "Meu pai fala que a educação é importante para meu futuro e me apoia. Mas só conversamos sobre a escola quando não temos mais nada para conversar" – Raisa, 19 anos, 2° ano, Capão Redondo

7 6 Chile...além de possuir carga horária reduzida, ter currículo pouco flexível e ser pouco atrativo para o jovem... Eletivas/Outras1 Matérias Técnicas0 Esportes e Artes 3 2 Humanas 2 5 Ciências Naturais 1 8 Língua Estrangeira2 Língua Oficial5 Matemática4 FONTE: Unesco; INEP, ICE Matriz Curricular na Educação Secundária Carga horária Milhares de horas BrasilCingapuraAlemanha 1 Biologia, Física e Química 2 Geografia, História e Ciências Sociais 3 Educação Física, Filosofia, Sociologia, Artes, Aulas laboratoriais, Estudo Orientado, Música e outros 3,94,3 4,02,7

8 7...e os resultados na aprendizagem dos alunos podem ser melhorados FONTE: SEE Língua Portuguesa Matemática Abaixo do Básico Adequado Avançado ,9 23,3 0, ,6 21,1 0,1 Abaixo do Básico Adequado Avançado ,7 3, ,0 3,7 +0,5 +2,2 -1,0 -1,7 -0,3 -0,1 +13,7 -13,3 Resultados SARESP: % Variação Em pontos percentuais

9 8 Proposta de novo sistema educacional para São Paulo no longo prazo SérieIdade Ensino Médio Noturno (EJA) TecnólogoTrabalhoUniversidade Ensino Médio Semi- Integral Estrutura do sistema educacional Pré-Escola Ciclo II – Anos FinaisCiclo I – Anos Iniciais 14 Ensino Fundamental Creche Médio Integrado 1318 Educação Básica Ensino Médio Integral

10 99 Proposta de Ensino Médio de Período Integral para São Paulo

11 Como visto anteriormente, a Escola não responde aos desafios postos para a Educação do Século XXI CONTEÚDO (da ação educativa) CONTEÚDO (da ação educativa) MÉTODO (pedagógico) MÉTODO (pedagógico) GESTÃO (voltado para o resultado escolar) GESTÃO (voltado para o resultado escolar) Por isso cria-se um novo modelo de Escola: a ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MEDIO DE PERÍODO INTEGRAL, com inovações em

12 Quais as características dessa Escola Estadual de Ensino Médio de Período Integral? Currículo integralizado, com matriz flexível e diversificada Escola alinhada com a realidade do jovem, preparando os alunos para realizar seu Projeto de Vida e ser protagonista de sua formação Professores e demais educadores em Regime de Dedicação Plena e Integral à unidade escolar ▪ Infraestrutura diferenciada, com salas temáticas, laboratórios de ciências, sala de leitura e de informática e refeitório em todas as escolas Modelo de Gestão voltado para o resultado escolar: melhoria do desempenho do aluno e redução da evasão escolar ▪ Proposta de carga horária de 9h30min (com 1h20min para almoço e 20min de recreio no período matutino e vespertino)

13 12 Proposta de Ensino Médio de Período Integral para São Paulo Modelo Pedagógico

14 Nesse novo modelo, o foco da Escola é O JOVEM e o seu PROJETO DE VIDA EXCELÊNCIA ACADÊMICA EXCELÊNCIA ACADÊMICA FORMAÇÃO PARA A VIDA FORMAÇÃO PARA A VIDA Mas esse Projeto de Vida ainda não existe e será elaborado na medida em que a escola prover FORMAÇÃO PARA O PROJETO DE VIDA

15 Em que esses jovens precisam ser diferentes?

16 O jovem idealizado neste modelo é um JOVEM AUTÔNOMO SOLIDÁRIO COMPETENTE E por isso deve ser educado numa escola onde o JOVEM É O PROTAGONISTA E por isso deve ser educado numa escola onde o JOVEM É O PROTAGONISTA Porque será capaz de avaliar e decidir baseado nas suas crenças, valores e interesses Porque será capaz de envolver-se como parte da solução, e não do problema, atuando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso Porque estará preparado para compreender as exigências do novo mundo do trabalho; porque será detentor de conhecimentos essenciais para um bom desempenho e estará apto para a aquisição de habilidades específicas requeridas para o seu Projeto de Vida.

17 O que dará a sustentação que a Escola precisa para formar esse JOVEM PROTAGONISTA é o Que só funcionará se for sustentado por um MODELO DE GESTÃO E que deverá prover EXCELÊNCIA ACADÊMICA EXCELÊNCIA ACADÊMICA MODELO PEDAGÓGICO FORMAÇÃO PARA A VIDA FORMAÇÃO PARA A VIDA FORMAÇÃO PARA O PROJETO DE VIDA

18 Avaliação de entrada e o alinhamento A formação permanente do professor Sala de Leitura integrada ao projeto escolar Atividades experimentais nos Laboratórios Orientação de Estudo Disciplinas Eletivas Preparação acadêmica/ Mundo do Trabalho Ênfase nas avaliações EXCELENCIA ACADÊMICA Que se obtém através de um currículo significativo e de métodos eficazes de ensino e de aprendizagem

19 As práticas e vivências em Protagonismo Juvenil As práticas e vivências em Protagonismo Juvenil Educação para Valores Educação para Valores Tutoria Educação Interdimensional Educação Interdimensional Código de Ética Que deverão oferecer aos jovens um repertório de experiências fundamentais na tomada de melhores decisões ao longo da sua vida FORMAÇÃO PARA A VIDA

20 GESTÃO De si próprio Do seu conhecimento Do seu Projeto de Vida Do seu Projeto de Vida E assim esse jovem será capaz de registrar as suas ambições para o futuro, projetando a sua viabilização Que apoiará o jovem na construção e decisões quanto ao seu futuro Que deve garantir ao jovem habilidades de FORMAÇÃO PARA O PROJETO DE VIDA

21 INTEGRA Os resultados da escola no PLANO DE AÇÃO obtidos dos PROGRAMAS DE AÇÃO MODELO DE GESTÃO Usando instrumento de planejamento, gerenciamento e avaliação das atividades da comunidade escolar, incluindo os estudantes. MEIO (Gestão dos processos administrativos) MEIO (Gestão dos processos administrativos) FIM (Gestão dos processos pedagógicos) FIM (Gestão dos processos pedagógicos) O que vai garantir o funcionamento do MODELO PEDAGÓGICO é o

22 21 Proposta de Ensino Médio de Período Integral para São Paulo Infraestrutura

23 22 Imagens do Ginásio Pernambucano Horário de Almoço Aula na Sala de Leitura Aulas práticas Alunos no Intervalo

24 23 Imagens de outras Escolas com modelo inovador em Pernambuco Laboratório de Biologia Escola recém-reformada Clube de Xadrez Refeitorio

25 24 Escola Estadual de Ensino Médio de Período Integral pressupõe infraestrutura capaz de atrair, reter e alavancar a aprendizagem dos alunos Laborató- rios ▪ Todas as escolas equipadas com laboratórios de Ciências Infraestru- tura básica ▪ Escolas bem geridas e com infraestrutura e atmosfera que atraem o jovem Sala de Leitura ▪ Todas as escolas com salas de leitura preparadas para alavancar a aprendizagem dos alunos ▪ Todas escolas com refeitório e 3 refeições por dia Refeitório/ alimentação ▪ Salas de aula temáticas (Sala de Português, História, Arte, Física, etc) Salas Temáticas

26 25 Proposta de Ensino Médio de Período Integral para São Paulo Quadro Profissional

27 26 Estrutura funcional da Escola de Ensino Médio de Período Integral exigirá regime de dedicação plena e integral Modelo atualEscola de EM de Período Integral Quadro de pessoal das escolas 1 Professores Professores em Regime Parcial Professores em Regime de Dedicação Plena e Integral 1 Considerando a capacidade média de cada escola de 720 alunos (~18 salas) FONTE: SEE; ICE. Direção ▪ 1 diretor ▪ 1 vice diretor ▪ 1 diretor ▪ 1 vice diretor ▪ 12 agentes escolares ▪ 1 secretário de escola ▪ Módulo de QAE dobrado em relação a escola regular Funções de Apoio ▪ 1 Professor Coordenador ▪ 1 Professor Coordenador por área Coord. Pedagógico Quadro de pessoal da Escola de Ensino Médio de Período Integral participará de formação específica para as novas funções

28 27 Proposta de Ensino Médio de Período Integral para São Paulo Regime de Dedicação Plena e Integral

29 28 Por que devemos considerar uma alternativa de carreira em regime de dedicação plena e integral? Objetivos para uma carreira em regime especial Manter os profissionais do Quadro do Magistério dedicados em tempo integral a uma unidade escolar, permitindo uma relação mais qualificada entre o professor e o aluno Proporcionar uma maior interação entre os professores, facilitando o aumento das iniciativas pedagógicas interdisciplinares Aumentar a integração entre professores e equipe gestora, proporcionando uma maior capacidade de realização de uma gestão ativa e consolidação do Plano de Ação da Escola Aumentar a atratividade da Carreira do Professor permitindo a atração de novos talentos no mercado profissional A avaliação permanente possibilitando manter um quadro de professores altamente qualificados para sustentação dos objetivos da educação no Estado

30 29 A implementação da Carreira de Dedicação Plena e Integral será através da Escola de Ensino Médio de Período Integral e a adesão da unidade escolar é uma premissa para a plena consolidação do novo modelo ▪ Clara diferenciação funcional associada ao novo modelo de ensino ▪ Ausência de potenciais conflitos entre professores de ambos os regimes em uma mesma unidade escolar ▪ Equipe de gestão escolar diferenciada e alinhada com a nova proposta Adesão integral da unidade escolar via alteração do modelo de ensino PremissasRacional


Carregar ppt "0 Educação – Compromisso de São Paulo. 1 Posicionar a carreira de professor entre as 10 mais desejadas do Estado O programa foi fundamentado em uma visão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google