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Módulo Gestão Aplicada a SST (Segurança e Saúde do Trabalho) AULA 03

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Apresentação em tema: "Módulo Gestão Aplicada a SST (Segurança e Saúde do Trabalho) AULA 03"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo Gestão Aplicada a SST (Segurança e Saúde do Trabalho) AULA 03
FTST - Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo Gestão Aplicada a SST (Segurança e Saúde do Trabalho) AULA 03 Prof. Fábio Diniz

2 FTST – FORMAÇÃO TÉCNICA EM SEGURANÇA DO TRABALHO
GESTÃO APLICADA A SST

3 Fundamentos da aula anterior
Introdução: Problemática. Qualidade: Benefícios; Características; Princípios da Gestão de Qualidade; Líder.

4 Fundamentos da aula anterior
ISO: Relações das Normas; 5S’s; 8S’s; Eficiência ≠ Eficácia.

5 COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS
Como aplicar as técnicas de redação, normas, documentação de processos e procedimentos com intuito à certificação internacional. FTST – FORMAÇÃO TÉCNICA EM SEGURANÇA DO TRABALHO

6 Fundamentos Abordados nesta Aula
Sistema de Gestão: Termos e Definições das Normas de Gestão; ISO: Relações das Normas;

7 Termos e Definições das Normas de Gestão
Sistema: Conjunto de elementos inter-relacionados ou interativos. Gestão: Atividades Coordenadas para dirigir e controlar uma organização.

8 Termos e Definições das Normas de Gestão
Sistema de Gestão: O conjunto de elementos inter-relacionados que interagem entre si, planejados e realizados com o objetivo de dirigir e controlar uma organização para o alcance de seus objetivos.

9 International Organization for Standardization
Fundada em 23 de fevereiro de 1947; Sede em Genebra na Suíça; Mais de 170 países membros; Línguas oficiais - Inglês e Francês; O Brasil é representado pela ABNT.

10 International Organization for Standardization - ISO
NORMA/STANDARD ISO 31 Tamanhos e unidades. ISO 1000 Unidades SI e recomendações para o uso de seus múltiplos e de algumas outras unidades. ISO 216 Formatos e dimensões de papel - série A e B. ISO 269 Formatos e dimensões de envelopes. ISO 639 Códigos para representação de nomes de línguas. ISO 2108 Sistema internacional de identificação de livros, ISBN. ISO 3166 Códigos de países e subdivisões. ISO 4217 Códigos de moeda. ISO 5218 Convenção numérica para representação de sexos. ISO 5800 Sensibilidade das películas fotográficas. ISO 7810 Normas para cartões ID-1,ID-2 e ID-3 (de identificação, bancários, passaporte, carta de condução). ISO 7811 Métodos de gravação em cartões ID1. ISO 7813 Características adicionais de cartões ID-1. ISO 7816 Cartões ID-1 com micro circuitos integrados. ISO 8601 International Standard Date and Time Notation. ISO 8859 Codificação de caracteres em fontes, as quais incluem o ASCII (p.ex. ISO , ISO ). ISO 8879 Standard Generalized Markup Language (SGML). ISO 9000 Sistema de gestão da qualidade em ambientes de produção. ISO NORMA/STANDARD ISO/IEC 9126 Engenharia de Software - Qualidade de Software. ISO 9660 Sistema de ficheiros para CD-ROMs. ISO 9899 A linguagem de programação C. ISO 10006 Gestão da qualidade (aplicada em gestão de projetos). ISO/IEC 10179:1996 Semânticas de Estilo de Documentos e Linguagem de Especificações (DSSSL). ISO/IEC 10646 Universal Character Set (equivalente ao Unicode). ISO 14064 Normas de gestão do ambiente em ambientes de produção. ISO 14772 Virtual Reality Modelling Language VRML. ISO/IEC 14882 A linguagem de programação C++. ISO/IEC SPICE ISO Sobre as necessidades e os requisitos de um padrão internacional para avaliação de processos de SW. ISO/IEC 17024 Avaliação de conformidade para estabelecer requisitos gerais para organismos que realizam certificação de pessoas. ISO/IEC 17025 Laboratórios de Ensaio e Calibração. ISO/IEC 17799 Tecnologia da informação: código de conduta para a gestão da segurança da informação. ISO/IEC 12207 TI: define processo de desenvolvimento de software. ISO (ISO/IEC 20000) TI: define processos de gerenciamento de serviços de TI. ISO/IEC 26300 OpenDocument Format, ODF.

11 Vídeo ISO

12 Termos e Definições das Normas de Gestão
SGQ – ABNT NBR ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão de Qualidade (Requisitos) – Buscar atender aos requisitos do cliente.

13 Termos e Definições das Normas de Gestão
SGQ – NBR ISO :2004 Sistema de Gestão Ambiental (Requisitos) – É utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e para gerenciar seus aspectos ambientais e controlar os impactos de atividades, produtos e serviços.

14 Termos e Definições das Normas de Gestão
SGSST – OHSAS :2007 Sistema de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho (Requisitos) - Utilizada para desenvolver e implementar sua política e gerenciar seus riscos de SST controlando os riscos de acidentes, doenças ocupacionais e melhorando o ambiente de trabalho.

15 Termos e Definições das Normas de Gestão
Processo: Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas. Produto: Resultado de um conjunto de atividades inter-relacionadas. Requisito: Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória.

16 Termos e Definições das Normas de Gestão
Satisfação de cliente: Percepção do cliente quanto ao grau de atendimento aos seus requisitos.

17 Termos e Definições das Normas de Gestão
Política: Intenções e diretrizes globais de uma organização, relativas à qualidade, formalmente expressas pela Alta Administração. Objetivos: Aquilo que é buscado ou almejado relativo à qualidade, meio ambiente ou SST.

18 Termos e Definições das Normas de Gestão
Alta Administração: Pessoa ou grupo de pessoas que dirige e controla uma organização no mais alto nível.

19 Termos e Definições das Normas de Gestão
Melhoria contínua: Atividade regular para aumentar a capacidade de satisfazer requisitos. Eficácia: Extensão na qual as atividades planejadas são realizadas e os resultados planejados são atingidos.

20 Termos e Definições das Normas de Gestão
Eficiência: Relação entre o resultado alcançado e os recursos usados. Organização: Grupo de pessoas e instalações com responsabilidades, autoridades e relações definidas.

21 Termos e Definições das Normas de Gestão
Ambiente de trabalho: Conjunto de condições sob as quais um trabalho é realizado.

22 Termos e Definições das Normas de Gestão
Cliente: Organização ou pessoa que recebe um produto. Procedimento: Forma especificada de executar uma atividade ou um processo. Parte interessada: Pessoa ou grupo que tem um interesse no desempenho ou no sucesso de uma organização.

23 Termos e Definições das Normas de Gestão
Fornecedor: Organização ou pessoa que fornece um produto.

24 Termos e Definições das Normas de Gestão
Conformidade x Não conformidade: Atendimento ou não de um requisito. Correção: Ação tomada para eliminar uma não conformidade identificada.

25 Termos e Definições das Normas de Gestão
Ação preventiva: Ação tomada para eliminar a causa de uma potencial não conformidade ou outra situação indesejável. Ação corretiva: Ação tomada para eliminar a causa de uma não conformidade identificada ou outra situação indesejável.

26 Termos e Definições das Normas de Gestão
Documento: Informação e o meio no qual ela está contida.

27 Termos e Definições das Normas de Gestão
Retrabalho: Ação implementada sobre um produto não conforme de modo a que ele atenda aos requisitos. Registro: Documento que apresenta os resultados obtidos ou fornece evidências de atividades realizadas. Escopo da auditoria: Extensão e limites de uma auditoria.

28 Termos e Definições das Normas de Gestão
Auditoria: Processo sistemático, documentado e independente, para obter evidência de auditoria e avaliá-la objetivamente com o intuito de determinar a extensão na qual os critérios acordados são atendidos.

29 Termos e Definições das Normas de Gestão
Meio Ambiente: Circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas inter-relações.

30 Termos e Definições das Normas de Gestão
Aspecto Ambiental: Elemento das atividades ou produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente. Impacto Ambiental: Qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organização.

31 Termos e Definições das Normas de Gestão
Avaliação de riscos: Processo de avaliação de risco(s) proveniente(s) de perigo(s), levando em consideração a adequação de qualquer controle existente, e decidindo se o risco é ou não aceitável. Doença: Condição física ou mental adversa identificável, oriunda de, e/ou agravada por, uma atividade laboral e/ou situação relacionada ao trabalho.

32 Termos e Definições das Normas de Gestão
Incidente: Evento relacionado ao trabalho no qual uma lesão ou doença ou fatalidade ocorreu ou poderia ter ocorrido.

33 Termos e Definições das Normas de Gestão
Identificação de perigos: Processo de reconhecimento de que um perigo existe e a definição de suas características.

34 Termos e Definições das Normas de Gestão
Perigo: Fonte, situação ou ato com potencial para provocar danos humanos em termos de lesão ou doença, ou uma combinação destas.

35 Termos e Definições das Normas de Gestão
Risco: Combinação da probabilidade de ocorrência de um evento perigoso ou exposição(ões) com a gravidade da lesão ou doença que pode ser causada pelo evento ou exposição(ões).

36 Termos e Definições das Normas de Gestão
Risco aceitável: Risco que foi reduzido a um nível que pode ser tolerado pela organização, levando em consideração suas obrigações legais e sua própria política de SST.

37 Termos e Definições das Normas de Gestão
Segurança e Saúde no Trabalho (SST): Condições e fatores que afetam, ou poderiam afetar, a segurança e a saúde de funcionários ou de outros trabalhadores (incluindo trabalhadores temporários e terceirizado), visitantes ou qualquer outra pessoa no local de trabalho.

38 Termos e Definições das Normas de Gestão
Organograma: É um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização.

39 Termos e Definições das Normas de Gestão
Fluxograma: É um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem.

40 Série ISO 9000 A ISO 9000 é uma série de 4 normas internacionais para "Gestão da Qualidade" e "Garantia da Qualidade". Tem como objetivo orientar a implantação de sistemas de qualidade nas organizações.

41 Série ISO 9000 A série é composta das seguintes normas:
ISO Fundamentos e vocabulário. ISO Sistemas de gerenciamento da qualidade - requisitos. ISO Sistemas de gerenciamento da qualidade - guia para melhoramento da performance. ISO Auditorias internas da qualidade e ambiental.

42 Série ISO 9000

43 Série ISO 14000 Estabelece diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas.

44 Série ISO 14000 ABNT NBR ISO 14050 - (Gestão Ambiental – Vocabulário)
ABNT NBR ISO (Sistemas de Gestão Ambiental – Requisitos com orientações para uso. ABNT NBR ISO (Sistemas de Gestão Ambiental) – Diretrizes gerais sobre princípios, sistemas e técnicas de apoio.

45 Desenvolvimento Sustentável
É uma proposta de combinar as necessidades de produção e desenvolvimento com a preservação e reposição dos recursos naturais, ou seja, atender as demandas atuais sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras.

46 Poluição (Lei nº 6 938/81) É a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: Prejudiquem a saúde, segurança e o bem-estar da população; Criem condições adversas às atividades sociais e econômicas;

47 Poluição (Lei nº 6 938/81) Afetem desfavoravelmente a biota;
Afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente e lancem matéria ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.

48 Série OHSAS 18001 OHSAS (Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde e no Trabalho – Requisitos OHSAS (Sistemas de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho – Diretrizes para a Implementação da OHSAS 18001

49 Série OHSAS 18001 É uma ferramenta que fornece orientações sobre as quais uma organização pode implantar e ser avaliada, com relação aos procedimentos de saúde e segurança do trabalho. O sistema de gestão proposto pela OHSAS pode ser integrado aos sistemas de gerenciamento ambiental e também aos sistemas de qualidade, mas sua funcionalidade independe dos outros.

50 Dicas do Professor Fábio
Momento DPF!! Dicas do Professor Fábio Faça intercâmbio! (conheça novas culturas) Seja proativo! “Você não é derrotado quando perde. Você é derrotado quando desiste.” Dr. Gregory House

51 FTST – FORMAÇÃO TÉCNICA EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ATIVIDADE

52 ATIVIDADE EVITE REALIZAR A POSTAGEM DA SUA ATIVIDADE NO ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. FTST – FORMAÇÃO TÉCNICA EM SEGURANÇA DO TRABALHO

53 Dúvidas Acesse o Fórum!! Acessem o Chat!!
(Sexta-feira das 20h30 às 22h) FTST – FORMAÇÃO TÉCNICA EM SEGURANÇA DO TRABALHO

54 MOTIVACIONAL: Herói Anônimo
Vídeo MOTIVACIONAL: Herói Anônimo FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO


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