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Módulo Gestão Aplicada a SST (Segurança e Saúde do Trabalho) AULA 03 Prof. Fábio Diniz FTST - Formação Técnica em Segurança do Trabalho.

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1 Módulo Gestão Aplicada a SST (Segurança e Saúde do Trabalho) AULA 03 Prof. Fábio Diniz FTST - Formação Técnica em Segurança do Trabalho

2 GESTÃO APLICADA A SST FTST – FORMAÇÃO TÉCNICA EM SEGURANÇA DO TRABALHO

3 Fundamentos da aula anterior Introdução: Introdução: ‐ ‐Problemática. Qualidade: Qualidade: ‐ ‐Benefícios; ‐ ‐Características; ‐ ‐Princípios da Gestão de Qualidade; ‐ ‐Líder.

4 Fundamentos da aula anterior ISO: ISO: ‐ ‐Relações das Normas; ‐ ‐5S’s; - -8S’s; - -Eficiência ≠ Eficácia.

5 COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS Como aplicar as técnicas de redação, normas, documentação de processos e procedimentos com intuito à certificação internacional. FTST – FORMAÇÃO TÉCNICA EM SEGURANÇA DO TRABALHO

6 Fundamentos Abordados nesta Aula Sistema de Gestão: Sistema de Gestão: ‐ ‐Termos e Definições das Normas de Gestão; ISO: ISO: ‐ ‐Relações das Normas;

7 Termos e Definições das Normas de Gestão Sistema: Sistema: Conjunto de elementos inter-relacionados ou interativos. Gestão: Gestão: Atividades Coordenadas para dirigir e controlar uma organização.

8 Termos e Definições das Normas de Gestão O conjunto de elementos inter- relacionados que interagem entre si, planejados e realizados com o objetivo de dirigir e controlar uma organização para o alcance de seus objetivos. Sistema de Gestão: Sistema de Gestão:

9 International Organization for Standardization Sede em Genebra na Suíça; Mais de 170 países membros; Línguas oficiais - Inglês e Francês; Fundada em 23 de fevereiro de 1947; O Brasil é representado pela ABNT.

10 International Organization for Standardization - ISO ISONORMA/STANDARD ISO 31Tamanhos e unidades. ISO 1000Unidades SI e recomendações para o uso de seus múltiplos e de algumas outras unidades. ISO 216Formatos e dimensões de papel - série A e B. ISO 269Formatos e dimensões de envelopes. ISO 639Códigos para representação de nomes de línguas. ISO 2108Sistema internacional de identificação de livros, ISBN. ISO 3166Códigos de países e subdivisões. ISO 4217Códigos de moeda. ISO 5218Convenção numérica para representação de sexos. ISO 5800Sensibilidade das películas fotográficas. ISO 7810Normas para cartões ID-1,ID-2 e ID-3 (de identificação, bancários, passaporte, carta de condução). ISO 7811Métodos de gravação em cartões ID1. ISO 7813Características adicionais de cartões ID-1. ISO 7816Cartões ID-1 com micro circuitos integrados. ISO 8601International Standard Date and Time Notation. ISO 8859Codificação de caracteres em fontes, as quais incluem o ASCII (p.ex. ISO , ISO ). ISO 8879Standard Generalized Markup Language (SGML). ISO 9000Sistema de gestão da qualidade em ambientes de produção. ISONORMA/STANDARD ISO/IEC 9126Engenharia de Software - Qualidade de Software. ISO 9660Sistema de ficheiros para CD-ROMs. ISO 9899A linguagem de programação C. ISO 10006Gestão da qualidade (aplicada em gestão de projetos). ISO/IEC 10179:1996 Semânticas de Estilo de Documentos e Linguagem de Especificações (DSSSL). ISO/IEC 10646Universal Character Set (equivalente ao Unicode) ISO Normas de gestão do ambiente em ambientes de produção. ISO 14772Virtual Reality Modelling Language VRML. ISO/IEC 14882A linguagem de programação C++. ISO/IEC SPICE ISO Sobre as necessidades e os requisitos de um padrão internacional para avaliação de processos de SW. ISO/IEC 17024Avaliação de conformidade para estabelecer requisitos gerais para organismos que realizam certificação de pessoas. ISO/IEC 17025Laboratórios de Ensaio e Calibração. ISO/IEC 17799Tecnologia da informação: código de conduta para a gestão da segurança da informação. ISO/IEC 12207TI: define processo de desenvolvimento de software. ISO (ISO/IEC 20000) TI: define processos de gerenciamento de serviços de TI. ISO/IEC 26300OpenDocument Format, ODF.

11 Vídeo ISO

12 Termos e Definições das Normas de Gestão SGQ – ABNT NBR ISO 9001:2008 SGQ – ABNT NBR ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão de Qualidade (Requisitos) – Buscar atender aos requisitos do cliente.

13 Termos e Definições das Normas de Gestão SGQ – NBR ISO :2004 SGQ – NBR ISO :2004 Sistema de Gestão Ambiental (Requisitos) – É utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e para gerenciar seus aspectos ambientais e controlar os impactos de atividades, produtos e serviços.

14 Termos e Definições das Normas de Gestão SGSST – OHSAS :2007 SGSST – OHSAS :2007 Sistema de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho (Requisitos) - Utilizada para desenvolver e implementar sua política e gerenciar seus riscos de SST controlando os riscos de acidentes, doenças ocupacionais e melhorando o ambiente de trabalho.

15 Termos e Definições das Normas de Gestão Processo: Processo: Conjunto de atividades inter- relacionadas ou interativas. Produto: Produto: Resultado de um conjunto de atividades inter-relacionadas. Requisito: Requisito: Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória.

16 Termos e Definições das Normas de Gestão Satisfação de cliente: Satisfação de cliente: Percepção do cliente quanto ao grau de atendimento aos seus requisitos.

17 Termos e Definições das Normas de Gestão Política: Política: Intenções e diretrizes globais de uma organização, relativas à qualidade, formalmente expressas pela Alta Administração. Objetivos: Objetivos: Aquilo que é buscado ou almejado relativo à qualidade, meio ambiente ou SST.

18 Termos e Definições das Normas de Gestão Alta Administração: Alta Administração: Pessoa ou grupo de pessoas que dirige e controla uma organização no mais alto nível.

19 Termos e Definições das Normas de Gestão Melhoria contínua: Melhoria contínua: Atividade regular para aumentar a capacidade de satisfazer requisitos. Eficácia: Eficácia: Extensão na qual as atividades planejadas são realizadas e os resultados planejados são atingidos.

20 Termos e Definições das Normas de Gestão Eficiência: Eficiência: Relação entre o resultado alcançado e os recursos usados. Organização: Organização: Grupo de pessoas e instalações com responsabilidades, autoridades e relações definidas.

21 Termos e Definições das Normas de Gestão Ambiente de trabalho: Ambiente de trabalho: Conjunto de condições sob as quais um trabalho é realizado.

22 Termos e Definições das Normas de Gestão Cliente: Cliente: Organização ou pessoa que recebe um produto. Procedimento: Procedimento: Forma especificada de executar uma atividade ou um processo. Parte interessada: Parte interessada: Pessoa ou grupo que tem um interesse no desempenho ou no sucesso de uma organização.

23 Termos e Definições das Normas de Gestão Fornecedor: Fornecedor: Organização ou pessoa que fornece um produto.

24 Termos e Definições das Normas de Gestão ConformidadeNão conformidade: Conformidade x Não conformidade: Atendimento ou não de um requisito. Correção: Correção: Ação tomada para eliminar uma não conformidade identificada.

25 Termos e Definições das Normas de Gestão Ação preventiva: Ação preventiva: Ação tomada para eliminar a causa de uma potencial não conformidade ou outra situação indesejável. Ação corretiva: Ação corretiva: Ação tomada para eliminar a causa de uma não conformidade identificada ou outra situação indesejável.

26 Termos e Definições das Normas de Gestão Documento: Documento: Informação e o meio no qual ela está contida.

27 Termos e Definições das Normas de Gestão Retrabalho: Retrabalho: Ação implementada sobre um produto não conforme de modo a que ele atenda aos requisitos. Registro: Registro: Documento que apresenta os resultados obtidos ou fornece evidências de atividades realizadas. Escopo da auditoria: Escopo da auditoria: Extensão e limites de uma auditoria.

28 Termos e Definições das Normas de Gestão Auditoria: Auditoria: Processo sistemático, documentado e independente, para obter evidência de auditoria e avaliá-la objetivamente com o intuito de determinar a extensão na qual os critérios acordados são atendidos.

29 Termos e Definições das Normas de Gestão Meio Ambiente: Meio Ambiente: Circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas inter-relações.

30 Termos e Definições das Normas de Gestão Aspecto Ambiental: Aspecto Ambiental: Elemento das atividades ou produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente. Impacto Ambiental: Impacto Ambiental: Qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organização.

31 Termos e Definições das Normas de Gestão Avaliação de riscos: Avaliação de riscos: Processo de avaliação de risco(s) proveniente(s) de perigo(s), levando em consideração a adequação de qualquer controle existente, e decidindo se o risco é ou não aceitável. Doença: Doença: Condição física ou mental adversa identificável, oriunda de, e/ou agravada por, uma atividade laboral e/ou situação relacionada ao trabalho.

32 Termos e Definições das Normas de Gestão Incidente: Incidente: Evento relacionado ao trabalho no qual uma lesão ou doença ou fatalidade ocorreu ou poderia ter ocorrido.

33 Termos e Definições das Normas de Gestão Identificação de perigos: Identificação de perigos: Processo de reconhecimento de que um perigo existe e a definição de suas características.

34 Termos e Definições das Normas de Gestão Perigo: Perigo: Fonte, situação ou ato com potencial para provocar danos humanos em termos de lesão ou doença, ou uma combinação destas.

35 Termos e Definições das Normas de Gestão Risco: Risco: Combinação da probabilidade de ocorrência de um evento perigoso ou exposição(ões) com a gravidade da lesão ou doença que pode ser causada pelo evento ou exposição(ões).

36 Termos e Definições das Normas de Gestão Risco que foi reduzido a um nível que pode ser tolerado pela organização, levando em consideração suas obrigações legais e sua própria política de SST. Risco aceitável: Risco aceitável:

37 Termos e Definições das Normas de Gestão Condições e fatores que afetam, ou poderiam afetar, a segurança e a saúde de funcionários ou de outros trabalhadores (incluindo trabalhadores temporários e terceirizado), visitantes ou qualquer outra pessoa no local de trabalho. Segurança e Saúde no Trabalho (SST):

38 Termos e Definições das Normas de Gestão Organograma: Organograma: É um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização.

39 Termos e Definições das Normas de Gestão Fluxograma: Fluxograma: É um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem.

40 Série ISO 9000 A ISO 9000 é uma série de 4 normas internacionais para "Gestão da Qualidade" e "Garantia da Qualidade". Tem como objetivo orientar a implantação de sistemas de qualidade nas organizações.

41 Série ISO 9000 A série é composta das seguintes normas: ISO Fundamentos e vocabulário. ISO Sistemas de gerenciamento da qualidade - requisitos. ISO Sistemas de gerenciamento da qualidade - guia para melhoramento da performance. ISO Auditorias internas da qualidade e ambiental.

42 Série ISO 9000

43 Série ISO Estabelece diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas.

44 Série ISO ABNT NBR ISO (Gestão Ambiental – Vocabulário) ABNT NBR ISO (Sistemas de Gestão Ambiental – Requisitos com orientações para uso. ABNT NBR ISO (Sistemas de Gestão Ambiental) – Diretrizes gerais sobre princípios, sistemas e técnicas de apoio.

45 Desenvolvimento Sustentável É uma proposta de combinar as necessidades de produção e desenvolvimento com a preservação e reposição dos recursos naturais, ou seja, atender as demandas atuais sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras.

46 Poluição (Lei nº 6 938/81) É a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: Prejudiquem a saúde, segurança e o bem-estar da população; Criem condições adversas às atividades sociais e econômicas;

47 Poluição (Lei nº 6 938/81) Afetem desfavoravelmente a biota; Afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente e lancem matéria ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.

48 Série OHSAS OHSAS (Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde e no Trabalho – Requisitos OHSAS (Sistemas de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho – Diretrizes para a Implementação da OHSAS 18001

49 Série OHSAS É uma ferramenta que fornece orientações sobre as quais uma organização pode implantar e ser avaliada, com relação aos procedimentos de saúde e segurança do trabalho. O sistema de gestão proposto pela OHSAS pode ser integrado aos sistemas de gerenciamento ambiental e também aos sistemas de qualidade, mas sua funcionalidade independe dos outros.

50 Momento DPF!! Faça intercâmbio! (conheça novas culturas) Seja proativo! D icas do P rofessor F ábio “Você não é derrotado quando perde. Você é derrotado quando desiste.” Dr. Gregory House

51 ATIVIDADE FTST – FORMAÇÃO TÉCNICA EM SEGURANÇA DO TRABALHO

52 EVITE REALIZAR A POSTAGEM DA SUA ATIVIDADE NO ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. ATIVIDADEATIVIDADE FTST – FORMAÇÃO TÉCNICA EM SEGURANÇA DO TRABALHO

53 Dúvidas Acesse o Fórum!! Acesse o Fórum!! Acessem o Chat!! Acessem o Chat!! (Sexta-feira das 20h30 às 22h) FTST – FORMAÇÃO TÉCNICA EM SEGURANÇA DO TRABALHO

54 Vídeo MOTIVACIONAL: Herói Anônimo MOTIVACIONAL: Herói Anônimo https://www.youtube.com/watch?v=wYtnbpSC9vQ FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO


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