A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO DE UM PROJETO DE EAD Eliane Paiva da Cunha Por: & Luiza Elizabeth da Cunha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO DE UM PROJETO DE EAD Eliane Paiva da Cunha Por: & Luiza Elizabeth da Cunha."— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO DE UM PROJETO DE EAD Eliane Paiva da Cunha Por: & Luiza Elizabeth da Cunha

2 Objetivo Elementos: –identificação –justificativa –objetivos –metas –fases de execução –mecanismos de execução –custos –acompanhamento –avaliação Planejamento colaborativo

3 Desenvolvimento Planejamento do Projeto de EAD Instituição que atua na área de ensino de línguas, em cursos presenciais Público-alvo: Adulto Falante de português Para falar e escrever o inglês básico Residência: Rio de Janeiro Acesso à Internet

4 4 módulos (10 unidades p/módulo) Número visado = 500 alunos Aluno poderá estudar online, ou fazer download e trabalhar off-line Orçamento disponível = R$ ,00 Módulo online = 2 a 8 meses Prazo do projeto = 15 meses

5 Curso Aspecto pedagógico –Apoiado em recursos tecnológicos –Fluência em língua inglesa –Compreensão oral, fala, leitura e escrita –Perspectiva construtivista –Avaliação processual e diagnóstica

6 –Tutores especialistas e tutores orientadores –Traduções –Exercícios –Testes –O aluno poderá conversar com os tutores e com outros alunos –Registros de mensagens e encontros síncronos para fins de controle e estatísticas

7 Antes de iniciar o curso: TESTE DE CLASSIFICAÇÃO Ao final de cada módulo avaliação do desempenho dos tutores e do próprio módulo Com 2 horas de estudo por dia 1 módulo = 4 semanas Curso completo = 4 meses O aluno terá de 2 a 8 meses para concluir seus estudos.

8 Aspecto da informação –Conteúdo programático –Textos –Textos de leitura suplementares –Artigos de jornais –Revistas –Tirinhas cômicas

9 Informações gerais Quadro de avisos Para uso do aluno: Páginas para troca de mensagens Listas de discussão Salas de chat Referências bibliográficas Vídeos complementares

10 Aspecto da comunicação –Trabalhar online ou off-line –Tutores 24 horas –Conta de fornecida pela Instituição

11 Aspecto da certificação Aprovação = nota igual ou superior a 7 Pode imprimir o certificado. Certificado grátis

12 Aspecto logístico –Na página de apresentação do curso, em português: Dados e informações sobre o curso e a Instituição Especificações dos equipamentos necessários Manual do Aluno para download

13 Recursos didáticos –Multimeios Vídeos Áudios Softwares

14 Conteúdo que pode ser utilizado off-line links para download Ambiente de Aprendizagem Escolha do software WebCT interação online

15 Aquisição do software Software e manuais do pacote Download gratuito Pagamento das licenças = momento da configuração dos clientes US$ 6.500,00/ano (versão em português)

16 Instalação do software –Windows NT –Instalação média (1500 contas)

17 Atribuição de responsabilidades 4 contas: administrador conteudista tutor aluno Conta = nome do usuário e senha (válidos) –Por servidor = 1 administrador –Por turma = 1 conteudista, 1 Webdesigner e N tutores

18 Aprendizado do software Conteudistas e tutores Período de treinamento

19 Alimentação das bases de dados –Criar e desenvolver o módulo hierarquicamente –Colocar o conteúdo no servidor –Criar a estrutura e a apresentação –Associar a estrutura com o conteúdo –Criar as contas dos alunos –Fazer o acompanhamento Conteudista e Webdesigner preparação e manutenção da estrutura, apresentação e conteúdo dos módulos

20 Criação do site Domínio e seu registro –FAPESP- taxa Marca e seu registro –INPI (ou em uma das Delegacias ou Representações) - taxas Comunicação com usuários – Atualizações –Conteudista assistido por um designer

21 Hospedagem Definição dos equipamentos e softwares –Equipamento próprio Aquisição dos equipamentos e softwares –Após definição das necessidades Instalação e teste dos equipamentos e softwares –Equipe técnica Upload do material do curso –Administrador e o conteudista responsável

22 Contratação de banda adequada ao fluxo previsto LINK A ser contratado após o dimensionamento em função do tráfego de dados esperado

23 Sistema financeiro Processo de pagamento pelos alunos –Cartão de crédito Processo de pagamento dos tutores e conteudistas –Mensalmente (contrato) Integração com o sistema acadêmico –Matrícula = login e uma senha –Acesso liberado = validação do cartão de crédito –Controle do desempenho dos alunos

24 Cadastro Alunos matriculados no ensino presencial Professores do ensino presencial da Instituição Ficha de cadastro online na página de apresentação do curso

25 Processo de Matrícula Opção de fazer o teste de classificação Perguntas pessoais Login e senha via Pagamento somente com cartão

26 Fator Humano Definição das necessidades –Profissionais e especialistas nos campos da educação, da comunicação, da informática, e da área financeira

27 Definição dos perfis –Professores –Webdesigners e especialistas em TI –Pedagogos –Área financeira

28 Recrutamento e seleção –Equipe constituída de psicólogos –Entrevistas e testes –Critérios desejados Contratação –Leis trabalhistas –Pagamento mensal –Prêmios Treinamento –Workshops –Consultoria para equipe de informática –Alfabetização tecnológica

29 Processo de comercialização Divulgação e presença na mídia Agência de publicidade Revistas Banners e displays Congressos Mala direta Banners na Internet Anúncios na TV e no rádio

30 Venda –Marketing completo –Slogan = frase simples –Cursos grátis –Participação em feiras, exposições e congressos –Visitas a Centros Universitários Valor do curso = ???

31 Testagem do sistema Cursos protótipos –Pais e adultos em geral listados no cadastro –Curso piloto inteiramente grátis –Duração = 1 mês

32 Análise dos resultados Avaliação interna –Proposta pedagógica –Avaliação do aluno –Parcerias –Conteúdo e recursos tecnológicos –Avanços tecnológicos –Trabalho dos tutores –Interatividade –Acompanhamento administrativo –Instrumentos de avaliação do curso

33 Manutenção Site –Administrador Ambiente de aprendizagem –Webdesigner Conteúdo –Conteudista Fator humano –Avaliação interna seguida de oportunidades de atualização aos diversos profissionais

34 Segurança Backup –Procedimentos, escolha do equipamento, software e mídia = equipe de informática –Backup do curso, do cadastro e do material dos alunos Contra hacker –Firewall –Acesso controlado

35 Contra vírus –Anti-vírus –Pessoal autorizado Instalação de programas Upload de arquivos Modificações no site –Alunos Arquivos em formato previamente autorizado e verificados pelo anti-vírus

36 Parcerias Editoras de livros didáticos em língua inglesa Firma de transporte

37 Problemas Após a implantação do curso: –Congestionamentos no link de acesso ao servidor da Instituição –Conexão dos alunos com a Internet Montar a equipe priorizando os profissionais que já trabalham nos cursos presenciais da Instituição.

38 Problemas específicos do desenvolvimento deste trabalho Elaboração do cronograma Elaboração do diagrama de precedência Cálculo de custos do projeto

39 Cronograma

40 Orçamento Tipo de despesas Instalações físicas Hardware Software Fator humano Produção de material didático Contratos Treinamento Marketing

41 Riscos Boom no mercado de Cursos de Educação a Distância Atualizar Inovar Manter-se sempre líder

42 Conclusão Que todas as informações e sugestões aqui contidas se transformem em grande sucesso.


Carregar ppt "PLANEJAMENTO DE UM PROJETO DE EAD Eliane Paiva da Cunha Por: & Luiza Elizabeth da Cunha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google