Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
Tema: Material Didático e Linguagem em EaD Gilmara Ozório Uberlândia / 2007
2
Linguagem e Material Didático em EaD
“a comunicação não se define a partir da tecnologia, mas a partir de processos humanos, quer presenciais, quer veiculados pelos meios de comunicação”. (Kaplun, 1986, apud Sousa e Nunes, 2000). Desta forma, cria-se um vínculo mais estreito com o aluno, visando construção do conhecimento, enriquecimento temático e visual, facilitando a interlocução da linguagem e do material pedagógico.
3
Materiais Instrucionais em EaD
Veiculados por meio de: Correio Fax Telefone Internet Visam atingir os objetivos alcançados
4
Linguagem e Material Didático em EaD
A linguagem do texto deve ser clara, objetiva, dialogável e amigável. Proporcionando ao aprendiz: Compreender as propostas Refletir sobre a leitura Utilizar os conceitos e relações aprendidas Fazer uma adequada interação com o conhecimento Auto-avaliar seu próprio desempenho
5
Material Didático e Linguagem em EaD
Nesse sentido, o material didático deverá conter: Apresentação ou introdução Guia do aluno Objetivos geral e específicos Conteúdo organizado de forma clara, seqüencial e lógica Módulos com temáticas devidamente justificativos Estrutura uniforme e organizada
6
Material Didático e Linguagem em EaD
Sub-temas claramente identificados Textos organizados, sistematizados e revistos Sugestões de leituras complementares Facilitador: Glossário de termos e conceitos Atividades com questões reflexivas que promovam convívio social e socialização do conhecimento
7
Material Didático e Linguagem em EaD
Planejamento e uso de recursos gráficos que aumetem interatividade e visibilidade Ilustrações pertinentes ao tema Conclusão final Referências bibliográficas Validação do material didático
8
Requisitos Básicos Estabelecer uma ponte com a experiência cotidiana do aluno, vinculando teoria e prática Facilitar incorporação de novas tecnologias Mobilizar conhecimentos prévios do aprendiz Utilizar exemplos do cotidiano A Preparação deve envolver uma equipe de especialistas em conteúdos dos componentes curriculares; organização dos materiais didáticos; programadores visuais e revisores de língua portuguesa.
9
O processo de elaboração de materiais didáticos em EaD exige tratamento pedagógico cuidadoso para alcançar objetivos educacionais. Quando se aponta a centralidade do planejamento na realização de um curso em EAD e elaboração de seu material didático, chama-se a atenção de que é necessário definir a natureza do curso, pela compatibilização de objetivos, justificativas, contexto e perfil dos cursistas, desde a seleção de temas, conteúdos até a adequação dos mesmos em um ambiente educacional.
10
Esta compatibilização torna cada curso ímpar e cada material didático um reflexo desta particularidade. Compreender esta dinâmica é fundamental para enfrentar com sucesso as demandas crescentes de cursos em EAD. É preciso pensar os materiais didáticos para EaD, em qualquer mídia, levando em conta avanços tecnológicos e propostas que estejam coerentes com novos parâmetros educacionais.
11
Referência SOUZA, Thelma Rosane P. de. A centralidade do planejamento na elaboração de material didático para Educação a Distância Disponível em: < Acesso em: 11 de mai
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.