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UNICEF no Mundo Hoje, atua em 190 países em todo o mundo, defendendo os direitos humanos de crianças e adolescentes Sede / Escritórios centrais Escritórios.

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2 UNICEF no Mundo Hoje, atua em 190 países em todo o mundo, defendendo os direitos humanos de crianças e adolescentes Sede / Escritórios centrais Escritórios de campo (A. Latina e Caribe) Escritórios Regionais Sede NY, EUA Divisão de Suprimentos Copenhagen, DINAMARCA Escritório Europa Genebra, SUÍÇA Escritório Regional América Latina e Caribe Panamá, PANAMA Escritório Regional Leste Asiático e Pacífico Bangkok, TAILANDIA Escritório Regional Sul e Nordeste Africanos Nairobi, KENYA Escritório Regional Meio-Leste e Norte Africanos Amman, JORDANIA Escritório Regional África Central e Oeste Dakar, SENEGAL Escritório Regional Sul Asiático Kathmandu, NEPAL UNICEF Brasil Brasília

3 UNICEF no Brasil: Presente desde 1950 MANAUS BELÉM SÂO LUÍS FORTALEZA RECIFE SALVADOR RIO DE JANEIRO SÂO PAULO UNICEF Brasil Escritório da Representante Brasília - DF

4 Realidade dos Centros Urbanos Intensa concentração populacional: Nos estados de RJ e SP, 95% da população concentra-se em centros urbanos. Precarização dos serviços públicos: 11% dos domicílios urbanos não têm acesso à água potável e 50% não estão conectados à rede de esgoto (Ministério das Cidades) Diminuição de oportunidades: Nas favelas do RJ, 40% dos adolescentes (15-17 anos) estão desocupados Crescimento das desigualdades: A taxa de mortalidade infantil no RJ varia de 6.7 por mil em Botafogo a 22.5 por mil no Jacarezinho. Aumento da vulnerabilidade: Em 2004, a taxa de homicídios de jovens do sexo masculino (15 a 29 anos) foi de 225,8 para cada 100 mil pessoas no RJ. Potencial de mudança: Energia, vitalidade, criatividade, produtividade e cultura próprias. Crianças e adolescentes também têm grande capacidade de transformação.

5 Plataforma do UNICEF para os Centros Urbanos Brasileiros Objetivo Geral Contribuir para que cada criança e adolescente que vive em comunidades populares de centros urbanos brasileiros tenha seus direitos protegidos, respeitados e garantidos.

6 Atores da Plataforma dos Centros Urbanos Grupo Articulador Local Serão responsáveis por organizar as atividades da Plataforma nas suas comunidades com o apoio do Unicef Grupo de Adolescentes Formarão grupos de comunicadores, que serão capacitados a desenvolver produtos de comunicação. Eles também vão apoiar o GAL na realização de pesquisas e mapeamentos de suas comunidades Comitê Municipal Ponto focal do Grupo Articulador junto ao poder público

7 Prioridades e Estratégias do Programa Para o período de 2007 a 2011, tem como prioridades assegurar o direito de cada criança e adolescente a: SOBREVIVER E SE DESENVOLVER APRENDER PROTEGER(-SE) DO HIV/aids CRESCER SEM VIOLÊNCIA SER PRIORIDADE ABSOLUTA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS Plataformas: Semi-árido Amazônia Centros Urbanos

8 Crianças de até 6 anos sobrevivendo e se desenvolvendo Verbos X Metas Reduzir a mortalidade neonatal precoce Ampliar a cobertura dos programas de atendimento à saúde da família Ampliar a cobertura pré-natal Metas Verbo

9 Crianças e adolescentes com acesso universal à educação de qualidade Verbos X Metas Ampliar as vagas em creche para crianças de até 3 anos Ampliar as vagas em educação infantil para crianças de 4 e 5 anos Ampliar a taxa de conclusão do Ensino Fundamental e ingresso no Ensino Médio Ampliar a taxa de escolarização líquida para Ensino Fundamental e Ensino Médio Ampliar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no Ensino Fundamental e no Ensino Médio Metas Verbos

10 Verbos X Metas Crianças e adolescentes protegidos da transmissão do HIV e, quando soropositivos, recebendo tratamento adequado e incluídos na sociedade Reduzir o número de casos de adolescentes infectados pelo HIV Meta Verbo

11 Reduzir a taxa de mortalidade por causas externas entre adolescentes Garantir a implantação e o funcionamento de sistema de notificação de violência contra crianças e adolescentes no município Adequar o número de Conselhos Tutelares em relação ao tamanho da população de crianças e adolescentes do município Adequar o número de Centros de Referência de Assistência Social em relação à população municipal Reduzir o número de adolescentes cumprindo medidas socioeducativas Verbos X Metas Crianças e adolescentes protegidos de omissão, negligência, maus-tratos, discriminação, exploração e violência. Verbo Metas

12 Adolescentes participando das decisões e reconhecidos por seu potencial de transformação Verbo Metas Assegurar recursos no orçamento público municipal para implementação de políticas públicas de qualidade para a infância e adolescência Reduzir o número de gestantes adolescentes Ampliar o percentual de adolescentes de 16 e 17 anos cadastrados no Tribunal Regional Eleitoral Verbos X Metas

13 Ampliar o número de escolas implantando a Lei /03, que prevê a inclusão da temática de história e cultura afro-brasileira nos currículos escolares Reduzir a taxa de homicídios de adolescentes negros Aumentar o acesso à escola de meninos e meninas negras Verbos X Metas Verbo Metas Crianças e adolescentes de diferentes origens étnicas, raciais, sociais e culturais com direitos igualmente respeitados nas políticas públicas

14 Anos II e III Desenvolvimento Ano IV Certificação Ano I Preparação Ciclo da PCU

15 ANO I PREPARAÇÃO Etapa 1: Definição de Parâmetros, Metodologia e Materiais Etapa 2: Mobilização de Candidatos a Prefeito Etapa 3: Convocação das Comunidades ANOS II e III DESENVOLVIMENTO Etapa 4: Constituição do Comitê Municipal Etapa 5: Inscrição das Comunidades Etapa 6: Constituição e Fortalecimento do Grupo de Comunidades da PCU Etapa 7: Construção da Linha de Base Municipal e Sub-Municipal Etapa 8: Desenvolvimento de Capacidades Municipais Etapa 9: Articulação Política Etapa 10: Mobilização Social ANO IV CERTIFICAÇÃO Etapa 11: Avaliação Quantitativa Etapa 12: Reconhecimento dos Atores Municipais e Sub- Municipais Etapa 13: Disseminação de Resultados Etapas da PCU

16 Estratégias X Resultados Articulação Política Mobilização social Desenvolvimento de capacidades Contribuir para que políticas públicas cheguem às comunidades de forma sinérgicas e com qualidade Desconstruir imagens negativas: do adolescente, da comunidade, da cidade Oferecer cursos e capacitações para formadores de opinião, gestores, agentes sociais, família e adolescentes. Fortalecer competências em relação aos direitos da criança e do adolescente e aperfeiçoar habilidades com diferentes instrumentos de gestão e comunicação

17 Monitoramento e Avaliação Abrir portas internas e externas Estratégias X Resultados Reconhecimento Acompanhar os indicadores dos sistemas oficiais quanto às reduções das iniqüidades e gerar informações das comunidades populares através de diagnósticos participativos

18 O que a comunidade conquista Motivação para que todos trabalhem pelo mesmo objetivo Apoio para conversar com outras organizações da cidade Atividades e materiais para aumentar a capacidade de trabalhar Divulgação e homenagem do UNICEF

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