A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ao concluíres o ensino secundário és confrontado com o problema da escolha da tua vida profissional. De entre as inúmeras hipóteses que poderás eventualmente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ao concluíres o ensino secundário és confrontado com o problema da escolha da tua vida profissional. De entre as inúmeras hipóteses que poderás eventualmente."— Transcrição da apresentação:

1 Ao concluíres o ensino secundário és confrontado com o problema da escolha da tua vida profissional. De entre as inúmeras hipóteses que poderás eventualmente considerar para a solução de tal problema, servir o Exército ou a Guarda Nacional Republicana como Oficial do Quadro Permanente é uma opção possível. A sua concretização passa pelo ingresso na Academia Militar, onde terás um Curso Superior ao teu alcance e uma perspectiva de carreira. Certamente terás tido já oportunidade de conhecer algo do que a vida militar proporciona, mas compreendendo a importância da decisão de escolha de uma carreira, a Academia Militar entendeu proceder à elaboração deste Guia Informativo. Como és um potencial candidato à Academia Militar, ficarás a conhecer as Condições de Admissão para o ano lectivo de 2003/2004, a forma como o Concurso de Admissão se processa, em que consistem os pré-requisitos exigidos e outras disposições consideradas pertinentes. ACADEMIA MILITAR

2 Ser cidadão português; Ser solteiro; Ter idade inferior a 21 anos até 31 de Dezembro de 1999; Ter pelo menos 1.65m ou 1.60m de altura, conforme seja do sexo masculino ou feminino; Estar autorizado a concorrer, pelos pais ou por quem exerça a responsabilidade paternal, no caso de ter menos de 18 anos de idade; Estar em situação militar regular; Ter bom comportamento moral e cívico; Possuir a robustez física indispensável ao exercício da profissão militar; Não ter sido eliminado na Escola Naval ou na Academia da Força Aérea, por motivos disciplinares ou por incapacidade para o serviço militar; Não ter sido eliminado, por qualquer motivo, dos cursos de licenciatura da Academia Militar; Ter aprovação num curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente; Ter realizado, na 1ª fase do calendário geral de exames de acesso ao ensino superior de 1999, o exame nacional da(s) disciplina(s) especifíca(s) estabelecida(s) para cada curso; Satisfazer os pré-requisitos fixados para os cursos da Academia Militar; Ser cidadão português; Ser solteiro; Ter idade inferior a 21 anos até 31 de Dezembro de 1999; Ter pelo menos 1.65m ou 1.60m de altura, conforme seja do sexo masculino ou feminino; Estar autorizado a concorrer, pelos pais ou por quem exerça a responsabilidade paternal, no caso de ter menos de 18 anos de idade; Estar em situação militar regular; Ter bom comportamento moral e cívico; Possuir a robustez física indispensável ao exercício da profissão militar; Não ter sido eliminado na Escola Naval ou na Academia da Força Aérea, por motivos disciplinares ou por incapacidade para o serviço militar; Não ter sido eliminado, por qualquer motivo, dos cursos de licenciatura da Academia Militar; Ter aprovação num curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente; Ter realizado, na 1ª fase do calendário geral de exames de acesso ao ensino superior de 1999, o exame nacional da(s) disciplina(s) especifíca(s) estabelecida(s) para cada curso; Satisfazer os pré-requisitos fixados para os cursos da Academia Militar; Condições de admissão na AM

3 selecção dos candidatos à Academia Militar Selecção e convocação dos Candidatos 1.Prova de Aptidão Física, Inspecção Médica e Testes Psicotécnicos Os candidatos aprovados na Prova Documental são ordenados por ordem decrescente de nota de candidatura, calculada utilizando as seguintes classificações: Classificação final do ensino secundário Classificação do exame nacional da(s) disciplina(s) específica(s) requerida(s) Para os estudantes que realizaram o seu ensino secundário em dois ciclos de estudos (10º e 11º anos e 12º ano) a respectiva classificação final é calculada tendo por base: Classificação final dos 10º e 11º anos Classificação final do 12º ano São convocados para a Prova de Aptidão Física, Inspecção Médica e Testes Psicotécnicos os candidatos cujo número de ordenação seja igual ou inferior ao que vier a ser definido no "Critério de Convocação" do General Comandante da Academia Militar.

4 O candidato tem direito a: O Exército tomará a seu cargo o transporte dos candidatos residentes fora da área metropolitana de Lisboa, nos Açores, e na Madeira que sejam convocados para a realização dos pré-requisitos, bem como o regresso à origem dos que não ingressarem no 1º ano dos cursos da Academia Militar. Durante a realização da Inspecção Médica, Prova de Aptidão Física e Provas Psicotécnicos, a Academia Militar poderá conceder alojamento e alimentação aos interessados.

5 No âmbito dos seus deveres escolares, o cadete aluno deve: Observar uma conduta e actuação que tenha sempre presentes os ditames da honra, da dignidade e do prestígio das Forças Armadas e das Forças de Segurança; Observar uma conduta e actuação que tenha sempre presentes os ditames da honra, da dignidade e do prestígio das Forças Armadas e das Forças de Segurança; Nortear o seu comportamento pelo Código de Honra do Cadete da Academia Militar, de que se compromete voluntariamente a seguir, como guia deontológico, no seu compromisso de honra; Nortear o seu comportamento pelo Código de Honra do Cadete da Academia Militar, de que se compromete voluntariamente a seguir, como guia deontológico, no seu compromisso de honra; Dedicar ao estudo e actividades escolares toda a sua inteligência, capacidades, vontade e zelo, a fim de obter a formação indispensável à sua carreira militar; Dedicar ao estudo e actividades escolares toda a sua inteligência, capacidades, vontade e zelo, a fim de obter a formação indispensável à sua carreira militar; Ser assíduo e pontual nas actividades escolares e nos actos de serviço; Ser assíduo e pontual nas actividades escolares e nos actos de serviço;

6 Fases do concurso O concurso de admissão é constituído por: 1. Generalidades 1ª Parte - Prova Documental Fase Preliminar Fase Complementar 2ª Parte - Pré-requisitos: Prova de Aptidão Física Inspecção Médica Prova de Aptidão Militar a)São admitidos a concurso de admissão os candidatos que satisfaçam a Prova Documental b)São aprovados no concurso de admissão os candidatos considerados aptos nos pré- requisitos fixados 2. Prova Documental Entrega de Documentos Todos os documentos, excepto os referidos na alínea seguinte, devem ser entregues de uma só vez, pessoalmente, ou por carta registada com aviso de recepção, na seguinte morada: Academia Militar Comissão de Recrutamento e Admissão Paço da Rainha, – 244 Lisboa; - Os candidatos militares devem entregar os documentos indicados nas alíneas: a), b), c), d), e) e i) do § 2 do cap. II, na U/E/O onde prestam serviço. A U/E/O deve juntar aqueles documentos aos indicados nas alíneas f) e g) e remeter o processo para a Academia Militar através do Quartel-General da Região/ Zona Militar ou se pertencer a outro ramo, através da Direcção de Pessoal da Armada / Força Aérea.

7 No âmbito dos seus direitos escolares, o cadete aluno dispõe: De alojamento e alimentação por conta do estado, artigos de fardamento e assistência médica, medicamentosa e hospitalar, de acordo com a legislação em vigor; De remuneração com um vencimento de 137,67 no 1º Ano; 172,08 no 2.º Ano; 206,50 no 3.º Ano; 275,33 no 4.º Ano; 688,33 no 5º Ano; 1183,92 no 6º Ano; e 1321,58 no 7º Ano. Da isenção do pagamento de propinas, matrículas e inscrições; De períodos normais de férias escolares (Natal, Carnaval, Páscoa e Verão); De publicações escolares necessárias ao estudo das matérias constantes dos planos de estudo, desde que produzidas pela Secção Gráfica da Academia Militar; De apoio social em condições idênticas às usufruídas pelos Oficiais.

8 EM QUE CONSISTEM AS PROVAS PSICOTÉCNICAS? EM QUE CONSISTEM AS PROVAS PSICOTÉCNICAS? As provas Psicotécnicas para selecção pretendem apurar as aptidões e Competências Psicológicas dos sujeitos, através da seguinte metodologia: As provas Psicotécnicas para selecção pretendem apurar as aptidões e Competências Psicológicas dos sujeitos, através da seguinte metodologia: Provas de Aptidão Intelectual Provas de Aptidão Intelectual Provas de Aptidão Vocacional Provas de Aptidão Vocacional Inquéritos de Personalidade Inquéritos de Personalidade Provas de Liderança e Chefia Provas de Liderança e Chefia Entrevistas Psicológicas de Selecção Entrevistas Psicológicas de Selecção Os resultados da Avaliação Psicotécnica, devem merecer menções qualitativas de: Muito Favorável, Favorável, Favorável com Reservas, Desfavorável e Muito Desfavorável. Os resultados da Avaliação Psicotécnica, devem merecer menções qualitativas de: Muito Favorável, Favorável, Favorável com Reservas, Desfavorável e Muito Desfavorável. Os candidatos terão que revelar possuir o perfil de Aptidão Psicológica, a determinar pelos Serviços de Psicologia, em provas adequadas para o efeito e segundo parâmetros consentâneos com a profissão. Os candidatos terão que revelar possuir o perfil de Aptidão Psicológica, a determinar pelos Serviços de Psicologia, em provas adequadas para o efeito e segundo parâmetros consentâneos com a profissão.

9 EM QUE CONSISTE A PROVA APTIDÃO FÍSICA E QUAIS EXERCÍCIOS A EXECUTAR EM QUE CONSISTE A PROVA APTIDÃO FÍSICA E QUAIS EXERCÍCIOS A EXECUTAR A Prova de Aptidão Física (PAF) destina-se a verificar, mediante a execução de exercícios, se os candidatos possuem as capacidades motoras indispensáveis para o ulterior desempenho da profissão de Oficial do Quadro Permanente. A execução deste pré-requisito decorrerá, nas instalações desportivas da Academia Militar – Sede, a partir de 19 Agosto de 2002 mediante convocação dos candidatos, e após considerados aptos no Exame Clínico Geral da IM. A PAF é eliminatória, sendo o seu resultado expresso em APTO, APTO CONDICIONAL ou NÃO APTO; Os exercícios que constituem a PAF, são realizados de acordo com a seguinte ordem e condições de execução: Os exercícios que constituem a PAF, são realizados de acordo com a seguinte ordem e condições de execução: Corrida 80 metros Planos Corrida 80 metros Planos Em grupos de dois/três; partida na posição de pé, sem auxílio de blocos ou de qualquer tipo de apoio; tempo máximo de execução => 11,5 seg (masc)/ 13 seg (fem); permitidas 2 tentativas

10 Pórtico Pórtico Equilíbrio elevado no pórtico; subida ao pórtico, transposição a passo e na posição de pé, no sentido longitudinal; tempo máximo de execução => 15 seg; permitida 1 tentativa. O Pórtico existe nas Unidades Militares. Muro Com corrida de balanço e chamada a um pé, transpor por salto, sem tocar, um muro de alvenaria com altura de 1 metro (masc) / 70 centímetros (fem); o muro deve ser atacado de frente; a recepção ao solo deve ser feita com os pés; transpor 1 vez com êxito; permitidas 2 tentativas. Vala Com corrida de balanço e chamada a um pé, transpor, por salto, uma vala com um comprimento de 3,30 metros (masc)/ 2,50 metros (fem); não é permitido tocar no interior da vala; transpor 1 vez com êxito; permitidas 2 tentativas. Flexões do tronco à frente (Abdominais) Parte da posição de deitado dorsal, pernas flectidas a 90º afastadas naturalmente, braços assentes no solo e mãos à nuca com os dedos entrecruzados; executar 30 (masc) / 25 (fem) flexões do tronco à frente tocando com os cotovelos (esq/dto) alternadamente nos joelhos contrários; no retorno à posição inicial os ombros devem tocar no solo; tempo máximo de execução => 45 seg; permitida 1 tentativa.

11 Flexões de Braços na Barra (só para candidatos masculinos) Parte da posição de suspensão facial na barra, em extensão completa do corpo na vertical; executar 3 flexões com os braços simétricos até ultrapassar com o queixo a parte superior da barra, sem o apoiar; não é permitido o balanceamento das pernas e a extensão dos braços tem de ser completa; não são permitidas paragens durante a execução do exercício; permitidas 2 tentativas. Extensão de Braços no Solo (só para candidatos femininos) Parte da posição de deitada facial, braços à largura dos ombros e perpendiculares ao solo, mãos assentes no solo, dedos voltados para a frente, corpo empranchado com pernas no prolongamento, joelhos e calcanhares unidos; Executar 15 flexões/extensões dos braços; Não são permitidas paragens durante a execução do exercício; permitidas 2 tentativas. Corrida em 12 minutos Corrida em pista de tartan; percorrer a maior distância possível no tempo de 12, correndo e/ou andando; distância mínima exigida => 2400m (masc) / 2300m (fem); permitida 1 tentativa.

12 Candidatos APTOS CONDICIONAIS: são os candidatos que, tendo realizado com sucesso o pórtico, o muro e a vala, não o conseguirem fazer em um ou dois dos exercícios indicados no quadro abaixo, dentro dos limites de tolerância fixados. Poderão assim ser admitidos na Prova de Aptidão Militar, repetindo a Prova de Aptidão Física no final daquela ExercíciosMasculinosFemininos 80 metros11,6-12,4 seg13,1-13,9 seg Abdominais28 a 29 repetições23 a 24 repetições Flexões de braços na trave 2 repetições Extensões de braços no solo 10 a 14 repetições Corrida de 12 minutos2300 a 2399 metros2200 a 2299 metros Nota: O intervalo entre exercícios ou entre repetições é, no mínimo, de 5 minutos. Antes da corrida dos 12 o intervalo é, no mínimo, de 10 minutos. Os candidatos devem ser portadores de equipamento de ginástica (sapatos de desporto, calções e camisola) e artigos de higiene. Antes do início da PAF os candidatos são elucidados pelo júri sobre todas as condições da sua realização e sobre as demais disposições regulamentares.

13 Os vencimentos dos militares PostoAté 30 Junho de 1999Em 1 de Junho de 1999 General Ten.Gen Maj.Gen Coronel Ten.Coronel Major Capitão Tenente Alferes Sargento-Mor Sargento-Chefe Sargento-Ajudante º Sargento º Sargento Cabo Cabo-Adjunto Ordenado mínimo nacional:

14 Para informações, solicitação de impressos, inscrição para a visita guiada e marcação de alojamento/alimentação contactar Academia Militar – Paço da Rainha, Lisboa Linha Azul: Telefones (Geral): (Linha Civil) / /1/2(Linha Militar) Fax (Geral): (Linha Civil) / (Linha Militar) Telefones (Concurso): (Linha Civil) / (Linha Militar) Telefones (Geral): (Linha Civil) / /1/2(Linha Militar) Oficial da Instituição: Informações sobre candidaturas: Todos os documentos deverão ser entregues duma só vez, pessoalmente ou por carta registada com aviso de recepção para a morada acima referida


Carregar ppt "Ao concluíres o ensino secundário és confrontado com o problema da escolha da tua vida profissional. De entre as inúmeras hipóteses que poderás eventualmente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google