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PUCC 1 Agenda PLANO de NEGÓCIOS. PUCC 2 Plano de Negócios É um documento que contém: – a caracterização do negócio; – a forma de operar; – as estratégias;

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1 PUCC 1 Agenda PLANO de NEGÓCIOS

2 PUCC 2 Plano de Negócios É um documento que contém: – a caracterização do negócio; – a forma de operar; – as estratégias; – plano para conquistar uma fatia do mercado; –projeções de despesas receitas e resultados financeiros.

3 PUCC 3 Perguntas Plano de NEGÓCIOS Qual é meu negócio? Aonde quero chegar? O que vendo? Para quem vendo? Que estratégias utilizo? Como conquistarei mercado? Quais os fatores críticos de sucesso? Quanto vou gastar? Qual será meu retorno sobre o investimento?

4 PUCC 4 Tipos de Negócios Prestação de Serviços Varejo Distribuidora Empresa Industrial Empresa Mista

5 PUCC 5 Custo de Vendas Elaboração de folhetos e materiais de propaganda; Pesquisas de mercado; Estratégia de vendas; Treinamento força de vendas; Salários e comissões de vendedores; instalações físicas para abrigar equipes de venda e para show room

6 PUCC 6 Estoque Ativos das empresas mantido sob a forma de mercadorias: –fabricadas pela empresa e que ainda não foram enviada aos clientes; –utilizadas nas linhas de produção como insumo para fabricar seus produtos; –de uso geral para a própria operação da empresa.

7 PUCC 7 Tipos de Negócio Qual seria uma outra forma de diferenciar as empresas?? FATOR TEMPO

8 PUCC 8 Tempo Start up: empresa que está sendo formada a partir da visão de um grupo de empreendedores, que se juntaram para concretizá-la.

9 PUCC 9 Planejamento Concepção e análise de cenários futuros para um empreendimento (empresa, unidade de negócio) Estabelecimento de caminhos e objetivos (mercado) Definição de ações para se alcançar os objetivos e metas para o empreendimento.

10 PUCC 10 Planejamento Estratégico: está associado a uma linha de ação que visa atingir objetivos de longo prazo; define o negócio da empresa, onde está e onde quer chegar; fixa objetivos macros que precisam ser detalhados e compatibilizados. Operacional: parte do estratégico e detalha cada um dos seus objetivos em metas e em planos para alcançar essas metas; tem horizonte de curto prazo.

11 PUCC 11 Plano de Negócios Estrutura –Sumário Executivo –Resumo da Empresa –Produtos e Serviços –Análise de Mercado –Estratégia do Negócio –Organização e Gerência do Negócio –Planejamento Financeiro

12 PUCC 12 Plano de Negócios Sumário Executivo: é um extrato competente e motivante do PN. Qual a área de negócios, qual o produto ou serviço, qual o mercado e que fatia desse mercado queremos obter? Tudo isso dito de forma clara, objetiva e sucinta.

13 PUCC 13 Sumário Executivo Composição: –Objetivo do PN: retratar a empresa e o negócio que se pretende empreender –Empresa ou o Produto: a oportunidade que foi identificada, sua transformação em um negócio (empresa ou unidade de negócio) –O que será vendido, qual o tamanho do mercado para os produtos e como será feita a abordagem a este mercado? –Qual a missão da empresa, que imagem se pretende projetar dela, os fatores críticos de sucesso

14 PUCC 14 Sumário Executivo –Resumo de como o produto será vendido, como vai se manter atualizado, isto é como vai ser sua operação. –Quem são os sócios e qual a estrutura de propriedade da empresa –Quais os investimentos necessários para se posicionar no mercado –Quanto será necessário mensalmente para a empresa se manter sem faturar (burning-rate) –Qual a receita prevista e a sua evolução –Quando será o ponto de equilíbrio –Quando os investidores recuperarão o valor inv.

15 PUCC 15 Resumo da Empresa Temos que identificar, entender e transformar a oportunidade em um negócio: –O que a empresa ou unidade de negócio irá fazer. Qual o produto ou serviço que será comercializado. –Quem são os proprietários da empresa, seus currículos (mostrando qualificações e habilitações para explorar o negócio) a forma como vão dividir as responsabilidades e gerenciar a empresa. –A forma jurídica –Custos iniciais da empresa, abertura...

16 PUCC 16 Produtos e Serviços Descrever com clareza cada um dos serviços e produtos que a empresa vende. Descrever o mercado e as principais necessidades detectadas que podem ser atendidas pela empresa Quem são os competidores. Realizar comparação com o produto deles. Qual o material de apoio a venda Custos de fornecimento e os preços que podem ser praticados no mercado Avaliar as margens que podem ser praticadas Avaliação tecnológica e proteção dos produtos

17 PUCC 17 Análise de Mercado Fazer projeções sobre o mercado: mercado total em unidades e em valor Como o mercado pode ser segmentado? Quais os critérios de segmentação Caracterizar a concorrência em relação ás fatias de mercado Como é a forma de vender ou como fazer a distribuição dos produtos Sensibilidade do mercado: preços, prazos de entrega, marca, suporte ao cliente... Análise da concorrência pontos fortes e fracos

18 PUCC 18 Estratégia do Negócio Quais os segmentos do mercado em que vamos nos concentrar e por quê? Há algum caso de sucesso? Qual a oferta de produtos e serviços que será feita Priorizar os segmentos de mercado para atacá-los Conhecimento profundo dos concorrentes Estratégia de Preços: listas, descontos, formas de pagamento, créditos... Previsão de vendas Alianças estratégicas Processo estabelecido para atendimento a clientes Cronograma Implantação(etapas, pessoas e valor)

19 PUCC 19 Organização e Gerência Composição da equipe gerencial e dos quadros quantitativos de pessoal necessário por função explicitando perfis profissionais e resposabilidades. Estrutura de organização. Atribuição de cada área. Gerências com papel bem definido. Caso já se conheça a equipe apresentar dados Plano de pessoal: forma de remuneração, de avaliação de desempenho, de premiação, de evolução na carreira... Tabelar os custos de pessoal por centro de custos e por classe de despesa

20 PUCC 20 Planejamento Financeiro Pressupostos para fazer os planos financeiros Comparações entre os plano projetado e o desempenho de outras empresas Cálculo do ponto de equilíbrio econômico - financeiro da empresa (break even point) Cálculo de operar a empresa sem vender e sem produzir (burned cost) Demonstração de resultados no exercício: lucros e perdas projetadas com base nos custos projetados e na expectativa de receita

21 PUCC 21 Planejamento Financeiro Fluxo de Caixa expresso por uma planilha que mostra como serão cobertas as despesas efetuadas e qual o valor esperado das receitas por um período de tempo. Projeção do Balanço da Empresa Cálculo de indicadores tais como: margem bruta, lucro bruto, retorno do investimento, tempo de recebimento pós-venda....

22 PUCC 22 Planejamento Financeiro Pressupostos para fazer os planos financeiros Comparações entre os plano projetado e o desempenho de outras empresas Cálculo do ponto de equilíbrio econômico - financeiro da empresa (break even point) Cálculo de operar a empresa sem vender e sem produzir (burned cost) Demonstração de resultados no exercício: lucros e perdas projetadas com base nos custos projetados e na expectativa de receita


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