A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Qualidade na Manutenção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Qualidade na Manutenção"— Transcrição da apresentação:

1 Qualidade na Manutenção

2 Qualidade na Manutenção
Gestão pela Qualidade Total (GQT): É uma ferramenta para se obter a satisfação do cliente e alcançar competitividade empresarial. A Qualidade Total busca a melhoria contínua dos processos e o zero defeito através da interação entre os diversos segmentos da empresa: projeto, produção (operação e manutenção), controle, entrega e pós-venda. Portanto, a cultura da Qualidade Total deve estar presente na Manutenção

3 Qualidade na Manutenção
O papel da Manutenção na GQT: Cultura do cliente interno: produção (e outros) Mudança de Cultura Cultura da Mudança

4 Os 10 Princípios Básicos da Qualidade
Satisfação Total dos Clientes: Conhecer bem as necessidades do cliente; Definir o que precisa ser feito para bem atendê-lo; Superar as expectivas do cliente. Gerencia Participativa: Trabalho em equipe Líder x chefe

5 Os 10 Princípios Básicos da Qualidade
Desenvolvimento Humano: Conhecimento Técnico: Qualificação - Saber; Desenvolvimento Pessoal: Motivação – Querer. Constância de Propósitos: Clara definição de metas: curto, médio e longo prazo; Planos de ação (melhores práticas)

6 Os 10 Princípios Básicos da Qualidade
Desenvolvimento Contínuo: Indicadores para medição, análise e ação. Comparação de resultados Gerenciamento de processos: Aplicação do PDCA (Plan, Do, Check, Act): Planejar, Fazer, Verificar e Corrigir.

7 Os 10 Princípios Básicos da Qualidade
Delegação: A filosofia básica é: Dar o poder de decisão para quem está perto de onde ocorre a ação. Ganha-se em agilidade e, portanto, em competitividade. Disseminação da Informação: Sistema de comunicação rápido, claro e objetivo; Integração de informações entre todos os níveis da administração.

8 Os 10 Princípios Básicos da Qualidade
Garantia da Qualidade: Procedimentos escritos; Treinamentos sobre procedimentos; Certificação ISO 9000.

9 Os 10 Princípios Básicos da Qualidade
Não Aceitação de Erros: Buscar as causas básicas dos erros para corrigí-los definitivamente; Principais causas básicas de erros na manutenção: Falta de capacitação das pessoas; Falta de definição de procedimentos; Procedimentos incorretos; Sobressalentes inadequados; Documentação técnica incorreta; Fatores humanos intrísecos (psicológicos, motivacionais, etc.) Terceirização com fornecedores inadequadas; Procedimentos contratuais incorretos.

10 Qualidade na Manutenção
Influência das relações trabalhistas na qualidade: Fatores favoráveis da implantação qualidade: Maior confiabilidade e disponibilidade operacional; Maior produtividade; Maior competitividade; Redução de custos; Eliminação de desperdícios; Redução de retrabalhos; Maior motivação e espírito de equipe.

11 Qualidade na Manutenção
Fatores restritivos à implantação qualidade: Falta de comprometimento das gerências; Falta de visão sistêmica; Resistências às mudanças; Falta de planos de ação com responsáveis e prazos; Excesso de burocracia, perdendo-se de vista os resultados; Modismos, ou seja, uso de ferramentas como um fim e não como um meio para alcançar resultados esperados; Terceirização com lacunas; Falta de percepção de que os resultados não são imediatos.

12 Qualidade na Manutenção
Ferramentas e práticas básicas: ISO 9000: Série de normas que assegura que o produto (bem ou serviço) esteja em conformidade com os requisitos espeficados (qualidade intrínseca, preço, prazo e local de entrega, quantidade, documentação, etc.); Criada em 1987, revisada em 1994 e reformulada em 2000.

13 Qualidade na Manutenção
Ferramentas e práticas básicas : Programa 5 S: O início de um programa de qualidade deve ser feito com a implantação de um programa 5S; Apesar de sua simplicidade onde muitos dizem conhecer, poucos realmente o praticam. Sua prática resulta, no mínimo, em: Melhoria da qualidade; Redução de custos; Melhoria de atendimento ao cliente. Moral do grupo; Aumento da segurança pessoal e das instalações; Melhoria das condições de trabalho dos colaboradores.

14 Qualidade na Manutenção
Ferramentas e práticas básicas : Manutenção da Produtividade Total (MPT): Total Productive Maintenance (TPM) Polivalência ou Multiespecialização: Ampliação da capacitação das pessoas proporcionando maior garantia da qualidade dos serviços.


Carregar ppt "Qualidade na Manutenção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google