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Profª Angélica Maria Frazão de Souza

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Apresentação em tema: "Profª Angélica Maria Frazão de Souza"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Angélica Maria Frazão de Souza
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VARGEM GRANDE Currículo e Prática Pedagógica na EJA: o que falta para torná-los atrativos para o aluno Profª Angélica Maria Frazão de Souza

2 Currículo Termo polissêmico
Currículo - caminho, direção que orienta o percurso para atingir certas finalidades; Currículo é projeto. É um documento de identidade. (Silva, 2000); um projeto em formação (envolvendo conteúdos, valores/atitudes e experiências), cuja construção se faz a partir de uma multiplicidade de práticas interrelacionadas através de deliberações tomadas nos contextos social, cultural, político, ideológico e econômico.

3 Currículo Escolar Currículo Escolar é um elo entre a declaração de princípios gerais e sua tradução operacional, entre a teoria educacional e a prática pedagógica, entre o planejamento e a ação, entre o que é prescrito e o que realmente sucede nas salas de aula ”. César Coll é aquilo que se espera que os alunos fiquem a saber e a ser capazes de fazer e agir, depois de terem frequentado a escola (Roldão,2002).

4 CURRÍCULO ESCOLAR COMPONENTES
O que são componentes curriculares? Elementos pelos quais o Currículo cumpre suas funções. (CÉSAR COLL) O que esses componentes proporcionam? Informações sobre: - o que ensinar (explicita a intenção) - como ensinar; - quando ensinar; - o que, como e quando avaliar. (explicita o plano de ação)

5 CURRÍCULO ESCOLAR Bases de sustentação
Fontes do currículo : são todas as informações que se deve considerar na elaboração do currículo. Finalidades do currículo: possibilitar o crescimento dos aprendizes Função do currículo: é explicitar o projeto, as intenções e o plano de ação que preside as atividade educativas escolares Currículo como projeto: é um guia para os educadores - um instrumento para orientar a prática pedagógica, uma ajuda ao professor

6 Relação entre currículo, trabalho e sociedade
O currículo deve ser construído a partir do conjunto das relações sociais estabelecidas pelos trabalhadores, setor produtivo e a sociedade. Nessa construção, precisa-se levar em consideração os conhecimentos, as experiências dos sujeitos bem como suas diversidades. Dessa forma, o currículo precisa expressar claramente essas relações nos seus princípios, programas e metodologias e não constituir-se apenas como uma série ordenada de conteúdos.

7 Prática Pedagógica Na concepção de aprendizagem como centro da atividade escolar, o professor caracteriza-se como um profissional da aprendizagem, portanto sua prática pedagógica deve estar voltada para a promoção de conhecimentos que possam ser mobilizados em competências e habilidades que instrumentalizam os alunos a enfrentar os problemas do mundo.

8 Prática Pedagógica A prática pedagógica é influenciada pelos aspectos conjunturais e estruturais da sociedade brasileira. A conjuntura pode ser visualizada nos aspectos da gestão educacional, do desenvolvimento das propostas curriculares, dos programas sociais – a exemplo do Bolsa Escola -, políticas de cotas etc. A estrutura é marcada pelas relações sociais de classe, de desigualdades e de concentração de renda, além das dimensões da dominação do campo da política internacional e dos processos decisórios que geram impactos na esfera escolar.

9 Prática Pedagógica A prática pedagógica envolve estratégias, ou seja, ações pelas quais o professor guia seu trabalho. São elas: seleção (daquilo que interessa o conteúdo); predição (levantamento de hipóteses sobre o que virá); inferência (conclusões e mensagens abstraídas); autocontrole (atitude de reavaliar suas estratégias); autocorreção (correção de hipóteses levantadas por inferências ou predição) Kenneth S Goodman

10 Prática Pedagógica A prática pedagógica é fundamentada a partir de objetivos cada vez mais atualizados (por exemplo, aprender a aprender, a raciocinar, a comunicar). É um desafio para os professores lidarem com as práticas pedagógicas modernas, que incluem: plano de trabalho, avaliação, interdisciplinaridade, temas transversais, inclusão, entre outros.

11 Prática Pedagógica A prática pedagógica do professor em sala de aula tem papel fundamental no desenvolvimento intelectual de seu aluno. Ele pode ser o foco de crescimento ou de introspecção do aluno quando da sua aplicação metodológica na condução da aprendizagem. GADOTTI (2000:9) afirma que o educador é um mediador do conhecimento, diante do aluno que é o sujeito da sua própria formação

12 Prática Pedagógica é também uma Prática Social
A prática pedagógica se caracteriza como uma prática social, na medida em que nós, professores, trabalhamos para um mundo melhor, mais justo, mais solidário. Ao elegermos como nossos objetivos a formação de cidadãos autônomos, conscientes, capazes de melhorarem a sua própria existência e o mundo ao seu redor, estamos imprimindo à nossa prática pedagógica o caráter de prática social: estamos contribuindo para transformar a sociedade.

13 Prática Pedagógica é também uma Prática Social
Prática social [...] toda prática social é determinada por um jogo de forças (interesses, motivações, intencionalidades); pelo grau de consciência de seus atores; pela visão de mundo que os orienta; pelo contexto onde esta prática se dá; pelas necessidades e possibilidades próprias a seus atores e próprias à realidade em que se situam. (Carvalho & Netto, 1994) Os nossos interesses e motivações determinam as nossas intenções, ou seja, a prática social tem sempre por trás dela uma intencionalidade, um desejo de mudança, de reforma, de transformação (ou de conservação?).

14 Prática Pedagógica / CIDADANIA
A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social. (DALLARI, 1998)

15 Prática Pedagógica/Escola/EJA
A prática pedagógica da escola, tem como função maior oferecer, aos jovens e adultos de sua unidade, um ensino que propicie a integração de seus estudantes na sociedade, como sujeito atuante, crítico e construtivo, ou seja, no exercício pleno da cidadania com a efetiva participação no mercado de trabalho.

16 Prática Pedagógica/Escola/EJA
É preciso que as escolas estejam com as condições necessárias para prepararem seus alunos para o mundo que os espera, além das fronteiras escolares. Para tanto a escola deve: prepará-los para exercer seu papel de profissional, de cidadão; ofertar condições necessárias para o exercício de uma prática pedagógica que atenda a especificidade de EJA; elaborar uma Proposta Pedagógica da EJA

17 Mudanças necessárias conhecimento das especificidades da EJA;
registro das ações desenvolvidas na proposta pedagógica; metodologia de acordo com as especificidades da EJA; responsabilidade diferentes instâncias do nosso sistema educacional; formação docente; acompanhamento sistemático.

18 Causas da evasão e da repetência
em EJA O problema da evasão e da repetência escolar no nosso país tem sido um dos maiores desafios enfrentados pelas redes do ensino público, pois as causas e conseqüências estão ligadas a muitos fatores como social, cultural, político e econômico, como também a escola onde professores têm contribuído a cada dia para o problema se agravar, diante de uma prática didática ultrapassada.

19 Angélica Maria Frazão de Souza
OBRIGADA Angélica Maria Frazão de Souza (98)


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