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BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica

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Apresentação em tema: "BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica"— Transcrição da apresentação:

1 BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE GESTÃO EDUCACIONAL DEPARTAMENTO DE GESTÃO EDUCACIONAL DIVISÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL Proposta Pedagógica Anos Iniciais BLOCO PEDAGÓGICO

2 OBJETIVO Propor à comunidade escolar da Rede Municipal de Ensino de Manaus um parâmetro curricular para os Anos Iniciais, que auxilie no planejamento, na execução e na avaliação do processo da alfabetização e letramento.

3 1. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
Lei nº11.274/2006 O Ensino Fundamental passou a funcionar com nove anos de duração. Parecer CNE/CBE n° 04/2008 Orientação sobre os três anos iniciais do Ensino Fundamental.

4 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
Resolução MEC/CNE/CEB nº 07/2010 Recomenda que os três anos iniciais não devem ser passiveis de interrupção. 2012 Adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

5 Mediante o que preconiza tais documentos, a Proposta Curricular dos Anos Iniciais da SEMED além de contemplar os componentes curriculares da Educação Básica, contém os direcionamentos teóricos do ensino organizado em Bloco Pedagógico (1º ao 3º ano) e séries complementares 4º e 5º ano.

6 2.MATRIZ CURRICULAR

7 3. ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E TEMPO ESCOLAR
O tempo e os espaços da escola são repensados na organização do fazer pedagógico, transformando o tempo cronológico em tempo pedagógico circular e dinâmico .

8 Aspectos importantes no espaço e tempo escolar
Planejamento. Estrutura Didática para Rotina. Atividades Permanentes. Sequências Didáticas. Projetos de Trabalho.

9 4. CONCEPÇÃO DE CRIANÇAS Com base nas teorias do conhecimento disponíveis sobre a educação da criança, esta proposta curricular fundamenta-se nas teorias sociointeracionista e de inteligências múltiplas, para promover a integração entre os aspectos cognitivos, físicos, emocionais e sociais da criança.

10 5. ORGANIZADO EM BLOCO PEDAGÓGICO (1º ao 3º ano)
Buscando garantir A Resolução MEC/CNE/CEB Nº. 07/2010; Condições para que as crianças tenham um tempo mais longo para as aprendizagens de alfabetização e letramento. Atender a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

11 OBJETIVOS – Os três primeiros anos do Ensino Fundamental devem
O BLOCO PEDAGÓGICO OBJETIVOS – Os três primeiros anos do Ensino Fundamental devem Assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 (oito) anos de idade, ao final do 3º ano, possibilitando a continuidade da aprendizagem e prosseguimento de estudos, flexibilizando a organização dos tempos e espaços escolar, a fim de favorecer a aprendizagem contínua dos educandos.

12 O BLOCO PEDAGÓGICO Desenvolver uma nova cultura de ensinar-aprender, com metodologias facilitadoras e promotoras da Alfabetização e Letramento, bem como, o desenvolvimento das diversas áreas de conhecimento. Ressignificar a concepção de avaliação como um processo contínuo, diagnóstico, cumulativo, qualitativo e redimensionador da ação pedagógica.

13 BLOCO PEDAGÓGICO Resolução Nº 033/CME/2013 Organização escolar de aprendizagem
PRIORIZA DEVE ASSEGURAR Alfabetização e letramento Os três primeiros anos do Ensino Fundamental Progressão continuada Desenvolvimento das diversas formas de expressão (disciplinas) A continuidade da aprendizagem

14 Processo de aprendizagem é desenvolvido de forma
Sua unicidade e sua lógica Lúdica Respeitando a faixa etária Carga Horária: h em 600 dias letivos (3anos)

15 Visando a garantia a progressão dos alunos em sua aprendizagem de acordo com os direitos de aprendizagem será aplicado os conceitos: I = Introduzir A = Aprofundar C = Consolidar

16 No Bloco Pedagógico, deve-se atentar para não reduzir apenas ao trabalho da sala de aula, deve estendê-lo para outros espaços/tempos, com o exercício do planejamento coletivo e a ação concretizadora da proposta pedagógica

17 BLOCO PEDAGÓGICO ESTRUTURA NA PROPOSTA
A proposta esta composta por Eixos, Capacidades/ Direitos de Aprendizagem, Conteúdos/Conceitos, dividida por bimestre, sinalizando os conceitos introduzir, aprofundar e consolidar

18 No 4° e 5° anos Nos anos posteriores ao Bloco Pedagógico, a preocupação é a conclusão dos anos iniciais de forma integrada com todas as disciplinas, sendo organizada em: Eixos; Capacidades/Conceitos , e; Orientações Didáticas.

19 6. AVALIAÇÃO A avaliação deve ser compreendida como parte integrante e intrísica ao processo educacional. Não compreende apenas a verificação do domínio de conteúdos curriculares. Observa-se os seguintes conceitos Avaliação diagnóstica, contínua, cumulativa e formativa.

20 AVALIAÇÕES EXTERNAS Provinha Brasil - 2°ano. Prova Brasil - 5° e 9° ano. Avaliação Nacional de Alfabetização - ANA 3° ano. Avaliações Bimestrais – organizadas pela SEMED

21 7. COMPONENTES CURRICULARES
Apresentação da caracterização da área de conhecimento e seus objetivos Das orientações didáticas para cada ano Os Temas Sociais Contemporâneos são conhecimentos de valores fundamentais ao interesse social como a saúde, meio ambiente, etc

22 O documento organiza-se em eixos, capacidades, conteúdos/conceitos, orientações didáticas, que orientarão os planejamentos pedagógicos nas unidades escolares, bem como a seleção e a estruturação dos conhecimentos, nas metodologias e também a avaliação.

23 A escola e a família devem ter as mesmas perspectivas para o educando
Dia da Mobilização pela Alfabetização e Letramento; Período: 09 a 13 de junho/2014 A escola e a família devem ter as mesmas perspectivas para o educando

24 Agradecimento a todos que colaboraram para este momento significativo na história da Secretaria.


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