A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES NO BRASIL ATUAL: NOVAS EXPRESSÕES DA DUALIDADE ESTRUTURAL NO PADRÃO DE ACUMULAÇÃO FLEXíVEL Coordenadora: Sonia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES NO BRASIL ATUAL: NOVAS EXPRESSÕES DA DUALIDADE ESTRUTURAL NO PADRÃO DE ACUMULAÇÃO FLEXíVEL Coordenadora: Sonia."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES NO BRASIL ATUAL: NOVAS EXPRESSÕES DA DUALIDADE ESTRUTURAL NO PADRÃO DE ACUMULAÇÃO FLEXíVEL Coordenadora: Sonia Maria Rummert Bolsista: Ludmila Lustosa Lessa

2 OBJETIVO Este projeto pretende realizar coleta de dados sobre as política públicas dos governos Lula da Silva e Dilma Rousseff voltadas para educação de jovens e adultos trabalhadores, sendo o foco os programas: PROJOVEM Urbano, PROJOVEM Trabalhador, PROEJA e PRONATEC. Além de produzir conhecimento científico no âmbito do reconhecimento dos saberes produzidos pela classe trabalhadora com fundamentação teórico – metodológica do materialismo histórico dialético.

3 Programas PROEJA: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Criado no ano 2005, coordenado pela Secretaria de Educação profissional e Tecnológica, surgi com o objetivo de oferecer educação básica integrada com a educação profissional para jovens e adultos podendo ser dotado pelas redes públicas estaduais e municipais de ensino, e pelas entidades privadas nacionais de serviço social, aprendizagem e formação profissional vinculadas ao sistema sindical (Sistema S).

4 PROJOVEM URBANO - Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária. Criado em 2008, coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI). Tem o objetivo de elevar o nível de escolarização de Jovens entre 18 e 29 anos que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental, visando a formação destes na modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada a qualificação profissional e participação cidadã (atuação social na comunidade).

5 PROJOVEM TRABALHADOR - Programa Nacional de Inclusão de Jovens. Criado em 2008, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), juntamente com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI). É uma das modalidades do Projovem e tem como objetivo a formação social e profissional para propiciar a inserção no mercado de trabalho de jovens entre 18 e 29 anos que saibam ler e escrever.

6 PRONATEC - PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO Criado em 2011 com a finalidade de expandir, integralizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial, continuada ou qualificação profissional presencial e a distância. Esta formação será garantida através dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; pelas unidades de ensino dos serviços nacionais de aprendizagem (SENAI,SENAC, SENAR e SENAT); e instituições de educação profissional vinculadas aos sistemas estaduais de ensino.

7 Notícias Pronatec amplia o acesso dos jovens ao ensino técnico 29/10/2012 "Todo o nosso esforço é para qualificar os nossos jovens e nossos trabalhadores em todo o país e aumentar a competitividade das nossas empresas Dilma Rousseff Fonte: Inclusão tem 104,8 mil alunos matriculados em 309 cidades 13/11/2012 A edição de 2012 do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o Projovem Urbano, está sendo implementada em 309 municípios, com pessoas matriculadas. Fonte: 309-cidades/http://sobreisso.com/2012/11/13/inclusao-tem-1048-mil-alunos-matriculados-em- 309-cidades/

8 Investimento do governo beneficia 1,1 milhão de jovens por meio do Senai 26/11/2012 Para assegurar a oferta de vagas, o governo financia R$ 1,5 bilhão para o Senai investir na construção de 53 escolas, na modernização e na ampliação de 251 unidades de ensino existentes. Um país que aposta na educação profissional e que tem uma indústria forte e competitiva consegue crescer e se desenvolver, gerar mais oportunidades, mais renda e emprego de qualidade, disse a presidenta. Fonte:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18260:in vestimento-do-governo-beneficia-11-milhao-de-jovens-por-meio-do- senai&catid=209&Itemid=86http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18260:in vestimento-do-governo-beneficia-11-milhao-de-jovens-por-meio-do- senai&catid=209&Itemid=86 Ministérios do Trabalho e Emprego e da Educação vão definir prioridades do Pronatec 01/08/2012 Deve ser elaborado um mapa da questão da mão de obra pelo lado da demanda. Hoje em dia, os cursos mais ofertados são de prateleira, que não atendem às demandas do mercado de trabalho. Precisamos saber que tipo de calibragem essa política [educação profissional] requer para dar vazão de forma articulada, com maiores ganhos sobretudo aos trabalhadores, disse o secretário [Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marco Antônio de Oliveira]. Fonte: Carolina Sarres - Da Agência Brasil, em Brasília - UOL Educação - São Paulo, SP

9 Análises Elevação do nível de escolaridade; Qualificação profissional nos vários nível de conhecimentos; Expansão dos programas nacionalmente, principalmente do PRONATEC em 2012; Formação aligeirada; Criação de cursos e ampliação das redes para atender os interesses da indústria.

10 Próximos Passos Fazer coleta das teses e dissertação produzidos sobre esses programas para obter referenciais teóricos. Fazer o estudo desses trabalhos buscando referências teóricos para produção de um artigo em cima das análises feitas sobre os dados coletados. Todo o material coletado irá alimentar a página EJA trabalhadores.

11 Dificuldades encontradas na pesquisa As notícias do site do PROJOVEM está desatualizado desde fevereiro. As notícias do sites pesquisado em geral são muito sucintas e mostram apenas informações sobre processo de matrícula nos programas. Muitas notícias são obtidas nos site do MEC e reproduzidas por outros sites.

12 Sites Pesquisados php php

13 Referências Bibliográficas RUMMERT, Sonia Maria. Gramsci, trabalho e educação: jovens e adultos pouco escolarizados no Brasil actual. – (Cadernos Sísifo: 4) RUMMERT, Sonia Maria; CANÁRIO, Rui; FRIGOTTO, Gaudêncio (orgs.). Políticas de formação de jovens e adultos no Brasil e em Portugal. Niterói: Editora da UFF, BARBARA, Maristela Miranda; MIYASHIRO, Rosana; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira. (orgs.). Experiências de educação integral da CUT: práticas em construção. Rio de Janeiro: DP&A, RUMMERT, Sonia Maria; ALGEBAILE, Eveline; VENTURA, Jaqueline. Educação e formação humana no cenário de integração subalterna no capital-imperialismo. Disponível em acessado em: 02/10/2012.http://www.uff.br/ejatrabalhadores/ANPED.pdf


Carregar ppt "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES NO BRASIL ATUAL: NOVAS EXPRESSÕES DA DUALIDADE ESTRUTURAL NO PADRÃO DE ACUMULAÇÃO FLEXíVEL Coordenadora: Sonia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google