A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TIM II – Abastecimento de água Contextualização Os sistemas de abastecimento de água constituem-se em obras de engenharia que, além de objetivarem assegurar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TIM II – Abastecimento de água Contextualização Os sistemas de abastecimento de água constituem-se em obras de engenharia que, além de objetivarem assegurar."— Transcrição da apresentação:

1 TIM II – Abastecimento de água Contextualização Os sistemas de abastecimento de água constituem-se em obras de engenharia que, além de objetivarem assegurar o conforto às populações e prover parte da infra-estrutura das cidades, visam prioritariamente superar os riscos à saúde impostos pela água. Para que os mesmos cumpram com eficiência a função de proteger os consumidores contra os riscos à saúde humana, é essencial um adequado e cuidadoso desenvolvimento de todas as suas fases: a concepção, o projeto, a implantação, a operação e a manutenção. Abordagem do problema A partir das normas técnicas da ABNT e da população de projeto da bacia, locar, justificar e fazer o dimensionamento hidráulico das unidades componentes do sistema de abastecimento de água (estação de tratamento, reservatórios e rede de distribuição). As etapas de captação e adução não são necessárias, devendo ser considerado que a vazão de entrada na estação de tratamento atende à demanda.

2 TIM II – Abastecimento de água Produtos esperados a) memorial descritivo e justificativo do projeto, contendo desenhos em escala que mostrem a concepção geral do sistema; b) mapa de lançamento do sistema de abastecimento de água com a topografia da área e identificação dos comprimentos e diâmetros das tubulações; c) dimensionamento e desenhos em planta e corte, em escala no formato A3, mostrando a interligação entre as unidades que compõem a estação de tratamento de água, contemplando, no mínimo, os seguintes elementos: paredes, tubulações, dimensões. A alternativa de tratamento deverá ser definida e justificada pelo grupo; d) planilhas de dimensionamento da rede de distribuição para o conjunto de quadras pré-definido, contemplando: vazões de dimensionamento, diâmetro e tipo de tubos, comprimento dos trechos, velocidades, perdas de carga e pressões. O dimensionamento deve ser feito, preferencialmente, por meio do programa Epanet. No desenho da rede, definir os setores de manobra e locar os registros correspondentes, com detalhamento de sua conexão à tubulação; e) mapa da rede de distribuição detalhada para o conjunto de quadras pré- definido, em formato A3. O mapa da rede deverá, necessariamente, conter a topografia da área;

3 TIM II – Abastecimento de água Produtos esperados f) planta e corte, em formato A3, de um reservatório dimensionado para atender exclusivamente o conjunto de quadras definido pela Equipe Operacional, incluindo o dimensionamento do volume, ventilação, descarga e extravasor. Os desenhos, em escala, deverão contemplar os dispositvos necessários ao funcionamento do reservatório, tais como a entrada e saída de água, descarga de fundo, extravasor, escada de acesso, pára-raios e dispositivos de ventilação. Posteriormente, este mesmo reservatório será dimensionado estruturalmente (Item 3.10)

4 TIM II – Abastecimento de água Critérios de correção dos trabalhos Introdução2 Concepção geral do sistema5 Consumo per capita (consistência com esgotamento sanitário)3 Justificativa do tipo de ETA3 Cálculo da mistura rápida3 Cálculo da floculação5 Cálculo do decantador5 Cálculo dos filtros5 Cálculo da câmara de contato2 Desenho da ETA (corte e planta, escala 1:50)10 Dimensionamento do reservatório (volume, ventilação, descarga e extravasor)5 Desenho de um dos reservatórios (corte e planta, escala 1:50)7 Lançamento da rede de abastecimento de água5 Planilha de dimensionamento da rede (quarteirões)10 Rede de distribuição dos quarteirões (escala :1:2000)5 Especificação de tubulações5 Verificação de pressão3 Verificação de velocidade3 Setores de manobra4 Qualidade do texto5 Bibliografia relacionada ao tema5

5 TIM II – Abastecimento de água Concepção geral do sistema Fonte: Local de captação Tipo de captação Tipo de ETA e sua localização Número de reservatórios Localização dos reservatórios, etc.

6 TIM II – Abastecimento de água Justificativa do tipo de ETA Fonte: Di Bernardo Filtração direta ascendenteMembranaTratamento convencional Dupla filtraçãoFlotação FiME

7 TIM II – Abastecimento de água Desenho da ETA (em escala) Fonte: DVD – Prosab Água, 2007 Corte Planta

8 TIM II – Abastecimento de água Dimensionamento e desenho do reservatório (em escala) Fonte: Tipo Volume Dispositivos

9 TIM II – Abastecimento de água Lançamento da rede de abastecimento de água (em escala) Fonte:

10 TIM II – Abastecimento de água Especificação de tubulações

11 TIM II – Abastecimento de água Verificação de pressão e velocidade

12 TIM II – Abastecimento de água Referências bibliográficas obrigatórias [1] ABNT NBR – Estudo de concepção de sistemas públicos de abastecimento de água - Procedimento, Rio de Janeiro: ABNT [2] ABNT NBR – Elaboração de projetos de sistemas de adução de água para abastecimento público – Procedimento, Rio de Janeiro: ABNT [3] ABNT NBR – Projeto de estação de tratamento de água para abastecimento público. Rio de Janeiro: ABNT, abril [4] ABNT NBR Projeto de Reservatório de Distribuição de Água para Abastecimento Público, Rio de Janeiro: ABNT, julho [5] ABNT NBR Projeto de Rede de Distribuição de Água para Abastecimento Público, Rio de Janeiro: ABNT, julho [6] BARROS, R.T.V.; CHERNICHARO, C.A.L.; HELLER, L. & von SPERLING, M. Manual de Saneamento e Proteção Ambiental para os Municípios, Vol 1: Saneamento – Capítulo 4, Belo Horizonte: DESA/UFMG, 1995, 221p. [7] CETESB. Técnica de abastecimento e tratamento de água: Volume 1, São Paulo: CETESB, ASCETESB, 1984, 549 p. [8] HELLER, L.; PÁDUA, V.L. (org.). Abastecimento de água para consumo humano. Belo Horizonte: Editora UFMG, p. (Ingenium). [9] TSUTIYA, M. T. Abastecimento de água. São Paulo: Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, ABES, 643p.


Carregar ppt "TIM II – Abastecimento de água Contextualização Os sistemas de abastecimento de água constituem-se em obras de engenharia que, além de objetivarem assegurar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google