A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diretrizes para Jornada Pedagógica 2015

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diretrizes para Jornada Pedagógica 2015"— Transcrição da apresentação:

1 Diretrizes para Jornada Pedagógica 2015
Período: 03 e 04/02 Diretrizes para Jornada Pedagógica 2015 Ação PROAP – Programa de Apoio Pedagógico para Coordenadores

2 Objetivos Específicos:
Objetivo Geral: Subsidiar a prática do coordenador escolar no processo de planejamento e execução da Jornada Pedagógica nas Unidades Escolares. Objetivos Específicos: Planejar coletivamente Articular ações Socializar ideias Maximizar resultados Ressignificar práticas Relatar experiências exitosas O momento da Jornada pedagógica é uma oportunidade que a equipe escolar tem para juntos, planejar sonhos, buscar caminhos para superar limites e ajustar processos”

3 Chamada a participação:
Sugerimos que a convocação para os professores participarem da jornada , seja feita de forma afetuosa e estratégica, afinal de contas o ano letivo estará sendo iniciado e a equipe deverá ser acolhida da melhor forma e não impositivamente. Segue um modelo de convite que poderá ser enviado por para os professores e também deverá ser impresso e afixado no mural até o dia 16 de dezembro. A equipe da SME estará grampeando um aviso no contracheque do mês de janeiro para reforçar o convite.

4

5 CARGA HORÁRIA TOTAL DA JORNADA
A carga horária da Jornada será de 24 horas presenciais, que serão certificadas de acordo com a comprovação da presença do professor através de lista de frequência por turno.

6

7 Programação da Jornada Pedagógica
Dia 02/02/2015 O primeiro dia da jornada será interescolar, um momento que contemplará todos os professores , coordenadores, gestores e equipe da SME. As ações desse dia serão planejadas pela equipe da SME e incluirá: performances, palestras, debates, dinâmicas avisos e sorteios. Dias 03 e 04/02/2015 O segundo e terceiro dia da jornada pedagógica ficará a critério da equipe coordenadora das unidades escolares, o planejamento das ações deverá contemplar tópicos específicos a saber: Montagem do horário escolar contemplando os dias das AC´s impreterivelmente Entrega dos cadernos de planejamento socializando as mudanças que foram feitas e ressaltando a importância do seu uso. Avisar as novas diretrizes da SME para o novo ano ( ficha comprobatória de ac´s, suporte da SME para monitoramento dos programas e projetos, preenchimento da ficha de interesse dos docentes para participarem do projeto primeiros clics) Preencher o calendário de datas para construção , revisão e/ou conclusão do PPP da escola. Planejamento coletivo

8 ELABORAÇÃO DO FOLDER Dia 03/02/2015 Manhã: * Acolhimento ( sugestões compartilhadas) * Dinâmica de grupo ( vide sugestões ) C:\Users\ItauTec\Desktop\110 DINÂMICAS DE GRUPO.htm * Apresentação da proposta de trabalho do dia (metas para o dia) * Coof break * Composição do horário escolar contemplando os dias das AC´s impreterivelmente * Apresentação da ficha comprobatória dos Ac´s * Preencher o calendário de datas para construção , revisão e/ou conclusão do PPP da escola Tarde: *Vídeo motivacional ( sugestões compartilhadas) * Entrega e Socialização dos cadernos de planejamento, ressaltando a importância do uso dos mesmos. * Apresentação (em slid) do projeto primeiros clics e preenchimento das fichas de interesse dos docentes. * Coof brack * Socialização das novas diretrizes da SME para o ano de 2015.

9 * Continuação do planejamento Avaliação da jornada ( ficha anexada)
Dia 04/02/2015 Manhã: * Dinâmica de grupo ( vide apostila ) Fundamentação teórica ( sugestões compartilhadas de temática e autores ) Tempestade de idéias a partir das leituras feitas. Coff brak Planejamento Tarde: * * Continuação do planejamento Avaliação da jornada ( ficha anexada)

10 Ficha de Avaliação da Jornada Pedagógica 2014
No ITENS DE VERIFICAÇÃO I R B E 1 Organização do Evento 2 Local do Evento 3 Temática do Evento (Currículo Escolar: sujeitos, saberes e práticas) 4 Metodologia utilizada (palestras e mesa redonda) 5 Distribuição da programação 6 Desempenho conceitual dos instrutores 7 Relacionamento interpessoal dos instrutores com o grupo 8 Liberalidade para fazer perguntas durante a mesa-redonda 9 Adequação da carga horária 10 Contribuição para a melhoria da qualidade do seu trabalho 11 Material audiovisual 12 Atração Cultural 13 Participação pessoal (seu desempenho) 14 Adequação do conteúdo abordado à sua prática docente 15 Atuação da Equipe da SEDUC para suporte da Jornada 16 Lanche fornecido 17 Kit fornecido na Jornada Marque com um “X” o conceito que melhor representa sua opinião sobre este curso: I=Insuficiente; R=Regular; B=Bom, E=Excelente

11 ATENÇÃO COORDENADOR!!!! Ao término da Jornada Pedagógica na Unidade Escolar, cada coordenador deverá enviar pelo site da SME, os seguintes instrumentos devidamente peenchidos durante a jornada: Ficha de interesse do programa primeiros clics Ficha indicando as datas de encontros para construção , revisão e/ou conclusão dos PPP´s Listas de frequência( assinadas por turno) da jornada na escola. Grade de horário dac Escola, sinalizando os dias de ac´s Ficha de avaliação da jornada.

12 “ Planejamento não é camisa de força , não é corda no pescoço ou processo burocrático. Mas também não é encontro ao acaso, ações sem metas, discussões evasivas. Planejar ações educativas é escutar ouvindo, propor sem impor, articular ideias, escolher o melhor caminho, para conquistar o que se sonha...” A proposta do PROAP é sobretudo agregar valor ao trabalho pedagógico de cada coordenador , auxiliando-o.

13 ANEXOS

14 Ficha comprobatórias dos acs
Ficha de interesse de primeiros clics Slid primeiros clics Apostila de dinâmicas de grupo Mudanças dos cadernos de planejamento Vídeo motivacional Dinâmicas de grupo Textos

15


Carregar ppt "Diretrizes para Jornada Pedagógica 2015"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google