A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A tarefa suprema da Igreja

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A tarefa suprema da Igreja"— Transcrição da apresentação:

1 A tarefa suprema da Igreja
Evangelismo A tarefa suprema da Igreja A MENSAGEM EVANGELÍSTICA Unidade II

2 Introdução Nesta unidade, discutiremos a parte prática do evangelismo como, por exemplo, a comunicação evangelística, as estratégias utilizadas na evangelização, o modo de comunicação de diversos tipos de pecadores, os temas especiais para o evangelismo, e a mensagem evangelística.

3 Capítulo 1 – A comunicação Evangelística
Para que a mensagem evangelística seja compreendida e aceita pelos pecadores, é necessário que haja uma comunicação eficaz. 1.1 – Os princípios para uma comunicação eficaz Uma evangelização eficaz exige uma linguagem clara, propósitos definidos e o conhecimento dos tipos de pecadores para que a mensagem evangelística seja específica.

4 Capítulo 1 – A comunicação Evangelística
Propósitos na comunicação O tema norteador e a abordagem na evangelização O conhecimento e a amizade com os pecadores Experiências diárias Perguntas na evangelização 1.2- Estratégias auxiliares ao evangelismo pessoal Para que haja resultado eficaz da comunicação, é necessário que haja reforço.

5 Capítulo 2 – O Conhecimento Sobre os Pecadores
Para que a mensagem evangelística seja aplicada de forma eficaz, é necessário que conheçamos os vários tipos de pecadores, pois há uma mensagem adequada para cada um deles. 2.1 – Os revoltados com Deus As pessoas que fazem parte do grupo dos revoltados com Deus sofreram injustiças ou, então, passaram ou estão passando por problemas.

6 Capítulo 2 – O Conhecimento Sobre os Pecadores
2.2 – Os escandalizados com os erros da igreja Muitos dizem que nunca serão evangélicos porque há muitos crentes que não agem de acordo com o que pregam. 2.3 – Os aproveitadores dos prazeres da vida O grupo dos que querem aproveitar a vida é composto, em sua maioria, por jovens que valorizam os prazeres e são movidos por eles.

7 Capítulo 2 – O Conhecimento Sobre os Pecadores
2.4 – Os indecisos As pessoas que fazem parte do grupo dos indecisos sabem que precisam de Deus e de salvação, mas sempre protelam. 2.5- Os sincretistas Pessoas que acreditam que todas religiões são de Deus, costumam dizer que “todos os caminhos levam a Deus”.

8 Capítulo 2 – O Conhecimento Sobre os Pecadores
2.6- Os desgostosos com a vida Há muitas pessoas que não têm mais prazer na vida. A causa disso está em suas frustrações e em problemas do passado e/ou do presente. 2.7- Os confiantes em seus atos religiosos Muitas pessoas acreditam que serão salvas por participarem de alguns atos religiosos e por não praticarem determinados pecados. 2.8- Os crédulos na inocência de suas falhas Muitos não dão a devida importância à vida espiritual e à vida após a morte porque acham que seus pecados são pequenos de mais e que Deus não os levará em conta no julgamento.

9 Capítulo 2 – O Conhecimento Sobre os Pecadores
2.9- Os incrédulos no perdão de seus pecados Muitas pessoas, por causa de seus muitos pecados, afirmam que Deus não as aceitará mais.

10 Capítulo 3 – O Conhecimento Sobre os Pecadores (2)
É necessária a memorização dos versículos, pois só assim a evangelização terá conteúdo bíblico em sua apresentação. 3.1- As pessoas que se consideram fracas para seguir o evangelho Há pessoas que acreditam que não conseguirão seguir o evangelho e serem santas, pois acham que a vida de crente é muito difícil e que não conseguirão cumprir com a ética evangélica e vencer as tentações do mundo. A perseverança na fé O fortalecimento do cristão A vida cristã vitoriosa 3.2- Os incrédulos na salvação Há pecadores que acham difícil que a mensagem da salvação seja real para eles, por essa razão é importante mostrar-lhes que Deus se agrada da fé (Hb.11.6).

11 Capítulo 3 – O Conhecimento Sobre os Pecadores (2)
3.3- Os aprisionados pelos vícios Milhões de pessoas não conseguem abandonar os vícios. Para elas, devemos apresentar o Jesus que liberta (Jo 8.32,36;Gl 5:01) e ter ousadia para orar por uma libertação, visto que, através do poder da oração, Deus poderá libertar as pessoas. 3.4- Os temerosos de perseguição Muitos não aceitam a cristo porque temem a perseguição e a rejeição dos amigos e familiares. 3.5- Os confiantes nos falsos refúgios Há pessoas que não conseguem enxergar a necessidade da salvação porque a fé delas está direcionada para falsos refúgios, entre eles, a tradição religiosa.

12 Capítulo 3 – O Conhecimento Sobre os Pecadores (2)
3.6- Os místicos As pessoas místicas são as que confiam, entre outras coisas, em anjos, horóscopos, crucifixo, amuletos, numerologia, carta. 3.7- Os impotentes diante do pecado Há pessoas eu, em sua sinceridade, lutam contra os seus pecados, porém não conseguem deixar de praticá-los.

13 Capítulo 3 – O Conhecimento Sobre os Pecadores (2)
3.8- Os opositores aos templos Há pessoas que não vão à igreja porque crêem que não dependem delas para serem salvas. 3.9- As pessoas com dificuldade no entendimento da mensagem No Evangelho de Mateus (13.3,18,19), encontramos um tipo de pecador que ouve a palavra e não a compreende e, como conseqüência, o maligno rouba o que lhe foi semeado no coração.

14 Capítulo 3 – O Conhecimento Sobre os Pecadores (2)
3.10- Os confiantes em santos Milhões de pessoas adoram a santos. Essa veneração é tão grande que elas oram, agradecem, louvam e ofertam aos seus santos.

15 Capítulo 4 – Os Temas para a Evangelização
Muitos crentes não têm coragem de evangelizar porque lhes falta conhecimento bíblico e, como conseqüência, não têm temas para o evangelismo. 4.1- O pecado Os evangelistas devem incluir o tema pecado na proclamação do evangelho, mas não devem criticar os pecadores pelas suas falhas, tendo em vista o desconhecido da maioria das pessoas sobre o real significado desse tema.

16 Capítulo 4 – Os Temas para a Evangelização
A enfermidade espiritual A rejeição de deus O afastamento dos propósitos de Deus As conseqüências do pecado 4.2- A salvação Após apresentarmos o que é o pecado e suas conseqüências, é importante que mostremos ao pecador a solução que Deus tem para o pecador a salvação.

17 Capítulo 4 – Os Temas para a Evangelização
O amor de Deus A salvação em Jesus Cristo A importância de Cristo para a salvação da humanidade Cristo; o substituto do homem Cristo, o único Mediador Cristo, o libertador Cristo, o Senhor

18 Capítulo 5 – O Auxílio às Pessoas para a Aceitação de Cristo
Para que possamos ajudar as pessoas a aceitaram a Cristo, é preciso enxergar no pecador sua humanidade, ver as pessoas como Jesus as vê, lutar contra as discriminações, identificar e remover as barreiras que impedem as pessoas de aceitarem a Cristo.

19 Capítulo 5 – O Auxílio às Pessoas para a Aceitação de Cristo
5.1- A humanidade do pecador Ao evangelizarmos alguém, precisamos ter em mente que estamos falando com um ser humano que tem problemas, temores, anseios, medo de morte. A personalidade humana A imagem de Deus no homem A semelhança entre os homens A unidade no ser humano

20 Capítulo 5 – O Auxílio às Pessoas para a Aceitação de Cristo
5.2- A visão para com os pecadores Um dos pontos importantes que nos auxiliará na condução do pecador a Cristo, é saber como Ele via os pecadores. 5.3- A luta contra a discriminação É impossível ajudar as pessoas a aceitarem a Cristo se nós não as aceitamos como são.

21 Capítulo 5 – O Auxílio às Pessoas para a Aceitação de Cristo
5.4- A remoção das barreiras Há várias barreiras que impedem as pessoas de aceitarem a Cristo, por esse motivo é necessário que identifiquemos e removamos essas barreiras para ajudá-las nessa decisão. 5.5- A instrução para a salvação Existem cinco passos que o pecador deve dar para receber a salvação: crer em Cristo, arrepender-se, converter-se, pedir perdão e aceitar a Cristo.

22 Capítulo 5 – O Auxílio às Pessoas para a Aceitação de Cristo
A crença em Cristo O arrependimento dos pecados A conversão A confissão A aceitação de Cristo 5.6- A oração com os pecadores Orar com os pecadores é importantíssimo para a evangelização (mesmo que ele não aceite a Cristo), pois a oração abre portas, faz a pessoa se sentir valorizada.


Carregar ppt "A tarefa suprema da Igreja"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google