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INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES. ÍNDICE 1. CONCEITO DE INOVAÇÃO 2. SISTEMA DE INOVAÇÃO 3. PROCESSO DE INOVAÇÃO PARTE I – INOVAÇÃO NOS.

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1 INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES

2 ÍNDICE 1. CONCEITO DE INOVAÇÃO 2. SISTEMA DE INOVAÇÃO 3. PROCESSO DE INOVAÇÃO PARTE I – INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES PARTE II – APOIO AO FOMENTO DA INOVAÇÃO EMPRESARIAL NA REGIÃO DO MINHO

3 INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES PARTE I

4 1. CONCEITO DE INOVAÇÃO Algo de “revolucionário” que pelas suas características / atributos torna obsoletas as soluções anteriormente existentes. Introdução de novos processos, conceitos ou produtos, que melhor satisfaçam os clientes (externos ou internos). Identificação permanente de novas necessidades, possuindo simultaneamente a capacidade para a sua materialização, quer sejam produtos ou métodos. Inovação é:

5 Todo o novo procedimento / mecanismo capaz de aumentar a eficácia de processos já existentes ou processos completamente novos. Todo o processo que mobilize a organização numa transformação quantitativa, que produzirá resultados visíveis de efeitos benéficos. Movimento gerador de ideias que levem à criação, de forma gradual ou radical, de “coisas” novas, como novos produtos, processos ou negócios. Inovação é: 1. CONCEITO DE INOVAÇÃO

6 Inovar é assim: renovar e alargar a gama de produtos e serviços e dos mercados associados; criar novos métodos de produção, de aprovisionamento e de distribuição; introduzir alterações na gestão, na organização do trabalho e nas condições de trabalho, bem como nas qualificações dos trabalhadores. INOVAÇÃO é sinónimo de produzir, assimilar e explorar com êxito a novidade, nos domínios económico e social. 1. CONCEITO DE INOVAÇÃO

7 Produto Processo Procedimento /Método CLASSE DE INOVAÇÃO NATUREZA DA INOVAÇÃO Tipicamente as empresas evoluem no mapa da inovação da direita para a esquerda e de cima para baixo. Adriano Freire, 1997 Incremental Distintiva Revolucionária 1. CONCEITO DE INOVAÇÃO

8 Produto Processo Procedimento /Método CLASSE DE INOVAÇÃO NATUREZA DA INOVAÇÃO Cada via de inovação tem um posicionamento distinto. Adriano Freire, 1997 Incremental Distintiva Revolucionária Gestão da Qualidade Total Reenge- nharia Investi- gação Desen- volvimento 1. CONCEITO DE INOVAÇÃO

9 2. SISTEMA DE INOVAÇÃO Recursos Humanos Estrutura Produtiva Estrutura Comercial Estrutura Financeira Estrutura Organizativa EMPRESA Auditores e Consultores Fornecedores de Materiais Empresas Parceiras Empresas Concorrentes Ciências & Tecnologia Legisladores Investidores Mercado Profissional Mercado Fornecedores de Equipamento Clientes

10 Recursos Humanos Estrutura Produtiva Estrutura Comercial Estrutura Financeira Estrutura Organizativa EMPRESA Fornecedores de Equipamento NOVAS IDEIAS, MODERNIZAÇÃO NOVAS TECNOLOGIAS E PROCESSOS VOLTAR 2. SISTEMA DE INOVAÇÃO

11 Recursos Humanos Estrutura Produtiva Estrutura Comercial Estrutura Financeira Estrutura Organizativa EMPRESA Fornecedores de Materiais REQUISITOS (MATERIAIS E LOGÍSTICOS) MATERIAIS VOLTAR 2. SISTEMA DE INOVAÇÃO

12 Recursos Humanos Estrutura Produtiva Estrutura Comercial Estrutura Financeira Estrutura Organizativa EMPRESA Empresas Parceiras APROVEITAMENTO DE OPORTUNIDADES CONJUNTAS VOLTAR 2. SISTEMA DE INOVAÇÃO

13 Recursos Humanos Estrutura Produtiva Estrutura Comercial Estrutura Financeira Estrutura Organizativa EMPRESA Investidores LUCROS FINANCIAMENTOS VOLTAR 2. SISTEMA DE INOVAÇÃO

14 Recursos Humanos Estrutura Produtiva Estrutura Comercial Estrutura Financeira Estrutura Organizativa EMPRESA Mercado Profissional OPORTUNIDADES DE CARREIRA RECURSOS HUMANOS VOLTAR 2. SISTEMA DE INOVAÇÃO

15 Recursos Humanos Estrutura Produtiva Estrutura Comercial Estrutura Financeira Estrutura Organizativa EMPRESA Ciências & Tecnologia PROBLEMAS, INTENÇÕES NOVAS IDEIAS, SOLUÇÕES VOLTAR 2. SISTEMA DE INOVAÇÃO

16 Recursos Humanos Estrutura Produtiva Estrutura Comercial Estrutura Financeira Estrutura Organizativa EMPRESA Consultores PROBLEMAS, PROJECTOS SOLUÇÕES, RECOMENDAÇÕES VOLTAR 2. SISTEMA DE INOVAÇÃO

17 3. PROCESSO DE INOVAÇÃO Observação Definição de uma estratégia Financiamento Implementação Exploração

18 Observação Análise das tecnologias, do mercado e do ambiente Levantamento das necessidades / oportunidades de Inovação Procura de possíveis soluções / desenvolvimento das ideias FASE 1 - OBSERVAÇÃO 3. PROCESSO DE INOVAÇÃO

19 Avaliação da posição estratégica Formulação de estratégias Definição de uma calendarização FASE 2 – DEFINIÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA Definição de uma estratégia 3. PROCESSO DE INOVAÇÃO

20 Determinação dos recursos necessários Análise das soluções alternativas de financiamento Procura de parceiros de I&D e respectiva selecção FASE 3 – FINANCIAMENTO Financiamento 3. PROCESSO DE INOVAÇÃO

21 Planeamento da implementação Organização da estrutura de gestão do(s) projecto(s) Iniciação do(s) projecto(s) FASE 4 – IMPLEMENTAÇÃO Implementação 3. PROCESSO DE INOVAÇÃO

22 Tomada de decisões sobre os métodos de exploração Obtenção de patentes (se aplicável) Formalização de parcerias adequadas Finalização de contratos FASE 5 – EXPLORAÇÃO Exploração 3. PROCESSO DE INOVAÇÃO

23 Apoio ao Fomento da Inovação Empresarial na Região do Minho PARTE II

24 1. OBJECTIVOS (i) Caracterizar a situação actual no que respeita à inovação nas empresas na Região do Minho, tendo em atenção o: contexto da Região e do País e a realidade internacional, em que se inserem; posicionamento geral face à inovação.

25 1. OBJECTIVOS (ii) Sensibilizar as empresas da Região do Minho para questões essenciais ligadas à inovação, nomeadamente no que respeita a: inovação nos produtos, processos e organizações; gestão da inovação; inovação e qualidade.

26 1. OBJECTIVOS (iii) Identificar, na Região do Minho, boas práticas no domínio da inovação empresarial, nomeadamente no que respeita a: geração de ideias inovadoras; selecção de ideias inovadoras; implementação de ideias inovadoras. (iv) Disseminar, na Região do Minho, boas práticas no domínio da inovação empresarial, nomeadamente no que respeita a: constituição de grupos de empresas com objectivos comuns no âmbito da inovação; desenvolvimento de projectos de inovação com carácter demonstrativo.

27 1. OBJECTIVOS (v) Disseminar, junto de toda a comunidade empresarial da Região do Minho, boas práticas no domínio da inovação empresarial, através da: divulgação de informação sobre inovação empresarial na Região; disponibilização de conteúdos electrónicos sobre inovação empresarial na Região.

28 2. ACTIVIDADES 1.Recolha de informações actualizadas sobre inovação na Região 2.Realização de workshops: Inovação nos Produtos, Processos e Organizações; Gestão da Inovação; Inovação e Qualidade. 3.Identificação e disseminação de casos de inovação de sucesso

29 2. ACTIVIDADES 4.Dinamização de parcerias empresariais focadas na Inovação 5.Disseminação boas práticas de inovação junto da comunidade empresarial da Região

30 3. PRINCIPAIS RESULTADOS 1.Desenvolver conhecimentos no domínio da gestão de inovação, nas empresas participantes; 2.Desenvolver referências de suporte ao fomento da inovação empresarial; 3.Dinamizar parcerias no domínio da inovação empresarial, através de actividades de grupo.

31 FORNECEDORES A SUA EMPRESA FORNECEDORES 3. PRINCIPAIS RESULTADOS - PARCERIAS

32 CLIENTES A SUA EMPRESA CLIENTES 3. PRINCIPAIS RESULTADOS – PARCERIAS

33 CONCORRENTES MERCADO COMUM - CONCORRENTES A SUA EMPRESACONCORRENTES MERCADO FORNECEDORES 3. PRINCIPAIS RESULTADOS - PARCERIAS

34 MERCADO COMUM – NÃO CONCORRENTES NÃO CONCORRENTESA SUA EMPRESANÃO CONCORRENTES MERCADO 3. PRINCIPAIS RESULTADOS - PARCERIAS

35 Sociedade Portuguesa de Inovação, S.A Rua Júlio Dinis, nº242, 2º – Porto Tel: / Fax: e.mail:


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